Giannini Super Thunder Sound

Autor Mensagem
Beto Rato
Membro Novato
# out/13


Ola, pessoal do Forum.
Tenho um Giannini Super Thunder Sound que se encontra sem o transformador de força e resolvi reforma-lo, porém já procurei inforormação quanto a referência deste transformador e valores tensões de entrada e saída, sem exito. Alguém poderia me ajudar ??

rafanardelli
Veterano
# out/13
· votar


https://sites.google.com/site/valvestaterio/

ou

http://www.schatz.eng.br/

são fabricantes de transformadores para valvulados ..
certamente eles tem oq vc procura.

Grande abraço

Matec
Membro
# out/13 · Editado por: Matec
· votar


Ops!
Eu estava postando uma sugestão, mas as referências não eram confiáveis. Melhor deixar quieto.

Beto Rato
Membro Novato
# out/13
· votar


*** Grato Rafa pela sugestão entrarei em contato com os Site sugeridos.
*** Matec exponha sua idéia...., tenho tido dificuldade pois dos contatos que fiz ninguém tinha certeza..., estou analisando e pesquisando qto as tensões, correntes e potência do trafo ideal para este amplificador.
Pelo esquema ele trabalha com; 2 ( 12AX7 ), 1 ( 12AT7 ) e 4 ( 6L6 ), sendo que quando ele estava funcionando estava usando 4 ( EL34 ).
Os demais trafos são: Trafo choque=CG 4011, Trafo Saída= 4698 ( todos Wilkason ) nunca foram rebobinados/originais.

Matec
Membro
# out/13 · Editado por: Matec
· votar


Beto Rato

Não é que eu não queira dar uma sugestão sobre esse ampli, mas como não tenho um esquema "oficial" dele, e mesmo se tivesse, a Giannini nunca especificou as tensões em seus esquemáticos; logo o que eu posso apresentar é um palpite.

Como esse ampli tem o projeto baseado nos Fender, o que se pode colocar são as especificações de um transformador de um ampli deles. No caso, de um Bassman 100W que tem o projeto mais próximo da linha Super Thunder Sound, o transformador de força deve ter :

2 primários de 0-120V

Um secundário de 0-335V para retificação em ponte de diodos; ou 335V-CT-335V para retificação com 2 diodos. Em ambos os casos a corrente mínima deve ser de 250mA (mas é melhor 300mA).

Um secundário de 0-55V por 50mA para alimentar a tensão de Bias.

O secundário de 3,15V-CT-3,15V por 7A (ou mais) para os filamentos. Fazendo as contas para caso vá usar um conjunto de 4 EL34, cujo consumo por filamento/válvula é de 1,5A

Com 335V ac , após retificar e filtrar a tensão atinge o máximo de 470V dc, o que já é um bom começo. (em trabalho cai para uns 440v)

Lembre-se que isso é só um palpite, mas baseado num ampli real.

ABS

Beto Rato
Membro Novato
# out/13
· votar


Excelente palpite, acrescentou bastante..., vai me servir de base caso não encontre com absoluta certeza o real trafo do Thunder. Vou checar de qual cópia do Fender ele foi baseado para comparar ( Bassman 100W ).
Valeu mesmo.

Matec
Membro
# out/13
· votar


Beto Rato

Caso vc tenha o esquema desse Super Thunder Sound,. poderia postar?
Caso não Tenha, fotos detalhadas também servem.
Pode por o Link aqui mesmo.
Obrigado.

Beto Rato
Membro Novato
# out/13
· votar


Tenho sim...., inclusive fotos que tirei antes de desmontar o cara...., tá no meu Note..., como ponho o link aqui. Não tenho as manhas !!

Matec
Membro
# out/13
· votar


Beto Rato

Vc cria uma conta no 4shared, ou no Images Shack , ou no Google Docs, faz o upload das imagens e coloca aqui o Direct Link do arquivo.
Abs.

