Handmades nacionais reconhecidos mundo afora. Nossos produtos sendo exportados.

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nivekk
Membro Novato
# ago/14
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acho que é erro nosso não sermos e aceitarmos tudo que é de fora muito fácil.

O problema por aqui começa um pouco antes dessa parte, o pessoal daqui (do Brazil, não do forum exatamente), acha que handmade deve ser necessariamente mais barato que produtos industrializados, por se tratar normalmente de "clones" (to falando de amps), e que como dizem jamais terão a mesma qualidade dos produtos originais, quem causou isso foi aquele pessoal da laia dos "amps corcell", ou aqueles que tu acha no ML que ao invez de ter uma marca própria, dizem que é um clone de amp X ou Y, e vendem por um preço absurdamente barato, um amp desse tipo vai ter qualidade parecida com um importado??? lógico que não.
Ninguém consegue a mesma qualidade usando os componentes da lojinha de eletrônica do zé, se o cara quer competir em qualidade com outros produtos, deve usar necessariamente componentes de primeira, e adivinha?? NÃO SÃO BARATOS.

esses dias vi por aqui um tópico, não lembro de quem era, onde o cara defendia a idéia de que, handmade deveria ser mais caro do que os outros, pois grandes empresas compram componentes em grande quantidade, mais baratos, e ainda por cima tem capacidade de produzir muito mais em menos tempo, eu concordo 100% com essa afirmação, se o cara faz um amp de excelente qualidade deve cobrar o que ele vale, mas graças a galera que faz amps com qualidade duvidosa e a preço de banana, se o construtor pensar apenas em qualidade morrerá de fome, dae o cara é obrigado a baixar o preço e consequentemente a qualidade. Depois o povo fala que "nacional não presta"


E se por acaso aparece um louco vendendo um amp d 18W por quase 2500,00 (serrano18), a galera acha caro, mas aposto que não falam o mesmo de um suhr badger 18, que é o mesmo amp, mas custa 1700 dólares (faça as contas).


Bom, resumindo o que quiz dizer com esse texto gigante ai, é que, não é que o povo não valorize produto nacional, o povo quer coisa boa a preço ridiculamente barato, se o povo procurasse por qualidade, veriam que o Brasil tem coisas muito melhores do que as marcas famosas, mas ai vem aquele pensamento "por esse preço eu compro um marshall original".

Desculpa o texto que acabou virando um desabafo :p rsrsr

SergioTrindade
Veterano
# ago/14
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nivekk,
Que loco pagaria mais de US$50mil em um amp "customizado" de 10W, como esse, se fosse feito do Brasil?
http://www.alessandro-products.com/amp-beagle.shtml

nivekk
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: nivekk
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SergioTrindade
Mas ai ja é outra história, veja que o amp custa $2500,00, esse d 50k tem chassis de ouro, sei la se o cara vende algum ou não, mas duvido que o timbre mudaria entre um e outro...



P.S, ofereça pra esses funkeiro da modinha o$$tentassaumm, aposto que eles comprariam, sem nem saber pra que serve um amp desses kkkkkk

Albino Neto
Veterano
# ago/14
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nivekk

não é que o povo não valorize produto nacional, o povo quer coisa boa a preço ridiculamente barato

Discordo dessa afirmação, concordo com todo o resto. "se o povo procurasse por qualidade, veriam que o Brasil tem coisas muito melhores do que as marcas famosas" e disso pode ter certeza, o problema aqui é que quando vê que é Brazuca o produto ele já quer ver o valor lá em baixo, e pra mim é preconceito mesmo, não é nem questão de valor.

E te digo mais, no Brasil isso ocorre com tudo, basta dar uma olhada nos cosméticos nacionais que são tão bons ou até melhores que alguns estrangeiros, mas são vendidos por preço de banana por que são Brasileiros e não carregam a marca Européia na embalagem.

Um aceno de longe!

nivekk
Membro Novato
# ago/14
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Albino Neto
o problema aqui é que quando vê que é Brazuca o produto ele já quer ver o valor lá em baixo
Tem razão, o problema é que o brasil ja "surgiu" no mapa sendo perfurado na retaguarda pelos gringos, nunca saiu, e provavelmente nunca sairá dessa situação, mesmo quando quiseram tornar o brasil independente, a iniciativa veio dum gringo, não dum brasileiro, e de lá pra cá o povo abaixa a cabeça pros gringos em todos os setores (menos no futebol)...

Pro povo, tudo o que vem de fora é bom, e o que é feito aqui não presta, infelizmente vamos conviver com isso por muitos e muitos anos ainda.


