como o frusciante conseguia aquele timbre limpo usando marshalls?

Autor Mensagem
slash_web
Veterano
# fev/13


ele usava marshall e conseguia um puta som limpo lindo demais, tenho curiosidade de saber sobre isso..

e desculpe a ignorancia sobre algo.

abç

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


slash_web
volume alto e pouco ganho, nao tem segredo
(nao volume estourado, como todos falam, "saturar power saturar power saturar power")

elciosouza
Veterano
# fev/13
· votar


concordo com o Hitman, tendo um puta Marshall na mão...é fácil ter um lindo clean!!!só basta ter bom senso na timbragem...muito volume, mas sem saturar.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


slash_web

Como o Hitman falou. Marshalls são famosos pela alta saturação, característica que a maioria utiliza, basta fechar o Gain para ele não saturar...

henriquelhrf2
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Tb sou mto fã do Frusciante e do seu timbre. Qdo ele tá usando o clean com aquela sujeirinha bem de leve, essa pequena saturação vem do amplificador ou do Micro Amp? Tipo a partir de 4:42 desse vídeo:



Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


henriquelhrf2
vou chutar que eh o amplificador.
Acredito eu q ele eta sujando o timbre com dinamica e/ou vol da guitarra

...mas ha a possibilidade de ser o pedal

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Os melhores cleans nessa onda vem controlando a saturação pelo pot de volume.

Seta o amp, saturado sim, e abaixa o volume na guitarra ate chegar o clean, fica ducapeta!! Bem diferente de não saturar o pré e sair o clean direto do amp, com o volume da guitarra no maximo já. Fica diferente!

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


ogner
o problema eh colocar um valvulado de 100w no maximo.

se fosse tao facil, estaria de plexi no momento.

...mas sim, seria o ideal

Delson
Veterano
# fev/13
· votar


como o frusciante conseguia aquele timbre limpo usando marshalls?

Usando Marshalls.

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


Também acho que a jogada é domar o pot de volume da guitarra. Concordo com o ogner!

Nefelibata
Veterano
# fev/13
· votar


ogner

Os melhores cleans nessa onda vem controlando a saturação pelo pot de volume.

Entrei aqui pra falar exatamente isto!!! heheeh

Tanto que aqueles cleans gordos, cheios de detalhes e harmônicos do SRV são feitos utilizando esta fórmula. Inclusive com um TS boostando!

Nesse caso a config do pedal de drive é mais volume, pouquíssimo ganho, apenas serve pra dar um shape no timbre e comprimir. Aí abaixa o pot de tone e fica limpo. P. ex.: Lenny e Riviera Paradise. Dá pra perceber q qdo ele palheta mais forte sai uns "cabelos" de saturação bem sutil.

Coisa mais linda do mundo.

Marthin87
Veterano
# fev/13
· votar


Nefelibata
Tipo Fuzz, então?

boblau
Veterano
# fev/13
· votar


Esta técnica funciona ao ponto de ser dispensável o uso de qualquer pedal de distorção. Coloca-se os amplificadores em volume bem alto, tanto o pré como o power (não no talo, abra o volume da guitarra e aumente até chegar no seu timbre de distorção, depois é só diminuir o volume da guitarra e o som limpa, sem diminuir o volume do ampli).

Se usar single coils, e o ampli for realmente bom (no caso aqui os Marshall top de linha com guitarra Fender), todo o controle de saturação pode ser feito somente no pot de volume da guitarra e na dinâmica da palheta (ou dos dedos).

Os humbuckers não conseguem "limpar" completamente por conta de sua área frontal que causa uma "compressão" do harmônico da corda, diminuindo a dinâmica.

Para ouvir mais alguns exemplos muito bons desta técnica:

Jimi Hendrix - Hey Joe
Richie Blackmore - Lazy
Gary Moore - Empty Rooms
Yngwie Malmsteen - Black Star

São sons bem crus, sem tratamento de sinal da guitarra.

O que ainda ajuda muito nesta técnica é o uso de um pitch shifter diminuindo uma oitava, e com um volume bem baixo. Este sinal uma oitava abaixo literalmente "frita a válvula" aumentando a saturação e é praticamente inaudível. Um bom delay fazendo uma "dobrinha" também aumenta a saturação (é um sinal adicional 5 a 10 milisegundos depois, também praticamente inaudível), esta técnica era muito usada pelo Blackmore e pelo Hendrix, usando gravadores de rolo para criarem o eco.

