Montando amp réplica! De luxo.

Autor Mensagem
Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


strinbergshredder

É bom saber que a galera aqui ta junto comigo!!

Espero que outros interessados tb possam tirar alguma de bom disso tudo.

Abraços!

strinbergshredder
Veterano
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
hehehe, pois é cara, te falei que fiz eletronica neh, mas ainda tomo surra pra montar um pedalzinho...kkkkkkk

Abraços!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Todos os pontos onde deveria ser aterrado eu mandei por fios pro bus bar, ao contrario do que tá no esquema que tem uns pontos que são aterrados em um parafuso ou no chassi, por exemplo:

- center taps
- pinos 1 e 8
- terra da tomada femea da rede

isso eu coloquei direto no bus bar ou barra onibus, que é um fio grosso rigido de cobre, que está ligado na carcaça só de um lado.


não entendo como pode isso de dar tipo um noise gate, que viaje...

o presence tá loko, ja revisei tudo aqui vou tentar trocar o pot..

e essa valvula el34 q antes mesmo de eu encostar nela ja da um interferencia a outra nao...

nao vo desistir tomara q nao queime nada nessas revisadas, liga e desliga..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


mais um teste agora troquei umas coisas e melhorei umas fiações aqui e nada, do mesmo jeito..

Se toco uma nota e seguro, é como se nao tivese sustain.. o som em pous segundo vai sumindo vai diminuindo volume e o falante silencia total..

e enquanto vai diminuindo o som noto q o som fica indo e voltando tipo um tremolo.. mas bem lentamente

o amp só funciona melhor com os pot master e volume quase no meio e mesmo asism ta zuado..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


achei um site gringo com um maluko com o memso problema e um outro que tb tinha, e o problema era solda fria, não duvido que não seje isso mesmo porque é um saco pra solda na bus bar até que ela esquente e derreta o estanho, quando ve é isso ou outra solda mal feita nos turrets...

vou dar uma limpada uma organizada nesses fios e refazer as soldas denovo.

ogner
Veterano
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Legal velho, podia tentar postar fotinhas pra gente tb!!!

o/

Morre não, hein!!!! hehehehe

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


ogner

Claro, quando ele tiver mais apresentavel.. vou gravar um som tb..

Valeu

Ramsay
Veterano
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Se vc usou o resistor de 82K no lugar do de 56K, então tá de boa e o bias tá ajustado de forma correta.

Quanto ao fato de uma válvula EL34 antes mesmo de vc encostar nela já dar uma interferência e a outra não, eu sugiro que vc inverta as válvulas, ou seja, coloque uma no soquete da outra e vice-versa e veja se a interferência permanece na mesma válvula. Se permanecer pode ser algum problema de fabricação na válvula.

Quanto ao som indo e voltando, parece ser uma oscilação que talvez seja provocada pelo alto espaçamento entre as peças que obriga o uso de fios longos ou talvez devido a falta do capacitor de 100 PFx1Kv.
Coloca o capacitor de 100 PF e vê o que acontece.
E não precisa ser de 1Kv. Qualquer capacitor de cerâmica de 100PF x 500V serve.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Ja coloquei o capacitor, é aquele ali na V1 que vai do pino 6 ao 8, da no mesmo.. parece que até pioro..

Troquei a válvula de posição como Ramsay falou e nao deu a interferencia, em nenhuma das duas...

Mas dessa vez fiz outro teste e notei que quando o potenciometro de bias tá todo pra esquerda que é o maximo q consigo de tensão negativa uns 48v 49v o som fica bem como se tivesse um noise gate some o som do falante logo apos eu para de tocar, nao sustenta nada e tem mais oscilação.

