Valvulado pequeno em homestudio - vale o gasto?

Autor Mensagem
R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14


Andei pesquisando, e achei um valvulado de 2w com bom custo benefício, que é comercializado pela Crow Amplificadores. A finalidade seria usar o pequeno cubo para gravar no homestudio e substituir os VSTs. Vale a pena ter um pequeno cubinho destes para melhorar a qualidade das gravações?

Gosto dos VSTs, mas tem hora que gravar com um amplizinho mesmo faz falta. O atraso, mesmo com pequenas latências é algo que chega a incomodar, e o uso de CPU num grande projeto pode ser um incômodo. Sem falar que em determinada situação, o valvulado pode trazer um timbre distinto. Queria um valvulado, mas também não queria algo grande e alto como meu Meteoro, que tinha proporções absurdas para meu homestudio. Mas também quero saber se estes pequenos cubos dão conta do recado ou "falta som". Eu sei que o bog costumava usar um Fender Champ 600 em suas gravações, que é tão pequeno quanto.

Um abraço!

SkyHawk
Membro
# jun/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


R. Carvalho
Vale sim !!! E se precisar de potência basta microfonar e jogar no PA. Eu tenho 2 amps de gravação e um deles é um Pignose muito pequeno, eu jogo um SM57 nele e capto direto para a mesa, fica muito bom. Olha nesse link o que ele é capaz de fazer:

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=pignose%20amp&source=web&cd= 1&ved=0CCAQtwIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DY4f76 ng49wA&ei=LrimU7bXKcjksATXnYLYBg&usg=AFQjCNFviPvmVireZVk-_TKNjdK7f32_N g&sig2=BkpyQKhCv26rbS9nkRnH3Q&bvm=bv.69411363,d.cWc

Spect
Veterano
# jun/14
· votar


Mas também quero saber se estes pequenos cubos dão conta do recado ou "falta som"

Para gravação dá sem problemas. O negócio é que, se você procura por versatilidade, ele não vai substituir muita coisa nas VST, vai ser mais como um adicional. Mas, se você procura pelo som em específico dele, aí vale muito a pena.

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
Eu acho que vale muito. No meu caso, eu não tenho home studio, sou guitarrista de quarto mesmo e ando de olho no Blackstar HT-1R que tem 1w, ISF (timbres mais UK ou mais US), reverb e saída pra gravação direta. Não é muito barato (uns R$1.100,00 o combo 1x8), mas é bastante versátil e com recursos bem legais.

Gostaria que mais marcas investissem em valvulados com menos de 5w e com recursos interessantes. Seria ótimo pra quem só toca em casa e quer um som legal.

Abraços!

dimi1822
Membro
# jun/14
· votar


R. Carvalho

Versatilidade que vc quer, vai de Pedrone Titan. O Titan me parece tudo que vc precisa.
Acredito que o Titan seja um dos melhores amplificadores para homestudio
8w, possui um ótimo som clean estilo fender e um otimo drive que vai do rock classico ao metal

Com um bom preço ''1249,00''

*Dois modos - limpo e drive
*Saída de linha com emulação de caixa acústica
*Bivolt 127- 220
*Loop de Efeitos (send/return ativo)
*Equalização (grave, médio e agudo) e controle de volume Master
*Chaves de brilho (bright), (fat)
*Chave que muda entre marshall e fender
*2 válvulas 12ax7 Sovtek WA no pré
*Uma válvula 6L6/5881 Sovtek na potência, Single Ended Classe
*Potência real de 8 watts








Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
Fala, cara... Quem sou eu pra dar opiniões, mas...
Sinceramente, não sei.

Vai depender da tua disponibilidade financeira. Na boa, acho que hoje em dia é perfeitamente possível fazer ótimas gravações com VST...

E... Por incrível que pareça, um amp de 2W no talo, com um falante de 12" ainda é muito alto... Mas você tem isobox, né? Menos mal...

Lembre-se que você vai precisar de um bom microfone também... Talvez até 2 se você estiver querendo alta qualidade.

Acho que depende muito de quanto isso é importante pra você, e se você pode gastar essa grana numa boa, porque quanto à sonoridade, não sei se vai ser um grande avanço.... Posso estar falando mera@.

Um aceno de longe!!!

