Excesso de médios/agudos no Marshall DSL40C

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# mai/14


Olá moçada,

Peguei um Marshall DSL40C recentemente com o objetivo de tirar um drive moderado mais vintage - referências: Led Zeppelin, AC/DC, Rush, etc. O ampli tem dois canais (Classic Gain e Ultra Gain), cada um deles com dois modos.

Em princípio, me identifiquei mais com o timbre do canal Classic Gain no modo crunch, que dá bem o overdrive que eu procurava desde que colocando o ganho em 4 ou 5 horas. Entretanto, ao fazer uns sons junto com um playbackzinho, percebi que ainda faltava um pouco de ganho em alguns solos, gerando a irritante necessidade de um boost quase sempre.

Passei então a timbrar no canal Ultra Gain no modo Lead 1 (modo com menos ganho deste canal), cheguei no comportamento ideal do ganho, porém o timbre em si é muito estridente pro meu gosto (bem à la Slash). Tentei scoopar e o som ficou muito estranho. Cortei agudos e não sei efeito.

E agora, parto pra um pedal de EQ? Ligo antes ou depois do pré?

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao
Fala, cara! Tudo tranquilo?
E aí, tá curtindo esse amp?

Quase comprei o head da versão de 15W, mas quando fui testar, desisti. Achei o drive do pré muito ruinzinho. Mas acredito que esse 40 tenha mais punch, né?

Mas... Sobre sua pergunta, se sua queixa é somente com a questão da equalização e a eq do amp não atende, eu buscaria sim um pedal de eq.

E.... Usando drive do amp, EU gosto de usar o eq no loop.
Acho melhor. Mas aí já pode ser muito pessoal, tu pode curtir no input....

Um aceno de longe!!!

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei
De maneira geral eu gostei do ampli, mas estou tendo dificuldades em "domá-lo". Com relação ao ganho, ele é muito dinâmico, por isso a melhor forma que encontrei de trabalhar com ele foi com um pouco mais de ganho pra permitir um controle maior usando a minha pegada. Vendo vídeos de review antes de eu comprá-lo eu notei que o de 15 W, por não ter o modo "crunch" no canal Classic Gain, acabava só tendo a opção de timbre "Slash" do canal Ultra Gain - um timbre com bastante ênfase nos médios.

O ponto que está me trazendo mais dificuldades é acertar a equalização. Pra solos ou power chords o timbre está bem legal, mas com acordes abertos não fica bom. O misto de ganho e excesso de médios/agudos embola tudo ao tocar acordes abertos.

Pensando cá com meus botões, a melhor alternativa seria um EQ no loop, depois do pré, cortando um pouco as frequências médio/agudas.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao

Excesso de médios/agudos no Marshall

Essa é a irritante característica comum da maioria dos Marshall. Quando eu falo isso vem a gritaria...

A realidade é que meter um equalizador é tapar o sol com a peneira, uma "gambiarra" para contornar um amplificador que não é ideal para quem não curte essa enxurrada de agudos. De toda forma, já que o negócio é remediar, um EQ no loop é uma boa opção. Um detalhe, as válvulas JJ tem essa tendência de soar agudas, uma troca de válvulas do pré pode ajudar um pouco, como as Svetlana ou Sovtek 12AX7LPS.

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Entre o EQ e as válvulas, o que você acha que traria um resultado mais efetivo?

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao

Equalizador.

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Valeu cara!! Vou estudar a aquisição...

Del-Rei
Veterano
# mai/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


erico.ascencao
Entendi.
Bom, não sei qual tipo de som exatamente você busca... Mas até pelos reviews que vi dessa linha recente DSL (15 e 40W), não curti os canais mais pesados.

Na minha leiga e humilde opinião, baseado no que já pude constatar com minha parca experiência, é que os amps (e principalmente os valvulados) conseguem o maior equilíbrio de equalização a volumes altos, que é quando o peso dos graves aparecem pra equilibrar o som. Até lá, realmente soam mais pro lado estridente. E a Marshall tem um pé fincado nessa característica!

Tenho muita curiosidade de tocar nesse 40c, especificamente, por causa do falante dele. É um Seventy 80, né? Atualmente uso um V30... Mas queria muito testar esse aí.

Aliás... Tem um vídeo do Bonamassa usando esse amp... Quando ele atocha TODOS os knobs no 10... O som é fantástico, hahaha. Só não entendo como não saiu um feedback dos infernos, porque ele estava ao lado do amp... Rs.

De qualquer forma, boa sorte com o Eq. Também acho que seja a melhor opção pro que você quer.
Valeu!!

Um aceno de longe!!!

Alex guitar man
Veterano
# mai/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


erico.ascencao
eu sei que parece bobagem, mas o tone da guitarra não resolve?