Agora quando deixo o pot mais no meio o som parece que sustenta mais e nao da tanta oscilação, que merda hein, nesse caso ai nem medi mas deve ta com a tensão negativa desse jeito em uns 30v 28v...

ja fiz de tudo nao acho solução pro presence que só da pra testar o amp com ele de 90% pra 100%... se tiver abaixo disso o som fica com uns estalados, ou uns rasgados acho que é melhor termo, e bem violentos bem agudos..

vou trocar todas as valvulas agora vou por umas antigas q tenho aqui, ate as do pré, só pra não dizer q não fiz esse teste ainda.

que saco isso ai, feliz por um lado que funcionou e não explidi nada auinda e triste pelo outro, porque tá desse jeito..

refiz umas soldas mas acho que nao é nada de solda fria apesar de ter visto isso num site gringo..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Troque todas as valvulas do pré, como não tinha 3 12ax7 coloquei 1 12au7 na V1 e nas outras duas duas philips e no power duas el34 philips tb antigas pra caraio...

o timbre parece que ficou até melhor mas ta tudo do mesmo jeito, os resistores que coloquei nas el34medidos, medidos no multimetro 1012ohms e o outr 1011ohm.. dauqles verdes bem antigoes, mas não sei se tem alguma coisa a ver eu só tenho resistor de 1k desses antigos, tenho outros de um modelo diferente acho que são de fio e porcelana tb só que é de 1k2 ai nao quis colocar nao sei se da pra colocar eles nesse circutio.

o trafo de saida nao esquenta.. parece ta tudo ok, tomara q consiga arrumar isso ja to ficando estressado, to cheio de coisa q tenho pra faze q abandonei pra monta esse amp.


acredito que seje alguma coisa relacionada a essa tensao negativa, porque o som ficava melhor com o pot bem no inico sustentava mais, só que isso deve ta a uns -15v.. -18v que era o que conseguia facil com resistor de 56k e pot de 22k como no circutio original..

meu multimetro pelo visto ta bom um minipa, testou os resistores sempre no valor certinho testo tensões direto e sempre da o valor certo, pensei q podia ser isso tb mas acho q nao.

Nefelibata
Veterano
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Minipa é bom kra, é muito mais provável q haja algum problema com o projeto do q ele estar fazendo leitura errada.

To acompanhando aki e desejando boa sorte com sinceridade.

abraço

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


entrei no site da audio link de onde são os trafos q comprei, e lá tem o esquema do 2204 com as tensões e algumas notas sobre a montagem e testes.

já que to usando trafos deles é uma boa referencia.

[url=Power 2204 com tensões (site da audio link)]http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/jcm800_2204_powera mp.gif[/url]

[url=Pré 2204 com tensões e notas (site audio links)]http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/jcm800_2204_pream p.gif[/url]


já tentei arrumar editando a msg mas deve ta com algum problema no forum pq o link sempre cria uim espaço ali, por favor vão ter que selecionar o endereço e colcoar no browser.

vou jantar depois volto pra fazer as medições nos mesmos ponto e ver no que da..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Nefelibata

Valeu cara!! logo logo vamo conseguir arrumar isso e o mundo terá mais um belo amp pra manter vivo o rock nesses tempos difíceis da música.

Valeu por acompanhar tamo junto.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Conforme o esquema original detalhado com as tensões e notas no site da audio link, diz que não é aconselhavel usar -30v de bias que é q está na tensão de bias no esquema, então olhei e vi que os taps usados eram os de 285v e não os de 320v como eu estava usando.

então se eu usar os taps de 285v poderia deixar em -30v o bias? pelo esquema acho que sim, mas eu tudo quanto é lugar que vejo dizem que é muit o pouco.


http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/jcm800_2204_poweramp.gif

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Consegui umas melhoras...

Antes estava usando os tap de 320v do trafo agora tu usando os 280v...

Como baixei a tensão então tb voltei o resistor de 56k original e o potenciometro de 22k, ficando assim regulado pra -30v sem tocar nada...

O amp ficou bem melhor o ligando em high o Gate sumiu..

Ficou com bem menos ganho, antes estava muito brutal tipo um high gain kkkkkkkkkk...

então fiquei cuidando o multimetro e vendo a tensão do bias (MEDIDA DIRETO NO PINO 5, DEPOIS DO RESISTOR, É O CORRETO CERTO?) e quando eu tocava essa tensão ia pra 40v mais ou menos.


