Montando amp réplica! De luxo.

Autor Mensagem
Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


nao gostei do resistor no pré, melhor dixar original, nao sei se foi pscicologico mas nao gostei...

Matec
Membro
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Vc é mesmo aquele cara que nunca está satisfeito. O dia que vc disser que o seu ampli está perfeito , eu acabo indo aí e comprando ele na hora! rsrs

Medidas de corrente no pre costumam ser desnecessárias, bastando medir as tensões. O importante desse resistor de cátodo é a frequência de filtragem que ele forma com o capacitor de cátodo. É meio que uma assinatura Marshall.

Tchaikovsky
Membro Novato
# ago/13
· votar


Caraca. Tu deve ser pirado para fazer um ampli desses kk!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Matec
Pior que sou assim mesmo, isso q nem comecei a montar a fonte nova dos filamentos por causa do humm que é minimo mas ja me incomoda, tem tanta coisa pra fazer, mas é bom mt gostoso de mexer com amp valvulado..

a corrente pra q me refiro é a a corrente com o sinal, por exemplo uma senoide ali na entrada com os 400mv ai aumentamos o ganho e o volume e ver a corrente que passa asism, tipo nao tem um limite ou uma região x de trabalho ali com o amp no talo? nada pra me preocupar? só cuida a de repouso mesmo?


Tchaikovsky

hauhauu so mesmo.. dos mais loko

valeu galera

Matec
Membro
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

a corrente pra q me refiro é a a corrente com o sinal, por exemplo uma senoide ali na entrada com os 400mv ai aumentamos o ganho e o volume e ver a corrente que passa asism, tipo nao tem um limite ou uma região x de trabalho ali com o amp no talo? nada pra me preocupar? só cuida a de repouso mesmo?

Cara, bota o seu variac de volta em 120 V e começa de novo a explicar direito o que vc falou, por que isso aí eu não entendi nada! Vai com calma! rsrsrs

Até rsrs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Matec

Bom, acho q nao expliquei direito mesmo, voud tenta deno.

Um sinal de uma guitarra com captação de saida mais baixa, tipo uns 250mv vai manda uma tensão/ corrnete x pra saida..

Um sinal de um captador ativo nunca medi certinho mas já vi que é muito mais q isso, quando ve pode até beirasr os 1,2v não sei sé isso, como um pedal tb pode mandar uma tensão bem maior pra saida..

Agora outra mais bruta ainda é jogar um sinal de guitarra em linha do pc pro amplificador, sem um di pra ajustar a saida pra um eterminado tipo de captador como tem uns di por ai.

Acho q é bobagem, mas claro q não vou colocar um sinal de guitarra gravado em linha a 0db direto na entrada do amplificador, não precisa tanto, é q li em um site gringo uma vez o cara fazia isso direto conseguiu estragar a saida do amp, procurei mas nao achei o forum , ele achava q mandava um sinal mt forte pro amp, e eu fiquei curioso pra saber disso, se teria um limite ai pra por na entrada entende?

mas como varia muito esses pedais já vi gente falando em pedais com 6 volts na saida, mas ai tá loko né? huahua..

claro que na pratica dependendo da impedancia de saida do pedal se ligar na entrada do amp essa tensão cai mt, tipo se eu ligo um pre válvulado de um estagio na entrada da interface o valor cai mt por causa da carga na interface, o mesmo se eu ligar a saida em um trafo muda pq tem uma resistencia ali tb..

pode ser q eu estja me preocupando demais tb..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


As tensões são essas ai meço toda hora.

370 pino 3

370 pino 3

-30v tensão negativa

Sem distorções de crossover nem na saturação...

corrente de bias em torno de 20ma

as vezes variava um pouco, claro eu mexia no pot toda hora agora ta mais ou menos isso ai..

Matec
Membro
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Boa tarde!
Vc ainda está em 150v , mas acho que é o seu normal (rs).

