Amplificador Valvulado - Usar faltando valvulas!

Autor Mensagem
wesley_roque
Membro Novato
# dez/14


Pessoal boa tarde!

Antes de mais nada gostaria de frisar que: Sou um leitor muito fiel daqui e já usei a busca, me perdoem se não encontrei a resposta.

Bom, minha duvida é simples.
Posso usar (há possibilidade) um amplificador valvulado de por exemplo 5 valvulas faltando alguma delas.
Por exemplo: 3 no pré, mas usar somente 2...

Se há possibilidade, tenho que fazer regulagem de bias ou algo do tipo ?

Obrigado desde já !!

Lelo Mig
Membro
# dez/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


wesley_roque

Cara, as válvulas são componentes ativos do circuíto. Tirar uma delas é o mesmo que extrair um Transistor de um Transistorizado.

Se existe uma maneira, alguma gambiarra, de reduzir o número de válvulas do circuíto, ainda assim, o circuíto ficará todo desbalanceado, porque foi projetado para X válvulas. (eu desconheço tal gambi, teria de "jumpear" boa parte do circuíto, de forma estudada, eliminando todos os componentes atuantes em função da mesma)... isso daria um trabalho do cão, teria de redesenhar todo o circuíto, transformar seu ampli em outro ampli, e provavelmente ruim.

"tenho que fazer regulagem de bias ou algo do tipo ?"

Terá de fazer muito mais que isso.....terá de redesenhar todo circuíto.

Qual o intuito de tal gambi?

Invalid User
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig

Meu amp projetado para trabalhar com 4 el84 no power tá trabalhando com 2 de boa.

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig
Eh bem comum por aqui tirar um par de valvulas de um amp de 100w (as duas de fora ou as duas de dentro) pra diminuir a potencia.

Invalid User
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman

Sabe se é possível fazer isso com qualquer amp com um quarteto no power? Sempre tive a curiosidade

Lelo Mig
Membro
# dez/14
· votar


Hitman
Invalid User

Caras, ok.....não vou polemizar, apenas me expliquem?

Porque raios um caboclo compra um ampli Y e tira válvulas para diminuir a potência? Prá mim é quase a mesma coisa que casar com a Angelina Jolie e comer a Dona Gertrudes!

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig e demais...

Pode fazer isso. Mas a impedância muda. Metade das válvulas, metade da impedância. Atentem pra manter isso casado.

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig
eu nunca fiz isso, mas eh bem comum aqui, sabe la deus o motivo deles. A galera dos marshalls diz que o som eh mais "warm" e pelo fato de distorcer mais cedo... Li sobre isso um ou dois anos atras entao nao lembro os detalhes, nem essa que o Ismah nos falou entao nao quero me aprofundar pra descobrir depois que falei besteira!

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman

O desaparecido Carlos Adophs mencionou isso...

Matec
Membro
# dez/14 · Editado por: Matec
· votar


As válvulas são componentes fantásticos e suportarem muitas "experiências".
Mas esse negócio de tirar válvulas para se ter metade da potência é meio complicado. A potência disponível diminui, mas isso é só metade da história.
Ninguém conta pras válvulas que elas vão ter que trabalhar menos, e se o circuito é projetado para uma potência com dois pares de válvulas a tendência é que o circuito sempre tente entregar essa potência máxima, mesmo com um só par. Levando as válvulas desse par a exceder o limite seguro de potência dissipada.
O resultado disso é que a vida útil dos componentes tende a diminuir.
E às vezes a válvula vai pro saco levando o trafo de saída junto, o que é bem chato mesmo.

Uma maneira de se fazer uma redução de potência seria utilizar as válvulas de potência no modo triodo, que é simples (talvez não o melhor), e um pouco mais seguro.

Outro modo é utilizar um circuito Power Scaling na fonte do ampli. É mais complicado de se fazer, mas também não faz a válvula ultrapassar o limite.

Abs

wesley_roque
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: wesley_roque
· votar


Pessoal agradeço à todos que estão participando...