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


Del-Rei
Cara, acho VST excelente!
Mas algumas coisas mais orgânicas as vezes sinto um pouco de falta de ter um ampzinho. Sobre microfone, me agradava muito de quando usava meu SM57 na boca do falante. E ainda tem um fator! Não estou querendo 1x12, quero algo bem compacto, tipo 1x8". Será que dá som de peido?
Se for idéia fraca, nem levo pra frente heheheh
E eu pensei em coisa pequena, porque daria para ter mais flexibilidade no posicionamento do mic dentro da Iso, com um combinho pequeno, podendo posicionar ele da forma que melhor viesse a calhar. Ou um pequeno head com um gabinete bem pequeno.

SkyHawk
Membro
# jun/14
· votar


R. Carvalho
Tem um amp da Sollo que vai na linha do Pedrone Titan que também é show de bola, é chamado de Mini8: http://www.solloamps.com.br/produto/amplificador-valvulado-mini8/

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


Del-Rei
Não estou querendo 1x12, quero algo bem compacto, tipo 1x8". Será que dá som de peido?

Caraca, 8"....???!
Aí não sei, cara... Vai faltar aquele grave pra dar o peso natural do som, creio eu...

Tem um camarada que eu comprei um Bag dele... Por acaso, ele fez um vídeo comparando falante de 6" e de 12" num isobox... Apesar de você querer um de 8", acho que pode ficar com menos peso, da mesma forma....

Saca aí:



Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


A verdade, triste talvez por um lado, é que é muito difícil tirar um som "real" tão bom quanto os VSTs atuais conseguem emular. Principalmente se estamos falando de um ambiente caseiro. Vou concordar portanto com o que o Del-Rei falou.

No entanto... ter um amplizinho real à disposição é sempre algo desejável!

Eu conto com ambas as opções aqui no meu modesto home studio.

Spect
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
E ainda tem um fator! Não estou querendo 1x12, quero algo bem compacto, tipo 1x8". Será que dá som de peido?

Dependendo do que você for tocar e da qualidade do amplificador, 1x8 não vai dar nenhum som de peido, mas sim um timbre mais anasalado - de uma forma boa. O Layla and Other Assorted Love Songs foi gravado num Fender Champ de 3 watts, por exemplo.

SkyHawk
Membro
# jun/14
· votar


JJJ
Concordo totalmente, e também tenho ambos em meu home studio.

Led Zé
Veterano
# jun/14
· votar


Eu não acho que valha a pena não. Este amp em específico tem suas limitações e não vai oferecer nem de perto a versatilidade dos VSTs. Irá precisar deles de qualquer maneira para efeitos, compressão, etc...Se está com problemas com latência, o ideal é investir em uma boa interface. Eu concordo com os colegas acima no sentido de que em gravações caseiras, é difícil conseguir resultados melhores do que VSTs se não tiver disponíveis vários microfones, sala com tratamento acústico, etc...

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


Led Zé
Mesmo gravando com buffer size de 32, não é a mesma coisa que monitoração direta. Tenho um amigo baixista que não consegue gravar aqui comigo caso eu não esteja usando monitoração direta ou microfonando o amp, é bizarro hahahah
Sobre timbre, tem coisas que talvez um ampzinho desse possa cobrir melhor, não?

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho

Sobre timbre, tem coisas que talvez um ampzinho desse possa cobrir melhor, não?

Não. Eu não colocaria minhas fichas nele.

JPblues
Membro Novato
# jun/14
· votar


R. Carvalho

Então amigo, apesar de que com outra finalidade eu também andei de olho neste amp que você citou. Até onde ví ele é baseado num projeto do "100 buck's", que como o nome sugere, montar um valvulado com 100 pratas (dólares). Achei um vídeo dele, mas imagino que se você pesquisou também já deve ter encontrado.
Outro que chamou a atenção foi o Blackstar ht-1r, que segundo alguns reviews americanos parece atender bem a esta necessidade (homestudio), ontem havia um no mercado livre por 650 reais, mas hoje não estava mais lá quando procurei pra te mandar o link. Fora este os outros estão na casa de 1.000,00.
Não sei quanto pretende gastar, mas acho que seria válido dar uma olhada nele e no Ht-5r (um pouco mais caro).

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Vai fundo, mas atente a equalização póstuma.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
Um valvulado pequeno seria mais um recurso no seu estúdio, mas não um substituto dos VSTs. Agora, se você quiser pirar no mundo dos valvuladinhos com menos de 5 W, há muitas opções no mercado, mas pra ter versatilidade você teria que pegar alguns, o que seria um gasto razoável.