Depois de ler um bocado a mensagem de ontem (umas 10x) eu entendi +- o que vc perguntou. Se colocando um sinal muito forte na entrada não havia um limite, que sendo ultrapassado poderia danificar o ampli ,+-certo? Se a pergunta é essa, a resposta é sim, sempre há um limite. Um valvulado que esteja em boas condições, componentes bons, válvulas novas, assim como o seu deve estar, ainda assim corre o risco de ocorrer uma sobrecarga, seja de tensão da rede , seja de ligação de carga (falantes) seja de uso mesmo. Todos os componentes tem um tempo de utilização finito. Não depende nem do cuidado. basta que algo dê errado naquele dia. Lei de Murphy.
Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


quem acompanho aqui deve ter visto que no inicio eu estava usando os secundarios de maior tensão que é normalmente usados no marshall, e na maioria dos que tenho visto por ai nas minhas pesquisas, mas eu estava com problemas no ajuste do bias, claro o som ficava daquele jetio parecendo q tinha um noise gate, porque a corrente de placa estava mt baixa, uns 10ma ou menos, é o que aontece aqui tb mesmo agora q diminui as tensões por usar os secundarios de 280v que diminuiu mt as tensões e por isso ficou mais equilibrado o bias, mas ainda mt baixo o maximo q consigo é uns 20 e poucos mA..


No esquema da Lynks q peguei no site com as tensões, que coloquei o link em algumas msg anteriores, ele dizia q nao recomendava usar uma tensão negativa de -30v na junção dos resistores de 220k com os secundarios de maior tensão, mas nao explica as tensões com o secundario de maior tensão..

Se ajustar o bias com uma relação resistor e potenciometro que me de um bom ajuste e controle bem a corrente de bias acho que da pra rodar tranquilo com as tensões maiores q o secundarios de 320v, apesar de funcionar bem assim.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


sim sim, eu to era isso mesmo, eu tb to fazendo um pedal valvulado pra dar uma empurrada no amp, e to me atentando a todos esses detalhes, analizando o meu captador e fazendo tudo pra ter um bom controle disso tudo..

é bom demais um amp valvulado, sempre tinha feito preamps e ja tinha tb mexido com retificadoras mas as valvulas de saida é que fascinam.!

obs Eu nao to em 150 to em 220v uns 215 pra ser mais exato,

Matec
Membro
# ago/13 · Editado por: Matec
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Digamos que a válvula de saída fosse um resistor variável (hipótese) e que vc aplicasse 370V em cima desse resistor e que passasse uma corrente de 20mA por ele. Caso vc aumentasse essa tensão para 460v, logicamente a corrente iria aumentar também.
Aí vc teria que regular o resistor para que a corrente ficasse de novo em 20mA

No caso da válvula, lembra que eu achei a tensão de Bias meio ""baixa"?
É que eu só mexi até hoje com amplis com tensão de fonte mais altas.
Se vc um dia for aumentar a tensão da fonte, vai ter também que aumentar a tensão do Bias (para o negativo). Aí vai ficar mesmo mais para perto dos -39v (talvez) , para que a corrente chegue lá pelos seus 20mA .

Tudo o que eu falei já tá mais que manjado.
Mesmo assim.

Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Matec

Olha o perigo, esse meu multimetro de bosta não mede a corrente direito, que droga.

Hj consegui uns resistores de 1ohm 3w coloquei no catodo e pude medir a tensão em milivolts e aha!!

Tensão negativa -29,4v

Tensão na placa v4 372v
Tensão em milivolts no resistor de catodo V4 (1ohm) = 35,7mV

Tensão na placa v5 372v
Tensão em milivolts no resistor de catodo V5 (1ohm) = 38,2mV

Esse foi o ajuste q deixei antes estava mais de 40mv, vou comprar um miliamperimetro porque é triste depender dessas porcarias de multimetro.

Então pra fechar com chave de ouro, analizei no osciloscopio as distorções de crossover e tudo ok..

Duas perguntas:


- Andei vendo uns gringo falando por ai que as el34 ficam melhores com mais de 400v nas placa, mas ai te pergunto isso procede? se o amp tá bom será que vale a pena usar os secundarios de 320v ??

- Essa diferença 35,7mv e 38,2mv é aceitavel?

Matec
Membro
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

1. Qualquer válvula trabalhando em tensões maiores (dentro das suas especificações) consegue entregar maiores volumes de som "limpo" aos falantes. Não é tanto assim, mas dá prá sentir. Mas é também uma questão de utilidade e gosto. Tem uns que só usam sons saturados, outros que alternam saturados com limpos. A sua utilização vai definir o que vc precisa.

