Hi-Octane Handmades - é possível colocar um footswitch e um loop p/ efeitos?

    Autor Mensagem
    grooveblues335
    Veterano
    # out/05


    Basicamente, é isso aí.

    To afim de montar o Hi-Octane Handmades, por ser uma unidade simples e talz - pra começar, mesmo. But, I have a problem!

    O amplizinho seria para estudo em casa, apenas. Entonces, a pequena potência NÃO é um problema. Mas a falta de uma forma de selecionar o ganho via footswitch e não ter um loop p/ efeitos limita muito a versatilidade do bichinho. Não posso jogar um delay na entrada do pré e distorcê-lo com o calor das válvulas, vai virar uma m****....

    Algum guapo aí tem a solucionática dessa problemática?

    eigi
    Veterano
    # out/05
    · votar


    existe chances sim. na parte do controle de ganhos, vc pode fazer dessa forma:
    http://195.178.239.50/ax84/media/ax84_m214.gif
    fazendo o switch p1/hi-o com um rele dpdt, (ainda dá pra ligar um led indicador), acionando-o com uma chave de liga/desliga no pé.
    quanto ao loop, se vc não quiser algo caro, ou complicado, como buffers, loops valvulados, chaveados, etc, sugiro q vc faça igual a este:
    http://195.178.239.50/ax84/media/ax84_m175.pdf

    abraços

    kelson
    Veterano
    # out/05
    · votar


    grooveblues335
    posta no forum lah no HM!!! tah sendo postado uns eskemas de chaveamento com relés e essas alternativas jah foram pensadas.. =) o povo lah vai te ajudar mais facilmente! apesar do eigi jah ter respondido tudo O.o
    loop com buffer eh simples.. eu tenho um eskema dos reissues da marshall com tl072 eh facinho =)

    grooveblues335
    Veterano
    # out/05
    · votar


    valeu, gurizada... então, é esse mesmo!

    SRV5150
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Salve galera!!!
    Estou na mesma situação do nosso amigo grooveblues335... só q os links sairam do ar... se alguém puder upar serei eternamente grato...

    E mesmo sem ainda ter montado o projeto eu notei q ele tem uns 7w será q tem como aumentar para uns 20 + ou -...

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # set/06
    · votar


    SRV5150
    Modifica a sessão de power e usa uma valvula 6550. Dependendo dos trafos isso chega a uns 20W.

    SRV5150
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Gabriel Anjos
    Valeu!! será q só substituindo a válvula dá pra chegar aos 20w naquele projeto do handmades??? pq pra leigo igual a eu está possível de ser montado mas se tiver q modificar alguma coisa eu tô lascado...

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # set/06
    · votar


    SRV5150

    Valeu!! será q só substituindo a válvula dá pra chegar aos 20w naquele projeto do handmades??? pq pra leigo igual a eu está possível de ser montado mas se tiver q modificar alguma coisa eu tô lascado...



    Me intrometendo um pouco hehehee.....

    Além de substituir a válvula, vc precisa reconfigurar a seção de bias dela (resistor e capacitor de cátodo), mudar os trafos (o trafo de potência precisa de mais tensão no B+ mais e corrente no B+ e filamento - 300VAC e uns 120 mA são suficientes, no filamento uns 3A dão pro gasto....... o trafo de saída deve ter uns 20W de potência e impedância de secundário de 2,5K ou 3K ohms)

    Se tiver a chance de comprar no exterior, pega um 125GSE como trafo de saída mais "entry-level" ou um 1627SEA ultra-linear, esse é uma porrada hehehehe........

    No site do ax84 tem um gif com as mods necessárias pra se adaptar uma 6550 na potência do HO, com mais detalhes....... acho que vale a pena, um dia eu faço isso no meu, uma 6V6 só na potência é pouco.....

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Me esqueci de dizer .... os trafos que citei são da Hammond.....

    Dá uma olhada aqui: www.angela.com

    SRV5150
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ZakkWyldeEMG
    Opa, valeu pela explicação... muito obrigado mesmo, e como sou completamente leigo em eletrônica eu vou anotar cada instrução sua e me informar sobre o q se trata cada passo...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    aih galera, to querendo montar o Hi Octane pra usar em casa pra estudo, soh q eu tbm precisaria de um foot e de loop de efeitos... como esse site postado tah fora do ar alguem pode me ajudar com esse esquema? vou ver no handmades tbm se acho alguma coisa!!

    valeu!

    felipe_net10
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj

    se achar me da um toque que tenho muito interesse tb blza?!

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ok, vou precisar da ajuda de quem entender...

    1- no proprio HandMades tem uma modificacao pra adicionar uma saida de pré do hi octane, pra usar com power de outro amp por exemplo... gostei disso pq ai eu poderia levar o head pra usar nos amps dos studios, e usaria essa saida de pré pra ligar nos pedais de efeitos e dps no return do amp q eu for usar o power, está correto meu pensamento ou a saida de pré ja eh mt alta pra ligar direto nos pedais? ou seja, ela funciona como um send?


    2- caso essa saida possa ser usada como send, alguem aih q saiba pode me dizer aonde eu teria q colocar o jack de "return" pra fazer o loop de efeitos no hi octane?

    3- quanto a usar um foot switch nesse amp... como eu faria? se eu "bypass" o potenciometro de ganho o ganho ficará no maximo correto? eu até pensei em usar um sistema de bypass desse pot, qnd em bypass teria distorcao no maximo, qnd nao eu controlaria o ganho com o pot, soh q assim eu nao teria o controle de ganho qnd eu quiser distorcao, seria sempre no maximo... alguma luz aki?

    kelson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    1- funciona como sendo, pra se ter o return é só jogar um jack antes do resistor de 5k6 da valvula de saida..

