( amplificadores valvulados ) vcs usam mais distorção do ampli ou do pedal ?

Autor Mensagem
Hansen
Veterano
# mar/12
· votar


Em tempo: amps valvulados são legais porque não possuem um clean puro. Eles esquentam e tendem a dar overdrive.

Este overdrive natural é um veneno em outros sistemas de áudio (hi-fi, p.a., etc), mas na guitarra foi culturalmente aceito e considerado agradável. Afinal, guitarristas tinham que competir com piano, bateria, metais... em amps que eram pouco potentes e fieis. Estes amps saturavam cedo, e tornaram-se referência.

Um clean transistorizado é mais fiel ao som da guitarra, ou seja, aguenta mais que um valvulado antes de saturar. Porém o som não tem aquele timbre culturalmente aceito, além de ser mais "frio".

O engraçado é pensar que amps transistorizados cada vez tem mais tecnologia embarcada para poderem soar "imperfeitos".

informal
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Hansen
Não estou criticando músicos de Jazz, inclusive já estudei improvisação Jazz. O que falo é que no meu entender eles estão mais pra violonistas porque não usam técnica alguma da guitarra, tocam quase sempre limpo e com semi-acústica e sem efeitos. Abominam a guitarra de corpo sólido e qualquer coisa que lembre um drive. Um TS pra eles já é motivo pra pena de morte. Tudo ao contrário dos restantes dos guitar hero existentes.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Prefiro ss pela praticidade e pelo preco

maze
Veterano
# mar/12
· votar


informal
Né bem por ai não.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


informal
Abominam a guitarra de corpo sólido

Les Paul se revira no caixão.

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/12
· votar


não significa que não se tire bons timbres com ele

Pois é Led Zé. Eu tenho um SS bem fraquinho, por isso meto pedais nele. hehehe. E realmente, concordo que para quem quer um Amp pra pequenos shows, o frontman vem bem a calhar, desde que com uns pedais pra dar um encorpada no som. No meu caso, uso um jackhamer no OD e coloco bastante grave no Amp. Assim o som fica bem encorpado, com bastante punch. Mas em breve terei meu fender all tube. Vc vai ver! hehehehehe

Abraço!!!!!

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/12
· votar


porque não usam técnica alguma da guitarra, tocam quase sempre limpo e com semi-acústica e sem efeitos. Abominam a guitarra de corpo sólido e qualquer coisa que lembre um drive. Um TS pra eles já é motivo pra pena de morte.

INFORMAL. foi muito mal hein. Isso q vc falou não tem nada a ver com técnica de guitarra. Os guitarristas de jazz não usam efeitos por que não é preciso para o som que eles fazem, mas estude um pouco mais de Jazz e verás o quão complicado é a técnica utilizada por eles. Te garanto que vc vai aprender arpegiar melhor que o Petrucci!

Led Zé
Veterano
# mar/12
· votar


informal
Os SS são muitos fieis e previsíveis, por isso os jazzistas curtem (se é que podemos considerar músicos de jazz como guitarristas).
Hiiiiiii....parei aqui.

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/12
· votar


Hiiiiiii....parei aqui

Hehehehe! Eu q toco blues já fiquei irritado, imagina os que tocam jazz! huahiuhiauhaiuhaiu

dvdg12
Veterano
# mar/12 · Editado por: dvdg12
· votar


informal

Ae não vei jazz não é coisa de guitarra???
Nuss se tocasse jazz descobreria onde vc mora para lhe dar umas boas lições de vida!
rsrsrs

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar


Acho que um tal de Stanley Jordan usa e gosta muito de um Roland SS, mas ele não vale né. O cara manda mal e não é tão famoso assim ;-), sem contar esse Armandinho Macêdo ai.

http://www.youtube.com/watch?v=02bn1M2DLqI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=bNZzxlR0LcM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=nqcKIJQK8as
http://www.youtube.com/watch?v=u9632l7sZZE&feature=related

Varajão
Veterano
# mar/12
· votar


Srs,
Generalizar é uma estupidez! Guitarristas, sejam de Jazz, Rock, Blues ou Axé, tem à disposição uma variedade muito grande de amplificadores, guitarras e pedais. Você vai escolher o seu equipamento dependendo do seu bolso, da sua necessidade, do seu gosto pessoall e conhecimento prático. No FCC você vai encontrar de tudo. Filtre!!! Desde dicas que te servem até besteiras absurdas e generalismos infantis, semelhantes ao comportamento de um torcedor ou religioso fanático! Penso que o mais importante é encontrar um timbre que te satisfaça e que seja resultado da equação entre os elementos que mencionei e retomo: $, necessidade, gosto e conhecimento. Alguns guitarristas, por serem mais experientes e bons no que fazem, podem tirar timbres interessantes de equipamentos baratos. Outros, às vezes até tem experiência, conhecimento e técnica, mas nao se ligam mto em timbres e nao conseguem timbres bons. E nao tem como fazer milagre! Pode por um equipamento top na mão de um nó cego, que nao sai nada. Saber timbrar é algo que todos devemos buscar e aprimorar. Isso vale para amadores e profissionais e está além do simples fato de um ampli ser ou nao valvulado.
Abs