Um aceno de longe!
Isso é plágio hahahah

Albino Neto
Veterano
# ago/14
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nivekk

Concordo totalmente... e é plágio mesmo, mas achei tão legal!

Um aceno de longe!

MMI
Veterano
# ago/14
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Tem um problema muito sério nisso aí e que já foi extensamente debatido neste fórum.

O produto de boutique, o handmade lá fora significa geralmente um produto altamente comprometido com a qualidade. Pouco importa o preço, geralmente é bem mais caro que os similares de grandes fábricas. Isso funciona para luthiers, pedais, amplificadores.

Aqui é diferente. O produto importado é caro, então o pessoal produz similares nacionais mais baratos. Ou seja, quase todos são comprometidos inicialmente com preço e dentro deste preço se encaixa a qualidade que for possível. Neste caso é obrigatório que seja mais barato que os de referência ou de grandes fábricas. Existe um limite, muitas vezes não é o melhor que o fabricante pode fazer se não houvesse a barreira da grana. Os próprios compradores geralmente dizem que queriam um amplificador famoso de uma fábrica, para que os handmade locais façam algo parecido a um preço mais acessível. Se o fabricante falar que é o mesmo preço do famoso, o sujeito fala que quer o de marca, independente do nacional ter mais coisas. Pior que é assim que funciona. Pior ainda para os luthiers, já que aqui qualquer cara que mexe no tensor e na ponte já é luthier, é como chamar de custom handmade de amplificadores o cara que só sabe espetar uma válvula.

Eu já experimentei ou já tive muito produto custom desse tipo, lá de fora. Sejam amplificadores, pedais ou guitarras. É raro e muito difícil os brasileiros que tenham este nível. São muito poucos os que teriam este padrão, nestes anos todos conheci raríssimos brasileiros que poderiam ser comparados com os gringos dessa turma. Mas tem...

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# set/14
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Andei fazendo umas contas aqui acho que vou começar a exportar tb afinal é muito lucrativo fazer as peças darem um passeio pelo globo, pagar os impostos corretos antes de chegar no consumidor final, afinal os lucros são fáceis pois aqui no brasil um pais justo e honesto sem corrupção é muito fácil pagar esses impostos de importação e exportação que são sempre baratinhos...

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# set/14
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Andei fazendo umas contas aqui acho que vou começar a exportar tb afinal é muito lucrativo fazer as peças darem um passeio pelo globo, pagar os impostos corretos antes de chegar no consumidor final, afinal os lucros são fáceis pois aqui no brasil um pais justo e honesto sem corrupção é muito fácil pagar esses impostos de importação e exportação que são sempre baratinhos...

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# set/14 · Editado por: I Shot the Sheriff do Eric
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msg duplicada podem apagar

nivekk
Membro Novato
# set/14
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Up, o assunto tava interessante :)

Fernando de almeida
Veterano
# set/14
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Faltou o MG Music ... Vejam nos links abaixo ...

Link do site de quem usam (tem o Steve Morse, Petrucci, etc):
http://www.mgmusic.com.br/quem-usa-mg/

Link da MG pelo mundo:
http://www.mgmusic.com.br/category/mg-around-the-world/

Albino Neto
Veterano
# set/14
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é muito fácil pagar esses impostos de importação e exportação que são sempre baratinhos...

Se é tão caro e pouco lucrativo e tem muito handmaker exportando é por que ta dando certo pra ele pelo menos...

Invalid User
Veterano
# set/14
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MMI
São muito poucos os que teriam este padrão, nestes anos todos conheci raríssimos brasileiros que poderiam ser comparados com os gringos dessa turma. Mas tem...

Fala quais são.

MMI
Veterano
# set/14
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Invalid User

Assim de bate-pronto? Posso falar do Edu Fullertone, João Cassias, os captadores custom da LDR, Carlos Alberto "Sossego" Lopes, João Scremin... Alguns outros também são capazes disso, mas acabam se rendendo à clientela e se rendem ao "custo-benefício", o que deixa o trabalho um pouco menos consistente, mas são muito capazes.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# set/14
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Saiu review do Alien Space-o-verb no Tone Report

http://tonereport.com/reviews/alien-space-o-verb

MMI
Veterano
# set/14
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GuitarristaDoNickEstranho

Respeito, tem seus méritos. Mas convenhamos, é um pedal simples, seria melhor que os outros para que se dispensasse as grandes marcas? Eu estou com 2 pedais de reverb hoje, este tem bala para aposentá-los? Não sei porque nunca pluguei este pedal, mas desconfio que não... Será?

nichendrix
Veterano
# set/14
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MMI
Faltou o Felipe e o Fabrício da Dunamiz Guitars, especialmente quando se fala de réplicas históricas.