    3- bypassar o ganho não é boa coisa, vai gerarr ruido e nao vai ficar legal.. é mais facil colocar 2 pots, um com ganho mais moderado(menor valor) outro com o valor normal.. e um chaveamento pra cada.. dai fica trankuilo.. vc tbm pode colocar um chaveamento pra pular o segundo estágio..

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    kelson
    1- funciona como sendo, pra se ter o return é só jogar um jack antes do resistor de 5k6 da valvula de saida..

    blza, essa parte ja entendi, na verdade eu tava pensando nisso dps q postei, e deve ser isso mesmo, pro sinal voltar modulado...

    soh resta a duvida qnt a volume, se esse volume seria alto demais pra passar pelos pedais pois é depois do master volume...?

    e pq q nao tem nenhum terra nesse jack?

    3- bypassar o ganho não é boa coisa, vai gerarr ruido e nao vai ficar legal.. é mais facil colocar 2 pots, um com ganho mais moderado(menor valor) outro com o valor normal.. e um chaveamento pra cada.. dai fica trankuilo.. vc tbm pode colocar um chaveamento pra pular o segundo estágio..

    pra pular o segundo estagio eu teria q colocar a dpdt entre quais componentes?

    kelson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    isso seria um loop passivo.. ativo seria colocar algum buffer ali ou um estagio valvulado..

    bem.. ele passa por um desacoplamento e o bom é colocar um pot em série ao terra como se fosse o level do send.. e um pot de retorno sendo o level do return.. pode usar o master depois do tonestack como level pro send.. ou coloca ele depois de tudo.. antes da entrada do power..

    pra pular o segundo estagio eu teria q colocar a dpdt entre quais componentes?
    se vc for fazer um acionamento somente no painel a dpdt alavancada serve.. tem uma coisa interessante na pagina da ax84 ki é pegaro a voltagem de placa do primeiro e jogar na grade do último estagio (pra onde vai o seguidor de catodo - cathode follower) isso vai ter mais limpo ki somente pular o segundo estágio..
    se kizer elaborar mais usando um foot tem ki recorrer ou aos ldr´s ou aos relês.. não sendo muito complicado tbm o circuito.. dai vc pega o sinal antes na grade do segundo estágio.. e joga ele na grade da segunda válvula..

    12ax7
    placas - 1,6
    grades - 2,7
    catodos - 3,8
    filamentos - 4,9,5 (aonde o 9 é o tap)

    deu pra entender?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    kelson
    na verdade nao me interessa mudar no painel, apenas por foot... posso fazer o mesmo esquema do painel puxando pro foot?

    o resto q vc falou eu vo ter q dar uma estudada pq eu nao entendo tanto assim de eletronica... basicamente eu sei identificar os componentes e soldar... e nao tenho preguiça de ficar quebrando a cabeça pra entender o q estou fazendo... =D

    tenho uns livros aki q vo dar uma olhada, to começando nesse mundo agora...

    na verdade esse amp vai ser uma tentativa desesperada de largar de vez meu wattsom cubo 90! \o/

    pelo menos teria um amp pra treinar em ksa e pra usar de pré pros amps de studios e shows...

    kelson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    pode sim.. sem problemas.. usa um jack com chave dai vc coloca a chavinha e nele e quando poe o plug do cabo do foot ele desaciona a chavinha..
    faz o seguinte pega o eskema de amps com chaveamento troca de canais e procurar olhar e comparar.. alguns usam ldr´s acionados por switch lógicos ou fets.. assim como relês acionado por fet´s alguns lógico tbm.. outros mais simples.. por exemplo o do Soldano que so abre e fecha o terra.. e faz o acionamento dos ldr
    abraços

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    kra, ve entao se nesse desenho ficou correto a ligaçao do loop de efeitos... o fio saindo do return passando pelo send eh soh pra indicar q se nao tiver cabo no send o som passaria direto pro circuito, deixando o amp normal como o projeto original... e ao colocar o cabo o sinal seria enviado pelo send e depois retornava pelo return... bom, vc com certeza entende mais q eu, da uma olhada e me dis se eh isso:

    http://www.4shared.com/file/11872413/4846d78e/Loop.html


    se tiver ok agora soh preciso entender e desenhar o esquema do foot...

    kelson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    sim sim isso mesmo..

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    uma duvida... tem problema de usar esse amp sem caixa? se eu quisesse usar soh como pré pra algum outro amp... pq se puder usar sem caixa, faço ele como um head, senao faço logo como um combo...

    kelson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    tira a valvula de saida.. senao keima o trafo ou a propria valvula.. dai pode usar só o pré..

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    kelson
    vi teu video no you tube com o HO... gostei do timbre kra... vc disse no HM q o falante era generico, ja trocou ou continua com o mesmo?

    kelson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    continuou o mesmo aehoaeoh falta de $$ e agora o amp com o trafo novo ta meio doido.. dai eu vou refazer o circuito interno todinho.. placas novas.. melhor organização por dentro e por ai vai.. abraços!

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    kelson
    kra, tu ja postava aki no FCC na epoca desse topico, vc por acaso nao tem aih o esquema da ligaçao pra um foot switch nao?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    alguem?

    kelson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    http://annex.ax84.com/media/ax84_m68.pdf
    esse aki é com relÊ dá uma olhda.. fica legal..! abraços!

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    kelson

    valeu kra, vo tentar entender, pelo menos tem um desenho! hehehe

    abraços! qq duvida volto a postar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hi-Octane Handmades - é possível colocar um footswitch e um loop p/ efeitos?