Eu alterno sons usando ele



Del-rei

é esse neh?

https://www.youtube.com/watch?v=GvqQXqyhcrI

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao

Basicamente compraste um ampli bom, para tirar o som errado... Eu ia arriscar a troca das válvulas além do eq. Mas usar uma latinha não é problema...

No teu caso não fugiria do clássico JCM...

erico.ascencao
Veterano
# mai/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Del-Rei
Ainda tem um fator que eu não mencionei: estou insistindo em usá-lo com a potência de 40 W ao invés de acionar o atenuador que derruba pra 20 W. Em princípio, não queria acionar o atenuador pra deixar o ampli com regulagens de ganho e volume comparáveis aos meus outros amplis, também de 40 W. Pode ser que, ao acionar o atenuador e ajustar o volume, eu tenha um timbre com um pouco mais de corpo e que compense estas frequências que eu não estou curtindo.

Alex guitar man
Até pode cara. O próprio potenciômetro de volume ajuda, pois ele dá uma cortadinha nos agudos junto com o volume. Mas eu particularmente acho um saco ficar controlando timbre em um monte de lugares diferentes (pot da guitarra, pedal, ampli...).

Ismah
Basicamente compraste um ampli bom, para tirar o som errado
Este é meu receio :S. Na verdade, faltam opções na linha de produtos da Marshall, pois existe um salto muito grande entre a linha DSL e os Vintage Reissue - coisa de quase US$1000. Além disso, um JTM da vida, que eu acho que seria mais adequado pro som que eu gostaria de tirar, não tem controle de volume master - ou seja, meus vizinhos teriam que me aturar!

Mas usar uma latinha não é problema...
É verdade. Vou ver se meu cunhado tem um EQ pra eu fazer uns testes. E além disso, estou com um OCD que soa muito legal sobre o canal limpo do Blackstar HT Club 40.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


[b][/b]Até pode cara. O próprio potenciômetro de volume ajuda, pois ele dá uma cortadinha nos agudos junto com o volume. Mas eu particularmente acho um saco ficar controlando timbre em um monte de lugares diferentes (pot da guitarra, pedal, ampli...).


RSRSRS ai é gosto eu amo usar os controle da guitarra

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao

É mais ou menos isso que eu quis dizer. Você pegou o amp errado. ;-)

Eu mesmo não tenho e não quero nenhum Marshall. O mais legal deles, o Plexi, é impraticável. Tenho minhas opções para esse som, entre elas, como diz o Clapton, nada como um Fender Twin para o melhor som de Marshall. kkkkkk

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Que opções teriam nesta onda mais plexi? Lembro de ter visto uns reviews do Egnater Tweaker e o modo "Marshall" dele me agradou bastante.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao

Curiosidade.. que som você procura?

Led Zé
Veterano
# mai/14
· votar


Os agudos desse amp realmente irritam. E o canal ultra é praticamente inútil. Muito fizzy. Queria gostar dele, cheguei a passar uma tarde na Guitar Center regulando pois queria levar um head de 15w lá que estava por 350 dólares...Mas não teve jeito. Não curti mesmo. A melhor config que eu achei foi graves em 7 , 8 , médios em 7 e treble em 2 ou 1 e com presence quase zerado ( isso com uma Les Paul). Te falar que tinha um Yamaha TH10R lá , que é um cabeçotinho SS com simulação que tava dando um banho nele. E olha que gosto de quase tudo da Marshall, inclusive os Haze, SL-5, Class 5, etc ( tenho um JMD 501).

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man
é esse neh?
https://www.youtube.com/watch?v=GvqQXqyhcrI


Esse mesmo, hehe.


erico.ascencao
Cara... Sobre atenuadores, sinceramente, acho que nem faz muita diferença você usar pra diminuir de 40 pra 20W. A diferença de volume em si não vai ser tão significativa. Eu tenho um amp de 50 que atenua pra 25W... E na boa? Nem uso. Em compensação tenho um de 18 que cai para 5 e 1W. Aí a coisa já começa a ficar realmente útil, apesar de você sacrificar um pouco o timbre.



Led Zé
Hehehe... Parece que seu caso foi bem igual ao meu. Fui cheio de vontade no head de 15W... Passei uns 40min tratando o bicho, e desisti. Achei meio estridente, e mesmo com um pedal de eq pra equilibrar, o drive em si não me soou legal. Testei numa caixa Marshall 4x12" reta, com Eminence. Até poderia ter testado mais tempo, mas acho que quando o amp não soa bem logo nos primeiros minutos, com poucos ajustes, não é pra mim. Detesto esse lance de ter que descobrir a timbragem escondida a 7 chaves em amp e pedais.

