Posição das válvulas e transformadores em Amplificador Valvulado

    Autor Mensagem
    NeoRamza
    Veterano
    # mar/14


    Pessoal, estou montando um hi-octane, mas eu pretendo dar uma modificada na disposição dos componentes, pois vou fazer um chassi diferente, personalizado. Porém eu reparei umas coisas, e gostaria de saber se podem ser mudadas ou não:

    1. Em todo amp valvulado que eu lembro de ter visto, as válvulas sempre estavam em pé ou de cabeça para baixo, mas nunca deitada de lado. Eu só vejo deitado em pedais valvulados, mas não lembro de ter visto em amp. Teria algum problema deixar as válvulas assim nessa posição?

    2. Outra coisa que parece que é padrão é sempre colocar todos os componentes e fiação dentro do chassi de metal, enquanto os transformadores e as válvulas ficam do lado de fora, afastados dos outros componentes. Isso é só por questões estéticas ou teria algum outro motivo? Se eu colocar tudo junto numa mesma "caixa" teria algum problema? Qual?

    Valeu.

    rafanardelli
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Fala NeoRamza.

    1. não há problemas .. o peavey 5150 tem as válvulas deitadas.

    2. os transformadores trabalham com indutância magnética, ou seja, são geradores de ruído, por isso ficam do lado de fora de modo que o chassi devidamente aterrado sirva de blindagem aos componentes internos.
    Existem amplificadores com transformadores internos, mas os mesmos, normalmente estão isolados de algum modo (normalmente chapa de metal aterrado junto ao chassi).

    Matec
    Membro
    # mar/14
    · votar


    NeoRamza

    A maioria dos amplis trabalha com as válvulas nessa posição por ser a que mais suporta pequenos choques mecânicos, mas como esse choques não devem ocorrer, (válvulas não devem levar pancadas, ainda mais se estiverem quentes), então tanto faz.
    Na questão de funcionamento, os próprios datasheets indicam que elas trabalham bem em qualquer posição.

    Além do que o rafanardelli falou vc deve observar que em quase todos os amplis valvulados, os transformadores estão numa posição de 90graus de um núcleo para outro, o que minimiza em muito a indução que o trafo de força faria ao trafo de saída. Evitando o humm no falante.
    Abs

    NeoRamza
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    rafanardelli e Matec
    Valeu demais, me ajudaram bastante!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posição das válvulas e transformadores em Amplificador Valvulado