Montando amp réplica! De luxo.

Autor Mensagem
Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits


To montando um amp JCM 800 2204, com trafos dos gringos (USA), quem vai trazer pra mim é o meu irmão que mora lá, ele tem um colega de quarto que é guitarrista que ia montar um JCM 2204 mas desistiu porque ganhou um de aniversário e tal..

Blz sobrou pra mim os trafos que são da Mercury Magnetics, isso mesmo, ele me disse que são os melhores e mais respeitados, eu fiquei louco e pedi pro meu irmao comprar pra mim na hora.

Comprei as ECC83 S da JJ short plate e as do power são as EL34 par casado, juntamento com os soquetes ceramicos com shield e retentores

Já tenho um celestion vintage 30 antigão e zerado!!!

Parece um sonho não é?

Mas falta algumas coisas que pra mim faz muita diferença que quero montar uma réplica "pelo menos por fora e na aparencia", já sabendo dos capacitores e dos timbres das valvulas etc etc etc..


- Chassi de ferro (não quero chapinha de zinco)

Será que eu vou ter que comprar o aço e mandar cortar e fazer tudo?? nao tem ninguem que venda um chassi de ferro mesmo com pelo menos uns 2.5 ou 3mm?



- A placa pra montar o esquema original

Esquema que vou seguir, esse é só o pré

a placa que eu eu quero é uma similar a essa :

PLaca com os pinos



Só queria me certificar que vcs entenderam o que eu estou buscando, não quero fazer gambiarras pq depois nao vou receber o dinheiro que eu pretendo pedir pelo amp, nao quero pedir um absurdo mas um amp com tudo isso que eu já tenho que certamente merece um chassis e uma placa de luxo tb.


Quero o conselho de vcs, ! obrigado

rstrings
Membro
# abr/13
· votar


Vai fazer o ampli pra vender posteriormente ou vai utilizá-lo?

Independente do seu intuito, acompanharei o tópico. Isso vai ser interessante.

Ps: Sou leigo em eletrônica, mas pense nesse amp como um Bentley... como começou a ser construído com luxo, então finalize-o de forma luxuosa.

Boa sorte,Hendrix Gallagher Straits. Quando ele estiver pronto, poste, por gentileza, o urro desse monstrinho. hehehe

abraço.

tomatelol
Veterano
# abr/13
· votar


Cara, amps handmades, indepdenentes de quão bom eles são, são dificeis de vender e o preço não é bom de revenda. Eu se fosse fazer isso, seria pra mim e pra futuras gerações hahahaha.

maidenman
Veterano
# abr/13
· votar


Cara. Cuidado. JCM 800 é perigoso, tem quase 400 volts passando pelas valvulas então... cuidado mesmo. E boa sorte!

Matec
Membro
# abr/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Olá.
Independente de vc fazer o amp prá vender ou não, vc vai ter um bom trabalho pela frente.
Seria bom vc ter em mãos todos os componentes , o chassi e essa placa de circuito ponto a ponto com o respectivo lay-out, e muita, muita paciência mesmo.
Eu gosto muito do som do 2204 e espero que vc se dê bem nessa montagem.
Se tiver dúvidas é só fazer as perguntas.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13
· votar


Valeu galera pelo apoio, é pra venda, eu já faço circuito valvulados mas o amp é o primeiro, mesmo, eu to acostumado com um transformador de 400 0 400 que tenho na minha bancada, era de uma fonte valvulada com 5u4gb... huhuhu isso ali sim é o perigo 800v de alternada no lombo é pra mata mesmo, mas esse choque ainda não tomei.

Por falar em choque já tomei varios, putz um monte hauhua, sempre de 400v, ou mais dependendo da fonte até uns 500v mas sempre DC, então ele só da uma preteadinha na ponta dos dedos hauhua.. 4 horas da manha com sono toma um choque desse ai fica acordado até as 6h huahuhsuhua.,

mas falando serio, eu tenho tudo já todas as peças capacitores orange drops pra acoplamento, valvulas JJ todas, potenciometros importados e jacks swichcraft, tudo de bom mesmo, só me falta o chassi e a placa ponto a ponto (pro modelo desses esquema que passei acima no link).