( Lembre-se que se vc for fazer testes com tensões mais altas, regule o BIas para manter as correntes de cátodo nesse patamar de 35-40mA)

2. Se é aceitável eu não sei, o que sei é que isso ocorre com muita frequência.
Parece que o conceito de "válvulas casadas" se muderrnizou e que agora elas praticam swing...

Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Parece que o conceito de "válvulas casadas" se muderrnizou e que agora elas praticam swing....

huhauhuhauua

troquei o falante de 15" de 8 ohms das selenistiom kkkkkk... por um de 15" original do Staner BX 200 com 4 ohms, e nooooooossssaa mãe... o agudo vem rasgando antes eu acha muito abafado e embolava tudo, só que agora parece agudo demais e por ai vai, mas ficou bem melhor, logo vou montar meu gabinete com 2 eminence, ainda tenho que conhecer melhor os falantes e o proprio amp.

outro teste tof azendo agorai que to monitorando a corrente usando as El34 philips, tocnado parando monitorando ,fui ajustando e tocando, uma hora subia outra abaixava, mas agora da pra ve q ficou establizada assim:

EL34 philips bisavó V4 37ma

EL34 philips bisavó V5 33,3ma

Aqui tb é notavel a diferença com certeza é no circuito, logo vou achar o q é.

Elas pelo menos nao tem diferença no filamento e o som é bom !
abs

Matec
Membro
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Veja que dependendo do que vc põe em V4 e V5 as correntes variam aleatoriamente, parece ser mais as válvulas em si do que o circuito.

Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Matec

pois é nao tinha reparado se fosse o circutio então sempre a v4 teria q estar mais baixa ou vice versa.

macaco veio
Veterano
# ago/13
· votar


não li o post todo mas a regra de dedo pra tensão de bias é 10% negativos da tensão de placa, assim se na placa tem 400v então -40v no bias, 450v então -45v , simples assim, se deixar um pouquinho mais negativo (acima dos 10%) elas geralmente duram mais por que trabalham com um pouco mais de descanço mas vai perder um pouquinho de volume e ganhar em clean. Você pode seguir todos os procedimentos de regulagem de bias perfeito (enfia lâmpada ali, resistor aqui, mede ali, etc e calcula com precisão) mas te garanto que as válvulas irão durar menos se você não colocar um pouquinho mais negativo do valor de precisão que calculou.
Também li acima que pretende montar fonte para filamentos por causa do hummm, se o seu Trafo tem os dois enrolamentos de filamento bem feitos (bem divididos) com um fio de aterramento interno do Trafo no ponto estrela então é AC direto no filamento (não vai dar hummm), fios de filamento rígidos no alto distante dos outros fios. Do ponto estrela saem dois fios, um rígido nas carcaças de potenciomentros e neste pode soldar outros terras de menos importância (distantes da primeira 12ax7), o outro fio solitário direto na placa de fenolite e so no terra do fio de blindagem dos jacks de entrada (a blindagem aterrada so de um lado). Jacks isolados, mas as vezes jack com corpo aterrado no chassi não influem (tudo depende de Trafo bom e testes). O problema de humm geralmente é aterramento em lugar errado, as vezes se muda um ou outro terra de lugar e o hummm para. Espero ter ajudado.

Matec
Membro
# ago/13 · Editado por: Matec
· votar


macaco veio

Ótimas dicas. As de aterramento então eu assinaria em baixo caso eu não soubesse que são suas.


Hendrix Gallagher Straits

Eu vi que vc abriu outro tópico para outro amp. Vc já sabe o que vai montar lá? Tenho muitos esquemas aqui e se precisar é só falar.

Pessoal!

É o seguinte: acabei de saber que acham que eu não sou eu, e que eu sou outro cara. Aliás um cara que não tem nada a ver comigo. Com essa confusão toda eu mesmo já tô em dúvida se eu sou eu. E se eu vou me olhar no espelho e ver outro cara! rsrsrs
Isso apareceu no tópico do Micro 800, que é uma bagunça só .
Se alguém souber do motivo dessa confusão ou contactar o Ramsay para saber de onde vem o engano eu agradeço.

Tão M.Tirando!

