Frontman 65R e Meteoro MGV30

Autor Mensagem
vitorfelix
Veterano
# fev/13 · Editado por: vitorfelix
· votar


Galera...
Sei que aquela briga (ridícula) sobre qual amp é melhor (transistor ou valvulado) ja terminou. Mas, como possuo um amplificador transistor tenho o direito de me manifestar...
Meu amplificador é um Randall KH-120 Kirk Hammett Signature Series. O que posso dizer:
Ja toquei em muitos amplificadores VALVULADOS (Meteoro, Blackstar, Marshall, Fender, Randall, etc...). E o que posso dizer é que, o que define o som de um amplificador não é se ele é valvulado ou transisitor. O que realmente define o som são os componentes (principalmente) e o(s) falante(s). Meu amplificador possui os melhores componentes do mercado... São os mesmos componentes utilizados no Randall (valvulado) do Kirk Hammett (o meu é o transistor). Meu amplificador também possui 4 falantes Celestion Rocket 50, que ao contrário do que muitos falam, é um ótimo falante, porém possui uma sonoridade mais grave, indicada para amps com sonoridade grave (principalmente Randall).
Colocando meu Randall ao lado de um Laney LV 300 Twin, e ao lado de um Blackstar HT 40 que é um ótimo valvulado, o meu Randall ganha disparado em ambos os canais. No canal clean, possui graves encorpados, médios de sobra, agudos na medida certa e um brilho lindo, principalmente acima do volume 3. No canal drive, meu amplificador teve o maior ganho, a maior definição, a melhor equalização... Ou seja, tudo soou melhor.
Conclusão:
Não importa se o amplificador é transistor ou valvulado,o que realmente importa é a qualidade dos componentes, os falantes utilizados, e até mesmo as dimensões dos gabinetes, que produzirão mais graves quando forem maiores e fechados atrás.
Então, antes de pôr amps transistor no "ralo", perceba que há muitos amps transistores melhores que amps valvulados... Meu Randall, por exemplo, possui 120 watts transistor, e possui mais headroom do que um Meteoro valvulado de 100 watts com 4x12 por exemplo. Por quê? Pela qualidade dos falantes... Porém, para se ter um transistor de qualidade, é preciso desenbolsar muita grana. É até mais caro do que um bom valvulado... Meu Randall é mais caro do que um cabeçote Blackstar valvulado de 50 watts com um gabinete 2x12 Celestion... Porém o Randall é muito melhor, dentro daquilo que se propõe a fazer.
Um bom exemplo é que Dimebag usava cabeçotes Randall transitores... E olha o som que ele tirava! Ele era, é e sempre será, sem dúvidas, um dos melhores guitarristas de todos os tempo, está no topo mesmo... Pouquíssimos valvulados possuem aquele som, e os que possuem, custam o olho da cara...
O fato é: nunca fale mal de um aplificador transistor sem ter testado os mais tops... EU, particularmente prefiro pagar R$ 5000,00 em um amplificador transistor de altíssima qualidade e com potência absurda do que comprar um valvulado do mesmo preço que não tenha a mesma qualidade, potência, versatilidade, etc...
Ou seja, cada amplificador possui qualidade própria. Os de baixa qualidade soarão mal, e os de alta qualidade soarão bem.
E tudo também é uma questão de gosto pessoal...
Espero que alguns reflitam sobre esse preconceito sem fundamento, e vejam que amplificadores transistores podem ser muito melhores do que aplificadores valvulados de sua mesma faixa de preço.
Cada amplificador possui sonoridade única... Uns soam de uma forma, e outros de outra. E se soam assim é porque foram feitos para soarem assim, dentro de sua categoria é claro. O fato é que poucos soam mal de fábrica... A maioria soa mal para alguem pois aquele não é o timbre que a pessoa gosta. Mas NUNCA se pode afirmar que TODOS soarão mal.
Espero que essa "pequena" mensagem ajude...
E me desculpem retomar o assunto, mas não pude deixar passar em branco.
E antes que alguns digam que meu ouvido é ruim, ja digo: eu possuo um ouvido MUITO afiado. Percebo tudo, modéstia parte.
Sei criticar e sei elogiar...
Espero que eu tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas.
Um grande abraço a todos!
Vítor Félix.