Acho que vou ter que fazer tudo na raça, porque já revirei a net e nao encontro nada de boa qualidade pra venda nem placa nem chassi.

Não quero chassi de outro amplificador pois é pra venda e tem q ser perfeito.

Bom hoje quando vamos atras de um JCM 800 nos deparamos com aqueles modelos novos fabricados a pouco tempo, nao sei o ano, que pedem até R$9.000. R$8.500.

E usado geralmente com os capacitores vazando e cheio de mods etc etc.. esses são achados por ai de R$5000 a R$7000 e já vi até mais caro.

Pra mim comprar um usado pra ter pro resto da vida somente uma reliquia que nunca foi modificado e teve um belo cuidado durante toda sua vida, esse ninguem acha por ai, quem tem nao se desfaz.

Então vamos ter que comprar um handmade feito por ai? com trafos enrrolados pelo zé do trafo, com resistores de carvão com capacitores podres (que não passam por uma seleção), então os valores mudam mutio, e posso dizer que mudam mesmo pois comprei um capacimetro e é de se apavorar com o que se acha por ai em termos de valores diferentes de um mesmo modelo de capacitor e montado baseado no esuqema do fulano que fez uma modificação no esquema original. psss furada.

Não vão atraz que é tão fácil de montar um amp e que é barato porque não é, o som de um amp feito no capricho com trafos especias todo analisado, nunca vai ser igual a um feito ali na esquina com trafos enrrolados por qualquer um.

Aqui no brasil se acha ótimos trafos nacionais e de qualidade imensa só que custam caro mesmo, algo perto de R$ 600 pra montar um modelo desses, mas esses que vc ve vendidos no ML com preço bom, garanto que foi enrrolado com o "zé do trafo"... o som nunca vai ser igual.

Eu inclusive vou mandar vir umas tres marcas de capacitores diferentes pra ver se muda alguma coisa pra "melhor", em relação ao timbre.

Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# abr/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Boas! Chassis para a montagem, vc pode conseguir com Helcio, da Valvestate, tem diversos posts a respeito. Só digitar Valvestate no Google. Tem as placas de ponto a ponto também. Abcs.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


carlos adolphs
Matec
maidenman
tomatelol
rstrings

Fala pessoal, estive longe por uns dias do forum, agora voltei, nesse tempo fui visitar alguns conhecidos que tem o JCM original e andando por ai e conversando com a galera encontrei um que montou um JCM800.. ou tentou

Os originais que vi eram bons já tinha passado pro consertos, MAS.. sempre com um probleminha aqui e outro ali.

- Um deles dava uns estalados, fiquei até com medo, mas o cara dava risada de mim, tudo bem se ele acha isso normal, pra mim não é e tinha um problema (olha galera eu sou bom em achar defeitos) um problema de "fritação" e o classico humming.

Depois fui ver o outro, esse era mais inteiro de aparencia, mas o som viiiiixi... um zunideira, e novamente o cara acha normal, e vem com aquela história que amp valvulado é assim que ele ja viu outros assim ect etc... sempre defendendo o amp ORIGINAL dele, porque é original.
Problema de humm novamente, e tb apitava em ganhos altos.

Obs. Achei que ia me deliciar com os amps dos caras pelo fato de serem originais e fiquei achando defeito em tudo.


Agora sobre o handmade, sabem o que é economizar em tudo, depois fica botando defeito na rede elétrica do brasil, e quando nao tinha mais pra onde correr levou pra um técnico em eletronica que ajudou ele a resolver um pouco dos problemas, mas acho que o maior erro desse amp foi os trafos , grandes bonitos mas enrrolados por um cara que trabalha com motores e tb enrrola trafos, impossivel, nunca vai ficar bom, som abafadão demais não sei se era falante ruim ou o que.


Chassi

Eu olhei sim lá na valvestate, mas sinceramente não gostei estou imaginando outro tipo de chassi.

E estive pensando em não me prender a fazer uma "réplica", mas sim tentar melhorar tudo que eu puder.

