Falante de 12" - por que?

Autor Mensagem
Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12


Buenas, pessoal.

Seguinte: estou decidido a trocar meu Meteoro Demolidor 50 watts por um amplificador de verdade. A primeira dúvida era se seria um valvulado ou não, cheguei a conclusão de que será transistorado já que para o que eu toco não encontrei valvulado barato (metal).

Acontece que agora surgiu outra dúvida: por que DEVE ter falante de 12"? Percebi que um grande entendido do assunto faz essa recomendação (Bertola), só gostaria de entender o porque.

Que fique claro que de forma alguma estou duvidando da opinião dele, é que notei que diversas marcas consagradas possuem amplificadores com falantes menores (Fender, Hartke, etc.), será que essas fábricas fariam amplificadores ruins de propósito? Essa indicação de falante de 12" seria restrita para determinado estilo de amplificador (para valvulados por exemplo) ou se aplicaria em quaisquer situações? Estou pensando em adquirir um Borne Evidence exatamente por possuir dois falantes de 12", mas para mim que toco heavy metal com pedaleira (não uso o drive do amplificador) faria muita diferença ter falantes menores?

Valeu, pessoal.


Kleber Blacklock

gbmeioponto
Veterano
# jan/12
· votar


Falantes menores implicam em menos graves. Menos graves podem significar menos peso na guitarra.
E quanto ao falante de 12'' ser recomendado, eu tenho quase certeza que é um "equilibrio" entre agudos e graves, interessante para guitarra.

GuitarHouse
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Caro, a questão tem a ver com a relação "potência/falante" e as frequências e timbres que podem ser tirados.

A "melhor" solução de timbres, frequências. Quanto maior o falante, melhor a qualidade de "graves". E para guitarra, o de 12'' tem melhor relação de graves, em equilibrio com o instrumento.

Falantes menores são usados em amps que buscam timbres específicos, às vezes sem tanto grave (como uns Fender com falantes de 10pol, mais voltados ao som jazz, p ex.)....ou em amps de menor potência, que não conseguiriam se sair bem com falante de 12pol, por exemplo.

Em resumo: Se potência não é problema para o amp, o de 12 é o mais indicado, pela relação de graves, médios e agudos equilibrados. Se a potência for menor ou o timbre for específico, será de tamanho menor.

P ex, baixos têm falantes indicados de 15pol, pelos graves. Falantes fazem MUITA diferença.

-King
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Isso varia de gosto, mas é porque os falantes de 12" possuem maior pressão sonora e conseguem reproduzir melhor as frequências mais graves, por exemplo, com aqueles falantes de 8" você não consegue ter um punch tão forte quanto com um de 12".

Sim, para o heavy metal o tamanho do falante faz diferença devido a ser um som mais encorpado e grave.

Bom acho que é isso, me corrijam se falei besteira.

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Boas!Kleber, qualquer um que tenha tocado profissionalmente guitarra, irá indicar alto-falantes de 12".O Bertola já falou N vezes aqui no FCC, assim como eu e muitos outros.Tocar metal não é só guitarra.A Alma do metal está no peso conseguido pelos "power chords" aliados aos agudos de mirabolantes escalas que vão até o fim do braço.O Binômio Peso/Resposta está melhor presente no alto-falante de 12">Analizemos:

1-O peso dos power chords situa-se em faixas que vão de 80Hz a 350 Hz (frequencias em Hertz) que são as sub-harmônicas geradas pela distorção e overdrive.Quando vc toca um Lá no meio do braço, sua frequencia é de 440Hz, mas a sub-harmônica é 110Hz.O alto falante tem que responder a isso.Altofalantes de 8" não respondem bem abaixo de 200Hz assim como os de 10" não são bons abaixo de 130Hz.

2-Quando vc faz uma escala que termina em um Lá no fim do braço, sua frequencia estará na fundamental, em cerca de 1760Hz, mas a segunda harmônica, figura vital, estará em 3520 Hz, que é o topo de resposta de um bom alto-falante de 12"(em torno de 3500Hz).Acima disso eles respondem até 7000Hz com queda de 6 dB(essa atenuação de frequências mais altas é vital para a formação do timbre).

