Giannini Super Thunder Sound

Autor Mensagem
Matec
Membro
# jan/14
· votar


Beto Rato

Nenhuma surpresa Beto, ligue um terminal ao terra e o outro ao diodo retificador do bias como vc já viu em outros esquemas. O valor total da tensão pode chegar até a -80V no capacitor de filtro, mas no nó que une os resistores de grade deve ser regulada à princípio nuns -50v, para depois vc regular direito, com as válvulas de saída e tudo mais.

Vá com cuidado nessa fase da montagem. Faça várias revisões para não deixar passar nenhum erro.
Boa Sorte!

Beto Rato
Membro Novato
# jan/14
· votar


Primeira etapa da montagem
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=NutB9sRH

Beto Rato
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec, olá !!
Iniciei a etapa de testes do ampli com a medição das tensões em vazio ( sem válvulas ) em alguns pontos da fonte, sendo que encontrei valores que achei altos, tipo; 393 e 395Vcc nos pinos 1 e 6 da válvula de pré ( V1 ), 352 Vcc nos pinos 1 e 6 da válvula de pré ( V2 ) e 402 e 397 Vcc nos pinos 1 e 6 respectivamente da válvula inversora ( V3 ). Verifiquei que no data sheet das válvulas a tensão de placa e de 300V.
Instalei as válvulas V1 e V2 e efetuei a medição e apenas os pinos 1 ( V1 ) caíu para 182Vcc e pino 6 V2 caíu oara 182Vcc os demais ficaram acima dos 300Vcc. Não instalei a 12AT7 pois não tinha reserva ( testei com as válvulas antigas que tenho ).
Quanto a saída não sei qual impedância testar pois não achei nada referente ao trafo de saída na internet ( Trafo - CG 4011 ).
Possui; 3 fios no primário ( ligados corretamente como estavam ) e no Secundário: fio Preto ligado ao terra
fio amarelo ao jack positivo de saída
* 4 fios juntos / interligados. sendo; verde/amarelo, vermelho/preto, branco/preto e amarelo/preto.
obs: estes fios tem uma capa tipo amianto e são zebrados nas cores mencionadas acima que estão separadas pela barra.
Agora em qual impedância devo testar ???
Vc já viu algum esquema deste transformador ( Wilkason CG 4011 ) ??
Abçc,

Beto Rato
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec, medi uma resistência de 9,5 ohms no secundário deste trafo de saída;
fio Preto = terra,
Amarelo = positivo do jack
e os outros 4 fios interligados/juntos.
conforme descrevi acima.
Abçs,

Matec
Membro
# jan/14
· votar


Beto Rato

As tensões serão altas se não houver nada para consumir a corrente, as medições estão muito boas.

CG4011 não é o trafo de saída, é o de choque....

Pelas fotos suas do ampli antes de ser desmontado haviam outras ligações desse trafo, mas que não consigo enxergar.

Agora , 9,5 Ohms é muito alto para o secundário de um trafo de saída, o valor deveria ficar menor que 1 Ohm. Meça de novo.
Pelo que me lembre, mas não tenho certeza, o Verde é 4 Ohms e o amarelo 8Ohms (???), porém essas outras ligacões não dá nem prá chutar
Enquanto isso não faça testes com as válvulas de saída nos soquetes.
Abs

Beto Rato
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec, vc está certo ..., o trafo de saida é o 4698 ( tinha escrito errado em minhas anotações no caderno/não olhei novamente no físico ).
Cheguei a fazer teste com todas as válvulas, em 8 ohms, com a lâmpada em serie e fusível numa tomada que improvisei...., porém a lâmpada acendeu..., como se houvesse algo em curto circuito ( eu acho )..., e lembro que quando o trafo queimou ele tinha apresentando este problema..., pois cheguei a fazer este teste. Estou desconfiado dos outros 2 transformadores..., os componentes são todos novos..., acompanhei o circuito e não encontrei nada errado ( montei com acompanhamento no físico e com o esquema que consegui.., por sinal levei anos para conseguir este esquema ).
Outra observacão..., quando liguei ele sem as válvula para medir as tensões observei que ao ligar +B a lâmpada acende com brilho mais alto em um curto espaço de tempo..., depois fica apenas aceso os filamento da lâmpada por~em sem brilho ( achei normal ) estou certo???
Abçs,

Matec
Membro
# jan/14
· votar


Beto Rato

Os testes que vc fez com a lâmpada série são importantes;

Com as válvulas é normal um brilho fraco , pois os filamentos consomem bastante energia.

Sem válvulas, a lâmpada deveria acender, na hora de carregar os capacitores de filtro e apagar completamente logo em seguida . De modo algum ficar com o filamento aceso ,nem mesmo de modo fraco.

