Ligando bassman 100 sem valvulas

Autor Mensagem
fraalex
Veterano
# mai/13


Oi, amigos


estou para fazer a modificaçao no bias do meu bassman 100 para ter o pot de balanceamento e outro de ajuste de tensao.

Vou colocar no lugar do resistor de 15k na derivação do pot de balanceamento um resitor de 5k em série com um pot de 20k. Assim, eu vou ter um ajuste de 5 a 25 k no ajuste de bias. Ou talvez um de 10 k com um trim de 10 k, diminuindo a gama de ajuste de 10 a 20 k, evitando grandes variaçoes.

Minha dúvida é se depois de feita a modificaçao eu posso tirar as válvulas para medir o pino 5 a fim de colocá-lo no valor do projeto, que é de -54v, evitando queimar o trafo de saída, caso o valor esteja muito alto ou muito baixo depois da mod. Só depois de ajustado nesse valor, que eu vou por as valvulas e ajustar o bias. Posso fazer isso?

Outra coisa é que o trim aguenta 1/2W e vai ficar em série c resistor de 2,5w. Há algum problema? Eles vão aguentar a corrente do bias?

agradeço desde já a atençao

abraço

elciosouza
Veterano
# mai/13
· votar


bicho te recomendo entrar no fórum http://www.handmades.com.br/ . nesse fórum a galera saca muito de modificações e eltrônica.

Ramsay
Veterano
# mai/13
· votar


fraalex

Não, o certo é ajustar o bias com as válvulas no lugar.

Vc não vai ter que abrir para fazer as modificações nos pots?
Então, após as modificações, vc faz os ajustes com o amp aberto usando um multímetro na escala de 100V DC com a ponta positiva no chassi e a ponta negativa no pino 5 das válvulas de potência.
Antes de ajustar o bias é aconselhável deixar o amp esquentar por 7 a 8 minutos.

fraalex
Veterano
# mai/13 · Editado por: fraalex
· votar


Mas eu tenho medo de ao fim da modificaçao a voltagem negativa estar muito fora do projetado. Aí, se tiver com válvulas, pode queimar o trafo de saída. Sem válvulas não haverá corrente e acredito eu n há chance de queimar o trafo. Aí eu meço o pino 5 e ajusto até o recomendado pelo projeto. Depois, com as válvulas, eu dou o ajuste fino do bias. O Amp vai estar sempre aberto.

Matec
Membro
# mai/13
· votar


fraalex

Olá.

Vou colocar no lugar do resistor de 15k na derivação do pot de balanceamento um resitor de 5k em série com um pot de 20k. Assim, eu vou ter um ajuste de 5 a 25 k no ajuste de bias. Ou talvez um de 10 k com um trim de 10 k, diminuindo a gama de ajuste de 10 a 20 k, evitando grandes variaçoes.

A menor variação facilita um ajuste fino, se as tensões dentro dessa variação forem as que se deseja.

Vc pode fazer o ajuste do bias sem as válvulas de saída. Realmente é melhor no caso de uma alteração mais radical como será essa que vc vai fazer.
Mas quando as válvulas estiverem recolocadas no local é melhor fazer imediatamente um ajuste fino, por garantia.

Outra coisa é que o trim aguenta 1/2W e vai ficar em série c resistor de 2,5w. Há algum problema? Eles vão aguentar a corrente do bias?


Vc não disse o modelo exato do seu bassman. Melhor eu saber o modelo para não dar uma dica errada.

Abs

fraalex
Veterano
# mai/13 · Editado por: fraalex
· votar


obrigado

bassman 100 silverface, 1974. É o que tem um esquema na internet. Este esquema diz q resistore n especificados sao de 1/2 w. O tal resistor de 15k original, que está na derivação do pot de balance não tem especificaçao no esquema, por isso deve ser 1/2w.

abç

Matec
Membro
# mai/13
· votar


fraalex

Bom pelos meu cálculos...
Bom a potência dissipada por esse trimpot para um ajuste de 54,5v é menos de 70 miliWatt, para um resistor de 10k 1/2 watt em série com um trimpot 10k 1/2 Watt. Pela conta dá prá fazer.
Quanto está medindo o bias agora ?

fraalex
Veterano
# mai/13 · Editado por: fraalex
· votar


nao fiz a mod ainda. Com o resistor de 15k original ele joga -56 v, exatamente como tá no esquema. Com a troca desse resistor pelo de 10 e o variavel de 10 k, eu nao sei ainda ql vai ser a variação de voltagem. Com os - 56v a válvula joga 17 ma de corrente de repouso do catodo. Eu quero subir para 25 ma. Mas eu nao sei fazer os cálculos, vai ser na medição mesmo.

Sendo assim, vou partir dos -56, com 17ma e vou variando até chegar aos 25 ma e a voltagem negativa um pouco mais baixa.

abç

Matec
Membro
# mai/13 · Editado por: Matec
· votar


fraalex

A variação do bias será grande.
Vai variar mais ou menos de -49 V até -59 V!
Talvez fosse melhor colocar um resistor de 12k em série com um trimpot de 4,7k.