Concluindo, com 12" vc responde bem aos graves, vital para o peso e que os de 8 e 10" não tem, e atenua corretamente as harmônicas superiores, que nos altofalantes de 8 e 10" não ocorre, eles não atenuam essas frequencias, tornando o som insuportávelmente estridente.Assim em metal principalmente, o altofalante é a Extensão do timbre da sua guitarra.Sem um bom altofalante de 12", vc jamais conseguirá um timbre de metal adequado.A curva de funcionamento em graves, médios e médios-altos dos altofalantes de 12" assemelha-se muito ao ouvido humano, que o torna de fácil ajuste ao timbre.Estude a respeito e não se intitule metaleiro até adquirir bastante conhecimento, pois todos os famosos metaleiros que conheço tem Faculdade de Música, sendo que alguns tem formação em musica Clássica, sendo que suas escalas em solos assemelham-se muito as usadas pelos violinos em sinfonias de grandes Mestres da Música.Metaleiro não é um roqueiro qualquer, tem que merecer o título.Abcs.

CPhilippi
Veterano
# jan/12
· votar


Ja deu uma olhada nos preços dos valvulados da giannini?

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Caramba, pessoal, só aulas em meus tópicos, hehe.

Vamos por partes:

gbmeioponto
GuitarHouse
-King

Muito obrigado pelo retorno, nada como gente que manja ajudando no tópico!

carlos adolphs
Gostei bastante de sua explicação, apesar de ter tido que ler diversas vezes antes de entender. Explicar para leigos é fácil, o difícil é fazer os leigos entenderem, hehe.
Só uma correção:
Estude a respeito e não se intitule metaleiro até adquirir bastante conhecimento, pois todos os famosos metaleiros que conheço tem Faculdade de Música, sendo que alguns tem formação em musica Clássica, sendo que suas escalas em solos assemelham-se muito as usadas pelos violinos em sinfonias de grandes Mestres da Música.Metaleiro não é um roqueiro qualquer, tem que merecer o título.
Em momento algum me intitulei "metaleiro" mesmo porque acredito que isso não existe. Sou um pai de dois filhos e trabalho num ramo nem um pouco a ver com música, apesar de "brincar" com guitarra há mais de 15 anos, nunca profissionalmente, apenas tocando em bares e ensaios com amigos. Ainda assim, ser "metaleiro" (para aqueles que usam esse termo) diz respeito a postura em relação a música, e não em relação a músicos. Ser "metaleiro" é ser fã de heavy metal, o que nada tem a ver com "tocar" heavy metal (nada impede que um "metaleiro" - fã de heavy metal - venha a ser músico).
Apenas coloquei o texto acima para desfazer mal entendidos que venham a surgir em relação ao termo "metaleiro" - termo esse que, conforme já escrevi anteriormente, não significa nada para mim, hehe.

Mas vamos ao que interessa: em relação aos falantes de 12", como saber se estou comprando a coisa certa ou não? Sei que parece absurdo alguém que toca há mais de 15 anos perguntar algo assim, porém, como coloquei anteriormente, sou um pai de família "alienado" do meio musical, toco por hobby e nunca senti necessidade de explorar a qualidade de amplificadores até o momento, tanto que meu amplificador atual é um Meteoro Demolidor de 50 watts com dois falantes de 8".
Minha idéia é um amplificador que eu possa controlar o volume para tocar tanto no quarto de minha casa como num ensaio. Encontrei algumas opções que cabem em meu bolso, gostaria que analisassem:

1 - o amplificador abaixo é composto por dois falantes de 12", só não sei a qualidade dele se é boa:
http://www.universemusic.com.br/P-000001947-AMPLIFICADOR-BORNE-EVIDENC E-212-2X12-100-WTS.aspx

2 - valeria a pena investir no amplificador abaixo? Ele aguentaria um ensaio? A qualidade, por ser falante Bugera, vale o investimento? Segue o link:
http://tocchetto.com.br/store/produto/Amplificador-De-Guitarra-Vt50fx- Virtube-Vt-50-Fx-Behringer.html