Como vc desconfia, é provável que ou o choque ou o transformador de saída estejam com problemas, também pode ser algum dos capacitores de filtragem defeituoso ou invertido.
Um teste básico. Sem nenhuma válvula ligue por 5 segundos o aparelho. desligue e monitore a tensão que fica nos capacitores da fonte, a tensão deve cair lentamente e demorar de 5 a 10 minutos para decair bastante, menos de 1 minuto é problema.
Nesse caso vc vai ter que isolar os componentes até descobrir a causa do problema. Vá repetindo esse procedimento tendo desligado partes do circuito.
Abs

Beto Rato
Membro Novato
# jan/14
· votar


Salve Matec. Fiz os testes conforme sugeriu..., e em todos os testes a tensão cai a zero em menos de 2 min. Fiz ele com os fios de alimentação em A, B, C e D ligados e desligados no circuito, deu no mesmo.
Quanto ao filamento da lâmpada aceso, fiz teste apenas com o transformado desligado de todo o circuito e ele apresentou o mesmo sintoma, creditei ser normal ( na verdade ele não acende, fica rubro ).
Rastrei o circuito mais uma vez e encontrei 2 diferenca; 1. no circuito de equalização que já tinha observado uma inversão na ligação dos potenciometros ( mais quando ele estava vivo funcionava assim ) e a ligação que vem da inversora nos pinos 1 das válvulas V6 e V7. Test com as válvulas achando ter descoberto o problema e deu no mesmo.
Tem mais alguma dica??

*** Agora pesquisando sobre o assunto...., vi uma discussão em que o cara mencionava que para se usar EL34 no lugar de 6l6 tem que ser efetuada mudanças no circuito ??? Bem é o seguinte...., este ampli ele esta igualzinho ao esquema que tenho ( com alguma pequena diferênça em valores de capacitores que acredito não ser relevantes pois estão bem próximos ) e quando o cara consertou ele para mim ele funcionou normalmente..., ensaiava na época com ele e ligava guitarra, baixo e microfone e ele mandava ver ( só não tinha o conhecimento que tenho hoje..., senão não tinha feito tanta merda / joguei um Tremendão fora por não achar as válvulas e o transformador que estava faltando ).
Vou partir para trocar os traafos...., depois mando enrolar para não correr risco e perder a originalidade deles. Como tenho outro trafo de força aqui..., depois monto um outro ampli e tudo bem.
Abçs,
PS: vou dar um foco também na montagem do Fender do outro tópico...., já estou com material na mão.

Matec
Membro
# jan/14 · Editado por: Matec
· votar


Beto Rato

Isso do filamento da lâmpada ficar rubro , só estando ligado o transformador, já não é bom sinal. Pode significar que o transformador de força tem defeito ou foi construído fora das especificações mínimas. Ele pode funcionar, mas pode aquecer rápido e ter vida útil curta. O fabricante é confiável?
A fonte não deveria se descarregar tão rápido, Vc usou qual valor de resistores para o divisor de tensão nos capacitores?

Tente tirar todas as dúvidas e resolver todos esses detalhes. Prejuízo não é legal!

Para usar as el34 precisa: modificar a tensão de Bias, verificar as ligações do soquete ( na el34 a terceira grade deve ser conectada externamente com o cátodo). Ela também poderia trabalhar com impedância menor do OT, mas não é fundamental.

Abs

Beto Rato
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec, o trafo fiz com o pessoal da Valvestate.
Os resistores dividores de tensão são de: 5K6 e 5K8 conforme esquema..., a única alteração que fiz foi quanto aos capacitores que não tinha achado os de 50+50uF e coloquei os de 100uF em paralelo ( com os negativos juntos ).
Vou fazer mais uma reviosão na placa da fonte para ver...( a não ser que os capacitores novos tenha vindo com problema..., vou pensar em testar com a placa antiga ( sem carga só a fonte ), só que tem muito tempo parada acredito que o eletrolítico tenho ido pro saco ),
Abçs,

Matec
Membro
# jan/14 · Editado por: Matec
· votar


Beto Rato

Quem faz os trafos para a Valveste não costuma errar...
5k8? .... => 6k8
Eu estava falando dos resistores que ficam em paralelo com os capacitores de 100uF, na fonte. Normalmente são de 100k ou 220k
Outra coisa, de quantos watts é sua lâmpada série? 127v ou 220v?

Abs

Beto Rato
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec, desculpe-me a demora estava sem tempo.
Seguinte. os resistores são de 100/10W ( branco grande de cerânica ). A lâmpada é de 60W ( fiz também os testes com 40, e 100W se comportou da mesma forma ).
Peguei o outro transformador com as mesmas tensão e testei ele sem carga e os filamentos reakmente não ficaram rubros. Ainda não tive tempo de testar ele no circuito.
Abçs,

Matec
Membro
# jan/14
· votar


Beto Rato
100/10W ou 100K /10w ? Desculpe a insistência nos valores, mas para fazer uma boa avaliação tenho que ter sempre valores exatos.
Se aquele primeiro transformador estiver na garantia, mande de volta, pois bom ele não está.
Quando testar o novo trafo no circuito faça os mesmos testes de ligar e desligar a energia, medindo a tensão da fonte. Talvez tenha outro defeito no circuito.
Abs

Beto Rato
Membro Novato
# jan/14
· votar


Tranquilo, Matec.
São 100K / 10W. Vou entrar em contato com o Hélcio, ele está fora e chega agora no fim do mês.
Vou testar com ele sim..., é que estou meio sem tempo e iniciei também a montagem do outro ampli.
Em paralelo estou em busca dos trafo de saída e choke ( estou muito desconfiado desses caras ). Não quero mandar eles para reparo sem ter certeza, haja visto que são originais e nunca foram mexido ( não tenho nenhum ampli parecido para testa-los em separado ).
Abçs,
PS: mais uma vez agradeço a ajuda e a disponibilidade para compartilhar os conhecimentos.

