Corrente de filamento Duovox 150b

Autor Mensagem
fraalex
Veterano
# jun/14 · Editado por: fraalex


Olá.

alguém saberia me dizer ql a corrente máxima de filamento do trafo willkason 5068, que equipa o Duovox 150B?

agradeço desde já a atenção


obrigado

Matec
Membro
# jun/14
· votar


Olá fraalex

Vamos fazer o seguinte: Cada 12ax7 ou 12at7 consome 300mA nos filamentos, cada 6L6 consome 900ma. Se vc for mandar fazer um trafo desses some mais 2A na conta para não ficar em cima da risca. Aí fica fácil o cálculo.
Abs

fraalex
Veterano
# jun/14 · Editado por: fraalex
· votar


Grande Matec, como vai?. Eu ia te mandar um e-mail perguntando isso, mas já que vc postou aqui ....

entao, 4x 6l6 = 3.600 ma

3 x 12 a = 900 ma

somando: 4.500 ma + 2 A = 6.5A

se eu colocar 4 x 6550, elas vão consumir 4.400 ma. Se somar as pré, dão, 5.3 A

Em outro tópico meu disseram ser possível, pois o projeto dele previa isso, mas por questão de custo foram com 6l6 p as lojas.

Posso fazer isso, substituir por 6550?

obrigado

abç

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


fraalex

Bom ver que não é só eu que estou com um Duovox hehe

O meu é um 100b (sem drive e tremolo).

Matec
Membro
# jun/14
· votar


fraalex

Opa! 6550!?
Não é isso: a corrente de filamento dessa válvula é 1,6A por válvula.

Então 4 x 1,6 = 6,4 => 6,4 A + 0,9A = 7,3A só para os filamentos acenderem.

Eu não sei não. Acho que é arriscado ir trocando de válvula assim. Inda mais esse ampli trabalha com tensões mais altas que o normal. Vc teria que pensar em um trafo de força mais parrudo. É o que eu acho...

Abs

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Matec, eu errei na escrita e me enrolei na conta total. Coloquei 4.4A em vez de 6.4 e aí deu esse resultado errado.

Realmente. 7,3A é meio forte. Mas uma pessoa que se mostra bem conhecedora desse projeto garante que pode, mudando o bias. No entanto, prudência nunca faz mal. Por isso que antes de acreditar e sair colocando as 6550 eu gostaria de saber realmente qnto esse trafo me dá de corrente para os filamentos.

Ismah, o 150b só difere na potência do 100b. Tb n tem tremolo nem drive. Acho uma pancada esses amps.

abç

fraalex
Veterano
# jun/14 · Editado por: fraalex
· votar


Ah, procurei referências sobre esse trafo 5068 da Willkason, mas n achei nem no catálogo da marca.

Queria substituir pq as 6l6 já estão distorcendo de tão gastas e tenho 6 sovitek 6550 sobrando, que tirei do ampeg CL para substituir por Tung Sol - já que o ampeg é meu amp de show e n gosto muito do timbre das sovtek.

abç

Matec
Membro
# jun/14
· votar


fraalex

Eu também tenho um 100b parado em casa. Divinha porque? Trafo de força em curto. Sem nem ter feito retube.

Não é por nada não mas esse meu Duovox tem o trafo de força mais malfeito que eu já vi. Se toda a linha Duovox tiver esse tipo de peça , ela não aguenta nem o projeto padrão do ampli.

Abs

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


... rs. Poderia mandar fazer um trafo de força ou reenrola-lo até p consertar o problema dos 110v. Eu espeto ele em 220v, porque em 127v queima o fusível. Mas ele funciona bem até hoje e tem um bom timbre. Só que acho que não vale muito mexer nele. É um amp que não me anima meter a mão para dessoldar os taps do trafo e manda-lo p modificação, até pelas tensões, acima de 700v, com que trabalha.

Matec
Membro
# jun/14
· votar


Pois é para fazer as 6550 trabalharem com essa tensão vai ser também complicado. O ajuste do bias ficaria lá em baixo (-70v ou menos...sei lá). É algo pra se fazer com muito cuidado. Aliás, mesmo pra colocar as 6L6 novas, vc iria ter que procurar as de ótima procedência. Esses amplis com tensão de fonte dupla e mais de 600V nas placas não são fáceis.

