Amplificador valvulado BIVOLT precisa de filtro de linha / estabilizador ?

    Autor Mensagem
    Quadrado
    Veterano
    # mai/14


    Fala galera, comprei meu primeiro valvulado um laney cub head 15 watts !

    Gostei muito do amp ! É bonito , tem um tamanho pequeno, dá pra colocar a caixa dos falantes em pé ou deitado (em pé o amp ocupa pouquíssimo espaço).

    O som realmente é muito diferenciado, ainda mais quando coloquei um pedal velho da BOSS o DS-1 na frente, fiquei de cabelo em pé (usei volume no máximo e ganho no mínimo no amp). O pedal estava jogado no armário pq ele fica bem abelhudo com SS.

    Além de tudo tem uma entrada de 1W que me deixa colocar o amp quase no talo sem que a polícia seja chamada.

    Muito legal o produto, e não foi muito caro (para os padrões de valvulado) 2,5 mil a vista.

    Bom agora estou na dúvida quando a preservação a longo prazo do amp, já comprei um cabo especial para ligar o head a caixa acustica (não veio cabo com o amp), além disso me preocupo com a rede elétrica, mas o amp em questão é bivolt ! Preciso me preocupar com filtros de linha/ estabilizadores ?

    OBS: Sou do RJ e minha rede é 127V, então tenho dúvida se a tensão variar se o amp não vai segurar sozinha já que é bivolt (aguenta até 230V de acordo com a plaquinha da traseira).

    Abraços a todos.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Quadrado
    o amp tem uma chave para selecionar a tensão?

    Van_Lorien
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Quadrado
    Até onde eu sei, o recomendando é NÃO utilizar estabilizadores com amplificadores valvulados. Não sei qual é a explicação técnica, mas já vi isso dito por pessoas entendidas do assunto.

    Se a tua rede é 127v e o amplificador suporta até 230v, não vejo problemas pra se preocupar, dificilmente (quase impossível) vai oscilar mais do que isso. Eu me preocuparia se o amplificador trabalhasse apenas com 127v, aí sim poderia ter algum risco.

    Abraços!

    Quadrado
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Não tem chave

    Matec
    Membro
    # mai/14
    · votar


    Quadrado

    Não quero fazer muito alarde, mas não vi nada nesse ampli que indique que ele tem seletor automático 115v /230v. Parece sim que ele é bivolt, na medida que vc pode mudar a tensão de entrada do transformador de potência. Mas para isso vc tem que abrir o ampli e mudar as conexões manualmente, pois não tem a chave seletora.
    Posso estar errado, mas acho que não.
    Abs

    Quadrado
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Matec
    Po tenho que ver isso direito, já pensou levo pra algum lugar achando que é automático e queimo o garoto ?!

    Quadrado
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Matec

    Pra mim era igual carregador de celular, vc coloca na tomada e um circuito qualquer no aparelho detectaria a voltagem e faria a seleção automaticamente. Não conhecia essa se abrir amp para mudar voltagem.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Quadrado
    acho que a tensão vem regulada de fabrica. vi no manual indicando 127v/220v, mas não achei chave. de qualquer forma recomendo apenas o filtro de linha bom, com varisto, mal não vai fazer mas acho que no amp deve ter instalado.

    http://www.laney.co.uk/uploads/97bbe3cd87088258e5edb1a296ede13f.pdf

    Matec
    Membro
    # mai/14 · Editado por: Matec
    · votar


    Quadrado

    Pra mim era igual carregador de celular, vc coloca na tomada e um circuito qualquer no aparelho detectaria a voltagem e faria a seleção automaticamente. Não conhecia essa se abrir amp para mudar voltagem.


    Nunca vi amplificador de guitarra que funcionasse assim, inda mais valvulado.

    Acho que seria mesmo uma boa, mas por enquanto só no sonho.

    Simples de se observar. Caso vc olhe atrás do ampli, e veja 2 transformadores , vai ser como eu falei. Nada de bivolt automático só mudança manual e complicada. Eu sei disso pelos esquemas dos laney cub 12 e 12R, e acho que o circuito deles é muuuito parecido com o seu.

    Talvez eu tenha salvo seu ampli....

    Edit...
    Veja a página 7 do manual que o Luis RibeiroSP postou, diz que as voltagens vêm reguladas de fábrica, ou seja sem bivolt automático mesmo. O Luis também salvou seu ampli.

    Abs.

    Quadrado
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Matec

    Muito obrigado amigos, fico lhes devendo um valvulado.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Quadrado
    Cuidado quando ligar equipos sem saber a tensão. recomendo também aprender a usar um voltímetro pra quando for tocar por ai, já queimei fonte ligando em 220V pois ninguém me avisou. Tem um equipamento que só tem lampadas e é usado por eletricistas para medir tensão.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557307885-teste-voltagem-4-nive is-110v-220v-340v-460v-tomada-_JM

    Leva num técnico,de confiança, e se for possível pode instalar uma chave para mudar de tensão quando necessário, se o transformador tiver esse recurso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador valvulado BIVOLT precisa de filtro de linha / estabilizador ?