O Clapton também usa esta técnica ao ponto que quando a Fender lançou em 1982-83 a série Elite, que usava captadores ativos, ele migrou para esta tecnologia e a Fender então tirou a Elite de linha e colocou a Fender Eric Clapton no lugar e que tem um pré que aumenta o sinal da guitarra em 25 db, justamente para poder aumentar o sinal de saturação dos amplis fender, que por sua tradição são bem "cleans".

Mas tem um detalhe - qualquer pedal de distortion, fuzz ou compressor, acabam com esta dinâmica. Alguns overdrives, como por exemplo o Tube Screamer da Ibanez, o Overdrive e o Super Overdrive da Boss, conseguem manter parte do conceito, mas estragam bem o sinal de qualquer forma.

Uma forma de se conseguir também um aumento de sinal para saturação é o uso de um booster de sinal que pode ser via cabo ou wireless.

Marthin87
Veterano
# fev/13 · Editado por: Marthin87
· votar


Esse tópico mudou meus conceitos. Também funciona para amplificadores de menor potência?
Se forem captadores de alto ganho fica mais difícil de limpar com volume baixo, certo?
Nas Les Paul que podem ter volumes diferentes nos captadores, esse macete anularia o uso de boost de ganho/volume?

Flavio Jr.
Veterano
# fev/13
· votar


Marthin87

Funciona sim
o segredo é o volume do amp tem que estar alto
acredito que os captadores vão prejudicar só se forem ativos de alto ganho mesmo

não sinto dificuldade nenhuma de limpar o som com humbuckers

Nas Les Paul que podem ter volumes diferentes nos captadores, esse macete anularia o uso de boost de ganho/volume?

ajuda um pouco mas pode-se fazer em qualquer guitarra o segredo é ter um bom drive bem dinâmico e timbrar pelo volume da guitarra

Led Zé
Veterano
# fev/13
· votar


Eu já falo isso aqui há tempos...Nego fica correndo atrás de 300 canais por ampli, modo clean, drive, lead, boost, fat, etc....É só saber usar a guitarra que se toca tudo com um canal só. Basta conhecer o amp e ter um pedalzinho de drive só pra boostar . Aprendi isso com um Tiny Terror que usava. Saía de tudo dele, só com um sd 1 e pot de volume. Mas pra tirar cleans mais cristalinosdesse modo precisa de single. Humbckers sujam mais, dão mais volume mas não limpa tanto. Olhem o mestre e veja como se tira drive e clean sem pisar em footswitch ou pedal...



Nefelibata
Veterano
# fev/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


Marthin87

Não não, nada a ver com fuzz.

Fuzz eh usado pra dar aquela carreta de ganho e sujeira. Sinceramente não vejo aplicação nele pra shapear e comprimir como se usa um pedal de drive regulado com pouco ou nenhum drive, mas level no alto.

Edit: Ledo engano, dá pra usar fuzz assim tb!!! Colore bastante o timbre. Aí é gosto.

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Nefelibata

Cara, meus meçhores timbres vem dos meus ( agora só to com um SE pqno ) amps setados no crunch, com um Fuzz de SI ( FuzzFace incrementado) mais um TS. O Fuzz com volume no talo e fuzz quase no maximo tb, o TS com mais volume e pouco drive e controle de volume no Pot da guitarra, vou do clean quentão, crunch e aquele fuzz violino do Jeff, ahuehuahuehua!!! Quase isso vai...Mas é por ae!! hehehe!!

o/

joao b.
Veterano
# fev/13
· votar


Marthin87


Nas Les Paul que podem ter volumes diferentes nos captadores, esse macete anularia o uso de boost de ganho/volume?

Até um certo ponto, sim.

Ha algum tempo uso apenas amp+guitarra. Regulo o amp para um bom drive e limpo no volume da guitarra.

Faço muito isso...


Geralmente splito o cap do braço e baixo o volume do mesmo, assim consigo limbar bem o timbre. Não chega a ser um clean a la Fender, mas limpa bem. O cap da ponte deixo normal, com o volume todo aberto, daí quando quero um drive porrada basta um tapinha na chave comutadora...


Dois caras que usam muito isso com lespauls são Gary Moore e Joe Bonamassa. Vale a pena conferir!