Beto Rato
Membro Novato
# out/13
· votar


Blz, tá aí.
https://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=NutB9sRH

Matec
Membro
# out/13 · Editado por: Matec
· votar


Beto Rato

Valeu!!!!
Ótimas fotos. E esse esquema, eu não conhecia, feito à mão por alguém que teve a pachorra de tirar.
O Trafo de força pelo menos tem as tensões ac.

Fora a tensão do Ht que tem 350v -ct- 350v, o meu palpite não passou muito fora. Se vc for usar com contrabaixo uma tensão maior pode proporcionar mais som limpo, com guitarra vai mais pelo seu gosto.

E se vc for usar mesmo com 4 x EL34, faça o trafo com a corrente de filamentos como sugerido (maior que 7A). O original era para 4 x 6L6 que consomem 900mA por válvula, num total de 3,6A , pouco mais da metade das EL34. Talvez seja por isso que esse ampli está aí sem trafo de força.

Outra coisa! Na fonte, não utilize a configuração de capacitores que tem nesse esquema. (47uF + 100uF em série) que eu saiba, no mundo inteiro só a Giannini cometeu esse desastre. Se for o caso use capacitores iguais (100uF + 100uF em série).

Lembre-se, só palpites.

Obrigado!

mogicaqui
Veterano
# nov/13
· votar


Olá,

Também estou reformando um Thundersound adaptado para Bassman 5f6a e tenho um problema de crosstalk, com sinal vazando de algum ponto misterioso. Com o pot de volume em zero ainda tenho som no falante. Já revisei o pot de volume, já mudei o aterramento e fiz diversos testes com um cabo aterrando diversas partes do circuito, além de mudar as válvulas. Posso ter sinal vazando pelo B+? Pode ser o capacitor de desacoplamento pifado? Como só uso 1 triodo da V1, o outro deixado em aberto pode ser o Saci? Será que devo aterrar o triodo não utilizado ou ligar os dois em paralelo? Seguem algumas fotos, inclusive o esquema elétrico que foi pedido pelo Beto Rato.

http://s1118.photobucket.com/user/mogicaqui/library/Thundersound%205f6 a

Abraço a todos

Matec
Membro
# nov/13
· votar


mogicaqui

Como vc escreveu, tem sempre um Saci morando dentro de cada ampli velho. Não sei direito o que pode ter nesse ampli aí. Pelo que vc falou já foram tentadas todas as alternativas lógicas, e alguma delas já deveria ter resolvido o problema.
É difícil que a primeira válvula consiga fazer esse estrago sozinha, a menos, como vc falou, que o capacitor da fonte desse estágio esteja funcionando mal.
Nesse caso seria só trocar essa peça.
Eu acho que o mais provável seja o aterramento mesmo.
Não conheci nenhum Giannini que tivesse um aterramento verdadeiro.
Aterramento no chassis não é garantia de bom aterramento, principalmente quando é feito em vários lugares separados.
O sistema de star ground , ou ponto único é o mais recomendável.
Eu também adoto o aterramento do seguinte modo: todas as grades e controles num ponto e todos os resistores de cátodo e capacitores num outro e esses dois pontos ligados num só no chassis.
Outra coisa: terra do secundário do trafo de saída ligado direto no terra do jack de saída.
Pode dar mais trabalho, mas faz tempo que não tenho potenciômetros que não zeram em minhas montagens.
Se a dica valer...

Abs

mogicaqui
Veterano
# nov/13
· votar


Brother Matec,

Eu já tentei o starground e não funcionou! O Saci é grande! Acho que vou trocar os capacitores da fonte de V1 e V2.

http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Thundersound%205f6a /P1040105.jpg

Abraço

Matec
Membro
# nov/13
· votar


mogicaqui

Mais um pitaco.
Pela foto, o circuito de placa de V1 está muito próximo da entrada da grade de V2, além de tudo esse resistor de 220k mantém esse ponto sempre com impedância alta. Tente jumpear esse resistor de 220k, (que na verdade é inútil) prá ver o que acontece.

Abs

mogicaqui
Veterano
# nov/13
· votar


Let´s tweak! Vamos ver se a redução da impedância espanta o saci!

