Autor |
Mensagem |
Tomasini Veterano |
# jun/12
citar
Ja usei a busca e nao encontrei. então direto ao ponto.
Oque são Harmônicos pares que os amplis valvulados produzem? como posso identificar eles no som? E harmonicos impares que os SS produzem?
Pq desculpe a ignorancia mas o harmonicos que eu conheço são os naturais (aquele que se da um leve toque na corda sem aperta-la) , e os harmonicos artificiais ( tipicos do zakk wylde...)
Abraço aew.
|
murilo97 Veterano |
# jun/12
citar
· votar
Dei uma procurada no forum e achei um texto do zefonseca falando sobre isso
"Toda a nossa teoria musical gira em torno de oitavas, e como todos sabemos uma oitava é a frequencia-base elevada uma potência de 2. Então se 440 Hz é um Lá, o Lá uma oitava acima será 880. E 2 oitavas será 1760 Hz.
Percebeu então algo familiar???? Os harmônicos pares são sempre dobros das frequencias fundamentais! Então o primeiro harmônico de 440 é 880!!! Assim, desejamos que o amplificador realce os harmônicos pares porque é certo que esses harmonicos pertencem a escala musical.
A válvula não insere harmônicos... A válvula REALÇA harmônicos que são multilplos da frequencia fundamental. E quanto mais harmônicos pares ela realçar, mais "cheio" e agradável será o som.
Os harmônicos impares estão fora da escala musical ocidental, distoam dos tons maiores e soam mal aos ouvidos."
|
jigo__ Veterano |
# jun/12
citar
· votar
murilo97 kramba bem legal isso!!!!
abçs
|
Darkjazz Veterano |
# jun/12
citar
· votar
Só complementando "De acordo com o matemático e físico francês Fourier, todas as formas de onda são na verdade uma composição da única forma de onda pura que existe na natureza, que é a onda senoidal. Uma onda senoidal pura não possui nenhuma harmônica.: Qualquer outra forma de onda, que não seja a senoidal, pura, é, na verdade uma composição de infinitas ondas senoidais. A primeira onda senoidal é conhecida como sendo a fundamental e as outras são todas harmônicas. Harmônicas são ondas de amplitude menor do que a fundamental e freqüências múltiplas da fundamental que aparecem quando a fundamental não é senoidal pura." E o dobro da frequencia (nao a 2 potencia) nos da o primiro harmonico, o triplo o terceiro, isso infinitamente.
|
Bog Veterano
|
# jun/12 · Editado por: Bog
citar
· votar
Tomasini
Dois detalhes importantes que talvez escapem:
1. Você não identifica harmônios pares ouvindo som. Você só ouve "bom" e "ruim". Ninguém - nem quem tem ouvido absoluto - tem a capacidade de dizer de ouvido que harmônicos estão presentes no sinal.
2. Não existe essa coisa de "valvulado produz harmônicos pares, transistorado produz harmônicos ímpares". Esta conversa se refere exclusivamente ao momento em que o amp satura. Quando uma válvula começa a saturar, comprime suavemente, e de uma forma que realça determinados harmônicos (na verdade, de forma variável no tempo - o que dá uma característica dinâmica ao som). Note que isso não quer dizer que não exsitam harmônicos ímpares, eles ainda estão lá. Já um transistor do tipo normalmente usado em amplificadores simplesmente forma uma onda quadrada - que é cheia de harmônicos ímpares. Então, a versão rigorosa de "valvulado produz harmônicos pares, transistorado produz harmônicos ímpares" seria:
"Quando valvulados saturam, produzem distorções que realçam determinados harmôncos e soam musicais; quando transistorados saturam, produzem ondas quadradas abarrotadas de harmônicos ímpares, que soam agressivas".
Note que um valvulado com muita distorção pode se aproximar mais e mais da tal onda quadrada. E o mais importante: o drive de transistorados NÃO É dado pela saturação do power, que é o que mais dá esse efeito desagradável. Existem circuitos - transistorados - que clipam suavemente, sem machucar o ouvido de ninguém. E existem há décadas. Esta explicação dos "harmônicos ímpares" podia até valer para os primeiros transistorados, mas hoje em dia só se refere a um transistorado no talo, já estalando.
Aliás, existem por aí artigos com testes feitos com analisadores de espectro, que reforçam a idéia de que "valvulados produzem harmônicos pares, transistorados produzem harmônicos ímpares" não passa de um mal entendido baseado em um problema encontrado lá com os primeiros transistorados.
|
mjcmello Veterano |
# jun/12
citar
· votar
Darkjazz
Na verdade vc pode aproximar um sinal por qualquer outra função que não seja a senoidal. Basta que vc escolha uma base adequada (bases ortogonais). Isso faz parte de um assunto chamado álgebra linear. O pessoal aí que faz facu vai entender melhor.
As wavelets são um esemplo disso.
|
mjcmello Veterano |
# jun/12
citar
· votar
Bog Aliás, existem por aí artigos com testes feitos com analisadores de espectro, que reforçam a idéia de que "valvulados produzem harmônicos pares, transistorados produzem harmônicos ímpares" não passa de um mal entendido baseado em um problema encontrado lá com os primeiros transistorados.
E hoje em dia existem os FETs que são bem parecidos com as válvulas em termos de sinal. A grande desvantagem dos transistores é a temperatura.
Essa discussão de "transistor x válvula", "cd x vinil", "digital x analógico" tá longe de acabar por conta de alumas "idéias" que as pessoas simplesmente repetem sem saber.
|