Enfim... Acabei comprando um Tubemeister18. Lembra um pouco a onda Marshall, mas só um pouco. Mas ele tem uns esquemas interessantes, como a saída em linha... Dá para usá-la sem precisar conectar um gabinete, ou seja, gravações com o amp em plena madruga. Fantástico. Além do atenuador pra 5 e 1W!!
Não é meu amp principal, mas uso muito.

Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao

Que opções teriam nesta onda mais plexi?

Os Plexi são os monstros com 100W de 1 canal que classicamente se coloca um full stack e tudo no 10 para o bicho berrar. Como é muito alto, tem muita personalidade, domar o bicho precisa de alguma habituação e técnica. Por isso acho que é um dos amps de mais personalidade, difícil 2 caras soarem iguais com um desses. Acho que vale um texto.

Você vai falar que além de caro, é grande demais, potente demais, pesado demais e que talvez 1 ou 2 vezes na vida vai conseguir tirar algum som com ele nessas condições. Ok, concordo em gênero, número e grau. O que dá é para tentar "um jeitinho". Alguns fabricantes fazem com potência reduzida, é uma pedida. A Cornell faz um bem legal nessa ideia. Mas para isso provavelmente eu iria de handmade.

Del-Rei
Veterano
# mai/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


MMI
Pois é, cara... Isso é algo que me deixa na dúvida. Por que é que esses amps clássicos antigos eram tão potentes assim? Antigamente as pessoas só tocavam em altos volumes assim!? Não tinham os problemas que temos hoje, de vizinhos reclamando, polícia na porta, etc...? Será que havia muito menos pessoas por metro quadrado...??? Rs....

Tenho um amp que clona um Plexi, mas com 50W, só que ele é basicamente clean, rs. Imagino que pra chegar naqueles drives clássicos seja preciso saturar muito aquelas válvulas, coisa praticamente impossível pra mim, rs.

Um aceno de longe!!!

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man
Curiosidade.. que som você procura?
Algo na linha Led Zeppelin e AC/DC, pensando em Les Paul. Highway to Hell é uma boa referência. Ficando legal com Les Paul, para a Stratocaster eu me adapto.

Pelos reviews que eu assisti no Youtube, um "Class40" com controle de volume master seria uma delícia pra mim.

MMI
Você vai falar que além de caro, é grande demais, potente demais, pesado demais e que talvez 1 ou 2 vezes na vida vai conseguir tirar algum som com ele nessas condições.
Tirou as palavras da minha boca.

Led Zé
A sua percepção foi muito semelhante à minha.

Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao
Eu tenho um JCM 2000 e os médios e agudos da Marshall são irritantes mesmo. Pensa em mexer no tone da guitarra, as vezes ajuda também. Da uma dor de cabeça mexer no amp mesmo, mas as vezes você tirou médios demais e ficou zuado, ou o excesso de médios camuflava também um excesso de graves e quando tirou os médios esses graves se sobressairam demais e ficou feio, tem tantas opções, vai testando, mas talvez seja importante mesmo um pedal de EQ para resolver esse problema.


Um ampl que eu ouvi falar a um tempo e que eu toquei e ouvi outras pessoas tocando na mesma loja que eu estava é o amp Metropolous. Esse amp é a mesma onda dos Dumbles vai, modificavam os fenders para deixá-los mais agradáveis (para alguns). Esses Metropolous replicam do melhor jeito possivel os marshalls feitos antigamente, aqueles fodões mesmo, só que usam as melhores peças possíveis, deixando um som mais Marshall que os atuais pelo menos, mais organico, definido e com médios melhores, só que com a mesma caracteristica sonora dos outros. Eu gostei muito, é bem caro aqui no Brasil, não dá para negar, mas em questão de timbre ele arregaçou meu JCM.




Esse é um vídeo do amp, não é muito bom, mas é só para mostrar o amp mesmo


Abração e desculpa zuar o seu tópico, falei sobre o amp mais como curiosidade mesmo

MarcusFranca
Membro Novato
# mai/14
· votar


Del-Rei

Pra você ai, a diferença entre o V30 e o seventy 80, particularmente eu achei o V30 com muito mais médio, o que é ideal para guitarra



Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Os Plexi são os monstros com 100W de 1 canal que classicamente se coloca um full stack e tudo no 10 para o bicho berrar

Tá aí pq eu não consegui tirar nada dele...

Del-Rei

Por que é que esses amps clássicos antigos eram tão potentes assim? Antigamente as pessoas só tocavam em altos volumes assim!?

Porque não havia microfonação (nem PA) logo, um show a nível maracanã, era feito "no peito".

MarcusFranca

achei o V30 com muito mais médio, o que é ideal para guitarra

Aí entra um conceito complexo: depende. To largando um Vox para pegar um Fender devido a troca de estilo.