Vou montar com outro tipo de aço agora não lembro, mas não é esse SWG18, a minha chapa será de 2mm e com os cortes bem diferentes, já falei com a empresa que fornece a chapa, e com a empresa que fara toda a usinagem do chassi.

Calculando por cima do jeito q eu imagino e conforme os preços que me passaram, sem botões e chaves, apenas o chassi, não sairá por menos de R$450.

Só a chapa sairá por uns R$200, pois vou compra-lá inteira e não cabe no carro, então tem mais frete pra usinagem que é em outro lugar.

E como o serviço de usinagem é de apenas uma peça e será cortada em cnc, chuto baixo perto dos R$ 200 R$250 ou mais..


Placa pra montagem

Sobre a placa .achei um cara no mercado livre vndendo uma placa, mas não vou comprar porque não confio no esquema que esses caras se baseam pra fazer essas placas.

Depois de pesquisar muito achei todo o tipo de esquema de marshall 2204 que se pode imaginar, mas nenhum igual ao esquema original, pesquisei em muitas sites gringos e tb é sempre a mesma conversa, um iz pra monta esse pq é o mais perto do original, deve ser por isso que vemos tantos handmades ou montados apartir de kits que o som fica estranho e bem diferente.

Vou fazer com calma o meu esquema revisado varias vezes, ainda não sei se sera ponto a ponto porque a ideia das perninhas dos componentes ficarem ali a mostra, como se fossem uma antena, sei lá, e em placa tb não me agrada, nao quero fazer uma placa pro circuito de pre e power,a fonte tudo bem mas o resto nao.

Quem missão, não se trata de apenas montar, pegas as peças e soldar aqui e ali, é um processo muito complexo, imagina tomar um choque todo suado num show, com as duas mãos na guitarra, é diferente de toma um choque encostando na perinha do resistor de placa.

Em amplificadores valulados da antiga onde a válvula estava no seu auge e as montagens eram de luxo, é dificil até de tirar um componente pois eles fica enrolados nos terminais e tinha uma espécie de tinta isoladora que cobria as pernas que eram rigidas dos componentes.. erammontados em seçoes separadas. Eu tenho uns desses um era da philips o outro não lembro.



Sinceramente depois de tudo que vi e li, se conseguir montar e não ter nenhum desses problemas que eu vi por ai, não terei coragem de vender e se vendesse ia mete a faca mesmo.

Matec
Membro
# abr/13
· votar


undefinedHendrix Gallagher Straits

Como eu já tinha postado antes, você vai precisar de MUUITA paciência mesmo.
Mas vamos lá:
O 2204 não é tudo isso de problemas não! Os que vc viu devem estar mal cuidados ou com defeitos que os donos ignoram e que um dia vai dar dor de cabeça para eles.
Faço manutenção de um ampli desses que está em uso Há 25 anos num estúdio de ensaio e ele continua funcionando perfeitamente.
Os transformadores. Eu postei a pouco tempo os specs do OT neste fórum.
A dificuldade é um núcleo com as mesmas características.
O PT e o choke também são conhecidos ( lembrei agora que vc já tem os trafos)
Esquema vc pode usar os da net (menos o Mark Huss que é furado)
Apesar do 2204 não usar ponto a ponto no original vc pode pode usar o layout da Ceriatone para montar sua placa (Não implemente os mods).
Chiados e ruídos não fazem parte do projeto. Projeto bem aterrado não costuma dar isso.
O chassi não é tão importante na questão que da espessura que vc disse estar procurando, mas sim na precisão dos furos e no acabamento geral, assim como o painel e o gabinete. O cliente tem que achar bonito e sem defeitos.
Não desista! Ninguém falou que seria fácil!
ABS

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Matec

Com certeza, sobre o chassi e fiação estava pensando:

- fazer o chassi maior que o original, bem mais no comprimento, pra separar bem a fonte, as valvulas do pré, e as valvulas de saida, deixar tudo bem separado e espaçado.

- queria colocar a fonte e o trafo de força separados em um compartimento fechado isolados do resto do circutio, saindo apenas os fios pra placa e os fios dos filamentos.

- As valvulas de saida e pré na posição horizontal mas com um bom espaço entre as duas etapas.

