O Pedrone me abriu os olhos! Pra quem tem pedal EQ

Autor Mensagem
Zeraus
Veterano
# jul/07 · Editado por: Zeraus


Outro dia tava lendo uns posts sobre equalização.

Daí vi um comentario do pedrone dizendo que a vasta maioria dos amplificadores tem equalização que apenas ATENUA as frequencias.

E que os controles da equalizacao dos amps atuam não só em uma, mas em varias de frequencia dentro da sua classificação propria . Assim, o bass atenua várias frequencias graves, o mid atenua diversas frequencias de médios, e o treble várias frequencias de agudos.

Pensei entao: po, vou fazer o teste. Fui la no meu vs65r e primeiro testei a eq em flat. depois coloquei tudo no talo.

Descobri que o eq do meu amp apenas atenua!!! Resultado: com a equalização toda no talo, o amp deixa passar 100% das frequencias, fazendo soar o sinal da guita exatamente (em tese) da forma como ele veio pelo cabo!

Puta preservação do timbre!

Daí passei a deixar a equalizacao apenas a cargo do GE7 pois cada fader atua APENAS na frequencia escolhida, e nao em um leque de frequencias, como seria mexendo nos controles do amp.

A equalização ficou muito mais precisa e agradável!!!

Fica ai o relato :)

SuperGeo
Veterano
# jul/07
· votar


o eq dos amplificadores eu sei que só atenuam, mas eu acho que os de pedais tipo o GE-7 dão sim boost nas frequencias

lukeswall
Veterano
# jul/07 · Editado por: lukeswall
· votar


lembrando que há exceções, como alguns Mesa/Boogie, cujos controles são ativos. O ponto "zero" desses controles normalmente é o "5" sendo menos do que isso atenuação e mais do que isso amplificação, assim como pedais de EQ.

Semana passada meu pai apareceu aqui em casa com um equalizador de 31 bandas da behringer, daqueles pra rack de produção de show. eu não agüentei e taquei ele na minha linha de sinal, no lugar do meu pedal de EQ. Como eu sempre toquei desse jeito que você falou, com os controles do amp no talo e o pedal controlando os sinais, as 31 bandas (sendo que só umas 20 são úteis para guitarra) deram um show! recomendo para todo mundo que esteja disposto a gastar dinheiro e realmente controlar as freqüências da sua guitarra a compra de um equalizador dos grandes.

Rifferman
Veterano
# jul/07
· votar


o eq dos amplificadores eu sei que só atenuam, mas eu acho que os de pedais tipo o GE-7 dão sim boost nas frequencias
correto!

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


Zeraus
Interessante, eu nunca tinha pensado nisso!
Mas aí o EQ você deixa no loop ou em linha (antes do pré)?

Zeraus
Veterano
# jul/07 · Editado por: Zeraus
· votar


lukeswall

lembrando que há exceções, como alguns Mesa/Boogie, cujos controles são ativos. O ponto "zero" desses controles normalmente é o "5" sendo menos do que isso atenuação e mais do que isso amplificação, assim como pedais de EQ.

Exatamente. Mas como o pedrone falou, sao a minoria mesmo; só os amps top. Putz queria encontrar o topico pra colocar o link aqui, mas realmente nao to lembrando agora onde achei....

Como eu sempre toquei desse jeito que você falou, com os controles do amp no talo e o pedal controlando os sinais, as 31 bandas (sendo que só umas 20 são úteis para guitarra) deram um show! recomendo para todo mundo que esteja disposto a gastar dinheiro e realmente controlar as freqüências da sua guitarra a compra de um equalizador dos grandes.

Podicrê! Mas como vc mesmo falou, tem que estar disposto a gastar dinheiro hehehehe. Por enquanto, meu pedalzinho ge7 vai ter que dar conta rsrsr

minow
Entao, eu uso 01 Sansamp Triac no fim da pedaleira como preamp/simulador de valvulado.

Coloco o GE7 depois do Triac.

Por ora estou testando as modulações na propria linha de pedais (e não no loop do amp), entao o sinal sai do GE7, vai pra chorus e delay, depois segue pro preamp do cubo.

Engraçado, parece que o Loop do meu cubo nao aceita ligar nada que nao seja modulação nele.... quando eu ligo o sinal do triac direto no loop do amp, o som sai extremamente baixo e podre.

Acho que o loop do vs65r foi projetado apenas para receber efeitos de modulacao. esses sim ficam bem legais. Só resolvi tirar o chorus e delay do loop e botar na linha pq tava encanado de ficar usando muitos cabos saca? e pra testar também a sonoridade...