Não gosto de palpitar sobre eles. Rsrs

Abs

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/14
· votar


Tenho um Duovox 50B, amplificador excelente.

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Os D Vox, pricipalmente de 120w p cima, são meio ame-os ou deixe-os. Nomealmente quem gosta são os usuários, pois n há como negar o belo timbre nervoso deles. E quem odeia são os técnicos que precisam lidar com inúmeras deficiências e a complexidade do projeto.

Eu como usuário, o amo, mas, como metido a fazer a manutenção dos meus amps, chego a me arrepiar de medo antes de uma operação simples como troca de válvulas.

Essa é minha impressão sobre este amp

abç

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Ah, Marcio, dizem que o bias é -58v em 6550. E uma coisa a crescentar: o 150G usa o mesmo trafo do b e tem 2as ou 3 valvulas a mais de pré. Ou seja, podemos acrescentar pelo menos mais 600 ma nessa conta.


abç

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


fraalex

Então vá fazer manutenção de um amp recém lançado, onde vc tem que ter conhecimento do que se passa, pq mapa elétrico ou alguém que tenha desvendado os mistérios dele, não se encontra...

Esses Giannini são as glórias nacionais. Sem falar que são cópias dos Fenders.

No teu caso, a troca do trafo de alimentação seria necessária. OK.
De diferente do meu deve ter um par de 6L6 a mais, num total de 6 válvulas. Eu tentaria trocar as que vc tem pelas que vc precisa.

fraalex
Veterano
# jun/14 · Editado por: fraalex
· votar


Os novos são mais fáceis, sim. Mas o meu Bassman 74 é bem simples de mexer. Inclusive postei aqui uma mod bem legal q fiz nele. Vou mandar novamente o link do passo a passo: Fotos da modificação

A discussão sobre essa mod, até eu ter coragem de fazer, tb está neste site e é grande e complexa: bias frio demais no bassman 100


Segundo me contaram eles n são copias dos fenders e apesar de n ser técnico n acho mesmo muito parecido com o Bassman, o Thunder sound bass, sim, é parecido. Me disseram que eles são baseados no japonês Univox, nome tb usado no inicio pela série da Giannini - q precisou mudar para Duovox p poder exportar o produto, que era p exportação e n poderia ter o mesmo nome do japonês.

Mas, enfim, só precisaria mesmo saber quantos amperes suporta o trafo 5068, que equipa o 150b/g

abç

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Voltando ao tópico:

Alguém saberia me dizer qntos amperes de filamento suporta o Duovox 150b?


Carlos Adolphs, vc ainda anda por aí????


abç

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


fraalex

Se a memória não falha, os "G" são clones do Fender Tremolux. E os "B" também, mas com alterações em capacitores maiores etc, sem um trio de válvulas (dupla do drive, e sua inversora ou pré do tremolo, não tenho certeza), e sem o tremolo...

Os clones são:

Tremendão I é clone Bassman
Tremendão II e III não lembro, mas acho que é do Twin Reverb
Duovox XYZg = Tremolux

Creio que tenha um que é clone do Vibrolux se não me engano, o Bertola deve informar mais precisamente.

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Eu n sabia, disso. Disse apenas o que já falaram p mim. N entendo muito. Mas vc saberia entao me dizer qnto ele aguenta? Me disseram categoricamente que ele aguenta 6550. Não é verdade?


abç

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Inclusive o Bertola participou dessa conversa e tb foi dito a ele que suportava 6550, uma dúvida tb dele.

Outro dia fui noi perfil dele e perguntei se ele havia testado e ele me respondeu que não


abç

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


fraalex

O Carlos é meu conterrâneo, e anda bem desaparecido. Falei com um conhecido dele e não sabia dizer que fim levou. Consigo descobrir pra vc quanto aguenta, mas só para amanhã depois do meio dia.

E o que mencionei acima acho que é o Giannini True Reverber acho que é o clone do Vibrolux.