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Sinceramente investiria em algo entre 5 e 10W, o que é facil de achar por ai, eu lembro que a Gibson tinha na linha o Epiphone Electra 10 era um valvulado com controles de ganho, grave, médio e e agudo, 10W com uma 6L6 na potencia, 12Ax no pré e falante de 12 da Jensen. Era um ampli muito legal, outro legal éo Vox AC4, com uma el84 na potencia que dá algo entre 5 ~5,5W.

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


pedrolake
erico.ascencao
Pois é. Eu to atras deste amp mais por timbre mesmo. Volume nunca liguei muito, visto que 100% das vezes microfono. Eu pensei também em usar pra fazer uma parada que fazia muito antes... pelo canal L da interface, mandar o sinal da guitarra para o amplitube, e ligar a saida do amplitube no input do amp. Daí usar apenas as simulações de pedais do amplitube. No canal R, ligar o SM57 em outro canal no cubase para captar o timbre do amp microfonado! Já quebrou muito meu galho quando tinha apenas o amp e nenhum pedal hahahah

Jube
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
O vst tem um som absurdamente de qualidade se usado com uma interface de audio.
Mas acho que vai ser um gasto grande nessa brincadeira e vai mudar pouca coisa, talvez até falte um peso no som como os colegas falaram ali encima. Por outro lado é muito mais versátil que os malditos vsts, são tantas opções e botões que se perde muito tempo timbrando, diferente de um amp ali do seu lado que você ajusta a posição do mic, os knobs do amp, guitarra e sai tocando com um timbre que vai ficar mais característico no seu som.
Porém, eu acho os vst chatos demais, vivo brigando com minha pilha de plugins, mas para gravações, eles tem uma qualidade difícil de alcançar em um home studio com um amp real microfonado.

lemingue
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho

Já conhece o Laney IRT Studio? É um amp bem completo, deve ser mais caro que outras opões mas acho que vale a pena. Dá uma olhada. Abs.

ALF is back
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
amem!
alguem para compartilhar comigo a vontade de microfonar amp! ahuhuaua

eu tenho corrido na contra mão ao montar um pequeno micro home studio...acho vst mto legal, pratico e potencialmente muito superior a um amp microfonado, dependendo do amp e de como e onde ele foi microfonado...masssss
tem algo que a galera não costuma colocar na equação, que é o tesão!
bixo, é muito escroto você plugar sua guitarra na interface e ouvir nos monitores um matador timbre de drive vindo de um head de 200w, 4x12 VIRTUAIS, e ser obrigado a aumentar o volume do monitor pq vc escuta mais a guitarra desplugada que o próprio timbre "porrada"...eu toco mto melhor quando to sob pressão sonora de um falante na orelha!
hoje, eu tenho uma interface lega, um shure 57, 2 condensadores custo beneficio e microfono meu amp, um blackstar ht5r combo...não posso dizer pra vc que ele é um bom investimento pra se microfonar em casa, pq é muito barulho, muito muito muito...
também invisto na opiniao de que um valvulado de 2w também possa passar do que você pretende fazer em casa...nao passo nem do 3 no volume do meu blackstar pq ja ta tremendo as janelas (moro em apartamento)...mesmo assim, faço questão de microfonar!
sinceramente, não sei o que te indicar de amp...apenas posso dizer que 5w já está sobrando barulho faz tempo...por outro lado, um amp de 1w, ainda que tenha volume adequado pra vc, talvez não tenha tanta qualidade ou mesmo versatilidade...para que um amp seja versátil ele precisa ter um range de volume pra trabalhar, eu acredito...então se eu fosse você, conviveria com este empecilho de ter que microfonar um amp mais potente (de 5 a 10w ja tem mta coisa de excelente qualidade) em um volume menor...eu tenho sobrevivido bem! pelo menos no blackstar ht5, a qualidade do timbre no drive é enorme mesmo em um volume 3 (menos que isso já nao vale mais a pena nesse amp...os graves começam a aparecer no 3...aí já prefiro ir pro vst!)
talvez um pedrone titan, acedo 276, mini8 sollo, t miranda, blackstar ht5, alien mars possam ser boas pedidas pra vc...tem mais potencia mas pode valer a pena!