vitorfelix
Veterano
# fev/13
· votar


Ahh... E pra quem está afim do Meteoro MGV 30, dou minha opinião:
Um baita amplificador (pelo preço). O clean é muito bom, bom mesmo. O drive é ótimo também, som bem quente... Porém poderia possuir mais ganho, mas isso é uma exigência particular pois curto "altos ganhos" como Mesa/Boogie e Randall...
O que faria desse um "amplificador dos sonhos" seria a troca do falante original por um Clesetion Vintage 30 ou Greenback ou algum do "nível"... E para se obter uma distorção mais pesada e de maior punch, seria a utilização de um pedal de drive/distorção como o Fulltone OCD, garanto que seria um ultra som...
Mas como ja citei, é uma questão de gosto. Se eu tivesse uma grana sobrando e fosse comprar um amplificador nessa faixa de preço, certamente eu consideraria e muito o Meteoro MGV 30... Pois é um bom amplificador de tamanho ótimo, perfeito para levar pra lá e pra cá... Diferente do meu Randall, que é cabeçote e um gabinete 4x12...
Esse Meteoro é muito bom, eu pelo menos aprovo.
Abraços!

ALF is back
Veterano
# fev/13 · Editado por: ALF is back
· votar


vitorfelix
legal seu ampli cara!
mas viu...

-Meu amplificador possui os melhores componentes do mercado...
uia!

-Colocando meu Randall ao lado de um Laney LV 300 Twin, e ao lado de um Blackstar HT 40 que é um ótimo valvulado, o meu Randall ganha disparado em ambos os canais.
ganha em q? como assim ganha? vc acha q ele soa melhor, é isso?


-No canal drive, meu amplificador teve o maior ganho, a maior definição, a melhor equalização...
entao maior qanho = melhor? coitado dos hot rod deluxes entao, sao pessimos amps!
e o q seria uma "melhor equalização"?

-Meu Randall, por exemplo, possui 120 watts transistor, e possui mais headroom do que um Meteoro valvulado de 100 watts com 4x12 por exemplo. Por quê? Pela qualidade dos falantes...
nao entendi a relação headroom x qualidade dos falantes

-EU, particularmente prefiro pagar R$ 5000,00 em um amplificador transistor de altíssima qualidade e com potência absurda do que comprar um valvulado do mesmo preço que não tenha a mesma qualidade, potência, versatilidade, etc...
acontece q um valvulado de 50w engole um SS de 100w cara...a potencia dos valvulados é mais de 3x maior q os transistorizados

-E tudo também é uma questão de gosto pessoal...
ahhh bom...agora sim! =D

vitorfelix
Veterano
# fev/13
· votar


ALF is back
Cara. me desculpe por certas expressões, mas o "possui os melhores componentes" não é para me gabar nem nada, mas sim para demonstrar que quando utilizados componentes de alta qualidade, o amplificador possuirá alta qualidade...
Meu amplificador "ganhou" nas questões de definição sonora, clareza, versatilidade, headroom, potência (por incrível que pareca, ele soou mais alto que o Blackstar do meu amigo...) mas não estou desmerecendo os outros amplificadores, pois são ótimos, muito bons mesmo.
Na questão do ganho, só quiz dizer que meu amplificador conseguiu além de distorções vintage, conseguiu distorções modernas e abundantes, porém com muita definição e clareza... Ou seja, distorção para todos os estilos.
A equalização quiz me referir à sensibilidade e gama de timbres que consigo equalizando... Quanto mais sensibilidade e gama, melhor (pelo menos para mim).
A qualidade dos falantes influencia e muito na qualidade sonora (óbvio) mas também influencia muito no volume... Algo bem longo à ser discutido. Mas a estrutura, o material, as dimensões, ângulos... Tudo influencia.
Sei que um valvulado é 3x a potência de um transistor... Mas nesse caso o meu Randall soou mais alto, como ja disse... Talvez seja por ser 4x12 comparado ao 1x12 do meu amigo, mas mesmo assim se unem ao mesmo nível de volme.
E sim, é tudo uma questão de gosto hahaha...
Me desculpe se me expressei mal em certos pontos.
Abraços!