Matec
Membro
# jan/14
· votar


Beto Rato

Sinto muito informá-lo , mas o Hélcio Aguirra faleceu ontem (21/01), isso foi veiculado na net..

De todo modo vc terá que conversar com o pessoal da Valvestate parra ver o que pode ser feito.

Precisando de ajuda pode perguntar.
Abs

Beto Rato
Membro Novato
# jan/14
· votar


Putz, grande perda. Não sabia..., vi agora que vc falou. Troquei a maior idéia com o cara por telefone quando estava pra fazer o trafo...., ele me deu uns toques bacana e foi bastante atencioso, pois o correio com as festa s de final de ano demoraram muito pra entregar a encomenda. Fiz toda negociação com ele, por E-mail e telefone. Uma pena..., vai fazer falta ao cenário musical.
Quanto ao trafo vou ver o que faço...., o último E-Mail que passei para ele foi para tirar qúvidas da alimentação de bias ( 2 fios ) e teve recall do E-Mail que só retornaria ao final do mês.
Vou ver se faço os testes hoje com o outro hoje ao chegar do trampo.
Abçs,

Beto Rato
Membro Novato
# fev/14
· votar


Olá Matec, blz.
Fiz o teste com o outro trafo e aconteceu o mesmo ( filamento fica rubro ). Comprei um alicate amperímetro e medi a corrente que está passando no filamento, encontrando 900mA. O outro ampli que estou montando também o filamento ficou rubro, este não seria a corrente de alimentação do primário ?? Fiquei em dúvida.
Abçs,

Matec
Membro
# fev/14
· votar


Beto Rato

Esse teste foi feito com os secundários sem carga?

Transformadores bem feitos não fazem isso . Esse trafo está gastando uns 100W em descanso, o que é um absurdo. Isso só vai tirar vida útil da peça e fazer com que ele aqueça desnecessariamente. isso ocorre quando o cálculo ou construção do trafo é malfeito.
Se quiser fazer testes no ampli, faça, mas tenha em mente que se o transformador aquecer demais, ele vai estragar logo...
Abs

Beto Rato
Membro Novato
# fev/14
· votar


Fala Matec. Os teste foram feitos com o circuito sem as válvulas espetadas nos soquetes. Alimentando a placa de pré e trafo de saída.
Hoje tive tempo e passei o dia todo fazendo testes e reparei a placa de força original que estava com solda fria e capacitor ruim, coloquei 2 em paralelo de 100uFX350V no lugar dos de 50uFX350V com duplo positivo que estavam ruins / deu para pegar o defeito pois a tensão no positivo destes estavam zero ou muito baixa = 20VDC.
Sendo que após reparar as placa de força e ter 2 fontes para testes..., elas se comportaram com o mesmo sintoma...., descarregam num pequemo espaço de tempo.
Sendo assim decidi utilizar um trafo de saída que tenho para 2 válvulas 6L6GC ( tomando os devidos cuidados, pois comparei com o circuito do Fender de 50W e thunder sound 50W ), porém sem exito..., dava baixa na saída ao tocar no positivo de entrada com a mão, porém ao plugar a guitarra ..., nada !!!
Decidi utilizar este trafo ..., pois fiz um teste com uma bateria de 1,5V no primário do trafo de saída e com a caíxa ligada no secundário e não deu ruído algum. Com os outros 2 trafos de saída que tenho fiz o mesmo teste e o ruído apareceu na caixa.

Blz...., percebo o quanto tenho que estudar. Estou motivado.
Abçs.
PS`:dei mole deixei uma 6L6GC novinha cair no chão....., bummm.., faz parte ( vou aproveitar e ver ela por dentro de perto ).

Matec
Membro
# fev/14
· votar


Beto Rato

Não não, talvez esses testes não estejam provando coisa nenhuma!

Os trafos, para terem um comportamento esperado devem estar totalmente desconectados de qualquer circuito.

Agora se os circuitos de fonte estão apresentando defeitos é preciso corrigí-los antes de fazer testes com o ampli.

Infelizmente, pelo canal do fórum, é difícil ter uma dimensão exata do que está acontecendo. Se quiser entre em contato direto em matec@ig.com.br para que tenhamos uma maneira mais rápida de resolver esses problemas.
Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Giannini Super Thunder Sound