Del-Rei
Veterano
# mai/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


Filippo14
É, esse amp aí é fodão mesmo, hehe.
Timbrão, cara!!
Curti muito!
Não conhecia!

MarcusFranca
Opa... Legal a comparação.... Mas eu achei que nesse vídeo aí o V30 teve mais agudos... E não mais médios.... Achei bem estridente.
Qual você curtiu mais?

Ismah
Cara... Mas eles teriam os mesmos problemas que nós temos hoje: E pra ensaiar? E em casa? E nos shows menores?
Como eles faziam....?
Não creio que eles só usassem esses monstros de 100W a todo tempo......
Se não havia microfonação, como faziam com a bateria então? Pergunto isso porque um Plexi encobre facilmente a mais potente das baterias.
Além do mais, num estádio, se a bateria não for microfonada, não adianta.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei

Cara... Mas era assim...

Os problemas existiam, exatamente assim... o controle de volume entrava em ação... e sim Beatles fizeram show em estádios sem microfonar a bateria...

MarcusFranca
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: MarcusFranca
· votar


Del-Rei

Achei o V30 um som mais presente, encorpado, opinião minha.

Não creio que eles só usassem esses monstros de 100W a todo tempo......
Se não havia microfonação, como faziam com a bateria então? Pergunto isso porque um Plexi encobre facilmente a mais potente das baterias.


se você olhar esse video vai observar hendrix usando um paredão de plexi, e parece que os cabeçotes dele eram mexidos, iam para mais de 100w, já a bateria não consegui observar nenhum microfone nela.



Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


{OFF}

Pela barra da saia de Apolo...

Como o show era fod¨&* naquela época... Iluminação boba cara...

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


Sobre o uso de um pedal de EQ: o ideal seria deixar flat a EQ do ampli e trabalhar tudo no pedal ou deixar a EQ do ampli já ajeitada pra complementar com a do pedal?

Filippo14
Relaxa cara, isso só contribui para a discussão!

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei

Pois é, cara... Isso é algo que me deixa na dúvida. Por que é que esses amps clássicos antigos eram tão potentes assim? Antigamente as pessoas só tocavam em altos volumes assim!? Não tinham os problemas que temos hoje, de vizinhos reclamando, polícia na porta, etc...? Será que havia muito menos pessoas por metro quadrado...??? Rs....

O som de guitarra foi definido também por alguns acasos, intuições, acidentes e felizes coincidências. Muitos detalhes técnicos se explicam simplesmente porque estavam à mão, porque alguém achou que assim estava bom, porque funcionou daquele jeito. Um desses "acasos" é o próprio som de amplificador...

Entenda, os amplificadores no início, as guitarras, mesmo as tele, strato (até criaram a Jazzmaster porque não estavam fazendo muito sucesso nessa praia), Les Paul, foram criados para o som da época, jazz, big band, swing, onde distorcer o som era o que de pior poderia acontecer, mas precisavam amplificar o som. Para amplificar, criaram amplificadores, obviamente de 1 canal porque distorção era defeito do som, só que a tecnologia da época, com válvulas, não permitia isso com facilidade. Os fabricantes então elevavam a potência e aumentavam o número de alto falantes, para aumentar o som e não distorcer. Essa é a história dos Fender Twin, Marshall Plexi, mesmo dos Bassman.

Só que apareceu o rock e principalmente Elvis. Um estilo associado à juventude, transgressor, agredindo valores, para chocar a sociedade. A cada novo artista sempre aparecia um querendo transgredir mais que o outro. Hendrix e sua geração resolveram distorcer as guitarras. Só que o que eles tinham eram amplificadores feitos para não distorcer (na medida do possível da época), então subiam o volume até o "defeito" aparecer, mexiam nos amps para isso também. Só que assim eles (Hendrix, Clapton, Pete Townshend...) definiram o que seria o som de guitarra distorcida. De certa forma baseados neles (os pioneiros tocando em amps de som limpo) cada geração veio para provar que a geração anterior não fazia mais que música de ninar - hard rock, heavy, punk, trash, death...

Se não havia microfonação, como faziam com a bateria então?

Havia, o embrião do SM57 é da década de 30, o condensador multi-pattern AKG C12 é de 53. Amplificadores eles tinham, mas os sistemas eram precários.

Numa entrevista, perguntaram para o Ringo Star porque nos Beatles eles fazia linhas simples, se hoje em dia ele faz coisas mais complexas. Ele respondeu que simplesmente não ouvia a banda por causa do PA precário, então não dava para enfeitar, ficava quase que só no metrônomo na dúvida.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao

o ideal seria deixar flat a EQ do ampli e trabalhar tudo no pedal ou deixar a EQ do ampli já ajeitada pra complementar com a do pedal?

Aí é com você! ;-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Excesso de médios/agudos no Marshall DSL40C