Quero trocar eu combo por um cabeçote. Vale a pena?

    Autor Mensagem
    Miig
    Veterano
    # set/14


    Olá, pessoal.

    Ensaio todos os finais de semana com a minha banda e transportar o meu combo (que é consideravelmente grande e pesado) está se tornando um incomodo.

    Penso em trocar ele por um cabeçote com características parecidas, sem precisar gastar muito, considerando o meu amplificador atual como moeda de troca. Alguma sugestão de qual amplificador eu procuro?

    Tenho um combo Valveking 112. Ele é valvulado, 50w, e nos ensaios da minha banda costumo usar ele no canal lead com o volume 7 - 8. Toco principalmente metal, e a sonoridade que busco é o mais próximo das características hi-gain moderno, à là 5150, Triple Rectifiers e Bogners. (porém algo só similar ao valveking já está de bom tamanho.)

    Nefelibata
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Miig

    Acabei de realizar a troca que vc se refere.

    Um cabeçote de 50 watts pode pesar até 20kilos. Não é leve, mas pelo tamanho, é mais fácil de carregar, jah vale a pena. Pq um combo desse tipo, que jah tive, pesa ao menos 30kg e é um trambolho chato de levar pra lá e pra cá, pelo tamanho.

    E um gabinete 1x12 e até 2x12 costuma ser relativamente leve. Aí eu até prefiro fazer duas viagens do q leva uma coisa só trambolhuda e pesada.

    Abraço

    LeandroP
    Moderador
    # set/14
    · votar


    Miig

    Compartilho da mesma opinião do Nefelibata.

    Tenho um cabeçote valvulado de 30watts e não sei o quanto ele pesa, mas sei que é pesadinho. Porém, é fácil de transportar devido o seu tamanho. Outra vantagem é poder levar dentro do carro em vez de levar no porta-malas ou no bagageiro. A caixa também fica leve por não compartilhar o peso. Só vejo vantagens nessa troca.

    Além do mais, você pode ter a oportunidade de ligar em outra caixa, tipo 4x12", 4x10", etc, dependendo da conveniência, e não ter que levar a sua caixa.

    Nefelibata
    Veterano
    # set/14
    · votar


    LeandroP

    Concordo. Dependo do lugar que for tocar, vc ainda tem opção de levar só o head e usar o gabinete do estudio ou casa. Assim vc tem opção de carregar seu timbre preferido, sem se preocupar com cabs.

    Iversonfr
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Miig

    Também vejo praticamente só vantagens nessa troca: Carregar o head no banco dentro do carro, mais leve pra carregar mesmo que sejam duas viagens, poder comprar outro head e usar na mesma caixa, levar apenas o cabeçote se o local disponibiliza o cab, etc.

    LeandroP
    Moderador
    # set/14
    · votar


    Nefelibata

    A única preocupação seria com a potência da caixa que está disponível e às impedâncias (isso se a potência não tiver saídas pra caixas de 4, 8 e 16 ohms). Também levaria um cabo mais resistente pra ligar a saída do cabeçote com a caixa. Fora isso, não vejo problemas.

    Beatlemaniac
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eu tenho um cabeçote Pedrone Pegasus, e levo ele pra tudo quanto é lado. Acho que vale a pena, a maioria dos (bons) estúdios possuem caixa acústica e/ou combos os quais você consegue desconectar o alto-falante dele, pra ligar no seu cabeçote.

    boblau
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eu nunca entendi muito bem porque, mas sempre achei que o som de cabeçotes são mais abertos e pesados.

    Dependendo do cabeçote, é mais pesado que muito combo por aí...

    Schenker
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Além das já citadas, a favor conta também o fato de cabeçotes serem menos suscetíveis a vibrações do gabinete, o que diminui a vida útil das válvulas e determinados componentes e também é motivo de ruídos indesejáveis e misteriosos.

    só lembrando que caixas diferentes = timbres diferentes. nem sempre se timbra bem de primeira com caixas que se conhece pouco.

    Nefelibata
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Schenker

    nem sempre se timbra bem de primeira com caixas que se conhece pouco.

    Pois é. Falante conta bastante no timbre. Mas facilita na hora de escolher falante, pq vc pode pegar seu head e sair testando por aí nos cabs e combos alheios.

    Miig
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Muito obrigado a todos pelas respostas e dicas.

    O assunto de impendâncias é algo que preciso me aprofundar antes de ir para um cabeçote. Vou fazer a lição de casa e pesquisar aqui no fórum.

    E a idéia e manter uma caixa no local de ensaio (estou pesquisando 2x12 por enquanto, parece um bom custo x beneficio) e ter um 1x12 em casa para estudos, futuramente.