- Os fios eu ainda não sei qual modelo e bitola, claro tem q ser de malha, mas ja vi gente falando em fio de prata, ou com uma liga de prata e mais alguma coisa, putz eu tinha isso anotado em algum lugar mas isso eu anotei quando tinha uns 15 anos a quase 15 anos atraz, acho que o principal dos fios é o enrolamento e não usar fios muitos grossos pelo que to acostumado fazer em minhas montagens, a não ser na saida pro falante.


Esses amps q vi tinha aterramento, inclusive tentei ajudar a descobrir se nao era loop de terra, mas nao era, vinha sempre do ampli, mas é triste ver o pessoal achando isso normal em amp valvulado.

qualquer novidade to postando

Matec
Membro
# abr/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Estou vendo que vc é bem perfeccionista em termos de montagens e eliminação de problemas de ruídos, e isso é muito bom.
Existe porém a equação custo x benefício que vc deve levar em conta; o chassis maior não é garantia de eliminação de ruídos, a solda com liga de prata não faz diferença em circuitos de alta impedância (a diferença de resistividade é muito pequena). O acoplamento entre válvulas separadas é muito pequeno, visto que se não fosse , não de poderiam ter 2 ou até 3 válvulas dentro de um mesmo vidro. Existem coisas que no entanto fazem muito mais diferença na montagem do aparelho, como por exemplo o posicionamento do transformador de saída em relação ao de potência (núcleos a 90 graus um do outro), maior distância possível da fiação de entrada da fiação do trafo de saída e também da fiação do trafo de power, pouco cruzamento entre as fiações, fiações mais curtas o possível, cuidados principalmente na filtragem e fiação de fonte, o maior capricho possível em toda a montagem.
Note-se que não há nenhum circuito de alto ganho 100% livre de ruídos.

Para quem quer negociar sempre vale o custo x benefício.
Abs.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13
· votar


Matec

Valeu pelos toques, vão ajudar bastante na hora de montar.

Eu tb to pensando em fazer uma filtragem mais bacana na primeira válvula acho que isso pode ajudar tb porque ali deve ser um ponto onde não pode haver problemas e passar isso tudo pros proximos estagios, quem sabe até regular com um LM317.

Tem gente que fala que o som não fica a mesma coisa, comparando uma tensão AC e DC.. o que vc acha? eu nunca consegui bons resultados com
AC..

Uma coisa q sempre quis fazer era retificar, filtrar, regular e depois converter a tensão pra AC denovo., sei que isso ja seria um exagero nesse caso mas tenho outros circuitos pra montar e queria fazer isso.

Outra coisa seria usar uns trimpots de precisão ao invés de resistores nos catodos,pra ter um ajuste mais fino no pré.

Nos cabos que vão para os jacks ou que saem dos jacks queria usar cabos de microfone desbalanceado, o bom é que eles tem uma boa malha que eu posso aterra nos extremos enquanto o sinal passa pelo fio do meio...

e por ai vai

Matec
Membro
# abr/13 · Editado por: Matec
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Opa! Vamos com calma!
Talvez alguns dos conceitos que vc tenha não se apliquem para um ampli valvulado para instrumentos. Um LM317 se não me engano só funciona até uns 40 v. Mesmo que vc colocasse o terminal de referência flutuando digamos em 400v e regulando a tensão da fonte. Assim que vc começasse a tocar num volume mais alto, provavelmente haveria uma variação de tensão maior que 40v o que colocaria para escanteio o LM317.
Num valvulado isso é totalmente admissível, (e para muitos imprescindível, vide amplis com válvula retificadora )
Tem gente que fala que o som não fica a mesma coisa, comparando uma tensão AC e DC.. o que vc acha? eu nunca consegui bons resultados com
AC..

Isso eu não entendi.

Uma coisa q sempre quis fazer era retificar, filtrar, regular e depois converter a tensão pra AC denovo., sei que isso ja seria um exagero nesse caso mas tenho outros circuitos pra montar e queria fazer isso.

Talvez seja uma boa, mas vc vai tentar isso tudo nesse ampli?