Soultunes
Membro
# set/14
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Esta matéria da alien exemplifica bem o que penso em geral sobre fóruns e suas opiniões.

Enquanto nós colocamos interrogações, eles devem estar embalando mais um produto para enviar.

Opinião todo mundo tem e fórum é espaço democrático né.

Mas é bem interessante ver um review feito por uma equipe altamente especializada, com acesso a muita coisa legal , tecer elogios tão bacanas ao produto, sem nenhum contra, na opinião do especialista que fez o teste.

Sobre o produto tipo exportação, temos luthiers muito experientes por aqui, como o josino saraiva, o Raimundo, o Novaes e o zaganin, só para citar alguns com história consolidada. O Ronaldo da alien é um cara novo, incrivelmente detalhista e talentoso.

Gosto muito dos sons do acedo também, bem o caso de músico que faz equipamento para músico. Creio que o meu gosto por timbres seja parecido com as referências dele, aquele acedo 290 tem um timbre espetacular para mim.

nichendrix
Veterano
# set/14
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Soultunes
Mas é bem interessante ver um review feito por uma equipe altamente especializada, com acesso a muita coisa legal , tecer elogios tão bacanas ao produto, sem nenhum contra, na opinião do especialista que fez o teste.

Eu tenho minhas dúvidas quando alguém se diz especialista em pedais, falo isso porque a menos que você vá fazer uma pedaleira, que vai usar algum tipo de DSP bem mais complexos, 99,99% do que se usa em pedais é física e eletrônica a níveis bem básicos, qualquer técnico em eletrônica em teoria tem conhecimento pra ser um "especialista" nesse caso.

Não conheço os produtos da Alien, portanto não posso falar da qualidade deles, mas que no geral os produtos nacionais ainda estão bem aquém dos de fora em qualidade e atendimento ao cliente, isso estão. Até quando fazem produtos comparáveis, na maioria das vezes o suporte pós-venda é inexistente ou no máximo precário na maioria dos casos.

Isso não é algo que diga que o que é feito aqui é ruim, mas que o que é feito aqui é fabricado pra atender uma necessidade existente aqui e que não é tão comum fora, o de ter o produto por um preço mais baixo que o importado, é basicamente um produto descartável pra ocupar lugar até o cara ter grana pra investir em outra coisa melhor.

Afinal, pedal que você gasta 150-300 reais nos EUA chega aqui beirando 1000 reais, fica fora da realidade da maioria, aí vem o "handmaker" recria o mesmo pedal por 150-300 reais, e vende, mas se der problema, você nunca mais vai ouvir falar do fabricante.

Existem exceções como as que o MMI citou, como uma que citei de pessoas que estão fazendo aqui produtos com a mesma qualidade de fora, dando suporte e com um preço um pouco mais convidativo, embora sem se desvalorizar muito em relação ao importado

Sobre o produto tipo exportação, temos luthiers muito experientes por aqui, como o josino saraiva, o Raimundo, o Novaes e o zaganin, só para citar alguns com história consolidada. O Ronaldo da alien é um cara novo, incrivelmente detalhista e talentoso.

Existem alguns, mas são poucos e muito espalhados pelo Brasil, produto de qualidade, seja pedal, amp ou instrumento ainda é a exceção por aqui e não a regra.

MMI
Veterano
# set/14
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nichendrix

Afinal, pedal que você gasta 150-300 reais nos EUA chega aqui beirando 1000 reais, fica fora da realidade da maioria, aí vem o "handmaker" recria o mesmo pedal por 150-300 reais, e vende, mas se der problema, você nunca mais vai ouvir falar do fabricante.

Na verdade, geralmente o handmaker daqui vai cobrar uns 500-700 para um produto que vende a 1.000 aqui. Geralmente é isso...

krixzy
Veterano
# set/14
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Estava vendo a discussão aqui, e percebi que tem muito cara iludido com produto nacional, eu diria que 99% do que é fabricado aqui ta longe de competir com os grandes importados, e mesmo os que tem qualidade pra competir, deve sim ser mais baratos que os importados, pois se é feito aqui não tem impostos de importação, o que não justifica ter um preço tbm equivalente ao importado.

MMI
Veterano
# set/14
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krixzy

eu diria que 99% do que é fabricado aqui ta longe de competir com os grandes importados

Sim.

se é feito aqui não tem impostos de importação

Não existe pedal, amplificador e guitarra sem imposto de importação. Por mais que seja feito aqui, a válvula, uns componentes, umas tarraxas ou sei lá o que, vieram de fora.