    Mas sobre modelos de cabeçote:

    Vocês têm alguma sugestão de algum que tenha uma sonoridade parecida com o Valveking, e que o preço não seja muito absurdo?
    Paguei aprox. 2000 reais no Combo, estou tentando não extrapolar muito além disso, mas tudo que encontro são micro ou mini heads com no máximo 25w... Será que é pouco? Eu uso o Valveking (que tem 50w) no volume 7 ou 8 às vezes...

    NeoRamza
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Vocês têm alguma sugestão de algum que tenha uma sonoridade parecida com o Valveking, e que o preço não seja muito absurdo?
    Se você faz questão que a sonoridade seja parecida, pegue um cabeçote Valveking.

    Schenker
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Miig


    vc tem uma mp . . .

    Miig
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Schenker

    Te respondi! E mandei email também :)

    Estou considerando o Cabeçote Valveking, mas vim aqui para descobrir outros amps também. Aguardo sugestões!

    Miig
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Miig
    · votar


    Então, um outro tópico que criei foi fechado (http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/320908/http://forum.cifraclub.c om.br/forum/10/320908/), e agora entendi que deveria ter postado ele num tópico já existente, mesmo que o assunto não seja exatamente o mesmo... Achei que aqui é o melhor lugar. Mas a questão é:

    Tenho o tal Peavey Valveking 112 50w valvulado, que é amp com ganho razoavelmente alto, e um Ibanez TS9, e estou considerando vender tudo para comprar uma POD 500HD e uma caixa ativa (uma Selenium ou uma Staner com falante de 15" ou 12", 200w).

    Quero saber de vocês se isso é uma grande burrada :)

    A minha motivação pra fazer isso é que toda semana eu ensaio e tenho que levar o amplificador, que é relativamente pesado e tenho receio que o transporte com o tempo vá danificar as valvulas... A Line 6 é bem mais prática e pode ser ligada em qualquer caixa ativa (tem uma no local de ensaio)

    O uso seria basicamente pra ensaios e pequenas apresentações, e preciso de um som high gain, que sei que a POD tem.

    Opiniões?

    Hitman
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Miig
    Voce ja sabe a minha opiniao, porem vou te fazer as perguntas que me ajudaram.

    Voce toca fora frequentemente?
    Voce carrega o peso das coisas? isso te incomoda?
    Tem seu proprio carro ou tem que incomodar alguem pra levar suas coisas?
    Quer ter um timbre plug n' play em qualquer lugar que cabe na mochila? Ou prefere ter um amp que consiga mecher com facilidade?
    Esqueca esse lance de ter medo de danificar o amplificador indo de A pra B. Grande parte dos amplificadores forem feitos pra ver a estrada e nao ter uma vida linda escondida empoeirada no seu quarto.

    Eu te contei que fiz o show com o hd500 numa boa. Eu gostei, os musicos assistiram gostaram e pra fazer showzinho em lugar pequeno, em vez de carregar 120kg de equipamento caro pra dentro de bocada, depender de outros me pegarem e me buscarem, etc etc. Eu faria de novo.

    Ismah
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Miig

    Não é burrada. Mas não terá um amp pra te dar aquela sensação boa.
    Quanto a caixa ativa, busque uma com falante apenas, sem aquela corneta. Os 200W são desnecessários. Pode ser uma menos potente, e com falante de 10" (salvo se vc cante, aí pode ser preciso uma com falante de 15").

    Quanto a estragar as válvulas, desencana... Tem mais chance de estragar uma solda primeiro. Considere um case pro amp com um fundo de espuma grossa (diminui a vibração) e se ainda se sentir inseguro, considere um compartimento/case extra para guardar as válvulas, enquanto faz o transporte.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Miig

    Não acho que um mini head seria inadequado, ainda mais que você toca metal e quer praticamente som sujo. Você sempre estará microfonando o amp num show, então 5 ou 100w são irrelevantes na minha opinião.

    Uma coisa que seria interessante considerar é um mini amp com saída silenciosa, dessa maneira você não precisa nem carregar a caixa. O que eu tenho não vira pra metal, mas é questão de pesquisar. Já que você gosta de Peavey, tem Micro Valveking, com fx loop, saída silenciosa, 20W, e 6,6kg. Também tem o Mini 6505 que tá pra sair, etc. Dessa maneira você não se desfaz 100% dum equip de guitarra e qualquer coisa é só comprar uma 1x12 que já tem tudo novamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero trocar eu combo por um cabeçote. Vale a pena?