Até que olhei e vi uma fumacinha discreta saindo do soquete da valvula el34 e logo desliguei o amp que estava funcionando normal ainda, e notei que essa valvula tava mais forte o filamento o resistor bem quente, a fumacinha pode ser da tinta mesmo ou porque ele tava esquentando demais por não ser 5w, é que é tão antigo e é menor um pouco que os de 5w q eu tenho, eu acho, por via das duvidas desliguei..

o problema maior era isso mesmo a tensão do secundario do trafo de força de 320v é muito pra esse esquema, mas só coloquei isso porque estava no esquema da ceriatone 325v...

o presence ainda tá zuado o som fica rachando ou rasgado com ele abaixo de 90%.. dos 90% pra cima fica melhor porque parece que abafa e nao vem tanto esse agudos dos rasgados...

mas ja tá melhorando, pena eu nao ter os resistores de 1k de 5w, os mais potentes q eu tenho aqui são os 1,2k de porcelana e bem grandes esse deve aguentar bem mais de 5w, mas nao sei se da pra colocar mais 200ohms ali nesse ponto.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Continuando..

Ta cada vez melhor, mas da uma trabalheira que eu nao imaginava..

mas vamos continuar nos problemas..

Válvula que fica mais incandescente que a outra

Tu usando duas JJ El34 como já tinha falando antes compre como sendo par casado, inclusive vei um adesivo na caixa das duas com as informações

L-34-JJ Ip: 47
PASS Gm: 8,300

não sei se isso tem alguma coisa a ver, mas achei que ambas por serem casadas tinha que ficar com o filamento do mesmo jeito mas da pra notar visualmente q uma fica mais acesa um pouco que a outra, e pra saber se era no circuito inverti elas e pra minha surpresa a mais acesa continuo mais acesa no outro soquete, então posso deduzir que uma delas está diferente da outra pelo menos no filamento e nao é o circuito.


Capacitor de 100p

Tirei o capacitor de 100p, depois vi no modelo 1981 nao tinha, então deixei fora e quanto testei com ele nao tinha gostado mt tb.


Presence

Quando o pot ta mas no inicio da pra sentir que o timbre classico aparece, mas como ta apitando nessas regiões nao da pra tocar mt assim :(, nlogo vou descobrir o q é mesmo sem volume nem ganho o pot de presence se baixo de 80% apita piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, ahco que pode ser os fios mesmo vou começar a encurtar o que posso

Mas e os que não posso encurtar como faço pra não ter oscilações e dar esses apitos ?


Master e volume

Ganho só apita com 90% 95% um apito bem agudo, mas é um jogo entre os pot de agudo ganho volume e presençe, deve ser os fios tb.

Notei tb q se dar ganho o volume nao funciona só com o ganho no 10%


High e low

Tao funcionando perfeitamente e no low o pot de presence deu pra dar uma beliscada mais pra baixo e o timbre ficou bom gostei mt.

Isso tb porva que esse problema do presence é pior com o ganho, sempre ouvi falar que muito ganho + fiação tosca da nisso, deve ser memso.

Lembro que quando montei um pre amplificador do jcm e coloquei em um transistorado apitava de tudo quando era jeito, por causa dos fios.


Resistor de 1K Cabuloso

Agora toco um pouquinho e já cuido pra ver se o resistor nao esquenta demais, mesmo que não seje de 5w ja da pra testar e ver se obtenho algumas melhoras. Mas logo quando conseguir vou trocar isso.


Ramsay

lembra q tu disse:

a tensão negativa de 26V das grades tá muito baixa e é por isso que as EL34 estão esquentando tanto. Se vc deixar assim, vai queimar as duas válvulas.
Você tem que colocar as pontas de prova invertidas entre o pino 5 e o chassis de uma das EL34 e ajustar o pot de bias até que a tensão mude de 26V para algo em torno de 48V.
Com isso as EL34 vão esquentar menos e a tensão das placas (nos pinos 3) deverão subir para 430V ou mais, o que é normal.


Afinal onde é o lugar certo pra medir isso, porque no esquema que baixei do site da audiolinks ele diz pra medir entre os resistores de 220k e se eu medir no pino 5 da uma queda de tensão tipo se nos resistores da uns -30v ali no pino 5 daria uns -26v.

Queria saber se essa tensão tem relação com a tensão das placas, tipo com determinado valor nas placas eu posso ficar nos -30v?