Eu mesmo sem saber muito dessa parte de eletrônica deduzi que o intuito desse procedimento seria para uma saturação mais cedo das válvulas e uma diminuição da potencia, mas nem me atentei quanto à possível sobrecarga das válvulas/circuitos.
Tenho um amp Bugera V55 (tirando as falacias sobre ele, acho ele perfeito pra mim no momento - até ter meu AC-30) e ele tem o modo triodo/pentodo que faz bem isso de tirar um pouco da potencia e do "warm" no modo triodo, sempre uso esse recurso, toco em vários lugares. Também tem 2 controles de "volume" o Clean/Drive e o Master, que dá pra combinar bastante (Ex:. Deixa o master mais baixo e aumenta o clean, ele vai saturar mais cedo com menos volume).

Ahhh, essa gambi vi num MGV-30 da Meteoro, achei estranho rsrs...

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Matec

e o circuito é projetado para uma potência com dois pares de válvulas a tendência é que o circuito sempre tente entregar essa potência máxima, mesmo com um só par

E como pretende que elas façam isso?

Matec
Membro
# dez/14
· votar


Ismah

O quê?
Refaça essa pergunta que eu não entendi..

Abs

Jeff.guitar
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar


wesley_roque
1 - Um amp que tenha 4 válvulas de power, como já disseram, é possível tocar somente com 2 destas válvulas. Isto porque os amps trabalham com par casado de válvulas, exceção dos amps single (uma valvula de power somente).
2 - Pentodo/triodo não tem anda a ver em usar 2 ou 4 valvulas, e sim na forma que elas são ligadas, oferecendo por exemplo potencias diferentes.
Um exemplo básico para isto é o Orange OR100H (um dia eu compro este amp) que é um amp de 100W mas pode cair para 70/50/30W...trabalhando com 4 ou 2 valvulas de power.

wesley_roque
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: wesley_roque
· votar


Então foi exatamente o que eu disse... rsrs " " só não sabia se era possível sem alguma gabiarra.
Também sei que os modos triodo/pentodo não tem nada a ver com usar 2 ou 4 válvulas mas sim uma diminuição da potencia.

Na verdade minha curiosidade era se esse tipo de "ligação" era pra diminuir a potencia e saturar o amp mais cedo.

Muito obrigado pelas respostas e esclarecimentos. Tks!

Ramsay
Veterano
# dez/14
· votar


Para reduzir a potência de saída pela metade eu uso, há anos, duas válvulas de potência ao invés de quatro, sem quaisquer problemas de desgaste prematuro das válvulas ou coisas do gênero.

Mas, pra isso, o trafo de saída do amp tem que suportar, por exemplo, no meu caso o amp possui de fábrica uma chave comutadora atrás que comuta de quatro para duas válvulas de potência.
E o que essa chave faz é simplesmente desligar o catodo de duas das quatro válvulas de potência.

Então, eu saquei fora as essas duas válvulas cujos catodos são desligados, pra preservá-las para uso futuro.

Jeff.guitar
Membro Novato
# dez/14
· votar


wesley_roque
É apenas para diminuir a potência, mas tem muitas empresas que não fazem amp com pentodo/triodo, porque eles tem uma sonoridade um pouco diferente, alguns sentem, outros não, eu já digo que tem, mas a diferença para ao vivo é irrelevante, só mudar na equalização e deu.

Ramsay

Pois é, a impedância de saída muda.
É uma situação parecida com a galera que troca a 12ax7 por uma 12at7 ou até uma 12au7 para o amp 'não' distorcer tãao cedo.

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Ramsay
Se for usar metade das valvulas recomendo intercalar os pares para a carga horaria/desgaste seu uniforme, ou o mais perto possivel

Ramsay
Veterano
# dez/14
· votar


Jeff.guitar

Eu sei que a impedância muda, mas, se o trafo de saída do meu amp comercial não tivesse sido projetado pra suportar isso, não existiria a chave comutadora atrás para desligar duas das quatro válvulas.
E outra coisa, com duas válvulas, além de não haver nenhuma degradação no som que apenas perde potência, o trafo de saída e o próprio amp aquecem menos.

wesley_roque
Membro Novato
# dez/14
· votar


Jeff.guitar
Entendi brother... realmente os modos tem sonoridades diferentes sim, sinto bem isso no meu amp (o Pentodo fica com mais brilho, "warm" e com um pouquinho mais de ganho).