Outra coisa seria usar uns trimpots de precisão ao invés de resistores nos catodos,pra ter um ajuste mais fino no pré.

Vc pode não estar familiarizado com alguns detalhes de amplis valvulados. Não é a precisão de alguns componentes que faz um bom valvulado, (na verdade são as ligeiras imprecisões que fazem o milagre)

Nos cabos que vão para os jacks ou que saem dos jacks queria usar cabos de microfone desbalanceado, o bom é que eles tem uma boa malha que eu posso aterra nos extremos enquanto o sinal passa pelo fio do meio...


Há um detalhe que escapa a muitas pessoas que lidam com circuitos valvulados, a alta impedância. Se vc usar um cabo de microfone com uma ótima blindagem logo na ligação de grade da válvula, a capacitância desse cabo vai matar o som da guitarra já no terceiro estágio.
Não use cabo de microfone, projetado para trabalhar em baixas impedâncias.
No máximo use com parcimônia cabos de rf blindados, que tem malha aberta. Fica feio prá burro mas não abafa o som.
Não aterre os dois lados da blindagem, a menos que seja estritamente necessário, ou vc vai criar loops de terra, aterre só um lado.
Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13
· votar


Matec
Nao nao, sobre o LM317 é pro filamento da primeira valvula do pré, pra tensão do +B eu vi alguma coisa uma vez em um livro sobre uma regulação com válvulas 12au7, mas não lembro bem sobre o esquema.

Sobre o som, eu ja li pela net nos sites gringos os caras brigando e dizendo que mudava o timbre de uma valvulas com dc ou ac no filamentos, acho mei estranho essa, mas a briga tava feia huahua, o que eu acho sobre isso que faz sentido pra mim seria a durabilidade de uma valvula com ac ser maior com dc... mas tb é só especulações minhas.

Outra coisa seria usar uns trimpots de precisão ao invés de resistores nos catodos,pra ter um ajuste mais fino no pré.

Isso é uma coisa que eu queria fazer pra ir testando valores diferentes, não queria ter uma resistencia precisa de 2.7001ohms e sim poder aumentar e diminuir esse valor pra 5k ou menos 1k de forma facil,


Oohh essa sobre o cabos foi muito boaa... !! eu ja tinha pensado em usar esses cabos de rf.. mas achava meio estranho, hj já vou testar um desses aqui no meu pré de bancada que uso pra testes..

Sobre o loop de terra hj estava testando isso e com cabos curto aterrado dos dois lado nao teve loop e diminui uns zumbidos e um humm tb..

Sobre o reosato de uns 100ohm nos filamentos, é usado pelo excesso de corrente quando se liga o equipamento ou pra diminuir a corrente por causa do humm?

Abs

Matec
Membro
# abr/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Olá.
Algumas pessoas usam o a linha dos filamentos retificada e filtrada DC para diminuir algum humming que possa vir a aparecer nas válvulas. O recurso é usado nas válvulas de pré. Eu já vi isso num Marshall 30w.

Vc pode sim brincar um pouco com as resistências de cátodo, mas lembre que elas regulam tanto o ponto de trabalho DC da válvula como o ganho AC. Não brinque demais com Isso!

Ainda reafirmo aquilo sobre a ligação nas duas pontas do cabo blindado. Existem situações que isso funciona, mas em outras o negócio fica feio.

O reostato é usado para diminuir o hummig, em circuitos de filamento que não têm derivação central ( no circuito com derivação central o enrolamento dos filamentos no trafo de power de 6,3 V é 3,15 - 0 - 3,15 ).A derivação central é aterrada. Provavelmente o seu trafo de força tem derivação central. Confira nos specs dos Mercurys.
Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13
· votar


humm..

Valeu cara, esses detalhes passam despercebidos mesmo, é muito bom trocar essas idéias, quanto mais vou entendendo esses detalhes mais vou ficando fascinado com esse mundo.

Tb olhando tb o outro tópico sobre os nucleos dos trafos, esse tipo de assunto é maravilhoso.

Tb queria que vc me desse uma luz, é sobre uma fonte retificada com válvula de um outro amp que eu to começando pela fonte, um projeto que estou fazendo apenas com intenção de aprender mais mesmo.

