amplificador não é bivolt oque devo fazer ?

Autor Mensagem
andersonrocker
Membro Novato
# jul/14


to com uma duvida muito grande sobre isso já que quase todos amps que vem de fora não são bivolt e aqui muitos lugares são 110 e 220 qual tipo de transformador devo usar ou um estabilizador tipo de pc segura e não oferece riscos ???

Shakari
Veterano
# jul/14
· votar


andersonrocker
leia atrás do amp qual o consumo, daí vc compra um estabilizador/transformador com um pouco de folga OU leva num eletricista e pergunta quanto custa pra trocar a fonte e por pra 220, daí vc poderia trocar a fonte dele, e põe a sua pra vender pra diminuir o gasto.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


andersonrocker

Primeiro lugar - prestar atenção! Na maioria das cidades do Brasil, nossa corrente não é 110V e sim 127V. Então você tem que se certificar que seja um transformador 220V >> 110V e não 220V >> 127V.

Segundo lugar - O transformador adequado dependerá da potência em Watts do ampli, que é o que determina o pico de consumo. (é um cálculo simples).

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


andersonrocker
Quando comprei meu laneyzinho (no paraguai), tbm tinha esse problema, comprei junto cm ele um transformadorzinho daqueles vagabundo, mas tava me enchendo o saco (mt pesado, caia da tomada), ai levei num maluco pra ver se ele deixava ele bivolt e o cara disse q era frescura (ótimo técnico né?? kkk), dae dps daquilo sempre ligo ele na rede normal, nem cheguei a testar se dá diferença com transf ou sem kkk...

mas obviamente se fosse um amp maior q merecesse mais cuidado e tal jamais faria isso.

Shakari
Veterano
# jul/14
· votar


nivekk
e pq assim fera, MTAS COISAS são fabricadas bivolt, MSM nas specs dizendo q não é, por ex o play 3. logo, se o seu ekip ta rolando e pq provavelmente é biv, senão já tinha ido pro saco.

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


Shakari
Pois é, os caras ja tão ligado q algum paspalho vai tentar ligar errado kkkkkk

Van_Lorien
Veterano
# jul/14
· votar


No caso do Blackstar HT-1 que tem 1w RMS, consome 25w e é 110v, como teria que ser o transformador dele para utilizar em 220v?

Muito obrigado!
Abraços!

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Van_Lorien

Potência (P) = tensão (I) * corrente (U), ou seja P = I*U.

Onde

P se mede em W
I se mede em Volts, que aqui tem valores fixos de 110 ou 220/227
U se mede em Ampéres

Logo a corrente necessária é calculada

25 = 110*A
A = 25/110
A = 0.23 (aprox)

Um trafo de 110/220-110 @ 3A dá e sobra.

Van_Lorien
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Certo, entendi. E no caso daqueles transformadores que só dizem a potência? Achei uns para equipamentos de até 50, 100w. No caso, o amplificador consome 25w. Logo, eles serviriam?

Eu tenho um aqui que diz ter 25 VA. Serve para essa aplicação?

Muito obrigado pela explicação!
Abraços!

jpguitar
Veterano
# jul/14
· votar


Van_Lorien

vendo todos os dias autotransformador de 100va ate 6000va....

entao um auto pra ligar um consumo de 25w é de 100va,,,

com sobra...

jpguitar
Veterano
# jul/14
· votar


creio que esse de 25va ñ seja capaz de aguentar o tranco,,,,

ele aguenta no maximo 16w...

blza

Crash1
Membro Novato
# jul/14
· votar


andersonrocker
Cara, tenho um Fender que é 110v, e precisa de 360w, uso desde sempre um estabilizador de 500w, tem uma folga boa, e em caso de quedas de energia, ele mantém constante pelo fato de ser um estabilizador, e também, se em algum show, ou em casa mesmo, chega dar uma queda, a nível de queimar seu ampli, o estabilizador vai segurar bem, vai queimar o fusível (certifique-se que o estabilizador que irá comprar tem fusível, mas creio que todos tem) e não o seu ampli. No caso de um transformador, ele vai apenas transformar a energia de 220 pra 110v, recomendo um estabilizador que tenha entrada 110v e saída 220v (ou bivolt), pela segurança do teu ampli, e também, dependendo o lugar que for tocar, se não tiver um aterramento, pode ajudar também.
Abraço!