Nefelibata
Veterano
# set/14
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MMI

Na questão de preço, alguns handmakers que fizeram o nome com anos de trabalho, agora estão aumentando seus preços, a depender do modelo se aproxima de importados, como o Pedrone com o Overdone.

Quanto à qualidade, é tido como exemplar.

Javé
Veterano
# set/14
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Estava vendo a discussão aqui, e percebi que tem muito cara iludido com produto nacional, eu diria que 99% do que é fabricado aqui ta longe de competir com os grandes importados, e mesmo os que tem qualidade pra competir, deve sim ser mais baratos que os importados, pois se é feito aqui não tem impostos de importação, o que não justifica ter um preço tbm equivalente ao importado.

Imposto de importação não mais ICMS, IPI, substituição tributaria, alvará iptu ,despesas com fretes , impostos que ja vem em cima dos componentes , luz , materiais para montagem cheios de impostos salários de funcionários, DARF ,FGTS ,despesas com propaganda, aluguel, agua esgoto ,dependendo da empresa pagar sindicato, pagar contador , ai imposto de renda ,despesas com veículos e locomoção ,juros com financiamento ,despesas com pesquisas testes e protótipos ,e mais o importante de tudo margemde lucro, como que vai vender barato eu pergunto , é fácil falar quem pega o salarinho todo mês mais não tem noção nenhuma de como é difícil manter uma empresa honestamente no Brasil ,dai vem aquelas blz de cliente mete no procon por um risco de nada e funcionário vagabundo mete no ministério do trabalho , agora pergunto alguem sabe quanto tudo isso custa ?

krixzy
Veterano
# set/14
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MMI
Não existe pedal, amplificador e guitarra sem imposto de importação. Por mais que seja feito aqui, a válvula, uns componentes, umas tarraxas ou sei lá o que, vieram de fora.

Ai está a prova pra começar, que nenhum produto é 100% naional.

Nefelibata
Na questão de preço, alguns handmakers que fizeram o nome com anos de trabalho, agora estão aumentando seus preços, a depender do modelo se aproxima de importados, como o Pedrone com o Overdone.

É ai que eles começam a se quebrar, pra cobrar um preço no nível de um importado, tem que ser superior a ele, pq ninguém vai deixar de comprar um importado já consagrado pra comprar um nacional, mesmo que seja reconhecido, sempre tem lá suas dúvidas.

Javé
Imposto de importação não mais ICMS, IPI, substituição tributaria, alvará iptu ,despesas com fretes , impostos que ja vem em cima dos componentes , luz , materiais para montagem cheios de impostos salários de funcionários, DARF ,FGTS ,despesas com propaganda, aluguel, agua esgoto ,dependendo da empresa pagar sindicato, pagar contador , ai imposto de renda ,despesas com veículos e locomoção ,juros com financiamento ,despesas com pesquisas testes e protótipos ,e mais o importante de tudo margemde lucro, como que vai vender barato eu pergunto , é fácil falar quem pega o salarinho todo mês mais não tem noção nenhuma de como é difícil manter uma empresa honestamente no Brasil ,dai vem aquelas blz de cliente mete no procon por um risco de nada e funcionário vagabundo mete no ministério do trabalho , agora pergunto alguem sabe quanto tudo isso custa ?


E vc acha que de onde vem os importados não tem todos esses impostos?
Trabalho com contabilidade, e sei bem como é a situação, mas os impostos que vc citou, as empresas estrangeiras também tem, são despesas normais de qualquer empresa seja onde for.

Tudo bem que no brasil a coisa é mais complicada, mas mesmo assim, vc com R$ 4.000,00 compraria um nacional, ou com os mesmos R$ 4.000,00, compraria um marshall, mesa, engl, randal, fender?

Mesmo entendendo o lado das empresas nacionais, na hora de gastar teu dinheiro suado, tu vai querer valorizar teus trocados comprando o que for mais confiável.

nichendrix
Veterano
# set/14 · Editado por: nichendrix
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Javé
Imposto de importação não mais ICMS, IPI, substituição tributaria, alvará iptu ,despesas com fretes , impostos que ja vem em cima dos componentes , luz , materiais para montagem cheios de impostos salários de funcionários, DARF ,FGTS ,despesas com propaganda, aluguel, agua esgoto ,dependendo da empresa pagar sindicato, pagar contador , ai imposto de renda ,despesas com veículos e locomoção ,juros com financiamento ,despesas com pesquisas testes e protótipos ,e mais o importante de tudo margemde lucro, como que vai vender barato eu pergunto , é fácil falar quem pega o salarinho todo mês mais não tem noção nenhuma de como é difícil manter uma empresa honestamente no Brasil ,dai vem aquelas blz de cliente mete no procon por um risco de nada e funcionário vagabundo mete no ministério do trabalho , agora pergunto alguem sabe quanto tudo isso custa ?