Para mais http://maestro.xp3.biz/tremendao/index.htm

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


fraalex

Também não sou lá entendido. Apenas to chegando a casa de meio ano de pesquisa. Inclusive, meu é com válvulas suspensas e chaves atrás, diferente da maior parte dos cabeçotes (é como se ele tivesse sido feito a partir de um combo).

Ismah
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar


Acho que vc deve achar ajuda nesses catálogos aqui.

To tentando encontrar, mas tá difícil.

EDIT: Mais um link top aqui.

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Já procurei nesses catálogos e não achei. Tb já vi o link q vc postou. Foi nele que encontrei a referência do trafo. Depois fiz uma busca no handmade e encontrei alguma coisa num tópico sobre o Duovox 120b, em que o Matec até participava. Em nenhum momento se falou em 6550 mas sim em kt 88. Um cara que parecia entender disse que ele precisaria enrolar para 9A o filamento, mas n disse qnto era de fato.

Eu já pesquiso e fiz algumas coisas no meu 150b há uns 4 anos, mas sou totalmente ignorante em eletrônica. Apenas executo o que me dizem p fazer. Eu n consigo ver semelhança no duovox c nenhum fender, mas tb n conheço nenhum fender que use tensoes altas na placa e mais baixas na grade, como o bassman 70 e o 135. Tb n conheço os Duovox com tensões normais, como o 50 e o 100. Então n tenho como comparar. Já o Thunder Sound 50 eu tenho um e vejo muitas semelhanças com o bassman ou fender em geral.

Acho que na Internet não há mais informações sobre o trafo 5068. Pesquisei tudo. Só mesmo alguém que mexe nele e tem experiência vai dizer a corrente dele.

O problema que quem me disse que posso usar 4 6550 no Duovox foi uma pessoa com muita experiência. Só que to achando puxado ele dar conta mesmo desses 7,3A de corrente. Ele não deve ter 8a de corrente!

abç

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


fraalex

Amanhã ligo pro meu Luthier (HR tube amps), ele deve ter isso catalogado, se não souber de cor kkk

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah, obrigado pela ajuda. O q vc precisar saber e eu souber ou puder descobrir tb pode contar comigo.

abç

Ismah
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar


Me diga quais as chances de ficar surdo com o 240G. Apareceu um por 1200

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Em casa n passa do volume 1. Em show é uma potência muito boa. Costumo dar meus shows com o Ampeg Cl que tem 300 w. Mas no último, aqui no Rival, um espaço bem generoso de shows, confesso que ficaria feliz com mais um cabeçote de 300 W. No Rock in Rio chegam a usar 3 a 4 Ampegs CL em slave.

Vc vai pegar esse 240B?


abç

fraalex
Veterano
# jun/14
· votar


Agora q eu vi: 240G. 240W p guitarra???? Vai, vai ficar surdo, e seus vizinhos tb.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


fraalex

Que tal um SVT-4 Pro?

Não sei ainda, o meu 100b está servindo - muito bem - pra guitarra (aparentemente o B e o G é o mesmo circuito com capacitores de alimentação maiores, HPF e LPF mais grave, e apenas um canal com ganho plano).

A info do trafo o cara ficou de me passar até sexta.

tatus
Veterano
# jun/14 · Editado por: tatus
· votar


Os trafos desses Giannini são na maioria das vezes superdimensionados, por isso podem aguentar. Há uma ou duas exceções.
São realmente cópia dos Fender e as vezes até melhor. A diferença é que os guitarristas se sentem bem em jogar fora um velho giannini para pagar 6.000 dolares num velho Fender só para tocarem mais confiantes e falarem que tem um Fender.
Eu liguei 2 x KT88 num True Reverber que usa normalmente 2 x 6L6 e ele deu risada.
Liga as válvulas e deixa um tempo ligado sem tocar nada. Veja se aquece o trafo, se aquecer sem sinal imagina com o sinal rolando e o outro secundário pedindo mais. Se não aquecer toca uns 15 minutos com metade do volume. Se mesmo assim não aquecer, já era, pode usar. Se aquecer um pouco, testa mais 15 minutos com um pouco mais de volume.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Corrente de filamento Duovox 150b