CPhilippi

Então, verifiquei alguns, como o Classic T, por exemplo, porém, senti falta de algumas coisas que eu usaria, como, por exemplo, canais independentes (clean e drive), footswitch, e também preciso de um amplificador para Heavy Metal como coloquei anteriormente, e sinto que esses valvulados são mais para rock clássico como, por exemplo, Cream ou Creedence.
Encontrei a seguinte opção, só não sei se vale a pena:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-214438981-meteoro-dynamic-mgv-3 0-_JM

Valeu, pessoal, abração!


Kleber Blacklock

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Ok, entendo seu ponto de vista, sem problemas.Quanto aos links, pode ir tranquilo no Borne Evidence, que escutei ao vivo na Expomusic 2011 e é muito bom.Na hora que estive lá o endorser tocava justamente metal e gostei tanto do peso como da definição.É uma ótima pedida.Já o Behringer, que tenho bastante equipamentos da marca, é bom, mas por vezes os efeitos tem a tendencia de travarem e vc é obrigado a resetar o amp para continuar tocando.Os AF Buguera são muito bons.Sua análise dos valvulados apresentados está correta, são mais para blues e rock clássico.Abcs.

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Dá uma olhada aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/277762/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
A explicação do grande carlos adolphs não deixa qualquer margem de dúvida e corrobora peremptóriamente o que eu sempre digo (até porque tecnicamente ele é muito mais qualificado do que eu!).
Sugiro que vc estude a possibilidade de adquirir um amp do Augusto Pedrone, que confecciona amps "High Gain" como vc deseja, embora eu ache que, com um bom valvulado (equipado com válvulas EL34) e bons pedais de distorção (realmente profissionais), vc chega à esse som.
Abç

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12 · Editado por: Kleber Blacklock
· votar


carlos adolphs
Rapaz, gostei de todos do tópico que você indicou, porém, o valor está bastante fora do que eu posso pagar.

Mauricio Luiz Bertola
Realmente o amigo carlos adolphs manja, não tem nem como discutir. Então, na verdade eu acabei optando por um transistorado mesmo, sei lá, talvez eu esteja enganado, porém, para o tipo de som que quero e toco, o valor de um transistorado é bem menor que o de um valvulado de qualidade.

Acabei escolhendo o seguinte amplificador (onde moro, era um dos poucos disponíveis com as especificações que eu queria):

http://www.peavey.com/products/instamplifiers/guitaramps/vypyr/index.c fm/item/116750/Vypyr%26reg%3B%26nbsp%3B75.html

Saiu um pouco caro (R$2200,00), porém, tive a opção de repassar um violão que não estava tendo uso para mim (repassei por R$1100,00), sendo assim, voltei R$1100,00 no negócio.

Gostaria que comentassem sobre a qualidade desse amplificador. Possui 75 watts RMS, falante de 12", além de possuir uma pedaleira interna (praticamente isso, simuladores). Seguem abaixo as especificações:

- One 12" custom voiced modeling speakers Four channels
- WYSIWYG (What You See Is What You Get) technology
- True analog distortion
- 24 amp channel models
- 11 editable pre-amplifier "Stompbox" effects
- 11 editable "Rack" effects
- 12 on-board programmable presets
- Up to 400 presets and five FX simultaneously with optional Sanpera™ II footswitch
- Dual parameter FX control
- 32-bit floating point Sharc processor
- Patented TransTube® technology
- Power Sponge™ output attentuator
- Chromatic tuner
- Onboard looper with optional Sanpera™ footswitch
- MIDI In/Out
- Studio Quality USB interface
- MP3/CD/Aux input
- 75 watts (rms)
- Weight Unpacked: 38.50 lb(17.463 kg)
- Weight Packed: 42.50 lb(19.277 kg)
- Width Packed: 13.62"(34.5948 cm)
- Height Packed: 25.75"(65.405 cm)
- Depth Packed: 22.25"(56.515 cm)

Infelizmente não poderei testar o amplificador agora, como todo importado, a tensão é de 110V, onde moro é de 220V, precisarei de algum estabilizador ou algo do tipo. Testei por mais de meia hora na loja, é muita coisa para pouco tempo.