Hendrix Gallagher Straits

Desculpe usar teu tópico para mandar recados
Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


macaco veio

Oue blz! Ótimas dicas mesmo, valeu !!!!!!!!!!!

não li o post todo mas a regra de dedo pra tensão de bias é 10% negativos da tensão de placa, assim se na placa tem 400v então -40v no bias, 450v então -45v , simples assim, se deixar um pouquinho mais negativo (acima dos 10%) elas geralmente duram mais por que trabalham com um pouco mais de descanço mas vai perder um pouquinho de volume e ganhar em clean. Você pode seguir todos os procedimentos de regulagem de bias perfeito (enfia lâmpada ali, resistor aqui, mede ali, etc e calcula com precisão) mas te garanto que as válvulas irão durar menos se você não colocar um pouquinho mais negativo do valor de precisão que calculou.

Ai fiz o seguinte ajustei o pot até conseguir -37 pq a tensão de placa é 370v, então assim a corrente fica só em 10mA, isso não seri mt pouco? ou se memso assim com 10mA e eu nao tiver mt distorção de crossover, da pra deixar assim? é sempre vejo todo mundo deixando a corrente sempre ali nos 38, 35 mA.


Depois vou dar uma melhorada no chassi e na parte de aterrando, o cara furou a "linha" as válvulas na frente, então ficaram na frente do amp mas é 85mm de altura então não fico mt perto dos pots...

Ei nao tive um humm absurdo e é minimo mas me incomoda em altos volumes, em tudo q fiz sempre tiver todo humm filtrando ou regulando, e sabe eu cheguei a colocar aqui na V1 a tensão de (6v regulada q tinha em um pré de mic 0% de hum ) e o hum ainda ficou lá..

Os fios dos filamentos enrolei na furadeira e coloquei bem enscotado no chassi, os trafos estão na posição certinha e as posições das valvulas de pré e saida tb estão certinhas em relação aos trafos, e com uma boa distancia dos trafos de saida e força, a bus bar ficou assim e os esquema do aterramento:

[url=Aterramento]http://nsae01.casimages.net/img/2013/08/13/130813052612863558.jpg[/url]


Matec

O outro porjeto ainda to aqui tentando me lebrar de algumas coisas q tinha medido aquele amplificador uma vez, se nao me engano entrava dois taps de 400 = 800va na valvula de retificação, um choquezinho ali nao é bancana !! ai depois dos filtros e capacitores de uns 2 ou 3 capacitores 50uf + 50uf e resistorees de fio chegava uns 380v no +B, acho q era isso q ia no center pade do trafo de saida, ainda to pensando em um pré bem simples pro baixo, e quem sabe usa a EF86 + uma 12ax7, criar uma curva bacana pro baixo e jogar numa inversora...
Não me lembro na do trafo de saida só isso, e tb é bem "servido" o trafo, bem grande o de força então é cavalo.

Valeu galera sempre tentando ajudar, eu to aprendendo mt com vcs!

E cara pode falar ai o que quiser, aqui é nosso.

valeuu

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Medi agora e ajustei denovo a tensao negativa pra -37v, e a corrente ficou em 4,5mA..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


macaco veio
Matec

Troquei as válvula, coloquei de volta as el34 jj, e agora estou usando os secundarios de 320v:

Tensão de placa 414v
Bias -33.3v
Corrente 39mA

Ajustei denovo pela regrado dedo só q ai cai mt a corrente..

Tensão de placa 430v
Bias -43v
Corrente 05.1

Matec
Membro
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
E aí grande!
Bom, ás vezes as regras não são tão abrangentes, mesmo porque se fosse 6L6 a regra talvez também não funcionasse desse jeito. De todo modo eu anotei as dicas do macaco véio prá testar em alguns amplis.
O que importa é saber como está o comportamento dessa nova configuração.
Tenho lido algumas notas do pessoal da Linx e eles têm a seguinte dica: trafo para alimentar jcm 800 50w 285v-0-285v trafo para os Plexi 50w 320v-0-320v
O que muda de um para o outro? O trafo de saída que é diferente.
Não vou dizer que isso ou aquilo é errado, mas fique mais atento para não sobrecarregar as EL34 com corrente á mais.
Visto isso, descreva depois o comportamento do ampli com essa nova tensão de fonte.