Jube
Veterano
# jun/14
· votar


ALF is back
hahahaha, somos dois, eu acho muito massa aquela pressão sonora do amp também, é combustivel para a técnica.
Tenho um amigo que fez um homestudio na garagem com tratamento acustico e tudo mais, ficou bem bacana de tocar lá, mas um ht5r já estoura os miolos la dentro com a porta fechada kkkk.

JPblues
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: JPblues
· votar


ALF is back

Acho que foi seu o review do Blackstar que eu lí e que me chamou bastante atenção.
Uma dúvida, que de repente pode também ser útil ao R. Carvalho, o pot ISF cumpre o que promete mesmo? Porque em alguns reviews gringos vi gente dizendo que ele vai do timbre do Mesa ao Vox, seria isso mesmo ou nem tanto?

A propósito, o anúncio que o vendedor colocou o HT-1 por 650 tá de volta, só que por 699,99 ( e não 700,00 rsrsrs). Mas ele não é o Ht-1R, ou seja, sem reverb.
de qualquer maneira tá aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-569361702-amplificador-blacksta r-ht-1-impecavel-_JM

...

Hangar18
Veterano
# jun/14
· votar


JPblues

Fala cara!
Vi na Made in Brazil o HT-1 na faixa de R$800,00 e o HT-1R na faixa de R$1.000,00 sendo eles novos(tem garantia), vale a pena dar uma olhada!

Abçs!

ALF is back
Veterano
# jun/14 · Editado por: ALF is back
· votar


Jube
q massa cara! Meu sonho de consumo é ter um espaço destes, com tratamento acústico! Aqui em casa, como o quarto que uso pra gravar não é dedicado so pra isso, minha esposa jamais deixaria eu pregar espuma nas paredes kkkkkkkkkkkkkkkk

JPblues
fala cara!
A questão da versatilidade dele é verdadeira...dizem mto isso, sobre ir de mesa a vox...veja bem...
É um amp HI gain e por isso ele soa mais parecido com os HI gains britânicos e americanos alterando o ISF...para os vintages, o vox fica apenas um "vox like", mas não chega a enganar ninguém...da pra timbrar parecido sim, mas não fiel...do lado americano, o vintage seria um fender...aí não vai não...ele nem chega a lembrar um fender ao timbrar com o ISF para o lado americano..ate pq o clean do HT5 não é o mais lindo do mundo...é apenas um clean OK...a magica dele esta toda no canal sujo, do gain quase 0 ao gain full...
A construção de amps HI gains e vintages é mto diferente...um amp vintage, mesmo empurrado por um pedal modern high gain, sempre colocará aquele sotaque vintage no timbre, e o contrario tbm, um amp modern jamais soará totalmente vintage...
Na minha opinião, um grau tão grande de versatilidade como este, vc só vai ter em equipamentos digitais, como boas pedaleiras...
Agora, se vale como consolo, prefiro pensar que, a partir do momento que vc cria uma identidade, não é necessário mais ter tanta versatilidade...apenas o mínimo para seu estilo...mas ainda assim, considerando estas limitações eletromecânicas dos amplificadores, que Vale para qualquer modelo, o blackstar é bastante versátil sim! Um dos mais, nesta faixa de preço.
Hoje, estou muito satisfeito com meu blackstar, mas não tenho duvidas que um dia comprarei outro amp, até pq sou um pouco voluvel com timbre, e ter o clean perfeito é algo desejável para mim...
Tenho um video no U tube de um solo de we will rock you do Queen, onde tento timbrar bem vox style...criei um tópico dele aqui no fórum...to no cell agora, se não já te maneava o link, mas da uma olhada no meu perfil do fórum q vc acha! Aquilo ali é o mais Vox que EU consegui...mas pode ser que alguem extraia dele melhor esta característica..
Sobre o ht1, não conheço...mas se o reverb dele for estilo o do ht5, tenho algumas considerações a respeito...ele é excelente pra timbres pesados e solos rápidos, HI gain....pra tocar um cleanzao vintage com aquele reverb de mola arrastado, não fica bom...entao digo que em todos os quesitos, esse amp foi desenhado para som pesado e moderno...ao tentar atacar de vintage, ele quebra alguns galhos, mas não faz milagre...porem, nesta faixa de preço, melhor que isso não sei se existe no mercado...vc tem amps vintages que saturam bem, e amps moderns que soa um pouco vintage tbm, basta escolher seu estilo!