Matec
Membro
# mai/13
· votar


fraalex

Vc mediu essa tensão no potenciômetro de balanço ou na grade das 6L6?

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


medi na grade das 6l6

carlos adolphs
Veterano
# mai/13
· votar


fraalex
Não precisa ficar apavorado... faça um preset rápido e coloque as válvulas no lugar, vc vai precisar da corrente de escape de grade para que o ajuste dê certo. Uma coisa que talvez vc não tenha imaginado e não sei se o circuito da mod prevê é que se vc tem 4 powers, precisa de 2 pots de balanceamento. Para que vc tenha o ajuste de corrente de catodo de 25 mA, vc vai ter quer que ajustar par a par, com medidores nos dois catodos ao mesmo tempo. O pot de balanceamento fica na posição central, vc ajusta a voltagem de bias para aproximadamente -47V (para 25mA vai ficar por aí). Provavelmente uma válvula vá dar mais que a outra, então vc vai girando o pot de balanceamento no sentido da que tem menos corrente. Com duas válvulas é fácil, mas com 4 há interação entre elas... então vc vai precisar de dois pots de balanceamento. Posta o esquema da mod ou o link pra gente ver... Abcs.

Matec
Membro
# mai/13
· votar


fraalex

Acho que estamos ambos enganados!

Agora pouco percebi que a atuação desse resistor de 15K é bem mais complexa do que parece.
Para se fazer um controle ideal de tensão de bias temos que parar e pensar direito.
A atuação em ambas as válvulas só iria acontecer quando o balanço do bias estivesse centrado. Em qualquer outra posição a atuação do balanço e tensão de bias atuaria de forma diversa, não previsível. Bem difícil de ajustar.
Se vc quiser fazer a alteração seria melhor pensar num outro modo de fazer isso.
Vamos com calma!

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


Carlos, q bom ter vc aqui tb.

Eu li que a troca desse resistor de 15k na derivação do pot de balaceamento faz a tensao de bias mudar. Assim, se colocar um de 10k terá uma elevaçao e de 20 k uma diminuiçào da voltagem negativa.

Então a mod sugerida que eu li, seria apenas no lugar desse resistor, colocar um resistor menor em série com outro variável, permitindo que esse valor de resistência varie. No caso, pretendo por um de 10k em série com um variável tb de 10 k. Assim, o valor iria de 10k a 20k.

Segundo as informaçòes desse modo eu teria como variar a tensao do bias e ainda ajustar o balanceamento. Mas não li nada sobre 2 pots de balance. Aí complica um muito, né? E eu n tenho competência p tamanha alteração

abç

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


humm, Matec, então seria uma modificação errada?

Matec
Membro
# mai/13
· votar


fraalex

Minha internet tá caindo toda hora, 3G....
Mas depois de ver que o mod não vai facilitar muito a sua vida, e também vendo a sugestão do Carlos, podemos mudar um pouco esse mod.
Não é tão complicado que vc não possa fazer.
Abs.

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


obrigado, como faríamos entao?

Há um tempo pensei nessa mod trocando oresistor de 3.3 k que se liga ao cap 80/75v e ao pot de balance. Deixaria no lugar desse resistor um de 1k e ligaria em série com um trimpot, talvez de 4 k. Funcionaria?

abç

Matec
Membro
# mai/13
· votar


fraalex

Bom agora já me acalmei. Ufa!
Eu fiz soar um alarme, mas agora vi que não é o fim do mundo não.
Deixa só eu explicar o detalhe desse circuito.
Com o Balanço no centro, tudo bem, o primeiro mod funciona bem, do jeito que a gente estava calculando... etc.
Conforme a gente varia o balanço de uma válvula, digamos aumentando a tensão do Bias, a outra válvula vai diminuindo de forma mais ou menos proporcional.
Porém quando se mexe novamente na tensão do bias as duas válvulas vão ter novas tensões, até aí tudo bem. Mas agora a proporção já está um pouco diferente. Toca a mexer de novo no balanço. E de novo no Bias. E assim vai. É pouco mais complicado mas vc chega lá.
Ideal seria criar um sistema onde um ajuste não interferisse tanto no outro.
Vou pensar em algo simples e ver se posto para vc .
Abs

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


poxa, obrigado. Já viu q sou leigo ... rs obrigado

MauricioBahia
Moderador
# mai/13
· votar


carlos adolphs

o/ Essa medalhinha ficou perfeita abaixo do se nome!

:D

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


Então vê se eu entendi. Com a troca desse resistor de 15 k pelos q mencionei antes eu consigo aumentar e diminuir a voltagem negativa. Funciona perfeitamente com o balanço no meio.

Se eu tentar balancear vai ter o efeito igual ao que tenho hj com o resistor original de 15K : quando eu aumento a voltagem de um lado, diminui a do outro.