Abs

macaco veio
Veterano
# ago/13
· votar


quando se ajusta a corrente quiescente (corrente de repouso) de um amplificador a transistor, o valor é aquele ali fixo, geralmente o menor possível de modo que os transistores de saída não se aqueçam muito e não haja deterioramento ou distorção do som (distorção em transistor não é bonita como a da válvula); isso porque o transistor não tem idade, não vai se desgastar como acontece com a válvula. O que acontece quando uma válvula começa a ficar velha? ela começa a envermelhar placa, ai você aumenta o negativo do bias e ela funciona por mais um tempo se não estiver ainda tão velha. Se você zerar o bias das válvulas elas vão envermelhar e queimar mas a medida que vai negativando elas vão voltando ao normal ate que parem de envermelhar e fiquem ali mais ou menos estáveis no seu limite máximo (assim regulei sem medir nada), após esta regulagem se eu trocar por um outro par de válvulas (mesmos novas) talvez essas envermelhem ou ainda permitam que eu ajuste mais positivo e ainda resistam. Enquanto menos negativo o bias mais o som parece "subjetivamente" mais bonito porque o ganho de volume aumenta (pelo menos para os meus ouvidos) mas assim eu não estaria considerando que elas fazem aniversario. As válvulas são suas, a quantidade de margem de refresco negativo para elas é você quem determina claro em função do som obtido. As bichas são como cavalos de carroça, dependem do bom senso do dono. boa sorte.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Matec
macaco veio

Hj vou fazer vários teste só que desta vez vou escrever tudo no meu caderno, anotar tudo, prestar mais atenção no som mesmo, esquecendo um pouco do numeros, claro cuidando pra não exagerar na corrente, e postar pra vcs o comportamento sonoro do amp.

Que bom que vcs me ajudam !! Cada dia q passa eu fico mais viciado nesses amplificadores, não com intuido de gerar lucros mas de poder satisfazer minhas necesidades de estúdio, me lembro que quando eu tinha 15 anos e ganhei minha primeira guitarra no outro dia fui fazer aula e o cara tinh um marshall combo, eu fiquei alucinado com aquilo, foi um dos dias mais legais daminha vida, ver pela primeira vez um amp daqueles q só via em vhs de clipes e documentarios de bandas, hoje depois de tantos anos, fazer o meu primeiro amp valvulado é bom demais !!!

Descobrir tb q há muito mais que um simples cálculo pra um bom funcionamento do amp, o quanto é complexo todos os processos, espero q um dia possa ajudar alguem como vcs tem me ajudado, porque a gente pode ler o livro que for mas nao tem nada melhor que poder conversar com quem tem muita experiencia nesse mundo..!!

Sobre o ajuste pra o meu caso será bem simples, quando quero fazer aquela gravação pra ficar pra história, faço um ajuste mais quente, pra tentar tirar o caldo do amp, e quando for pra ensaiar e etc então um ajuste mais "frio" é o suficiente.

Não canso de agradeçer vcs denovo valeu mesmo, qualquer novidade to postando.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Andei testando uns falantes nacionais, mas tudo a mesma porqueira.

A resposta desse selenium de 15 q tenho aqui é muito melhor q esse do Bx200 da staner, sem comparação, no falante do bx é uma fritação horrorosa, no inicio até gostei mas depois q fui regulando e aumentando o ganho ai veio a chiadeira.

Agora voltei pra caixa do selenium e pelo menos da pra tocar com um ganho maior e da uma beliscada maior no ganho.

Eu to com medo de comprar um par de eminence e depois me arrepender, se fosse pra tocar no palco acho que os eminencde se garantem bem mas em estúdio não sei nao, o q tenho visto de eminence por ai em estúdio não é o q procuro, e quando vejo os celestion ai é outra coisa.

Liguei um falante de um rádio antigo e pra imnha surpresa o som é bonzinho tem uns medios bem brutos muito bom mesmo, pena q nao da pra aumentar o volume, mas d apra ver como o amp se comporta diferente com outros falantes.

O amp tá bom, mas falta falante a altura.

Ainda to fazendo um boster valvulado pra da um up no ganho, tentei umas coisa mas ainda sem sucesso...


abs a todos e bom final de semana

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Fala ae galera, to com o amp funcionando bem, mas to com um problema que eu ja tinha notado antes mas agora ficou bem masi claro pra mim.

Eu comprei um cabo de uns 8 metros bem reforçado pra caixa e assim pude colocar o cabeçote na minha sala técnica e deixar só a caixa na sala de gravação, assim consegui escurtar realmente os barulhos e "grilos" que eu vinha notandoque vinha do cabeçote na região do trafo de sauida e das valvulas, como eu ja disse antes quando eu encosto na V5 (EL34) ou só chegar com o dedo perto já começa a zunideira uns apito loko que agora com a caixa loge deu pra escutar bem, pois antes fica dificil pois eu tava com com a caixa na mesma sala.