Matec
Membro
# ago/13 · Editado por: Matec
· votar


Hendrix Gallagher Straits

O parto do primeiro é sempre mais difícil.

Vc parece que está mexendo em coisas demais ao mesmo tempo.

Se atenha primeiro em regular o bias das válvulas de saída para que elas trabalhem pouco, e não queimem, comece com um valor alto -39V. Depois vc regula o bias para que a corrente fique num patamar normal de uso

Apito no presence? Ou o resistor de realimentação esta conectado ao tape de saída errado do trafo de saída (Normalmente é o 4Ohms) ou os fios do primário estão invertidos.

Muito agudo? Desconecte o capacitor de bright do potenciometro de Gain . Aquele de 1nF.

Boa sorte!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Imagens com o esquema e as tensões q medi aqui.. pre e power

[url=Pré amp]http://nsae01.casimages.net/img/2013/08/08/130808124209841138.gif[ /url]

[url=Power]http://nsae01.casimages.net/img/2013/08/08/1308081243191840 93.gif[/url]

as minhas tensões são em azul, eu nao entendi direito ali onde coloquei um ponto de interrogação, minhas valvulas de pré são jj novinhas e estão boas.

Matec
Membro
# ago/13 · Editado por: Matec
· votar


Hendrix Gallagher Straits

As tensões do pré estão corretas.
As do power, o bias -30 está "baixa". Qual a corrente recomendada para essas válvulas de saída? Pode estar excedendo.
Cuidado, ás vezes poucos volts podem fazer um estrago grande.
Abs

Matec
Membro
# ago/13 · Editado por: Matec
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Pensando bem o ampli está trabalhando com tensões bem mais baixas de que eu tenho visto, provavelmente não está errado assim. Mesmo desse modo, se puder, meça a corrente que está passando nas EL34.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Bom, medi aqui com multimetro direto no pino 3 a corrente deu 0,010

se o máximo da jj é 25 watt / tensão da placa 347v) * 60% = 0,043 que seria o máximo com uma boa margem de segurança? correto?

Medi com multimetro no pino 3 diz que é mais preciso deu 0,010 então posso ajustar mais perto dos 0,043?

no pino 5 tá com -23.5

no 4 343v

no 3 347v

catei aqui de um amp staner um resistor de 2w de 10ohm, mas é só um, se nao tem problema e acredito que nao dá nada posso colocar esse resistor e medir no pino 1-8 ? depois multiplico por 10?

Matec
Membro
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Não meça a tensão de grade no pino 5 da válvula, sempre vai dar uma leitura discrepante, além de interferir no próprio funcionamento da válvula.
meça sempre na junção dos dois resistores de grade.

Acho vc disse algo errôneo (multiplicar por 10). Se I = V / R Então vc vai dividir a tensão V que medir no resistor R de 10 Ohms para saber a corrente I que está passando pela Válvula. Essa corrente é um pouco maior que a encontrada na placa pois aí também está somada a corrente da Screen .

Minha opinião a repeito de máximas correntes quiescentes não é muito bem vista pelos gurus do assunto, eu prefiro trabalhar com correntes menores desde que não se perceba a distorção de crossover, já muita gente discorda disso. É só minha opinião.

Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


primeiro valeu pelas dicas ta me ajudando muito aqui... muito mesmo...

agora consegui arrumar o presence tava invertido os fios mesmo e agora deixei em -33v.. quem sabe vai trocar o pot de 22k e tentar deixar em -40v pra fica com a consciencia mais tranquila pelo menos por enquanto... o amp já ta berrando bonito..

muito fio q eu fiz aqui na correria tb pode ter ajudado nos apitos, deu uma arrumada nisso aqui agora, e ficou bem melhor só o ganho com o volume no máximo...


toquei agora um pouco mais forçando os volume e o resistor do v4 ficou meio quente, tava começando a esquentar, o outro nao tava, bom esses resistores antigões nem são de 5 watts, então essa esquentada é normal pelo fato do resistor ser de menor potencia??

outra coisa o presence ficou bom nao apita mais mas a v5 ainda quando encosto nela da um apitinho...

Matec
Membro
# ago/13 · Editado por: Matec
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Faça mais alguns testes, se tiver problemas depois a gente discute.