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


acontece q um valvulado de 50w engole um SS de 100w cara...a potencia dos valvulados é mais de 3x maior q os transistorizados

A potencia é a mesma! 50w valvulado=50w transistorizado!
A diferença é que o valvulado consegue emitir um espectro diferente de som! O espectro de freqüências emitido por um valvulado com predominância em freqüências mais altas que um transistorizado gera esta sensação pois nossos ouvidos percebem melhor freqüências mais altas e passam ao nosso cérebro a impressão de terem maior volume.A explicação está na qualidade e não na quantidade.
A percepçao sonora de um valvulado de 30w geralmente é equivalente a um transistor de 100w...

fonte: www.acedoaudio.com.br

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


Ps: a quantidade de volume que pode ser ouvida tbm depende e muito da sensibilidade do falante!
Um falante com sensibilidade de 100db falara bem mais alto que um de 97 db... 3 db de diferença é bastante coisa!

vitorfelix
Veterano
# fev/13 · Editado por: vitorfelix
· votar


diego_guitar06
Era mais ou menos esse o ponto que eu queria chegar...
É fato: os amplificadores valvulados soam mais altos, mas como você disse, só soam, pois não são...
E quanto ao headroom que eu disse antes se refere pontualmente as questões de sensibilidade... É isso que faz com que falantes de qualidade soem mais altos do que os mais simples... A sensibilidade é a questão X de um falante, a qual define sua quailidade... Quanto mais sensibilidade (dB), melhor o falante... Por isso meu Randall soou mais alto que o Meteoro...
Você falou exatamente o ponto X dos falantes... Muito bem falado!
Abraços!

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


vitorfelix
Obrigado, cara! Eu so tava tentando ajudar msm a esclarecer alguns pontos que muitos guitarristas confudem com frequencia ;)
Agora eu queria saber, por curiosidade msm! Esse seu amp tem uma dinamica igual ao dos valvulados? Eu cheguei a ouvir uns videos no youtube pra ter uma noçao de como é o timbre dele! Nao faz muito o meu estilo rs. Ele é bem pra onda do trash metal, bem pesado msm. Mas para o que se propoe realmente é muito bom! E, de modo geral, os transistorizados nao respondem muito bem a isso, a essa dinamica matadora que os valvulados tem como caracteristica, por isso a minha curiosidade!
Eu gosto mais de amps voltados pra hard rock, com medios bem encorpados e com um tube screamer no pre pra dar um boost... E realmente eu so acho esse timbre com perfeiçao nos all tube... A maior traduçao do que eu gosto é o Acedo 290.. q timbre, meu *-* rsrsrs.
É aquilo, cada um tem o seu gosto hehe!!
Abraçao!

vitorfelix
Veterano
# fev/13 · Editado por: vitorfelix
· votar


diego_guitar06
Eu que lhe agradeço por ter ajudado!
E respondendo à sua pergunta: sim, ele possui uma dinâmica muito boa, o som realmente é igual a um Randall ou Mesa/Boogie valvulados, que talvez se dê ao fato de usar os mesmo componentes do circuito do Randall valvulado do Kirk Hammett...
Seu ganho fica muito lindo acima do volume 4,5... No volume máximo então... Nem sei explicar, quase choro haha... É sem dúvida um dos melhores "all transistor" que existe... A Randall produz os melhores transistorisados do mercado, sem dúvida...
E quanto à questão de ser bem metal, sim, é um amplificador para o metal mais extremo que existe... E o melhor de tudo: muita definição, clareza e sem chiado algum! Um hiper amplificador... Porém muito caro.
E ele sem dúvidas cobre o hard rock muito bem, além de possuir dois ganhos, os quais podem ser trocados no painel frontal ou via footswitch (de 1 botão vendido separadamente, mas que nunca encontrei haha). O bom dele possuir dois ganhos é que posso deixar o ganho "vintage" no meio e o ganho "modern" no máximo, assim, quando eu for solar é só trocar os ganhos. Na verdade os dois ganhos são idênticos, com mesma quantidade de ganho. Mas uso o ganho no máximo até em bases, pois é muito definido e possui clareza extrema. E ele possui bastantes médios... Quando bem regulado, pode abranger uma gama incrível de timbres. Desde o mais vintage Marshall com bastantes médios até o mais poderoso Randall com os médios scoopados...
Ou seja, um amplificador pra ser tocado de hard rock pra cima...
Para blues ou rock mais clássico é só pôr um pedal fuzz ou overdrive que fica perfeito...
É uma bela compra, um belo investimento e que lhe dará tudo que precisa... Um amplificador incrível, pra toda a vida!
E me esqueci de falar do reverb dele, que simplesmente é incrível! Um ótimo reverb de molas, que lembra bastante os Fender com bastante reverb.
É um Randall transistor com som de Randall valvulado...
Abraços!