JPblues
Membro Novato
# jun/14
· votar


Hangar18

Valeu a dica! Novo na mesma faixa de preço dos usados no ML!!

ALF is back

Ah sim, excelente esclarecimento. Essa questão da identidade é que faz mesmo toda a diferença. Tem algumas semanas que eu conheci o som da Joanne Shaw Taylor, em algumas músicas percebe-se um SRV em outras um Luther Allison, mas nada de cópia, apenas duas ótimas influências dela.
Vou ver se consigo testar o Ht antes de bater o martelo, de qualquer maneira muito obrigado pelas dicas!!

ALF is back
Veterano
# jun/14 · Editado por: ALF is back
· votar


JPblues
Fala cara!
Pelos nomes que você citou, entendo que vc curte um som mais low gain. Qual seria sua praia?
Por exemplo, se você curte um estilo mais John Mayer/ SRV, não indico o blackstar. O forte dele seria pouco utilizado e nesta faixa de preço há opções mais legais que ele para este estilo, como o Laney Cub12 (um pouco mais, na verdade...uns 1800 o combo) ou diversos modelos handmades.
Como eu falei, o Ht1 não conheço. Mas sei que a tecnologia dele é um pouco diferente...não sei se é melhor ou pior. Além do que, ele não tem opção com falante de 12. Na minha opinião, um amp de guitarra precisa obrigatoriamente ter um falante de 12 polegadas...nem mais, nem menos! Para não desvirtuar tanto o tópico, estendo meu comentário para quem quer um amp pra ser usado em homestudio. Não tenho dúvidas que o R. Carvalho sabe disto, pois aprendi muita coisa com ele nos vídeos que ele fez sobre timbres digitais. Mas para quem consultar este tópico no futuro, fica a observação: se você pretende pegar um amp legal de guitarra para fazer gravações em casa, ele tem que ser no mínimo MUITO legal! Ao pensar que você utilizará um sistema de microfonação inadequado (quem tem um quarto com a acústica tratada devidamente em casa hoje em dia? poucas pessoas, e estas já possuem um grande e bom equipamento!) em um amp com falante pequeno, já está valendo muito mais a pena gravar em linha com uma boa interface!
Então cara, me diga qual será a utilização do amp que você pretende comprar? você irá usá-lo só em casa, certo? para tocar que estilo?
Estou achando que o HT1 não é uma boa opção para você

edit: em tempo, só para falar um pouco do knob ISF dos blackstars.
Trata-se de um sistema bastante simples, na realidade, que equaliza o voice do preamp. É um recurso bem legal e muitos amps estão trazendo coisas deste tipo hoje em dia. O próprio Pedrone Titan, que foi citado neste tópico, tem uma chave muito parecida, só que é um botão de apertar, chamado "tone", se não me engano. o ISF é um knob que da um pouco mais de variações. Mas sinceramente, eu uso ele ou extrema esquerda (americano) ou extrema direita) britânico. Para meu gosto, o britânico soa mto melhor para bases. Mais macio, cheio...tipo um chopp (aeuhauehaheua). Já para solos, gosto mais do ISF no modo americano, que soa mais áspero, pontiagudo, tipo cerveja!
comparação bizarra, ok!
alguns amps valvulados mais caros possuem mais válvulas e dão a opção de você alternar entre 6l6 e el34 no power, por exemplo. Isso seria um esquema mais "analógico" de se obter esta diferença de sonoridade. Acredito que o ISF dos blackstar tentam, de forma digital, criar esta diferença de forma bem mais barata! De qualquer forma, funciona bem!

JPblues
Membro Novato
# jun/14
· votar


ALF is back

Poxa meu nobre, você já me deu grandes dicas!! Não vou nem perguntar mais nada, só agradecer e procurar lojas que tenham uns modelos low gain pra dar uma testada.
É incrível a quantidade de boas informações que conseguimos aqui no FCC, neste tópico mesmo tem usuário que já me ajudou muito em outras épocas sem nem saber disso. Deve ter uns 4 anos que visito o site, mas só neste ano me registrei, muito mais pra tentar colaborar com algo do que pra fazer aquelas clássicas perguntas: o X é "mais melhor" que o Y?

Mais uma vez, obrigado pelas dicas!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Valvulado pequeno em homestudio - vale o gasto?