Abç

Nefelibata
Veterano
# fev/13
· votar


ogner

Poxa, muito legal! Pra vc ver como a gente nunca sabe tudo e sempre pode aprender. Não achei q o fuzz permitisse uma regulagem limpa, como aqueles pedais de dist que não limpam e com knob dist baixo fica feio.

Tem algum video ou som com esse setup pra eu ver o fuzz no limpo?

abraço

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Nefelibata
Cara, nao sei bem se tenho algum que mostre bem isso.
Nesse abaixo ( é longo ) brinco bastante com o pot de volume, mas só em 3:45 eu atocho no maximo e da pra ver o fuzz junto com o drive legal. Nesse video tem TS e Fuzz o tempo todo! E no finalzinho acredito que seja somente o som do amp.
http://videos.sapo.pt/3f8DybH9rNYJM1fz0n2p
o/

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=_fhaZPCKxgY

Esse aqui tb ligo logo o TS e o Fuzz e fico fuçando!! hehe!
o/

henriquelhrf2
Veterano
# fev/13
· votar


ogner
Nesse abaixo ( é longo ) brinco bastante com o pot de volume, mas só em 3:45 eu atocho no maximo e da pra ver o fuzz junto com o drive legal. Nesse video tem TS e Fuzz o tempo todo! E no finalzinho acredito que seja somente o som do amp.

Belíssimos timbres e ótimo repertório.

P.S.: Acho que vi um amplificador Acedo ali desligado.

henriquelhrf2
Veterano
# fev/13
· votar


Led Zé
Olhem o mestre e veja como se tira drive e clean sem pisar em footswitch ou pedal...

Esse é um dos timbres limpos mais lindos que já ouvi em toda a minha vida. É perfeito. Que amplificador é aquele?

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


henriquelhrf2
marshall plexi
(nao tem master vol, ou seja, todo drive voce tira apenas do volume dele mesmo, quanto mais alto, mais drive voce vai ter)

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


henriquelhrf2
Acho que vi um amplificador Acedo ali desligado.
Tava ligado, estava usando ele. Um 276
o/
Valeu!

henriquelhrf2
Veterano
# fev/13
· votar


ogner
Ah, sim, o 276 vi que tava ligado. E aquele outro grandão, tb é seu?

Nefelibata
Veterano
# fev/13
· votar


ogner

Kra, timbres sensacionais vc tirou ali hein! de cair o queixo... fora que toca muito!!! demais! Dah pra perceber uma gordura generosa a mais. Tem o shape de boost de ts e a gordura do fuzz. Eu busco isso com um ts808 clone. Meu amp e caps (e o guitarrista) jah são barrigudos o suficiente! ehehehe

Offtopic: Tou tarado num atenuador. Meu amp soh timbra filé no vol 4 a 5 pra frente... e vai até 12... no 5 há volume suficiente pra fazer os pedais em cima dele andar e cair igual em terremoto.. as janelas chacoalham... fora a dor nos ouvidos e eu não consigo desrespeitar os vizinhos mais q 5 minutos, eu mesmo fico muito incomodado de achar q estou incomodando. Aí no volume 2 jah eh alto mas o timbre eh xoxo... :(

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


henriquelhrf2
É(ra), um Woodstock W.Fillies de 25w - Fender Staile.

Nefelibata
Cara, aquele TS ali eu que montei, montei uns 5, esse é o meu preferido. Fucei fiz mods ate focar como gosto! hehe!!

Pra casa, velho, nada melhor que um amp de 5,6w com um bom falante de 12"
Ainda assim incomoda um pouco!

Esse meu outro amp de 25w tinha atenuador. Era bacana, sem duvida, ate pq deixa-lo no crunch tremia tudo tb, mas o atenuador da uma caída no timbre, na pressão, é diferente. Mas sem duvida é uma boa saida.

henriquelhrf2
Veterano
# fev/13
· votar


Led Zé
veja como se tira drive e clean sem pisar em footswitch ou pedal...

Acabei de testar isso aqui com um pedal de drive simples, o Bad Monkey, e deu muito certo, ficou excelente. Deixei o ganho do pedal em 2/3, o volume do captador da ponte da minha SG no 10 e o do braço em 2,5 (ficou quase totalmente limpo).

Até gravei um vídeo, mas o som ficou uma porcaria e desisti de pôr no youtube.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como o frusciante conseguia aquele timbre limpo usando marshalls?