Ramsay
No caso do seu amp parece que ele já é preparado para isso né... trabalhar com 2 ou 4...
Por falar nisso, muito legal a ideia do seu amp... qual seria ? Pra eu poder estudar um pouco mais sobre o assunto rsrs...

Bom, duvida sanada!! Tks!

..... ãaa..... bom metade das valvulas = metade da potencia (no power), e no pré que efeito isso dá ???

Ramsay
Veterano
# dez/14
· votar


Se for usar metade das valvulas recomendo intercalar os pares para a carga horaria/desgaste seu uniforme, ou o mais perto possivel

Hitman
Eu não preciso intercalar os pares porque só possuo um par de 6L6.
O amp veio com 4xEL34 que estão guardadas e antes que pergunte ele também possui atrás uma chave comutadora 6L6/EL34 que ajusta o bias conforme o tipo de válvula utilizado.

wesley_roque
O meu amp é um Carvin Legacy igual ao que o Steve Vai usa.
E se vc tirar uma válvula do pré, dependendo de que válvula for, o amp ou não vai dar som nenhum na saída ou vai ficar sem reverber, por exemplo.

Matec
Membro
# dez/14
· votar


Ramsay

Me esclareça uma coisa.

O seu ampli é o Carvin Legacy 3?

Com Chave de Potência de 100%, 50% e 15%?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


Apesar de tudo issque eu já foi falado ainda tem :

Trocar os pares a cada algum tempo x de uso pra ter o desgaste parelho das 4.

A redução não vai ser muito, apneas aluns db, tipo 3db que é muiot pouco.

A tensão da placa vai subir, pois vai diminuir o consumo no total das válvulas do power, isso vai mudar a caracteristica de "SAG" compressão no som causada pelo dimensionamento do trafo de força conforme cada projetio. se antes tinha aquela compressão em altos volumes, agora quem sabe ela pode diminuir muito ou até sumuir o que altera a caracterista original do amp.

Com a tenso maior pode tb alterar o circuito de pré amp que já mudaria o som tb, distorção/ clen...

Ramsay
Veterano
# dez/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Matec
O meu é o Legacy 1 que tem uma chave na traseira que seleciona 2 ou 4 válvulas na saída e tudo o que ela faz é ligar ou desligar do terra o catodo de duas das quatro válvulas de saída.
Abaixo o link de uma foto da traseira de um amp Carvin igual ao meu:
http://www.metalguitarist.org/forum/attachments/amps-gear-sale-trade-w anted/1341d1269802705-carvin-legacy-vl100-hd-3.jpg

Hendrix Gallagher Straits
É só atochar o knob de volume que nota-se uma diferença sensível no som e que aparenta ser bem mais que os 3db da teoria.

E quando se muda a chave de 100 para 50W nota-se, além da perda de volume, uma baixa sensível na resposta de graves e no headroom do amp e o atenuador de potência passa a esquentar bem menos.

Javé
Veterano
# dez/14
· votar


valvulas de power da de pré não sei , uso meu duovox com duas de porwer só baixa a potencia e economiso um pouco com valvulas hehe

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


Ramsay

Bem interessante.

wesley_roque
Membro Novato
# dez/14
· votar


Pessoal, venho agradecer à todos por partilhar do conhecimento, me ajudaram bastante!

Realmente obrigado pela paciência e disposição!!
Abraço!

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


O meu é o Legacy 1 que tem uma chave na traseira que seleciona 2 ou 4 válvulas na saída e tudo o que ela faz é ligar ou desligar do terra o catodo de duas das quatro válvulas de saída.

Meu Orange TH30 tem uma chave semelhante a essa para trabalhar com 2 ou 4 válvulas de power. O interessante é que mesmo com 2 válvulas desligadas elas continuam acesas, ou seja não são completamente removidas do circuito.

Ramsay
Veterano
# dez/14 · Editado por: Ramsay
· votar


NeoRamza
É claro, e isso acontece porque os filamentos das duas válvulas que não estão sendo usadas continuam acesos desgastando inutilmente essas válvulas.
Se vc só usa 2 válvulas eu sugiro que tire fora as outras duas válvulas não usadas que podem ser úteis em caso de defeito numa das válvulas em uso.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Matec

O amp trabalha de boas, e vai ter metade da potência sem forçar as restantes. Apenas vai cair a impedância...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificador Valvulado - Usar faltando valvulas!