Tenho um trafo de força de 383 - 0 - 383, peguei uma 5u4gb, como eu nao tinha indutor peguei um resistor de fio de 100ohm de alta potencia, então como eu nao tinha capacitores de alta tensão usei dois em serie e depois mais dois em serie tb, ficando como se eu tivesse 2 capacitores de 110uf /600v... e o resistor de fio ficou no meio, liguei a fonte hj e funcionou bem e isso me deu mais de 510v.

Agora umas duvidas:

- Essa tensão de 510v é muito ? pois vou ter que colocar um resistor de placa muito grande pra ter uma boa queda de tensão abaixo de 300v

- Essa filtragem com resistor de fio eu já vi em varios amplificadores, isso vai vingar mesmo? porque acredito que um resistor de fio tb tenha um indutancia.

abraço

Matec
Membro
# abr/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Olá.
Essa tensão é a esperada para uma tensão alternada e retificada.
A tensão AC que vc mede com o voltímetro é a tensão RMS ou seja a tensão efetiva. Ela vale só 0,71 (Raiz de 2 Dividido por 2) da tensão Pico a Pico.
A tensão de 120 V ac da tomada por exemplo tem na verdade um pico a pico de 169,7 V. Se vc retificasse e filtrasse esses 120 volts o capacitor se carregaria até o pico, ou seja 169 v.

Por essa conta a sua fonte de 383 V daria um pico de 541,6 volts ( 383 Vezes Raiz de 2) se vc usasse diodos de silício. Com válvulas retificadoras a tensão fica menor por causa da resistência de placa.

Por causa dessa resistência de placa quando vc ligar uma carga nessa fonte a tensão tenderá a baixar bem mais, talvez uns 450v

Obs Quando vc ligar 2 capacitores eletrolíticos em série ligue junto dois resistores iguais de 220k até 1M . Cada resistor em paralelo com um capacitor, fazendo um divisor de tensão. Isso garante que os dois capacitores trabalhem com tensões iguais.

Abs

Matec
Membro
# abr/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Respondendo á sua última pergunta; essa é uma filtragem simples, não é muito eficaz, mas funciona. O resistor pode até apresentar alguma indutância, mas para a frequência de 120 Hz, só vale como resistor mesmo.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# abr/13
· votar


Nossa cara brigadão mesmo.

Eu agora to fazendo uns testes com um circuito simples de pré SE, comparando o ruido e chiado de algumas vávulas, umas antigas da philips e outras mais novas da decada de 70 dessas que nao vem nada escrito nas caixinhas, uma marca é Electronixs eu acho.. e as novas JJ short plate.

abs

Matec
Membro
# mai/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Existe este site em que o autor analisa com bom humor algumas "lendas" sobre amplificadores. Talvez ele crie outras "lendas". Mas existem algumas análises interessantes, inclusive sobre esse seu ampli e o modelo anterior.
http://www.tone-lizard.com/Marshall_Myths.htm
Estou aguardando o início da sua montagem.
Abs

jpguitar
Veterano
# mai/13 · Editado por: jpguitar
· votar


Hendrix Gallagher Straits e Matec

não está saindo fumaça da cabeça de vocês não rsrsr..

li o tópico inteiro to fascinado com o que vocês dizem aqui...rsrs

quero ver o resultado final e pode crê vou acompanhar rsrs

abraços e boa sorte..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/13
· votar


Matec
Blz ótimo!!

jpguitar
Valeu !! vamo que vamo!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/13
· votar


Estou melhorando meu laboratório de eletronica,comprando equipamentos e me preparando pra montar o bichão e ouro projetos que tenho em mente.

Segue o baile.

Paulo P
Veterano
# mai/13
· votar


Aqui acha tudo, se é de qualidade, não sei...
http://www.mojotone.com/amp-parts/amp-kits-british-style/British-800-S tyle-Amplifier-Kit#.UZqsCI25eUl
Aluem testou??