Van_Lorien
Digo o mesmo que disse para o amigo a cima, procure um estabilizador, como o teu ampli necessita de pouca potência, 25w, um estabilizador também é muito bom, também porque não vai ter os riscos de queima do aparelho, em quedas de luz, ou oscilações.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Van_Lorien

VA = V*A = Watt

O que o jpguitar diz procede. Afinal os núcleos chineses são duvidosos, logo a eficiência fica em torno de 70% na melhor hipótese - alguns chegam a 40% apenas.

Crash1

Não confie tão cegamente num estabilizador, ele ainda é muito arcaico, e um bom custa caro, MUITO CARO. O tempo de reação dos com relé é de 0.3 segundos. Claro que ele tem o lance de baixar e subir se necessário, dentro de uma tolerância, mas por >0.3 segundos, falta energia no amp - capacitores dão uma segurada.

amilanezi
Veterano
# jul/14 · Editado por: amilanezi
· votar


Ai, Ai, Ai.....
Nossa galera, quanta confusão...
Informação errada demais...

Potência (P) = tensão (I) * corrente (U), ou seja P = I*U.

Onde

P se mede em W
I se mede em Volts, que aqui tem valores fixos de 110 ou 220/227
U se mede em Ampéres


Na verdade está invertendo corrente e tensão:

I (corrente elétrica) se mede em ampéres (A);
U ou mais comumente V (Tensão elétrica) se mede em Volts (V);
P tá certo é a potência ativa em Watts mesmo.

VA = V*A = Watt

Tudo mentira! Nada a ver...chutou longe!
VA (Volt-ampére) é a potência aparente (S) e não é igual a Watt (muito cuidado pois pode-se danificar o equipamento se for mal dimensionado)!!!

A relação entre S (potência aparente) e P (potência ativa) deve levar em consideração o fator de potência do trafo no caso. Parte da corrente que vai passar pelo trafo é reativa (gera potência reativa) é é usada para magnetizar o núcleo do trafo, e parte da corrente é a ativa (gera a potência ativa), que é a que vai alimentar efetivamente o ampli.
A relação destas potências é algo em torno de 85% a 95% nos trafos, podendo variar um pouco dependendo do fabricante e modelo do trafo.

Ou seja, 1VA de potência aparente equivale a apenas 0,85 Watts de potência ativa (comumente chamada de potência útil) em um trafo com fator de potência de 85%.
Nesse caso, um trafo para alimentar um ampli com 300W recomendo ser de pelo menos 450VA (450*0,85=382,5W) para ter uma boa folga.

Agora voltando à pergunta do tópico, pode fazer duas coisa:

Converter o ampli para a tensão desejada ou trafo ligado num filtro de linha, não tem escape...não recomendo estabilizador de PC, pois não é projetado para este fim. Se for um ampli bem caro talvez justifique pagar 300-500 reais num Sistema No-Break.

o/

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


amilanezi

Aos termos, no caso está correto o que vc disse. Fica usual a conta, e a fórmula se perde
.
Na conta de VA = W... Considerei uma situação ideal, tanto que me corrigi depois. Isso é, onde o fator de potência é 1. E em alguns chineses esse valor é menor ainda, casos bizarros de 0,4.

O estabilizador é bem complicado. Um gerador de AC é muito recomendado, mas muito caro também.

Van_Lorien
Veterano
# jul/14
· votar


Só pra confirmar: para um amplificador que consome 25w, um transformador de 50w daria conta sem problemas, certo?

Muito obrigado a todos!
Abraços!

amilanezi
Veterano
# jul/14 · Editado por: amilanezi
· votar


Van_Lorien
Só pra confirmar: para um amplificador que consome 25w, um transformador de 50w daria conta sem problemas, certo?
Sim, se for 50W (que é maior que 25W), sem problema...mas se for 50VA depende de fator de potência (que poderia ser no mínimo 0,5 então 0,5*50=25), ainda assim, nesse caso, ficando no talo. Recomendo sempre uma folga de 10-15%.

