Falante de 12" - por que?

Autor Mensagem
Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Guga Ramone
Ó o timbre que o cara conseguiu com um Peavey Vypyr

Cara, só não se esqueça que esse é um Vypyr 120 tube, ou seja, é um amplificador valvulado.

Abraços!


Kleber Blacklock

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


kiki
Não é bem isso,não reproduzem bem, mas sim com perdas de 6dB/8ª, ou seja quanto mais vc se aproxima do mizão, menos o altofalante responde, o que dá a sensação de falta de peso.Por isso se fazem os set com 4X10 e 1X15.O de 15" para as baixas(até 40Hz) e os de 10" de 180Hz pra cima, até 3500Hz.Mas mesmo o de 15", se vc tocar com baixo de 5 ou 6 cordas, vai abrir o bico.Eles tocam a fundamental, mas não timbram, pois os AFs não conseguem reproduzir as sub-harmônicas, que tem importancia para o baixo.Abcs.

Guga Ramone
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Tem razão, não tinha reparado nesse detalhe.

oldschoolgod
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock

Cara, só não se esqueça que esse é um Vypyr 120 tube, ou seja, é um amplificador valvulado.


Apesar de ser valvulado, todas as simulações e os efeitos são digitais.

Bog
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bog
· votar


oldschoolgod
Apesar de ser valvulado, todas as simulações e os efeitos são digitais.

No VYPYR, parte das simulações de amps é analógica. O amp mistura o velho Transtube com DSP!

(não que isso seja bom ou ruim... mas que parte da simulação é analógica, isto é)

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


carlos adolphs
po, valeu a explicação!

Por isso se fazem os set com 4X10 e 1X15.O de 15" para as baixas(até 40Hz) e os de 10" de 180Hz pra cima, até 3500Hz.Mas mesmo o de 15", se vc tocar com baixo de 5 ou 6 cordas, vai abrir o bico.Eles tocam a fundamental, mas não timbram, pois os AFs não conseguem reproduzir as sub-harmônicas, que tem importancia para o baixo.Abcs.

agora entendi por que tem que usar aqueles "armarios" pros baixos...

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12 · Editado por: Kleber Blacklock
· votar


oldschoolgod
Apesar de ser valvulado, todas as simulações e os efeitos são digitais.

Então, não tenho certeza, no que eu adquiri (Vypyr 75w) as simulações são analógicas, não sei se no 120w por ser valvulado as simulações deixem de ser analógicas.

Bog

Eita, só agora vi seu comentário, tá explicado!


Kleber Blacklock

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


kiki
Exato!Em Física se aprende sobre o comprimento de onda, e a LEI, isso mesmo, a LEI(tem gente que acha que o que falo é invenção minha), diz que quanto menor a frequencia, maior o comprimento de onda(inversamente proporcional).Se for com rádio frequencia ou luz, usa-se a velocidade da luz como dividendo da equação, se for áudio, usa-se a velocidade do som ao nivel do mar, com 15º de temperatura(atmosfera padrão de Torricelli).Então, quando vc vai "engrossando" as cordas, a frequencia fundamental vai baixando, valendo o mesmo para os baixos de 5 e 6 cordas, baixando a frequencia, aumenta o comprimento de onda, que é usado para calcular ressonancia de caixas e alto-falantes, se o comprimento aumentou, a caixa aumenta também, assim como o diâmetro do alto-falante necessário.Para baixos de 5 e 6 cordas, é recomendável usar woofers de 18 ou 22", na caixa baixa.Na alta continua 4X10".Abcs.

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


carlos adolphs
Em Física se aprende sobre o comprimento de onda, e a LEI, isso mesmo, a LEI(tem gente que acha que o que falo é invenção minha), diz que quanto menor a frequencia, maior o comprimento de onda(inversamente proporcional).
ah, isso eu to ligado, já estudei um pouco de acustica.

mas nunca tinha visto essa relação exata do tamanho dos falantes com as frequencias, eu sabia que tinha que ser assim, quanto mais grave, maior...