Se o equalizador do seu amp for do tipo que apenas atenua (é provavel que seja; pega e faz o teste) eu acho que ficaria bem legal vc deixar os controles todos no talo, dando ampla passagem pro sinal!

Daí vc deixa pra esculpir o som no pedal EQ mesmo. muito mais precisao nas faixas de frequencia, além de poder atenuar/boostar.

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa noite!!!

Zeraus
Daí vi um comentario do pedrone dizendo que a vasta maioria dos amplificadores tem equalização que apenas ATENUA as frequencias.
Daí passei a deixar a equalizacao apenas a cargo do GE7 pois cada fader atua APENAS na frequencia escolhida, e nao em um leque de frequencias, como seria mexendo nos controles do amp.
Exatamente! E sabe por que, meu camarada?
Porque estamos falando de equalizadores diferentes, e portanto, com resultados diferentes já que um é do tipo "shelving" e outro do tipo "gráfico". Na minha opinião, cada um com vantagens e desvantagens na busca pelo timbre ideal, mas não dá pra compará-los...
Valeu!!!

markolino
Veterano
# jul/07
· votar


e a gas batendo por um equalizer..

Zeraus
Veterano
# jul/07
· votar


Penta blues
Porque estamos falando de equalizadores diferentes, e portanto, com resultados diferentes já que um é do tipo "shelving" e outro do tipo "gráfico"

Exatamente! Sendo o "shelving" o do meu amp e o gráfico o do pedal.

Na minha opinião, cada um com vantagens e desvantagens na busca pelo timbre ideal, mas não dá pra compará-los...

É, sao tipos de equalização diferentes! Mas no meu caso soou melhor o resultado final descartando o "shelving" do amp (ou seja, deixando tudo no maximo) pra fazer a regulagem so no EQ grafico.

Na sua opiniao quais as vantagens/desvantagens dos dois tipos de EQ?

Abraço

Cysio
Veterano
# jul/07
· votar


Será que rola usar a equalização da Zoom G2 :S ?
Vou testar essa bagaça aqui...

Zeraus
Veterano
# jul/07 · Editado por: Zeraus
· votar


lukeswall
lembrando que há exceções, como alguns Mesa/Boogie, cujos controles são ativos. O ponto "zero" desses controles normalmente é o "5" sendo menos do que isso atenuação e mais do que isso amplificação, assim como pedais de EQ.

Ah so comentando, a equalização do Sansamp TriAc é ativa. Exatamente como tu descreveu acima. E é tipo "shelving" também. Cada knob atua em um conjunto de faixas de frequencia dentro dos graves, medios e agudos.


cysio

Rola sim!
testa ae seu amp. descubra se os controles de EQ dele sao passivos (atenuação somente).

Amadeuschindler
Veterano
# ago/07 · Editado por: Amadeuschindler
· votar


POrra... eis um bom tópico... não sabia dessas coisas...
Putz, tenho um Boss GE7 que nunca usei porque nunca achei que ele realmente fosse útil...
Vou tentar isso que vcs tão falando...

Humans Being
Veterano
# ago/07
· votar


Achei muito interessante o tópico.

Como da pra perceber se a equalização do ampli so atenua? Tenho dois amplis um 5150 e um valvestate 8080 ... vou fazer esses testes e depois posto aqui pra galera.

so queria sacar isso, como da pra saber se so atenua.

abraços.

paulgilbert
Veterano
# ago/07
· votar


não sabia dessa

então a equalização "flat", sinal sem nada, do meu meteoro atomic e meu marshall avt é tudo no 10?

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


Zeraus
E que os controles da equalizacao dos amps atuam não só em uma, mas em varias de frequencia dentro da sua classificação propria . Assim, o bass atenua várias frequencias graves, o mid atenua diversas frequencias de médios, e o treble várias frequencias de agudos.
Até aqui é isso mesmo que acontece .... Exceto se vc tiver um ampli com a equalização ativa aí vc terá boost nas frequencias ...

Descobri que o eq do meu amp apenas atenua!!! Resultado: com a equalização toda no talo, o amp deixa passar 100% das frequencias, fazendo soar o sinal da guita exatamente (em tese) da forma como ele veio pelo cabo!
Nos ampli com equalização ativa, onde vc colocou os controles em 100% no seu ampli seria o 50% dos ativos ...

Daí passei a deixar a equalizacao apenas a cargo do GE7 pois cada fader atua APENAS na frequencia escolhida, e nao em um leque de frequencias, como seria mexendo nos controles do amp.
O GE-7 dá cut e boost nas frequências ...