Ismah
Na conta de VA = W... Considerei uma situação ideal, tanto que me corrigi depois. Isso é, onde o fator de potência é 1. E em alguns chineses esse valor é menor ainda, casos bizarros de 0,4.

No caso de o fator de potência ser 1 daí isso vale, mas não existe fator de potência 1, por isso chamei a atenção...imaginei a galera geral comprando trafo de 300VA pra alimentar ampli de 300W, ia dar merda...hehe

o/

Van_Lorien
Veterano
# jul/14
· votar


amilanezi
Ismah
Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Abraços!

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


amilanezi

É meio insano ligar uma carga de 300W, num trafo de 300W... A regra dos 140% é válida por segurança.

evg_Enrique
Membro Novato
# jul/16
· votar


Desculpa retomar ao assunto, mas tenho 3 dúvidas.
Acabei comprando um vox lil train(2w valvulado) lá fora. Só me toquei quando cheguei que se tratava de um amp de 220v. Não satisfeito o cabo da fonte não tem terra. Então pensei comprar um com o novo padrão brasileiro, dai surgiram as dúvidas:
1) O amp informa atrás que são 30w, 220-230v, 50-60hertz...
Blza, fiz as contas p comprar um autotransformador.
30w*f=49,8 VA
f=1,66 (constante de conversão)
Logo um autotransformador de 100VA funcionaria.
Mas a vida não é bela! Estou olhando o cabo fonte e me deparo com isso: ele vem escrito 15A, 220v. Q porcaria é essa? Pô! Fazendo umas contas rápidas chego a conclusão que ele geraria 3300W,
220V*15A=3300W
Olhando uma tabela conversora achei
4000 VA -> 2800 WATTS
5000 VA -> 3500 WATTS
logo precisaria de um transformador de corrente de 5000VA ou 100VA?
2) Como disse o cabo não tem terra e como se isso n bastasse ele não tem o padrão de 4mm 10A normal! Queria um com o novo padrão brasileiro, logo para não esquentar teria que achar um de 30A 110V? Existe cabo 110 e 220? Rsrs
Qual cabo devo procurar com esse novo padrão 3 tomadas sem vergonha brasileiro?
3) E por ultimo e não menos importante... rsrs
Aqui em casa são 127v medidos, mas como estamos falando de corrente alternada tem uns picos acaba variando entre 123 a 131, normal, mas, a maioria dos autotransformadores que vejo no mercado são de 220-110. Faz diferença? Vi que numa certa marca se botar numa tomada 127 ele gera na saída 230 a 233V. Meu amp diz que aquenta 220-230, mas e o medo de queimar? Já que estamos falando de um amp valvulado e sei que eles são mt sentimentais fico meio bolado com isso.. rsrs. Devo aceitar somente um de 220-127 ou posso engolir esses de 110 mesmo?
Fico no aguardo...
Obrigado de antemão.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


evg_Enrique
Estou olhando o cabo fonte e me deparo com isso: ele vem escrito 15A, 220v. Q porcaria é essa?

Essa porcaria são as propriedades do cabo. Qual o problema?

Não satisfeito o cabo da fonte não tem terra

Bem vindo a europa, onde provavelmente o aterramento existe nativamente por lei, mas não é preciso pois a qualidade da energia fornecida é alta.

não tem o padrão de 4mm 10A normal

Não tenho bem certeza, mas acho que são comercializadas tomas de 10, 15 e 20A, acima disso se precisa outro modelo de conector já - não sei o nome, mas a marca Steck virou sinônimo deles por aqui.

Existe cabo 110 e 220?

Não, mas se usa cabos com o dobro de secção transversal para 110 em relação ao que seria usado para 220, simplesmente porque com metade da tensão a corrente drenada é dobrada.

Qual cabo devo procurar com esse novo padrão 3 tomadas sem vergonha brasileiro?

O amp tem 3 pinos, o que me leva a crer que só tenha um lado pra encaixar o pino, e se use neutro e terra como uma coisa só lá na terra da rainha... Enfim, um cabo comum, com 3 pinos serve.

Faz diferença uns picos entre 123 a 131?

Pra desgaste do amp não tem muita diferença. Pra sonoridade, podem haver quedas de volume, e leves mudanças de timbre.