Valeu, pessoal!


Kleber Blacklock

Del-Rei
Veterano
# jan/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
peremptóriamente

Meu camarada................ Essa é das boas, hehehehehehe!!!

Kleber Blacklock
Depois posta uns sons pra gente!!!
:D

Um aceno de longe!!!

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


Del-Rei
Depois posta uns sons pra gente!!!

Posto sim, porém, beeeem depois, provavelmente na semana que vem. Aí faço um review completinho com fotos, áudio, etc.

Abraços!


Kleber Blacklock

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
A grande vantagem do Vypyr é que vc pode usar a saida USB dele direto no computador, para suas gravações.É bom.Abcs.

juninholiveira
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs

carlos, vc que entende do assunto, o que vc acha do Meteoro MGV 30? tem flante de 12", 30w de potencia totalmente valvulado, vc ja ouviu falar dele ou ja ouviu ele em algum lugar? o que acha dele compensa investir nele?

Eu vi tb o Classic T da giannini mas nun fui muito com a cara dele, tem coisas que fazer falta pra mim nele.

E quanto a chave Stand-By, ela tras algum problema técnico ao amplificador? fora o fato de que eu tenho que desligar o amp e depis esperar reesquentar a válvula. Eu digo se a falta dele pode esttragar o ampli.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Cara, eu desconheço esse amp. Porém, eu desconfio sériamente (e por motivos corroborados na prática) de amps com efeitos "on board".
Del-Rei
Mon cher... Je sui an professor... Rs....
Abçs

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


juninholiveira
Existem lendas mil a respeito das chaves de standby.Para resumir, pense que antigamente, milhões de rádios eram valvulados e nenhum deles possuia a chave de standby.Ela foi colocada a pedido dos roadies,no final da década de 60, inicio da de 70, para que eles pudessem fazer o ajuste exato de volume do ampli no palco e deixassem pronto para o astro, evitando ter que baixar o volume para zero, para evitar ruidos e alterando a regulagem.Outra utilidade é permitir o ajuste da voltagem de bias, sem ligar a alta tensão das válvulas.Assim, com o ampli pré aquecido(as válvulas levam em média 22 segundos para chegarem à temperatura de funcionamento) eles saem a pleno funcionamento tão logo vc ligue o standby(ou desligue como alguns pensam).No meu estúdio, mantenho os amplis aquecidos, com standby acionado, entre uma sessão e outra, para não perder tempo.A chave standby não provê economia ao ampli, pois o acionamento constante do filamento aumenta suas horas de uso, fazendo que como o tempo, a válvula queime sem ter ficado"fraca".Abcs.

Mauricio Luiz Bertola

Bertola International Network!Abcs.

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12 · Editado por: Kleber Blacklock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Putz, não me desanima não, hehe. Andei pesquisando sobre o ampli - sei que soa estranho "pesquisar" após "comprar" e, pelo que entendi, esse amplificador ganhou sei lá que prêmio por dois anos consecutivos, não que isso queira dizer algo.

carlos adolphs

Então, eu não conhecia o amplificador, porém, o pouco que ouvi e testei na loja (nada mais do que uma hora) soou muito bem em meus ouvidos de penico. Fico feliz que tenha dito que ele é bom, hehe.

Abraços!


Kleber Blacklock

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
É, apesar de nascer valvulado, sou aberto a novas tecnologias...Ehehehhe!

Filipe Reis
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs

Assim, com o ampli pré aquecido(as válvulas levam em média 22 segundos para chegarem à temperatura de funcionamento) eles saem a pleno funcionamento tão logo vc ligue o standby

Mestre e como explica a "melhora" do som que percebemos com o passar do tempo do amp. valvulado ligado ? Exemplo o clone de Bassman 59' que eu tinha quando eu ligava o som estava bom mas, ao passar uma 1/2 hora ficava muito melhor!