Porém, a medida que eu vou modificando a resistência, a voltagem não muda da mesma forma em cada par. Aí eu tenho que balancear novamente. Se eu alterar novamente, tenho que balancear de novo. Ou seja, a cada mudança de tensao, um novo balanceamento.

Se for isso, n achei o fim do mundo não.

Abç

Matec
Membro
# mai/13
· votar


fraalex

É isso aí!
Então voltamos ao primeiro mod sem problemas.
Mesmo assim eu vou pesquisar um outro mod simples prá fazer nesse ampli.
Não hoje, que a internet aqui já caiu umas 30 vezes durante a nossa conversa.
Abs

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


Obrigado.


abraço

fraalex
Veterano
# mai/13 · Editado por: fraalex
· votar


Olha, pessoal, deu muito certo. Foi rápido e fácil por nos 25 ma e n senti nenhuma diferença de balanceamento. Depois de balancear em 17 ma, subi para 25 ma e o balancemento n se alterou. Bingo!! Eureca.

Ah, o bassman continua jogando voltagem no pino 5 com o standby acionado. Sendo assim n precisei remover as válvulas p n correr o risco de queimar o OT. Fiz as mediçoes com o standby e depois q alcancei os valores botei o ampli para falar. E falou ...rs

Vcs n sabem para um total ignorante em eletronica o que isso significa!!

obrigado

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


Agora,

qualseria uma corrente boa para esse ampli? Vi que a corrente varia muito qndo vc toca com força e notas graves. Sai de 25 ma para picos de 39 ma. O Carlos Adolphs já me havia explicado q esse ampli trbalha com correntes baixas de repouso soltando a corrente qndo vc toca.


Então, qual seria uma corrente boa de repouso p esse ampli?

abç e obrigado

carlos adolphs
Veterano
# mai/13
· votar


fraalex
Tá tudo certo, corrente de repouso é repouso...Não tente medir tocando, esses valores não servirão para ajuste. Os 25 mA vão diminuir um pouco a vida das válvulas de power. O normal do Bassman é 17/18 por válvula. Abcs.

fraalex
Veterano
# mai/13
· votar


Carlos, vou deixar entao em 20 ma


abç, obrigado

fraalex
Veterano
# mai/13 · Editado por: fraalex
· votar


Um fato curioso é q qndo carreguei as 4 válvulas - estava c duas - a corrente de válvula subiu de 20 p 35 ma. Tive que fechar todo o trim de 10 k para chegar aos 20 ma. Não houve alteração anormal em nenhuma medida dos pinos nem no balance, tudo funcionando normal, só q com o pot de 10k no zero.

Então substitui por outra configuração, a do trim de 22k com resistor 5.6k. Aí ficou redondo, com o ajuste no meio para atingir os 20 ma. Porém ao retirar duas válvulas, cai a corrente para 15 ma, o que é reajustáve com a variação que alcanço com a nova configuração. E o ajuste foi sutil, diferente do que acontecia na primeira configuração da mod.

Então essa mod deve ser feita com um resistor de 5.6k e um trim de 22k. Apesar de o ajuste ficar bem fino, há variação suficente para estourar o ampli. O cara que vai ajustar n pode ser um completo idiota. Como sou apenas idiota, não completo, não corro riscos.

A única coisa que ficou meio nebulosa é que n lembro de mudar corrente de válvula quando eu mudava de 4 p dois tubos, quando estava ali o resistor fixo de 15k. Ou será q mudava e não reparava? De qq forma isso, n desqualifica a modificação, que me permite fazer muitos ajustes, antes impossíveis.

E o Matec tinha razão. A cada ajuste de tensao, um novo balanceamento. Nada de complicado, muito simples. Mas tem q ser feito. Existe uma mod que transforma o balance em ajuste de tensao. Mas eu amo esse balance e não abro mão dele. Todo ampli deveria ter balance.


abç

Ramsay
Veterano
# mai/13
· votar


fraalex

Quando se usa 4 válvulas ao invés de 2 é normal a corrente de repouso quase que dobrar, afinal são 4 válvulas puxando corrente.
Agora, quando vc ajustou o trimpot pra corrente cair pra 20mA reparou se a voltagem negativa das grades de controle das válvulas se alterou?

fraalex
Veterano
# mai/13 · Editado por: fraalex
· votar


Cara, eu n medi qndo estava em 35 ma, pq fiquei meio tenso e reajustei imediatamente p 20 ma. Depois eu medi o pino 5, que estava com - 54 v, a mesma tensao que fazia as 2 válvulas emitirem 20 ma. Acho q foi assim, n lembro.

Mas isso é muito relevante? devo fazer essa verificaçao? Como o ampli deve se comportar? A voltagem negativa deve mudar junto com o aumento de corrente ou isso acontece sem mudançao da voltagem do pino 5, qndo tiro 2 válvulas?

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligando bassman 100 sem valvulas