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/13
· votar


To fazendo o chassis, vai ficar com uns 2 cm maior na altura e na largura, tb na profundidade, mas quanto mais pesquiso e leio sobre o assunto fico mais confuso sobre a disposição de tudo no amp, válvulas, trafos capacitores etc..

Olhando na net salvei umas 50 fotos de amps 2204 e quase todos são diferentes, quse todos com o chassis diferente e como não to querendo desmontar e fazer outros 4 ou 5 chassis ate acertar a forma correta, fico cheio das duvidas.

- Trafos juntos bem perto um do outro.

- Trafos separados, o da fonte bem no canto e o de saida bem no outro canto e o indutor no meio.

-Trafo de força na direita o de saida bem no meio e o indutor colado no trafo de saida,

- Trafo de força sem a blindagem de um lado e com esse lado pra dentro do chassi .

Assim fica dificil de escolher uma posição.


- Válvulas de saída bem longe das válvulas do pré.

- Valvulas de saida bem perto das valvulas do pre, em uma fila .

- Valvulas do pré mais pro centro do chassi, porem fica perto demais do indutor e do trafo de saida.

- Capacitor de filtragem do proximo estágio entre as válvulas do pré, as vezes montam pra dentro, as vezes montam no meio junto do indutor.

- Capacitores juntos em linha com as válvulas.

Ninguem segue um padrão, mas da pra ver um padrãonos problemas depois todo mundo tem um probleminha pra se preocupar ai acabam desmontando tudo achando que é isso que é aquilo, as vezes nem é nada ai trocam uma válvula mullard e coloca uma outra qualquer e some o humm... ai é pra mata o cara..


To pesquisando sobre isso, tentabndo desencanar dessas duvidas.

Eu to cheio de válvulas aqui apesar de ter vendido muita coisa essa semana, fiz uma limpa em muitas peças que tinha.


Paulo P

Eu acho melhor melhor selecionar os componentes, as válvulas, a placa, tudo escolhido conforme o som que se busca, mas isso tb é dificil, eu sempre to atras de capacitores de marcas diferentes, válvulas etc, pesquisando muito, lendo muito, mas apenas pra ter uma base pq sei que na pratica a historia é outra.

Acho melhor fazer tudo aos poucos comprando tudo separado, nao sou muito fã desses kits e são caros tb.

Dá muito mais trabalho e dor de cabeça mas depois ele ficará único.


Abraço a todos.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# jul/13
· votar


E ae galera que sempre acompanhavam aqui o topico, estou de volta com a montagem do bichão, depois de muitas dificuldades com chassis e c/ os trafos acho que não passa desse final de semana.


Trafos

O fdp do colega de quarto do meu mano, acabou desistindo do negócio dos transformadores, acho que ele se arrependeu, me deixando na mão, tá loko, quase chorei, então ligando pra muita gente por ai (uma semana de mts ligações), consegui os trafos do kit da Lynx Audio, nacional mesmo, me falaram muito bem desses trafos, que tem o timbre muito bom, muita potencia mesmo, espero que não tenham me mentido isso tb, mas o que importa agora é que estou com eles na mão.

IMAGEM DOS TRAFOS

Novos pelo site olhei e estava por R$ 583,00 e comprei usado por R$420,00 e estão zerados.

Aqui segue as especificações dos trafos

TRAFO DE FORÇA

TRAFO DE SAÍDA

CHOKE

Acho que to bem servido de trafo!!


Chassi

Agora que vem a facada, eu queria um chassi forte com chapas de aço de 2mm, e não essas chapinhas finas que vejo por ai, resumindo a história pronto e muito mal acabado me custou R$440, fui avisado do preço alto que por ser uma peça apenas e q sairia mais caro, mas consegui o q eu queria, agora falta fazer os furos to trado que deixei por ultimo pois nao sabia qual trafo eu ia consseguir, hj termino.


Circuito

Comprei a placa de fenolite pois no dia nao tinha achado a de fibra, comprei os turrets e fiz a furação e montei de acordo com esse esquema do ceriatone JCM 800 2204 do ano de 2009...

Eu tentei acompanhando o esquema original do 2204 mas sinceramente não consigo ler quase nada no esquema original, a imagem é muito ruim a escrita é terrível muito falhada, então estou confiando nesse esquema do ceriatone, apesar de não ter identificado o que muda em relação ao circuito original.