Abs

Edit

Coloque os resistores de screen com a dissipação adequada, em regime máximo eles esquentam muito mesmo. Já troquei muitos totalmente torrados.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


valeu cara tu ajudou mt mesmo, espero que alem de mim outros tb possam desfrutar das tuas dicas !!

Eu ja to meio chapado do cheito do estanho e vou partir pra marcenaria agora kkkkkkkkkkk..

abraços!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Dei uma organizada muito bom no amp, aind atem coisa pra fazer, mas coloquei o pot de bias de 50k e puder perceber q ficou bem bom de controlar então deixei nos -48v que o Matec sugeriu pra começar e liguei o amp, e o som que estava com a -30v ficou tipo antes, como se tivesse um noise gate, então fui me baseando pelo som apenas esqueci o multimetro..

fui girando o pot ea tensão ia diminuindo e melhorando o som, mas nem olhava pro multimetro, até que notei q o som ficou normal, e olhie pra ver quanto tava no multimetro e esta lá os -30v mesmo...


Pra não dizer que esta perfeito uma valvula fica um pouquinho mais acesa q a outra.. mas as partes internas nao estão incandescentes é só no filamento mesmo.

Liguei o baixo agora e que sonzeira, a tensão de-30v bem estabilizada -30,1 nem se mexe, bem estável.

Bom isso é valvula, nao tem como serem perfeitas mesmo, to achando que é por ai, quem sabe um dia.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13
· votar


Tem que triar as distorções de crossorver que aparecem na saturação?

Matec
Membro
# ago/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Distorções de crossover são aquelas que aparecem com o volume bem baixo. Fazendo um ruído de fritura. Outras distorções podem ser outro defeito.
Mas veja bem, tem distorções que pode não ser bom tirar, para que valeria um valvulado sem elas?

Ontem vc falou que um resistor de screen esquentava e o outro não. Esse que não esquenta está bom? Vc inverteu as válvulas e o problema muda de lado ou persiste do mesmo lado? Se o resistor de screen não funcionar a saída fica meio estranha.

Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Matec

Bom dia !

Tinha tanta coisa errada nesse amp desde q eu liguei a primeira vez q posso ter até me enganado sobre esse resistor, porque pensando a pouco sobre isso e liguei ele toquei uns 10 minutos e os resistores estão esquentanto igualmente, a unica diferença que senti foi olhando e vendo aquele filamento de 1 el34 ficar minima coisa a mais incandescente q a outra.

Agora depois de ter "tirado" (porque não deixei plana a linha inclinada da senoide) as distorções de crossover com a senoide normal sem saturar, depois em nem vi, então medi a corrente do pino 3 pro center tap, e como meu multimetro é uma mer$#$ ficava ali no 0.01 indo pro 0.02, então acredito q estava em 19mA ou 20mA, ainda hj pela manha quero analisa denovo essas distorções de crossover e deixar a corrente um pouco mais alta perto dos 30mA ou 35mA, no meu caso q a tensão no pino 3 tá 370 mais ou menos acho que até uns 40mA da pra deixar tranquilo, ai ficaria nos 60%.

Já testei os resistores e estão funcionando bem, com uma diferença de uns 10ohms entre eles, outra coisa agora q fiz foi verificar a V3 e olhando por cima vi q um filamento estava mais apagado, puts to com o mal do filamento mesmo, então troquei e coloquei uma Philips antiga q tenho aqui linda, da pra ver a marca da forma de fabricação no vidro sei q ela tem um ganho maior ainda em relação as jj, eu ja tinha analisado isso antes.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# ago/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Eu fiz outro teste agora e trocando um resistor de catodo do V1 pra dar um up na amplificação do pré, e não achei mais a distorção de crossover, será que foi só por causa da troca do resistor:?

outra coisa quando meço a corrente é com o amp em repouso sem sinal na entrada, mas se eu coloco um sinal de 400mv na entrada high com o aumento do sinal essa corrente aumenta tb, tem alguma forma de saber se essa corrente que aumenta está ok? com 400mv na entrada e os pots no máximo por exemplo a corrente é x, ou é só a corrente de repouso q se mede?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando amp réplica! De luxo.