Beto Rato
Membro Novato
# nov/13
· votar


Matec, acabei de solicitar a confecção do trafo com pessoal da Valvstate.
Primário: 127 e 220volts
Secundários: 350 - CT - 350 @ 350mA
60V bias 50mA
3,15Vac - CT - 3,15Vac 9A
Quanto ao capacitor em série vc se refere ao capacitor 50+50 / 350v em série com o 100uFX100V né??
Vc sabe responder pq eles utilizam capacitor com duplo positivo ( 50+50 ) ???
Quanto aos tipo de capacitores, qua o tipo de capacitor e recomendado para cada etapa do amplificador ( poliester, disco, eletrolitico ) ???

Matec
Membro
# nov/13 · Editado por: Matec
· votar


Beto Rato
Agora vai! Parece ser um ampli e tanto.

Quanto ao capacitor em série vc se refere ao capacitor 50+50 / 350v em série com o 100uFX100V né??
Vc sabe responder pq eles utilizam capacitor com duplo positivo ( 50+50 ) ???


Não sei dizer ao certo, mas acho que era falta de opção mesmo.
Teve uma época que eletrolíticos para alta tensão eram artigo de luxo.
Suponho que isso foi uma medida desesperada para fazer o ampli com peças mais baratas.
Estou chutando, mas também já li comentários assim por aí.

Peraí vc disse 100uF por 100V ? Deve ter algo errado aí. Devia ser 100uF por 350V! Verifique de novo!

Quanto aos tipo de capacitores, qua o tipo de capacitor e recomendado para cada etapa do amplificador ( poliester, disco, eletrolitico ) ???

Existe toda uma ciência por trás disso, e eu só estou começando a me informar. (E dizem que existe muita "mojice" nisso também)

Para inter etapas dos valvulados dizem que os atuais caps de poliestireno são muito bons, os antigos de papel e óleo também eram muito bons, os cerâmicos só os de alta tensão (com restrições, só onde for estritamente necessário). Os eletrolíticos devem ser usados aonde se precisa de altos valores, (não tem muitas opções). Não usar eletrolíticos de tântalo.

Abs

Beto Rato
Membro Novato
# nov/13
· votar


Blz, man. Sim é um ampli do caralho, pena que na época em que estava funcionando ....., há uns 15 anos eu não tinha o conhecimento necessário para usa-lo.
Vc está certo postei errado os cap´s são; 2 ( 50+50uF X 350 V ) em serie com 3 ( 100uF X 350V ) e 1 ( 50uF X 350V ) fazendo as saída da fonte; A, B, C e D.
Cara, estou com dificuldade em achar o capacitor eletrolítico 50+50uF X 350 V, verifiquei na placa da fonte que o técnico que fez o reparo usou 2 cap´s 47uF X 350V em paralelo no terra e com os positivos em série com os ccaps de 100uF ( caso não ache os de 50uF copiar esta idéia e irei fazer assim com 2 de 40uF ). Vc recomenda alguma loja virtual para compra dos componentes ??
Valeu.

Matec
Membro
# nov/13 · Editado por: Matec
· votar


Beto Rato

Simples, NÃO use capacitores de 50+50uF ! Isso se usou naqueles tempos que o ampli foi feito. Pode usar todos os caps de 100uF /350V simples, em série, em todos os filtros da fonte. É prático e barato.
Eu não uso comprar em loja virtual, mas uma que vejo um pessoal comprar é essa aqui: Loja Virtual1 outra é essa: Loja Virtual2.
Abs.