Varajão
Veterano
# mar/12
· votar


Em tempo:
Tenho um Fender Blues Deluxe 40 watts, all tube que tem um PUTA som! Ensaiei muito tempo num estudio com um FM 212. Claro que prefiro o Blues Deluxe, mas conseguia timbrar bem o FM nos ensaios, sem problemas, usando meus pedais de forma diferente de quando uso com o Blues. Adicionava um pedalzinho BOSS FBM, aquele que emula o BassMan e sabe que melhorava bem o som do FM? Cada um encontra o seu jeito!!!

Jonatas Edward
Veterano
# mar/12 · Editado por: Jonatas Edward
· votar


na minha opiniao é mais util compra um amplificador transistorizado pois é mais barato q um valvulado, no som limpo os dois tem praticamente o msm som alem de srem bons

Essa pegou lá no fundo...

Jonatas Edward
Veterano
# mar/12
· votar


Mas é diferente você pegar um SS bom comparando ele com um valvulado barato ou médio e você pegar um SS bom e comparar com um amplificador no patamar de um Vox AC30.
Claro que o que existe é diferença de gosto, mas convenhamos que o desejo de quase todo mundo é um Vox AC30, e acho bem dificil um SS chegar no nível dele, a menos que seja um dos bêêêêm caros.

Russetwolf
Veterano
# mar/12 · Editado por: Russetwolf
· votar


informal

Não estou criticando músicos de Jazz, inclusive já estudei improvisação Jazz. O que falo é que no meu entender eles estão mais pra violonistas porque não usam técnica alguma da guitarra, tocam quase sempre limpo e com semi-acústica e sem efeitos. Abominam a guitarra de corpo sólido e qualquer coisa que lembre um drive. Um TS pra eles já é motivo pra pena de morte. Tudo ao contrário dos restantes dos guitar hero existentes.


A gente vai e volta e as coisas por aqui continuam do mesmo jeito com os mesmos assuntos medíocres.


informal
Veterano
# mar/12
· votar


A todos os defensores ferrenho dos jazzistas e cia, me respondam: quantos discos do jazz têm em casa? qual foi o último show de jazz que foram ver? quantos de vcs tocam ou entendem alguma coisa de fato de jazz? sim, porque aqui mesmo neste honroso forum não vejo nenhum de vcs postarem algo do gênero. Sabem por que? porque músicos de jazz são um saco, fazem música pra si próprios, pararam no tempo lá pelos idos de 1940-50 tocando algo que só agradam meia dúzia de pseudo-intelectuais como vcs. Na boa, aquelas improvisações intermináveis me soam mais como uma verdadeira masturbação musical em nossos ouvidos. Portanto, continuo defendendo a tese de que músico de jazz não pode ser referência para discussão de equipamentos de guitarra. Pronto, falei.

informal
Veterano
# mar/12
· votar


Ah, não precisam me odiar por isso. A verdade é dura mas precisa ser dita.

frP
Veterano
# mar/12 · Editado por: frP
· votar


O fato de agradar uma minoria de pessoas não significa nada, e, caso significasse, Michel Teló e banda com 'Ai se eu te pego' seriam musicalmente superiores a Beethoven, por exemplo.

Há também uma explicação um tanto quanto lógica para jazz(e outros estilos) agradar(em) apenas 'meia dúzia' de 'pseudo-intelectuais': eles não estão na mídia.
Infelizmente a realidade brasileira hoje relata a alienação do povo através da mídia(leia-se tvs e rádios): seja simpático(ou não), caia na graça de quem te coloque lá e seja feliz, independente da qualidade musical.

Pronto, falei.

Agora, com licença, irei desfrutar a 9ª Sinfonia, que apesar de tecnologicamente falando(timbre) ser inferior as montueiras de racks e cia de hoje, parece-me ser mais agradável que 'Nossa, nossa... Assim você me mata'.

Boa noite!

fconde77
Veterano
# mar/12
· votar


2º página e poucas pessoas falaram o pq usam pedais de distorção num amp. valvulado.
O assunto do tópico mudou galera, vamos abandonar essas críticas motivadas por ponto de vista e focar no assunto que pode ser relevante pra muita gente.

informal
Veterano
# mar/12
· votar


fconde77
Michel Teló e banda com 'Ai se eu te pego'
Colega, vc tem certeza que está no tópico certo?

irei desfrutar a 9ª Sinfonia
Amiguinho, vc que caiu de paraquedas no tópico , estamos falando de jazz e não música clássica que não tem nada a ver com guitarra. Se liga que seu mal é o sono.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fconde77: 2º página e poucas pessoas falaram o pq usam pedais de distorção num amp. valvulado.