Na V4 não acontece nada só na V5 isso ai ja me deixo meio cagadão e já melou a minha gravação, cortou o clima, que droga.

Sempre q eu vi esses amps funcionando foi sempre na frente da caixa , agora com o cabeçote na sala tecnica fiquei mei apavorado.

Da pra notar tb que que com as cordas mais finas o "grilo" fica mais forte, mas ainda nao sei se vem do trafo de saida ou das valvulas.

Troquei as valvulas por um par de philips el34 e fico na mesma, o problema denovo só na V5.

Acredito então ser algo errado no circuito, mas ja revisei e nao achei nada, alguem pode me dar uma luz? isso não pdoe ser normal, toda vez q toco com o volume mais alto o trafo os as valvulas de saida ficarem com esses "grilos", "estralos" sei lá como descrever isso...

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Fiz uns teste aqui agora, e descobri que quando eu encosto a uma mão no chassi posso encostar a outra mão nas duas valvulas e nenhum delas apita, que veiaje isso ai... to tentando entender isso aqui mas da complicado, deve ser uma coisa bem simples...

Os estralinhos ou grilinhos fantasmas no trafo ou nas valvulas (não consigo ver de onde vem, ja encostei a cara ali), ainda me me perseguem...

Acho que smepre tiveram ali eu q nunca tinha prestado atenção, pois nao são mt altos..

o som é bom..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Fiz outros testes agora e notei o seguinte.

Apitos e interferencias

- Pluguei a guitarra coloquei o amp em medio volume e ganho e deixei a guitarra no pedestal.

- Encostei na V5 e V4 e nada de apito, nem nada.

- Encostei a mão na corda da guitarra e a outra mão na V5 um apito mais agudo e na V4 um apito mais grave bem grave.


Fiz o teste do lapis nas valvulas e nenhuma deu aquela barulheira, só a V1 q mostra alguma reação quando encosto o lapis mas como são short plate pode ser até normal isso porque são mais sucetiveis a microfonias.


Ruído de cascavél ?!

O que continua é o ruido que parece mesmo vir das valvulas conforme aumento o volume e toco algumas notas, o termo melhor mesmo é o Ruido de cascavél, andei pesquisando por ai mas nao acho nada, só gente falando q é pra trocar as valvulas ou que pode ser que esse ruido seje amplificado pelas valvulas do pré, mas nada de concreto sobre isso, uns falando em ser normal em valvulas ruins, é umas ocnfusão quando o assunto é esse, deve ter um outro termo em ingles pra isso, mas ja vi vários relatos assim e acho q ruido no trafo ta descartado, são as valvulas mesmo.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


Video no youtube do Tube rattle, mesmo ruído do meu amp

Hj estou em um local com interet muito rápida, pude procurar vários vídeos sobre o assunto e achei esse vídeo q é o mesmo problema q eu tenho..

No vídeo o cara empurra as válvulas de saída pra baixo com os dedos e para o ruído...

Eu comprei retentores desse modelo aqui

retentores

Achei q essas porcarias iriam adiantar pra alguma coisa mas já vi q de nada adiantou.

Válvulas e outros componentes são sucetiveis a microfonias então esse ruído vai sair no falante com certeza...

se alguém tiver uma dica pra me passar, eu agrdeço muito...

valeu

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Entortei as abas do retentores pra "agarrarem as valvulas" mas ainda ta esse problema, e a mola tem uma boa pressão, é até ruim e chato de tirar e botar válvula por causa da pressão, se eu encurtar a mola ou trocar a mola ai capaz de quebra as válvulas..

Edit.
Quem sabe colocar retentores de base junto com esse q eu já tenho?

Procurei anéis de silicone mas não achei pra válvulas do power.


Outra coisa, tb vejo muita gente condenando o uso de potenciômetros pra ajuste de bias, eu uso um da constana de eixo plástico bem comprido, o pessoal fala justamente por causa das vibrações que são um perigo para o Trafo e as válvulas de powe... eu não sei se é preciso tanto cuidado com isso, bom se algum puder da um pitaco aew...

valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando amp réplica! De luxo.