Ja montei 95% da placa.. mas eu notei um resistor de 220k 3W entre um capacitor 50+50uf que nao achei no original, e dois de 1R 2W.

Acredito que por enquanto posso montar sem esse filtro e os resistores d e 1R que acho que pode ser uma proteção do trafo sei lá, e tenho outras dúvidas tb:

- Eu tinha jacks de metal de boa qualidade mas decidi usar os de plasticos pra jogar o ground no terra principal do circuito, to certo?

- Como devo proceder com a primeira vez quando for ligar o amp?? como vou saber se o potenciometro de bias (22K Log) está em uma posição boa pra ligar o amp pela primeira vez, não quero danificar as válvulas de saida já de cara.

- Vou usar um falante de 15" da staner original do BX200, mas nem abri ainda pra saber qual a impendancia.

- Vou usar uma lampada comum de 100w em serie na minha bancada pra fazer a primeira ligação, acho que isso é importante tb, correto?

- Já to com o osciloscopio aqui na bancada tb quero aprender a fazer o ajuste de bias pelo osciloscopio e com um resistor de 8ohm 50w de fio.

To quase pronto pra ligar mas ainda to meio cabrero, abs.!

Ramsay
Veterano
# jul/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Parabéns pelas compras e pela montagem.
Depois posta umas fotos da montagem e do amp prontos.

Eu sugiro que dê uma olhada na imagem do link abaixo que é a versão mais atual do 2204 da Ceriatone revisado em Fev/2013.
http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/marshallLayout/JCM800_2204Ce riatone.jpg

strinbergshredder
Veterano
# jul/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
caramba companheiro, que saga hein!

Parabéns pela trabalheira, apesar de eu ter feito técnico em eletronica no ensino médio, vejo que essa área de amplis valvulados é muitissimo mais complexa...

Espero de verdade que você tenha bons resultados!!

rafamoraes
Veterano
# jul/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
To quase pronto pra ligar mas ainda to meio cabrero, abs.!

Cara, liga logo isso aê que a galera aqui já tá louca pra saber se funfou... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira, boa sorte!

Abraço

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# jul/13
· votar


Ramsay

Valeu !!!!!!!!!!!!! Agora mesmo ja vou olhar a versão mais nova do ceriatone,mas ainda nao tive tempo de ver isso com calma, de noite vou conseguir ver isso dereitinho, o foda é que ja montei a placa pela revisao de 2009, mas quaquer uma dessas devem funcionar bem o que muda deve ser alguns detalhes.


strinbergshredder

A saga não termina nunca, fico imaginando depois as revisões, troca de componentes, modificações na fonte com filtragem etc..

Sinceramente eu achei que montar um amp seria muito mais facil, hj consigo entender porque pouca gente trabalha com isso e os bons serviços são raros.

Eu dedici que ia montar o meu custe o que custar , nem q eu tivesse que comprar um laboratorio completo de eletronica, e pra fazer um serviço bem feito to vendo que isso era necessário mesmo, porque aqui na minha região quase ninguem tem ou trabalha com válvulas, as peças é muito dificil de conseguir, as vezes conssegue alguma coisa as vezes falta uma peças, ai acabamos ter que comprar coisas na multcomercial com preços absurdos e cobrando frete por sedex absurdos, só de frete ja gastei uns R$250 no minimo calculando por ciam os varios pedidos de peças, e válvulas q fiz, e os equipamentos do meu futuro laboratorio de eletronica...

Ai vc abre a caixa quando chega e se depara com peças que faltaram ou resistores que não vieram na potencia correta, é triste! Segue a luta !

rafamoraes

Esse final de semana vo liga, se vai rugir nao sei huahua...


Minha camera se foi vitima de um furto, e meu cel não tem condições de mostrar nada, mas vou tentar tirar uma fotos com o cel depois, mas nao garanto, o que posso garantir é uma gravação de audio em 24bits com um sm57 num falante staner.

VALEU PELA FORÇA GALERA

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando amp réplica! De luxo.