Ligando bassman 100 sem valvulas

Autor Mensagem
fraalex
Veterano
# mai/13 · Editado por: fraalex
· votar


Olha, a voltagem no pino 5 varia da seguinte forma:

Em standby, marca -54.3v num dos pares, quando carrego com 4 tubos
Com voltagem na placa, cai para -50.7v,

Com 2 tubos, em standby, marca -54.9v
Com 2 tubos e voltagem na placa, cai para -53.2v

Ou seja cai de -53.2v para -50.7v quando acrescento 2 tubos

As medições expressam os valores de um dos pares. O outro par tem valores diferentes, pois não está centralizado o balaceamento. Mas o outro par apresenta o mesmo comportamento. As medições de 2 tubos para 4 tubos não são absolutamente precisas porque havia pequena diferença de temperatura na ocasião da medição. Como observei que a medida que a válvula esquenta os valores de tensão no pino 5 mudam, pode ter até um volt de imprecisão.

Mas o que importa é que cai a voltagem no pino 5, quando carrego com 4 tubos em vez de 2.

Acho q isso n acontecia no resistor de 15k fixo

Será que a capacidade dos novos resistores está biaxa, pois são de 1/2w ????? A tolerância tb é diferente 5% contra 10% do resistor original de 15k. Tem problema????


obrigado abç

Matec
Membro
# mai/13
· votar


fraalex

Olá!
Como tudo no ampli valvulado é meio atrelado, quando se carrega mais o transformador de força , menores serão as tensões em todos os secundários; a alta tensão, o bias, e até os filamentos.
Quando for regular o Bias em definitivo coloque todas as válvulas de saída.
Abs.

Ramsay
Veterano
# mai/13
· votar


fraalex

1/2W de dissipação é mais do que suficiente e 5% de tolerância é muito melhor que 10%.

Apesar do Bassman usar -54V, a voltagem de -50.7V é bem aceitável.
No meu amp que é de 100W e usa 4x6L6 eu optei por -51V que faz o amp dar um ótimo som sem afetar a durabilidade das válvulas.

Tem gente que ajusta o bias no olhômetro, ou seja, mexe no trimpot até as placas das válvulas ficarem vermelhas e depois gira no sentido oposto até a vermelhidão sumir. Esse tipo de ajuste faz com que o amp valvulado dê o melhor som possível, mas, reduz a vida útil das válvulas.

fraalex
Veterano
# mai/13 · Editado por: fraalex
· votar


Ramsay,

no seu ampli esses 51 v negativos geram qnto de corrente nas suas válvulas?

Matec,

eu costumo usar o bassman p estudo em casa e algumas vezes ensaio. Mas o ensaio mesmo eu faço c Duovox 150 b e em shows eu uso o Traynor yba-2 200w. Por isso, há muito tempo só uso o Bassman c 2 tubos, pois n preciso de toda potência e ainda sobe a impedância, me permitindo casar com uma só caixa de 8 ohms.

Então a regulagem será feita p dois tubos. Só testei com 4 para ver a reação da modificação e o comportamento do ampli. Se algum dia quiser usar 4 tubos, aí eu regulo p esta configuração.

Eu entendo que puxem mais do trafo de força os 4 tubos, mas qndo eu tirei 2 dos 4 tubos logo qndo peguei esse ampli, não lembro de nenhuma diferença de corrente. E eu sempre meço para dar a regulagem correta. Será que meu ampli tá ficando cansado - caps, resistores etc???


abç

Ramsay
Veterano
# mai/13 · Editado por: Ramsay
· votar


no seu ampli esses 51 v negativos geram qnto de corrente nas suas válvulas?

fraalex

Quando eu usava 4 tubos, a corrente de repouso ficava entre 80 e 90 mA.
Mas, como só toco em casa eu também saquei 2 tubos e me preocupei só em ajustar o trimpot para a tensão de -51V que eu escolhí e nem me preocupei em medir a corrente.

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


Olá,

mas essa corrente é a de placa, não?. Eu n sei medir corrente de placa e faço por aquele método do resitor de 1 ohm para medir a corrente de catodo, que n é tão preciso como a medição da placa, pq entram aí tb os valores da corrente de grade. Eu n desconto essa corrente de grade, ficando sempre um ajuste mais conservador. No meu, dá entre 20 e 25 ma. Vc sabe me dizer sua corrente de catodo ou me ensinar a ler a corrente direto da placa?

abçao

Ramsay
Veterano
# mai/13
· votar


fraalex


A corrente de catodo é pouco maior a corrente de placa.
Então, para efeito prático, quando se mede a corrente de catodo está se medindo a corrente de placa.

O método de inserir um resistor de 1 ohm em série com o catodo que vc usa é bem preciso.

A corrente de repouso é a corrente total consumida pela alta voltagem do amp valvulado, sem sinal na entrada, incluindo a corrente consumida pelas válvulas do pré que é bem pequena.

Quando eu falei corrente de repouso de 80 a 90 mA refere-se ao consumo de 4 tubos de potência, ou seja, de 20 a 22 mA por tubo, mais o das válvulas do pré que é desprezível.

Para medir a corrente de repouso, basta desacionar a chave de stand-by (de modo que ela não mande a alta voltagem para as válvulas) e com um multímetro na escala de corrente DC de 200 ou 500 mA inserir as pontas de prova nos 2 terminais da chave stand-by.

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


Ah tá, então tá na mesma medida que as minhas. Valeu pelas dicas.

Carlos Adolphs, por favor, me ajuda nessa dúvida: é normal cair a voltagem do bias qndo carrega 4 tubos em vez de dois. Gostaria de ouvir sua opinião tb.

abrigado a todos e um abç

Ramsay
Veterano
# mai/13
· votar


fraalex

Isso acontece porque a corrente elétrica que passa pelos resistores e pelos trimpots de regulagem do bias é maior com 4 tubos do que com 2 tubos, o que automaticamente provoca uma queda na voltagem do bias, ou seja, é absolutamente normal.

O certo é vc regular o bias do amp para o n.º de tubos que vai usar e nada mais que isto.

carlos adolphs
Veterano
# mai/13
· votar


fraalex
Boas, como o Ramsay falou, não se preocupe muito com as correntes. Faça o ajuste para o número de válvulas que usará. Tenha em mente que é inapropriado usar 2 válvulas em circuitos cujo trafo é para 4 (o de saída), pois mesmo que digam que usando o principio da impedância refletida vc compensa, esses trafos tem menos fio e consequentemente, menos indutância e menos resistência ôhmica . Isso faz ter instabilidade com a corrente de placa e quando vc completa as 4 válvulas , tudo volta ao normal, mostrando variações no bias. A corrente de escape de grade pode mostrar valores que não refletem exatamente a curva de funcionamento da válvula, quando usado o artifício da impedância refletida. Por isso, não gosto e não uso esse artifício. Abcs

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


Ramsay

obrigado pelas dicas.

Crlos, então devo usar os 4 tubos. 2 n pouparia mais o ampli?


abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligando bassman 100 sem valvulas