Beto Rato
Membro Novato
# nov/13
· votar


Matec, para que eu possa entender. Colocando um capacitor de 100uF no lugar do de 50uF eu não teria uma alteração no circuito?? Ou eu teria uma melhor filtragem na fonte para CC ??? Qual a finalidade deste capacitor em série nesta fonte ??? Irei fazer a alteração como recomendou, porém gostaria de entender o que estou fazendo, valeu.
Grato,

Matec
Membro
# nov/13
· votar


Não teria alteração no circuito, somente nos valores, essa associação em série de capacitores (50uF+ 100uF) dá um capacitor equivalente de uns 33,33uF, com a minha dica (100uF + 100uF) o capacitor equivalente é de 50uF, além da distribuição igual das tensões entre os caps.
E sim, um valor maior de capacitor melhora a filtragem da fonte CC.
Capacitores de isolamento maior (500V por exemplo) são mais caros e ficam trabalhando muito próximos do limite nesse seu ampli (494V se não houver variação na rede elétrica ).
2 capacitores de 350V em série ficam com 700v de isolação, o que dá uma boa folga de segurança .
Abs

Beto Rato
Membro Novato
# nov/13
· votar


Blz, ótima explicação. Acabei de comprar os componentes numa loja virtual 2, ( bom que já tinha cadastro ). As válvulas ficaram; EL34SVT Svetlana, 12AX7 Mullard e a 12AT7 JJ Tesla. Espero ter acertado na escolha. Os capacitores 100uF tbm integram a lista. Agora bastar aguardar a chegada do material.
O chassis utilizei uma cromagem a frio, porém não gostei do resultado..., acho que depois vou mandar cromar pelo processo químico mesmo, tô em duvida pois ele fica escondido a caixa dele e enorme ( Head de responsa ).
Abçs

Matec
Membro
# nov/13
· votar


Beto Rato

Boa sorte!

Beto Rato
Membro Novato
# nov/13
· votar


Matec, boa noite.
Uma dúvida...., no esquema não possui a parte do circuito da alimentação dos filamentos, bem como no físico do amplificador que desmontei ( lembrando que está sem o trafo de força ) não consegui ver a alimentação
3,15 - 0 - 3,15. Okay, sei que a alimentação para os filamento é de 6, 30v e tenho este valor nas extremidades desta parte do secundário ( 3, 15 X 3, 15 )..., agora a pergunta é..., pq utilizar ele com center tape ????
seguinte tô com outro tópico ( Amplificador Valvulado Fender ) para montar um ampli com os trafos Hot Rod Delux Fender que adquiri, se puder participar, seria bom
PS:hj chegaram os componentes que comprei, aguardando chegado do trasformador.
Abçs.

Matec
Membro
# nov/13
· votar


Beto Rato

Boa Noite!
Foi verificado que o circuito dos filamentos sendo aterrado, diminui o ruído e a interferência que esse circuito pode gerar nas válvulas.
Verificou-se também que aterrando esse circuito através do CT é muito eficiente.
Logo é uma alternativa simples e que dá bons resultados (existem outras, mais complexas).
Abs

Beto Rato
Membro Novato
# nov/13
· votar


Grato, Matec.
Está entendido..., mais uma vez obrigado.
Abçs.

Beto Rato
Membro Novato
# dez/13
· votar


Matec, atividades parada devido ao trafo de força ainda não ter chegado.
Aguardando agora a boa vontade dos correios. Trafo já foi enviado.
Abçs.

Matec
Membro
# dez/13
· votar


Beto Rato

Sem problema, precisando de uns palpites estou por aqui.

Beto Rato
Membro Novato
# jan/14
· votar


Matec, boa tarde.
Emfim o correio entregou o tranformador.

Agora tenho necessidade de uma informação quanto ao secundário de alimentação de bias ( 55VAc ).
É o seguinte..., no esquema do amplificador tenho a alimentação de 58VAc derivado do mesmo enrolamento de 350VAc.
Neste seu trafo que comprei tem um enrolamento separado fornecendo esta alimentação....., a pergunta é...,
tenho que aterrar um terminal deste enrolamento e usar o outro terminal para alimentar a bias ( vi esta ligação em outros esquemas que utilizam esta configuração de enrolamento ) ou é outra foram de ligação que desconheça ????
segue link do desenho do trafo; http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=NutB9sRH

Já montei o amplificador todo, faltando apenas ligar o trafo de força para iniciar as medições e testes para colocar o moleque para funcionar.
Abçs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Giannini Super Thunder Sound