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


vitorfelix
Poxa, bem bacana isso aí!
É dificil ver no mercado um amp transistorizado com essa qualidade toda! Parabens pela sua aquisiçao!
Pra mim nao seria legal pq aquilo é muito volume e eu costumo tocar em lugares pequenos. Esse troçao é pra fazer estrondo em estadio kkkk. Nao daria certo de forma alguma rsrsrs..
Vejo q vc esta simplesmente apaixonado por ele hehe!
Boa sorte com o seu brutamonte ;)
Abração, cara!

vitorfelix
Veterano
# fev/13 · Editado por: vitorfelix
· votar


diego_guitar06
Sim, estou muito satisfeito com esse amplificador... Ja tenho ela a quase 1 ano e meio, e nunca me arrependi de comprá-lo... E o melhor de tudo é que na época paguei míseros R$ 2680,00 novo, na caixa, comparados aos quase R$ 4000,00 que está hoje em dia... Foi uma sorte imensa de ter ele aqui na minha cidade, era liquidação de estoque do distribuidor, aí o vendedor me fez bem barato...
Pretendo comprar o Randall RT 100H e uma caixa Randall RT 412 com Greenbacks... Sou apaixonado por Randall hahaha
Um grande abraço!
PS: só toco em casa, num "micro home studio" de 2 metros por 3 metros hahaha e coloco no volume máximo... Fico surdo o resto do dia, mas muito satisfeito com o som do amplificador... Só espero que a casa não caia, pois treme tudo.

ALF is back
Veterano
# fev/13
· votar


vitorfelix
é q essa afirmação é meio geral demais cara..."os melhores componentes do mercado", parece aqueles cara q fica no microfone em promoção de super mercado falante q o tablet tal é o melhor do mercado...AUHSuhSA
eu ja testei esse randall kh120 e realmente ele é mto bom, mas sou obrigado a discordar ainda quanto ao headroom pois o headroom de um SS certamente será melhor q um valvulado e isso costuma ser um ponto de critica dos puristas que preferem o baixo headroom dos all tubes justamente pela saturação de power...um SS simplesmente é desenhado para NAO saturar no power, ja o all tube é desenhado para saturar SIM o power...sao enfoques diferentes...com isso fica claro q o headroom nao é determinado pelo falante, essa é uma outra questao...o falante de boa qualidade traz definição e punch, 2 dos fatores mais importantes de um bom timbre...o punch, além da pressão sonora, fornece volume em dbs...importante, nao ouvimos watts, ouvimos dbs...por isso um valvulado de 50w fala mais alto q um SS de 100w...o volume em dbs, é diferente...e por isso sim q seu amp fala mais alto q os outros modelos citados, vc tem 4 falantes de 12...quase dobra os dbs!
quanto a equalização, realmente, quando testei notei q o eq dele é bem influente..até perguntei pro vendedor se o equalizador nao era ativo, ele nao soube responder...nao q o ativo seja melhor q o passivo, mas ele costuma ter mais sensibilidade...nem sempre ser mais sensivel é melhor, mas no caso desse amp é!
uma coisa q nao me agradou tanto nesse amp foi o clean...como sou strateiro, senti falta dos "quacks" no clean e crunch...mas no drive, definitivamente ele é excelente!
o randall rt503 chegou a entrar na minha lista de amps para serem adquiridos, mas 50w é muito pra mim! pra tocar no quarto, tem q esmirilhar o volume! nada como um single ended de 5w! rs

diego_guitar06
o 290 é um amp fantastico, sem duvida! o drive dele é mais vintage como qualquer single ended! o projeto do acedo nao chega a ser um pioneiro, mas sim uma adaptação de algo q ja existia, um SE com uma valvula kt88 na saida, uma valvula comum em amps de contra baixo
mas costumam ser grandes, pesados e com transformadores caros...foi nesse ponto q o Acedo conseguiu um bom resultado!
eu ja to de olho é num caçulinha mesmo...o 276 ou o Pedrone Titan...são amps de altissima fidelidade assim como o 290! só tem menos potencia e praticamente nao tem headroom! rs