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


equalizadores diferentes, e portanto, com resultados diferentes já que um é do tipo "shelving" e outro do tipo "gráfico". Na minha opinião, cada um com vantagens e desvantagens na busca pelo timbre ideal, mas não dá pra compará-los...
Se eu não me engano a curva de equalização resultante do pedal Boss PQ-4 é tipo Shelving (concha).
Conhecem??? Vejam:
http://www.chrisguitars.com/boss-pq4-070315.jpg

emaniox
Veterano
# ago/07 · Editado por: emaniox
· votar


...atua APENAS na frequencia escolhida, e nao em um leque de frequencias, como seria mexendo nos controles do amp.

Cara, se atuasse APENAS na frequencia escolhida, nao aconteceria praticamente nada no som. A frequencia escolhida normalmente é a frequencia central de uma faixa do espectro sonoro. O que pode acontecer é que a faixa de atuação de cada controle é menor.

Da uma olhada neste programinha que calcula o efeito dos controles no espectro. Veja que mesmo com os controles no talo, a resposta em frequencia nao é linear.

Eu tambem nao vejo vantagem em ter o sinal de guitarra puro. Pois, se isso fosse bom, um amplificador ultra linear seria a melhor coisa possivel pra guitarra.

Flw.

Paulo Acedo
Veterano
# ago/07
· votar


Zeraus

Sim ,está certo ,a grande maioria dos circuitos de equalização apenas atenua ,não tem ganho maior que 1 ,ou seja ,não amplifica.

Mas isso não quer dizer que colocando os controles no máximo vc terá o som "natural" da guitarra entrando no ampli não .

Nenhum amplificador da face da Terra tem resposta totalmente plana ,ou seja ,ele amplifica algumas frequências em níveis maiores que outras e o circuito de equalização serve exatamente pra compensar essa deficiência natural de qualquer circuito e tb para proporcionar ao usuário um acerto da resposta de acordo com seu gosto pessoal .

O que é verdade tb é que como os controles mais comuns em 99% dos amplis ,o antiguíssimo circuito original da Fender que todo mundo copiou,são passivos eles proporcionam pouca ou quase nenhuma variação de equalização.Um circuito ativo ou semi ativo ao menos dá muito mais variação

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


Zeraus
Daí passei a deixar a equalizacao apenas a cargo do GE7 pois cada fader atua APENAS na frequencia escolhida, e nao em um leque de frequencias, como seria mexendo nos controles do amp.
Cara, generalizando está correto mas se vc pensar direito, existem 'n' frequencias antes e depois de cada fader e os controles do GE-7 atua nessas frequencias visinhas sim ... Na equalização do ampli, na faixa a ser controlada vc tem 3 controles, e com o Ge-7 vc tem mais precisão de controle dentro da mesma faixa.

Amadeuschindler
Veterano
# ago/07
· votar


so queria sacar isso, como da pra saber se so atenua. (2)

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07
· votar


to vendendo um oliver equalizer relic vintage raspadinho por R$400,00!
huahuauhauha

DotCom
Veterano
# ago/07
· votar


Tô quase abrindo meu amplificador pra verificar isso...

polaroid_
Veterano
# ago/07
· votar


e a gas batendo por um equalizer.. (2)

CaioPrimo
Veterano
# ago/07
· votar


Topico mtu interessante, x) fiz o teste aki no meu amp transitor ficou realmente boom x) uso o DAnelectro Eq 7 bands

Zeraus
Veterano
# ago/07
· votar


humans being
Como da pra perceber se a equalização do ampli so atenua?

Coloque tudo no flat (5). toque um pouco. Coloque tudo no 10. Toque um pouco.
É coisa de ouvido
Vc terá que comparar os timbres antes/depois.

Colocando os controles do meu amp todos no maximo (marshall vs65r) nao houve uma "explosão" das frequencias... o som manteve o timbre, ficou um pouquiiiiinho mais alto, mas pareceu mais definido.

Foi diferente de fazer a mesma experiência com o TriAC (EQ ativo)

paulgilbert
não sabia dessa então a equalização "flat", sinal sem nada, do meu meteoro atomic e meu marshall avt é tudo no 10?


Provavel que sim

emaniox
Cara, se atuasse APENAS na frequencia escolhida, nao aconteceria praticamente nada no som. A frequencia escolhida normalmente é a frequencia central de uma faixa do espectro sonoro. O que pode acontecer é que a faixa de atuação de cada controle é menor.