Na verdade eu sei quanto isso tudo custa (não só pela minha formação, como por já estar na terceira empresa), mas essa não necessariamente é a realidade da maioria dos Hand Makers nacionais, boa parte dos que conheço não tem CNPJ, poucos tem mais de um funcionário (quando tem), então pra maioria isso não vem ao caso.

Mesmo profissionais mais gabaritados, que realmente entregam a qualidade dos importados não se enquadrariam completamente nessa situação, por exemplo os dois melhores luthiers que eu conheço aqui em São Paulo, dos poucos que eu digo que tem qualidade melhor ou igual a de custom shop top de linha de fora, trabalham sozinhos, não tem funcionários, já estão mais organizados, tem CNPJ porque precisam disso pra poder vender pra todo o país, mas estão longe de ter todos os custos de uma empresa maior.

Outra é que mesmo lá fora esse mercado de boutique não é algo de empresas grandes, a maioria dos Hand Makers de pedais, são 2 ou 3 pessoas, se tem 4 ou 5 já é das grandes, Luthiers top de linha também são equipes de 2 a 5 pessoas, quando chega num ponto como um Benedetto da vida que a equipe inteira dá perto de 20 pessoas já é coisa do outro mundo de grande, caras como o Monteleone estão até hoje fazendo tudo sozinhos e são instrumentos que quando barato saem por 30mil dólares.

Então essa estrutura de custos carregada que a maioria das empresas tem é um pouco amenizada pelo fato dessas empresas via de regra serem one-man shops, já que aqui e em qualquer lugar do mundo fora imposto o maior custo de produção vai ser o trabalhista.

No fim, no caso específico de pedais, a menos que você vá fazer em escala industrial com robô fazendo solda, os materiais pra começar uma linha de produção com 2 pessoas fazendo pedais não dá 1000 reais, os insumos em sua maioria não passam de 5 reais, logo mesmo com impostos, fica difícil dizer que o cara tem uma estrutura de custos que justifique cobrar por exemplo 500 reais num clone de fuzz face, a menos que ele entregue uma qualidade acima do esperado, que entregue garantia, etc, etc, coisas que aqui a maioria não faz.

MMI
Veterano
# set/14
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nichendrix

Outra é que mesmo lá fora esse mercado de boutique não é algo de empresas grandes, a maioria dos Hand Makers de pedais, são 2 ou 3 pessoas, se tem 4 ou 5 já é das grandes, Luthiers top de linha também são equipes de 2 a 5 pessoas, quando chega num ponto como um Benedetto da vida que a equipe inteira dá perto de 20 pessoas já é coisa do outro mundo de grande, caras como o Monteleone estão até hoje fazendo tudo sozinhos e são instrumentos que quando barato saem por 30mil dólares.

Só para falar do que eu conheço.

O Foster tinha 1 cara trabalhando com ele. A Manzer tem 1 assistente. Que se bobear são parentes, não sei.

A Weber tinha, quando comprei e o Ted Weber trabalhava, 5 funcionários ao todo.

tatus
Veterano
# set/14
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Quem exporta tem isenção de: Imposto de Importação de peças, ICMS, PIS, COFINS, IPI e outros tributos que não me lembro agora. Então, é mais viável produzir para exportar do que produzir para vender aqui dentro. Só para constar. Abçs

nichendrix
Veterano
# set/14
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MMI
Só para falar do que eu conheço.

O Foster tinha 1 cara trabalhando com ele. A Manzer tem 1 assistente. Que se bobear são parentes, não sei.

A Weber tinha, quando comprei e o Ted Weber trabalhava, 5 funcionários ao todo.


É por aí, nos anos que trabalharam juntos o John Suhr e o Rudy Pensa só tinham eles dois e basicamente eles que trouxeram esse conceito de instrumento premium e custom para o mundo das sólidas. Hoje o Rudy Pensa trabalha sozinho até onde eu vi, o Suhr já tem um pouco mais gente.

O Robert Keeley, por anos fazia tudo sozinho, mesmo hoje as modificações em pedais ainda são feitas por ele, tem alguns funcionários mas não é muita coisa, o mesmo vale pro Michael Fuller da Fulltone (que até pelo menos 2004 fazia tudo praticamente sozinho) e que diz que nunca quis ser maior porque gosta de trabalhar 4 dias por semana, 10h por dia e o resto da semana fica pra tocar.

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