vitorfelix
Veterano
# fev/13
· votar


ALF is back
Bom cara, diz a Randall que os componentes usados nesse amplificador e no valvulado são os melhores disponíveis... Só estou repetindo o que eles dizem.
Quanto a questão do headroom, talvez isso que faça com que eu goste mais dos transistores... Mas é uma questão de gosto...
E concordo plenamente, ouvimos dB e não watts. Por isso que quanto maior a sensibilidade (dB) do falante, melhor será sua resposta, como por exemplo um falante Eminence (o qual não lembro o nome) possui 103 dB de sensibilidade... Soará muito melhor (mais alto, com mais pressão sonora) do que os Rocket 50 do meu Randall, porém soará diferente, pois é um falante de outra "filosofia"...
Mas, me lembro que uma vez li em uma revista antiga, a qual possuia uma matéria que reuniu 4 gigantes desenvolvedores de amplificadores, e todos concordaram que, não adianta pôr um Vintage 30 em uma amplificador que originalmente veio com Greenback, pois esse amplificador possui uma sonoridade, e essa sonoridade combina perfeitamente com Greenbacks... A não ser que os Vintage 30 trarão o som perfeito que a pessoa deseja. Ou seja, se um amplificador ja vem de fábrica com um falante bom, é porque essa combinação
falante/amplificador soará da melhor forma... Mas é claro, se um amplificador possui um falante ruim (como é o caso dos Meteoro) vale muito a pena trocar por falantes de qualidade...
Não estou discordando do que você falou, muito pelo contrário, concordo plenamente...
Quanto a questão do clean, talvez não seja o circuito em si, mas sim os falantes (Rocket 50) que possuem uma sonoridade bem mais grave e são voltado especialmente para drives e distorções, pois conseguem bons agudos (no drive), boas frequências médias e o incrível grave que esses falantes possuem são simplesmente ótimos para amplificadores de alto ganho.
Garanto que os Greenbacks ou até mesmo o Super 65 ja daria uma boa melhora no clean...
Não sei se a equalização é ativa ou passiva, mas sei que é muito boa.
E o Randall RT 503 é um ultra amplificador, muito versátil e de muta qualidade, além de ser bem bonito também... Meu sonho é o RT 100H, que é igual ao RT 503, porém com 100 watts...
Abraços!

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


ALF is back
Por isso que eu falei que achava que era uma revoluçao no mercado! Pois os outros single-ended com essa potencia sao muito pesados e infinitamente mais caros! Esse daí so pesa cerca de 20 kg..

gordodg
Veterano
# fev/13
· votar


diego_guitar06
ééé... se eu tivesse com mais pila pegarei certamente um handmade.
Depois de escolher e comprar o amp., comenta sobre o que achou (:
acho que semana que vem monto o estudiosinho caseiro com os pias e aí posto melhores comentários sobre o MGV.
AAahh, esse acedo realmente atiça o cara haha.

jpguitar
Veterano
# fev/13
· votar


marcado para ler....

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


gordodg
Pode deixar que eu falo sim! So deve demorar alguns pequenos seculos pq até eu conseguir grana pra ele vai ser brabo kkk
Realmente, esse Acedo é tentador...

vitorfelix
Veterano
# fev/13
· votar


Galera, fui ver os amplificadores da Acedo no site... Muito legal! Achei show aquele cubo 2x12 de 100 watts... Eu gostaria de um daqueles com 3 canais, reverb, fx loop... O acabamento poderia ser um branco puxado pro creme, e a tela ortofônica em um marrom meio vintage... Muito legal aquele amplificador. Se um dia eu tiver toda aquela grana acho que encomendo um.
O que acham dele?
Gostei dos amplificadores da Acedo. Muito legal!
Abraços!

gordodg
Veterano
# fev/13
· votar


diego_guitar06
Foda de handmade é isso hahaha
Mas sem estresse, as coisas tem sua hora... o foda mesmo é o cara tá aqui no fórum fazendo perguntas e tentando esclarecer dúvidas que não tem outra maneira de serem esclarecidas (pelo fato do cara n poder ir até o lugar onde o amp é fabricado ou n ter como testar um captador, enfim...) e a galera falando que o cara é "afobado" e tá atirando pra tudo que é lado.
Mas né...
Enfim, os acedos são tentadores demais. Deixei de entrar no site pra não ficar babando nos amps

gordodg
Veterano
# fev/13
· votar


Aaah, meio aleatório mas só pra confirmar um comentário que já havia lido no FCC:
As válvulas do MGV 30 São as 6l6 e as 12ax7 (não 6bq7, como tá no manual).
Enfim, só um esclarecimento. Abri as capinhas protetoras das válvulas hoje e vi

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Frontman 65R e Meteoro MGV30