Autor |
Mensagem |
Hendrix Gallagher Straits Veterano |
# dez/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
Eu estou fazendo um pre pra 1 canal, com uma valvula ECC82 (82a47) Electronik se nao me engano, pelo que pesquisei se trata de uma 12AU7, tem gente que fala que é uma 12AT7, bom enfim, estou aprendendo ainda e pra aprender mesmo fui testando varios componentes, e montando conforme eu faço minhas mixagens, acho que essa valvula é boa porque não vou precisar tanta amplificação e o som dela tende a ser mais "limpo".
Uma coisa que aprendi foi que se uso um capacitor de 10n (0.01uf) o som ficou sem graves, mesmo deixando o low pass filtro em 15hz, foi só trocar o capacitor por um valor maior (0.22) e fui notando amudança e escutando os graves que melhoraram muito, mas ainda não está "plano" em comparação. Agora to com dois valores 1 que da um som mais grave, mas perde um pouquinho do agudo, e o outro é o contrario, mas isso é pouca diferença, mas da pra sentir sim.
Estou usando nos filamentos 11volts, que vem direto do trafo da fonte, sem retificação sem nada, sem filtro, os 12 vem direto, os 250v B+ vem retificado com ponte retificadora de 4A e filtro low pass de 0.1hz\, isso pode ser a causa do hummmmmm que é bem forte?
a fonte foi montada com dois trafos ( 220\110 > 12 1A) ai ligo em ( 12 > 220 1A ) em uma caixa d emetal tipo essas fontes de pc e fica longe o cabo da fonte é de 1.5 metros, retificado com ponte retificadora de 4A e filtro low pass de 0.1hz (esse valo do filtro é bom?? qual seria melhor)
Quando ligo o meu pre, a válvula acende como se fosse uma lampad (bem forte) ai na mesmo instante ele diminui ja estabiliza e fica com os dois fiamentos acesos, bem laranja.
O som só aparece depois de alguns segundos 10s ou 15s, acho normal pelo q li só tenho muitya duvida é nesse pico forte do inicio quando acende a valvula, pode ser os 12 que eu nao filtrei nem regulei?
O circuito que fiz ficou perfeito pra receber o sinal de uma saida de um pc ou placa onbord, que foi onde testei escutando umas muscias e umas gravações que fiz, mas quando plugo a guitarra baixo ou qualquwr microfone o som fica uma merda, destruido, todo deteriorado, na bateria quando fui gravar com um mic condenssador toda vez que ele batia na caixa o som chegava a sumir, parecia um gate. o que pode ser isso? errei na entrada ou a saida?
Se tratando de um pré pra Estudio, vou deixar os filtros num padrão de 35Hz e 17KHz, depoois posso regular os corte com chaves, mas tenho duvida na tensão media que tem que ter no pino 1 onde vai o B+, em cada projeto vejo tensoes diferentes, mas se tratando de estudio?
e no meu caso que estou usando o duplo triodo todo pra essa ampplificação o B+ fica no pino 1 e no 6 , to em duvida tb na queda de tensão do pino 6, se eu to usando no pino 1 um resistor de 220k quanto deve ser o resistor do pino 6 ? quanto deve ser essa queda, porque mid aqui com multimetro e vi que tá chegando só 14 volts no pino 6 e no 1 chega 24v com resistor de 240k.
Perguntei demais?? será, na verdade isso são 1% das minhas duvidas. mas se alguem quiser compartilhas experiencias com valvulados estamos ai.
|
· votar
acho melhor algum moderador mover esse lá pro forum de amplificadores, acho que aqui ninguem vai responder..
lá eu leio mais informação sobre eletronica.
Valeu modera..
|
# dez/12
· votar
fiz um teste e notei que se eu pegar a saida do primeiro triodo apenas, o som ficou bacana pra guitarra, então deve ser problema no segundo triodo..
na minha humilde opnião pode ser que ao pegar a saida do anodo (no meu caso) pode ter deixado a saida com uma impendancia muito alta, to certo?
Então vou fazer um teste depois pegando a saida via catodo que a impendancia devera ser bem menor...