Já que estamos falando de um amp valvulado e sei que eles são mt sentimentais fico meio bolado com isso.

São como matar dinossauros, pra queimar. Mesmo em um lunch box, onde as coisas são reduzidas pra diminuir o tamanho, é difícil dar perda total. Se tem sentimentos, aí não sei rs

Devo aceitar somente um de 220-127 ou posso engolir esses de 110 mesmo?

Meça a saída e a entrada. Vai na loja com multímetro na mão, pede pra medir, compara primário e secundário... Não te fia muito no que vem escrito, há variação muito grande disso... Se puder optar por VARIAC com multímetro embutido (teste antes, eles nem sempre são confiáveis), ainda melhor. O amp pelo que tu diz admite 220VAC@50Hz ou 230VAC@60Hz, se ficar em 220, não terá problemas quanto a isso...

LeandroP
Moderador
# jul/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Meu equipamento (amplificador e pedais) só funciona com 110v.

Meu amplificador tem 30watts valvulado.

Tenho também um auto transformador de 750VA pra ligar meu setup.

Essa potência é suficiente?

Ele é do tipo que se entra 110v sai 220v e se entra 220v sai 110v.

[EDIT]

Esse é o transformador:

http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=5&idsublinha=5 &codigo=&idproduto=3457

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Meu amplificador tem 30w

Isso diz quanto a potência de saída, não ao consumo... Geralmente é um bom pouco além disso, principalmente se usado o drive do power dele... Um bom guia caso não informe isso, é o fusível. Não são valores exatos, mas dá uma noção Meu 100B tem um fusível de 5A

Cálculo de saída

P = I² * R (Z mínima no caso) = 5² * 4 = 100W

Cálculo de consumo...

P = V * I
P = 220 * 2,5A = 550W
P = 110 * 5A = 550W

Eu diria que ele pode consumir 200W tranquilamente, e deve ser um fusível de 1,9~2 A @ 110 V ou 0,8~1 A @ 220 V...

É um pouco confuso os dados, pois são estimativas, a hora que confirmar dados posso ser mais preciso...

Sendo 750VA digamos que ele tenha eficiência de 60% daria 450W. Assim, pode circular até 2,045A no lado 220, e 4,09A no 110...

Ficaria bem abaixo do que o trafo pode entregar...

LeandroP
Moderador
# jul/16
· votar


Ismah

Acho que li isso no fusível: F1,5AI 250W

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


É por aí... 1,5A @ 16ohms dá 36W... Descontado pré, filamentos etc, fecharia a conta... O macaco veio sabe explicar os consumos de corrente bem detalhados, se ele passar aqui pode fazer a mão.

Uma coisa curiosa é que o fusível ficaria no meio do caminho (na média)...

Se pegar 250W num fluxo de 1,5A (P = I * U), seriam 166 V e um pouco... 220+110 = 330/2 = 165V... Eu ein... rsrs

LeandroP
Moderador
# jul/16
· votar


Ismah

Não me leve a mal, mas eu não refleti sobre as equações que você postou, e não consegui compreender os pormenores. O meu autotransformador é suficiente pro meu setup?

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Sim, já disse na estimativa que sim...

750VA = 450W (na pior hipótese), seu amp consumindo 250W dá e sobra.

LeandroP
Moderador
# jul/16
· votar


Ismah

Ah, legal. Bom saber. Isso me deixa mais tranquilo. Levo sempre comigo. Na grande maioria das vezes eu não preciso utilizar. Ter que inutilizar o seu setup por causa de um detalhe de tensão não é em nada conveniente. Valeu!

evg_Enrique
Membro Novato
# jul/16
· votar


Ismah
Obrigado, vou procurar um cabo dobrado 15A com o padrão brasileiro msm. Meu medo era criar resistência e esquentar d+. Rsrs
Vlw ,tbm, pelas dicas! Vou levar o multimetro sim.
Ah só para esclatecer, a autrotransformador poderia ser o de 100VA então?
Obrigado...

Ismah
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ismah
· votar


Não te apega muito... 10A já é energia pra caramba....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a amplificador não é bivolt oque devo fazer ?