Para baixos de 5 e 6 cordas, é recomendável usar woofers de 18 ou 22", na caixa baixa.
vixe!!!

valeu de novo! ótimas explicações!

kiki
Moderador
# jan/12 · Editado por: kiki
· votar


aproveitando pra deixar um relato

unindo o que aprendi nesse topico com pesquisas que eu to fazendo sobre como montar aqueles combos pra baixo (cabeçote + falante), descobri que dava pra eu fazer uns testes aqui em casa mesmo.

tenho dois amplis pequenos em casa, os dois com falante de 8", e curiosamente os dois com aquela saída "speaker", que eu nao usava pra nada por que nao fazia ideia da sua função.

*******************************************************

equipamentos usados:

1 amplificador thor 30G
http://images.quebarato.com.br/T440x/amp+meteoro+thor+30g+balneario+ca mboriu+sc+brasil__26AEA_1.jpg
amplizinho xumbrega de guitarra
Potência: 30 watts RMS (é o que dizem, eu nao sei nao)
Falante de 8"

1 amplificador crate bx15
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=166022544_7638.jpg&v=E
12w RMS
falante de 8"

1 caixa de PA passiva metalline
mais ou menos que nem essa:
http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_199251765_7810.jpg
eu nao sei a especificação exata, eu herdei elas.
tem 3 negócios que nem essa, um tweeter, uma corneta (pra que serve?) e um falante de 10" (acho, medi na trena).
queria que fosse de 12" ou 15" pro teste ser mais legal, mas é o que eu tenho aqui!
chuto que seja 8 ohms, mas tanto faz, por que todos os equipamentos (incluindo a mesa amplificada que faz parte do ki da caixa) são minimo 4 ohms.

testei os dois amplis no seu original e com a caixa ligada no speaker.
o ampli de baixo com baixo, o ampli de guitarra com guitarra.

*******************************************************
resultado:

surpreendente!
nos dois casos, o resultado foi um som bem mais "aberto", mais macio.
resulta um som um pouco menos estridente nos ouvidos, e com uma sensação de mais volume (acho que pelos graves).

parece que os falantes pequenos "encaixotam" o som, o que deve ser resultado do que o carlos adolphs explicou, uma predominancia dos medios e agudos sobre os graves.

particularmente pro baixo eu gostei mais do resultado.
o crate é um bom ampli, mas pra volumes moderados (ate o 5). quando eu precisei dele no maximo (ensaios e pequenas apresentações) obviamente ele deixou a desejar. agora ficou claro que ao subir os volumes, o grave nao acompanha, entao o timbre fica mais magro.

toquei em casa, entao nao deu pra ficar muito tempo com o volume no maximo, mas o som na caixa do PA (e era de 10") ficou bem mais encorpado, com mais grave. ou seja, a potencia maxima do amplificador rende mais com um falante mais adequado!

agora to na pilha de sentir falantes maiores...

enfim, é isso. fica o relato, espero que seja util a alguem.

snd
Veterano
# jan/12
· votar


kiki
Reproduzem com uma atenuação grande, tão grande que perto dos outros harmonicos pode ficar inaudível. Se não forem filtradas ainda podem causar clipping no próprio falante (o deslocamento do cone chega num limite físico antes do topo da onda, gerando distorção). Isso justifica a utilização de crossovers e filtros em sistemas com múltiplos falantes diferentes.

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


snd
Isso justifica a utilização de crossovers e filtros em sistemas com múltiplos falantes diferentes.

ve se eu entendi:
cada um daqueles falantes dessas caixas de varios negócios recebe o som filtrado, pra fazer só a parte que lhes é mais indicada?

snd
Veterano
# jan/12
· votar


kiki
ve se eu entendi:
cada um daqueles falantes dessas caixas de varios negócios recebe o som filtrado, pra fazer só a parte que lhes é mais indicada?


Isso. Um exemplo clássico são os sistemas de 3 vias (Tweeter + Corneta + Woofer). Se não tiver um filtro passa alta para o dois primeiros você torra eles. Olha essa figurinha: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Passive_Crossover.svg
O artigo da wikipedia sobre crossovers em inglês ta bem legal: http://en.wikipedia.org/wiki/Audio_crossover

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


snd
legal! valeu a dica, vou ler!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falante de 12" - por que?