Isso. É simples. Valvulados soam "assim", SS soam "assado". Tem dinâmicas diferentes, mas dá pra tirar o maior som de qq um deles. Isso não tem mistério. Vale pra guitarras e pedais também. SE o cara for bom ele toca em qq coisa, com qq coisa, desde que essa "coisa" não esteja abaixo da crítica. Tipo, a guitarra não afina as oitavas ou o braço/trastes estão terríveis. Mas essa situação é extrema e não faz parte da realidade dos músicos de bom senso ou dos que tem noção de música.

Tem gente que nem nota que a guitarra tá afinada. Pô, fala sério? Isso é motivo de piada.

Sobre pedais, eu tenho mais de 50 aqui e, na boa, não sei de qq um que soe mal em qq um dos meus amps. Até pq existe a música antes de qq coisa! Pera aí... Você faz música ou fica solando e fazendo power chords "de momento"? Fica comparando ou experimentando novas idéias? Quem é você? Você, faz parte do equipo, é o grande criador!!!! O cara que timbra, que move, que tem feeling! Pedais, guitarras e amps não tem feeling. São objetos inanimados.

No fundo, é bom refletirmos se o problema nas está conosco, em nossa ignorância musical.

Abs

frP
Veterano
# mar/12
· votar


informal
Meu mal não é sono, lhe garanto isso.
Estou apenas dando um exemplo da mesma comparação que você utilizou. Se você leu meu post inteiro, deve ter lido também jazz(e outros estilos).
Leia e re-leia quantas vezes forem necessárias para entender meu ponto de vista, e no mais, tente ser educado e respeitar os outros o máximo possível, só assim teremos reciprocidade neste fórum.

Um abraço!

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Complementando.o desabafo... hehe

Tem gente que reclama que as tarraxas são ruins, mas aposto que não sabem como amarrar as cordas sem deixar folga! Outros reclamam do som abelhudo dos pedais, mas nunca sequer leram o manual do produto (ou pesquisaram) onde diz : "Para tocar em linha, no computador/mesa, mude para o modo ´em linha/simulação de gabiinetes/mics´´".

Uns dizem que a guitarra tal não dá pra tocar metal. Cara, basta um captador de saída alta. Guitarra não é algo imutável, mas ajustável. Estude sobre o assunto!

Mais, "minhas cordas não duram uma semana". Óbvio, o cara não lava as mãos antes de tocar e seu suor é puro "ácido-Ruffles". Depois de tocar, também não passam uma pano nas cordas. Por aí vai.

No meu entender 99% da culpa de muitas reclamações com equipos vem do próprio usuário, que não tem experiência. Simples assim. A pergunta é: "Será que eu sou bom mesmo ou preciso praticar mais?"

Abs, pronto falei!

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Bom, vamos parar de xingos, insultos, e informalidade :p

Bom, a era da distorcao valvulada esta parada, guitarristas famosos usam pedais qur utilizam diodos, transistores e sistemas digitais para distorcao, o rosa de saron é um bom exemplo, um timbre incrivel ao vivo, eu estava procurando o amp microfonado e me deparo com eles usando uma podx3 live

frP
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
Resumindo o teu desabafo: comodismo.
A galera espera que tudo caia do céu sem ao menos correr atrás...

Quem me dera se um dia eu ganhasse na mega-sena sem ao menos jogar... hahaha

Um abraço!

frP
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Agora que li o teu post lembrei do tópico sobre você falando isso... Não cheguei a pesquisar, mas será que no geral ele usa assim ou foi apenas no show que você foi ?
Que baita timbre hein!

Um abraço!

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


frP: Resumindo o teu desabafo: comodismo.


"Tenho tantos reais e resolvi trocar meu equipo." Pera aí... O problema é grana? Se for só isso, tá jogando dinheiro fora no meu entender.

Abs

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


frp

Eu ja li sobre eles usar guitarra em linha, e pude confirmar isso com eles ;)

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pra mim, tá mais que claro que 99% dos problemas com "equipos" vem do carinha por traz de tudo. Aposto TODO meu equipo que se você der um amp mal falado e uma guitarra mal falada no FCC (que não seja algo intocável ou com mau contato) pro Derek Trucks, por exemplo, ele vai fazer um puta show e ainda vão perguntar: "Nossa, o que você usou pra tirar esse som?"

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ( amplificadores valvulados ) vcs usam mais distorção do ampli ou do pedal ?