Eu tenho uma delta 1010 pra e esse pre que será usada em homestudio na delta então a imp. de saida deve ser quanto no maximo?
|
# dez/12
· votar
agora testei com a saida vindo do catodo do segundo triodo ai sim melhorou muito, mas ainda noto que tá distorcendo e "estourando o som" quando liguei a guitarra, bom os capacitores que usei são 2, na entrada 0.33uf, e o 0.01uf que fica na saida do pino 1 e vai pro pino 7, os resistores são de 220k depois do B+ no primeiro triodo e no outro anodo é de 240k..
quem sabe a cagada toda ta nesse capacitor de 0.01 que sai do pino 1 e vai pro pino 7 agora to sem tempo mas depois mas tarde eu testo denovo..
pô ninguem ajuda ai?? enquanto isso vamo tentando..
|
brunowebguitar Veterano |
# dez/12
· votar
Hendrix Gallagher Straits É algum projeto que você pegou na net ou você mesmo quem projetou??? Se der ( e você quiser, claro), posta o projeto, vai ficar mais fácil da galera te ajudar!!!
|
· votar
eu mesmo esotu fazendo, estou aprendendo na raça memso, alguns amigos ajudando, bom é bem como falei acima, quando tiver mais tempo vou fazer o desnho do projeto direitinho e colocar sim aqui porque não, afinam muito que sei sobre produção aprendi aqui com a galera ai. to ainda procurando compontentes e valvulas, to desenhando um chassi, é bem complicado, tá tudo aqui por cima das minahs mesas..
to sem tempo tb... sempre uma correria
|
# dez/12
· votar
não tem e nem adianta, é muito complicado, e eu não tenho tempo pra me dedicar nisso como deveria, no inicio achei que seria apneas montar um circuito , ou melhor copiar um circuito, mas nao adianta, fiz duas cópias fieis de projetos de um livro francês que me emprestaram de pré simples e de boa qualidade, mas todos eles tem coisas que não fecham, como os trafos que são especiais para o projeto e então nao consseguimos ou temos que enrrolar, as vezes nao encontramos nem mesmo as informações dos trafos, mas enfim foi boa a experiencia, mas estou abandonando o projeto.
O que eu quero é um pré sem ruido nenhum com uma fonte bacana, pois quero usar em homestudio e nao admito ruido nem humm demais, então fui procurar quem trabalha com isso aqui na minha região e conssegui um pre valvulado com 2 12ax7 feito pelo Jader um cara muito experiente, trabalhou anos na general eletric e esse cara é bom mesmo, fui la e ele me mostrou um pre que ele vinha desenvolvendo a anos pra ele usar em sua radio pirata aqui no interior, mas ele parou com ess elance da radio e eu acabei dando sorte e foi ai que ele me ofereceu esse pre..
AI fui em casa peguei minha mesa e meu sm-57, então pra nao me arrepender depois até dei uma analisada no aterramento do cara, desligamos tudo que tinhas em volta pra nao dar interferencias, fluorescentes e tal, e o resultado é impressionante.
Chassi de aluminio bem dobrado e com solda de aluminio mesmo inclusive nas junções da chapa, vu meter pequeno mas funciona perfeito inclusive calibramos antes de eu levar ele pra casa, só o circuito do vu meter ja mostra a qualidade, placads foram desenhadas por ele.
O preço é salgado mas pela qualidade nao tive duvida, 1000,000 com muita choradiera, duvido encontrar algo parecido por esse preço, não conheço nenhum avalon de perto mas agora sinto que tenho um equipamento profissional e é isso que importa.
Em casa parece que funciona melhor ainda, ligo qualque coisa nele e guitarra baixo e kick, caixa, fica tudo lindo, bom esse foi meu presente de nalta.. abraço e bom natal a todos...
|
brunowebguitar Veterano |
# dez/12
· votar
Hendrix Gallagher Straits Ah cara, é uma pena, por um lado, pois você gastou uma grana com os componentes e tal, mas por outro lado é bom, agora você tem um equipo de qualidade. Boa sorte com seu novo pré, depois grava alguma coisa e posta pra gente ai!!! Abraço!!
|
# dez/12
· votar
mas é legal pra ver que não é tão simples quanto se parece, sem falar que a minha valvula acho que tava já deteriorada porque era tanto teste e problema com a fonte que nem sei como ainda funcionava, arede eletrica cheia de defeitos hummm terrivel..
eu nao tenho osciloscpopio nem gerador de função então ficava mais compicado e menos preciso minhas medições ..
um dia retomo os projeto denvo mas ai sim baseado nesse aqui.
|