Corrente de filamento Duovox 150b

Autor Mensagem
fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Tatus, td bem? No meu caso, acho eu, não seria uma questão de volume ou energia no B+. Porque o filamento é alimentado por outro enrolamento da força e se vc passar muito o limite dele basta ligar o amp para queimar. Não chegará nem ao estágio de desligar o standby e energizar a placa. Digamos que ele seja máximo de 7A, valor que eu apostaria nele. Qndo eu colocar as 6550, que vão puxar 7,3A, o trafo senão na hora vai queimar minutos depois, creio eu. Ele precisa me dar 8A ou 9A, para ficar na boa. Eu descontri o valor de todos o trafos da Willkason menos o do 5068 que estou procurando. Então preciso desse valor para n arriscar demais, porque como falei, o dano pode ocorrer apenas ao ligar. Contudo pode ser mesmo que ele suporte tranquilo. O Carlos Adolphs garante que está previsto no projeto, tudo que ele falou para mim era mais que verdade, mas na época n estava muito interessado nisso e n perguntei muito.

Ismah, olha eu n conheço o SVT 4, mas vi que é caro e com pré valvulado. Mas n curto transistor, mesmo com pré de valvula. Pelo valor que vi no ML, prefiro colocar uns mil a mais e pegar o SVT CL. Os Ampegs que curto são os: SVT 2, SVT CL, SVT VR e o SVT Heritage, todos 100% valvulados de 300w. Mas o melhor timbre dos valvulados na minha opinião é o do Bassman, que é o amp mais usado nas gravações de Pink Floyd a Beatles, passando por 9 entre 10 bandas daquela época. Pena que ele não antenda a shows. É amp de gravação.

Olha, ainda aguardo ansiosamente pela informação da corrente máxia de filamento do trafo 5068.

abç

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Algumas colocações do Carlos Adolphs em outro tópico meu:

Sobre o Duovox 150b ser baseado no Fender:

Carlos Adolphs disse:

Esse é baseado no UNIVOX 150, o do Bassman é o Thundersound.

Bertola pergunta:
Mestre, me tira uma dúvida: Posso então adaptar as 6550 no 150B sem problemas?
Se tiver, quais seriam?


Carlos:
Pode colocar sem medo, só deixa o bias com -48V e pronto.Na real o projeto já previa isso, só saiu com 6L6 para baratear o custo.

Eu pergunto:

Carlos,

desculpe perguntar de novo

Mas então eu posso pôr as 4 x 6550 no lugar das 6l6 no Duovox e pronto? O trafo e capacitores não vão abrir o bico?

Carlos responde:

fraalex
No caso do 150B, vc pode colocar as 6550, com bias de -58V, o trafo aguenta os filamentos, que não é o caso do 150G.Isso é possível porque o 150B além das powers tem só mais 3 pré.Já no 150G, fica um pouco demais, por ter mais valvulas de pré.Com as 6550 nessa condição a potencia vai uns 160W, já deduzidas as perdas.Vai ficar meio caro, isso sim.Os filamentos das 6550 são de 1,6A e das KT, 1,8A.As KT 88 nas condições do 150B vão puxar, se forem 4 , 560mA de placa totais, já as 6550 puxarão 360mA.A parte de alta tensão não aguenta as KT88 e os filamentos ficam acima da corrente permitida do trafo.
Mauricio Luiz Bertola
Bertola, desculpe o engano, corrigindo então, as 6550 com 750V na placa, 350 na grade 2 usa -58V e não -48 como havia dito, na grade 1, para classe AB1, 6600 ohms PP, que é o caso do 150B.


-----------------------------------------------------------

Aí vão dizer: ué, mas se vc tem a resposta por que pergunta?

Porque na época não me aprofundei nisso, pois n era minha dúvida no tópico Bias do 150B.

Agora, além da palavra do mestre quero saber qnto esse trafo suporta para ficar preto no branco.

abç

tatus
Veterano
# jun/14 · Editado por: tatus
· votar


fraalex,

Embora não haja variação nos filamentos; quando for exigida mais corrente no outro secundário, o consumo total aumenta demais e pode queimar do mesmo jeito; e embora a corrente dos filamentos seja muito maior do que a do B+, por ser alta tensão, a corrente exigida também é muito grande.
Eu só disse isso porque se o mestre já falou e se você não acha suficiente o vasto material que se encontra na internet sobre esse tema; o jeito vai ser testar mesmo então te passei um maneira mais segura ou aparentemente mais segura para fazer isso. Para te encorajar e te dar mais segurança.
Se queimar você só vai precisar de um carretel, fio e um cabo de vassoura para fazer um novo enrolamento. Boa sorte, abçss.

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Vou avaliar tudo direitinho, muito obrigado pela ajuda.

Mas ainda gostaria muito de saber ql a corrente máxima de filamento desse trafo.



abç

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


fraalex

Cara o SVT4 tem 1200W, vc não se ouvir nele é o fim... E no caso de um baixo, usar válvula ou transistor é redundante... Afinal o timbre que vai pra frente (PA) é do DI...

Os gringos andam usando simulador de cabeçotes, ligados num ampli de PA... que toca direto em alguns casos, pares de falantes de 18"...

-----------------------------

Não recebi notícias do 5068, vou voltar a ligar amanhã e ver...

O tatus levantou alguma questão interessante... Fique atento...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Corrente de filamento Duovox 150b