Eu nunca analisei o espectro do som equalizado pelo GE7. Afirmei que atua apenas naquela frequencia pois é o que vem descrito pelo fabricante... e eu acreditei...

Eu tambem nao vejo vantagem em ter o sinal de guitarra puro. Pois, se isso fosse bom, um amplificador ultra linear seria a melhor coisa possivel pra guitarra.

Não estou pregando que é a melhor coisa do mundo. Testei, gostei do som e deixei a letra pra galera!

fernando de almeida
Eu ainda não conhecia o pq4... esse é mais uma forma de equalização, a paramétrica.
Claro, o som é composto de milhares de frequencias, e entre cada fader há "n" delas. Mas acho que o GE7 deve ter sido projetado pra atuar nas frequências mais relevantes para o som da guitarra e que, ao mesmo tempo, pudesse ser montado nos limites físicos de um pedal compacto...

paulo acedo
Mas isso não quer dizer que colocando os controles no máximo vc terá o som "natural" da guitarra entrando no ampli não. Nenhum amplificador da face da Terra tem resposta totalmente plana

Sem dúvida nenhhuma, vc tem toda a razão!
Mas eu tomei o cuidado de colocar um "(em tese)" lá no primeiro post :)

obrigado por ter contribuído com o tópico!

dotcom
Tô quase abrindo meu amplificador pra verificar isso...
Esse pode ser um modo certeiro dedescobrir se a equalização é ativa ou passiva hahahaha
Mas eu prefiro deixar meu amp quietinho e confiar nos entendidos aí que dizem que a vasta maioria só atenua.
Posso estar errado, mas meu ouvido diz que o eq do meu amp so atenua.

emaniox
Veterano
# ago/07
· votar


Zeraus
Ok. Bom pra vc!

Humans Being
Veterano
# ago/07
· votar


Zeraus
e ai cara blz?

ontem fiz um show com minha banda, usei o 5150 e testei esse esquema que você postou aqui.

realmente o timbre ficou bem legal, coloquei o equalizador do ampli todos no máx. e no pedal equalizer so mexi nas frequencias de grave e médio grave, o resto todo fletado, ficou um timbre poderoso bem hard rock e um som bem cheio que é o q eu curto, ainda falta alguns ajustes pra ficar perfeito, mas fica aqui meu depoimento, e confesso q ficou muito bom.

vale a pena fazer o teste galera ...

abraços

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


Amadeuschindler
so queria sacar isso, como da pra saber se so atenua
Bom primeiramente isso será uma questão de vc saber ouvir e distinguir os sons, conforme o teste abaixo ....
Faz assim:
1º) vc tem que ter acesso ao power do seu ampli e ligar a guita direto ... no caso de ampli que têm loop é só ligar a guita direto no return .... Assim, pulando a parte pré-amplificação, que é onde vc timbra a guita e tem a equalização e etc, vc estará ouvindo o som original (em teoria) da sua guitarra.
2º) ligue agora a guita no input com todos os controles de equalização no talo (no último), se o timbre for indêntico, quer dizer que seu ampli só atenua as frequências ... ps. pode haver uma alteração no volume devido ao pré, mas não confuda volume com timbre ...

Zeraus
Mas acho que o GE7 deve ter sido projetado pra atuar nas frequências mais relevantes para o som da guitarra
Com certeza ...

DotCom
Tô quase abrindo meu amplificador pra verificar isso...
Faça o esuqema que eu passei acima ... abre o ampli não ... a menos que vc manje de eletrônica e tals ...

Zeraus
Veterano
# ago/07
· votar


Humans Being

Legal mesmo cara, é bom quando a gente consegue tirar um timbre que nos agrada! valew

DotCom
Veterano
# ago/07
· votar


1º) vc tem que ter acesso ao power do seu ampli e ligar a guita direto ... no caso de ampli que têm loop é só ligar a guita direto no return .... Assim, pulando a parte pré-amplificação, que é onde vc timbra a guita e tem a equalização e etc, vc estará ouvindo o som original (em teoria) da sua guitarra.
2º) ligue agora a guita no input com todos os controles de equalização no talo (no último), se o timbre for indêntico, quer dizer que seu ampli só atenua as frequências ... ps. pode haver uma alteração no volume devido ao pré, mas não confuda volume com timbre ...


O problema é que na maioria dos amplis, o pré "timbra" (modifica o som) da guitarra também, então ele não vai ter o mesmo som, mesmo modificando a equalização.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Pedrone me abriu os olhos! Pra quem tem pedal EQ