A chave standby não provê economia ao ampli, pois o acionamento constante do filamento aumenta suas horas de uso, fazendo que como o tempo, a válvula queime sem ter ficado"fraca".Abcs.


Aonde o sr. escreveu "aumenta" o sr. quis dizer diminui ? Em caso em caso negativo eu não entendi..

carlos adolphs
Veterano
# jan/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Filipe Reis
Aumenta as horas usando, Filipe, ou seja o filamento fica ligado direto, sendo desgastado, sem que vc esteja utilizando o ampli.Se vc comparar as horas de filamento ligado, com as horas de placa energizada, dá uma diferença significativa.É como acontece com os aviões, a estrutura tem horas de vôo diferentes em relação aos motores, pois quando acionamos os motores, marcamos horas dele, mas a estrutura, só após a decolagem.Assim em cada saida e chegada de avião os motores consomem cerca de 1/2 hora a mais que o relativo à estrutura.É o mesmo caso do STBY.Aumenta as horas de uso, de desgaste, e diminui a vida útil.Agora vamos ao outro caso.
Em eletronica de precisão, usamos um termo chamado warm-up time.Algo semelhante a carro de fórmula um quando troca pneu, precisa dar umas voltas até que ele atinja a temperatura ideal de funcionamento.O mesmo ocorre com as válvulas,os resistores e até os capacitores, tem temperatura de estabilização.Antigamente quando trabalhei em laboratório de eletrônica na extinta Varig, os osciloscópios, geradores de padrão e outros instrumentos de precisão para calibragem de instrumentos de vôo, tinham que ficar em warm-up no mínimo de 2 horas antes de usar, para garantir o desvio mínimo do padrão, em sala de humidade e temperatura controladas.O termo correto para o que vcs observam é estabilização térmica.Abcs.

oldschoolgod
Veterano
# jan/12
· votar


2000 reais por um amp de modelação para tocar metal?! Eu teria poupado um pouco mais e comprava válvulado. Se você esperou 15 anos, pode esperar mais 3 ou 4.

Não é verdade que válvulas são mais viradas para classic rock e blues. 99% dos guitarristas metal usam válvulados. O único que conheço que não usava (e foi só durante uma parte da carreira dele, não foi sempre) é o dimebag darrell.

Led Zé
Veterano
# jan/12
· votar


oldschoolgod
Concordo . Mas tem uma galerinha nova aí usando uns Randall SS. Se bem, que para o tipo de som que os caras fazem ( barulho infernal de ganho e vômito no microfone) as válvulas nem fariam diferença.

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/12
· votar


oldschoolgod
Led Zé
Pessoal, vocês esque em que para mim saiu por R$1100,00, dei um violão como parte do pagamento. Em relação às modulações, tive uma idéia até que razoável: repassar a Zoom G2.1u para meu garoto, investir numa pedaleira controladora para o Vypyr (Sanpera II) e usar somente o ampli com a controladora. Deixando o preconceito de lado e analisando logicamente a coisa: o ampli é um Peavey com falante de 12", mais de 40 anos de história, ou seja, tem respaldo em relação a qualidade... Possui uma cadeia de efeitos com stompboxes antes dos simuladores de amplificadores (flanger, fuzz, phaser, etc.), possui mais de 20 opções de simulações ANALÓGICAS de amplificadores consagrados desde clean até trash, pós efeitos de racks, afinador embutido, volume e ganho individuais para cada preset, possibilidade de controlar tudo isso por um foot com dois pedais de expressão e mais de 8 switches além de possibilitar salvar 400 presets no banco, loop de 40 segundos, tap tempo, enfim, é um bom amplificador com uma boa pedaleira embutida. Caso queira usar com pedaleira ou pedais, só colocar tudo em bypass. Por R$1100,00, desconsiderando o violão que eu não usava, acredito que foi bom negócio.


Kleber Blacklock

Filipe Reis
Veterano
# jan/12 · Editado por: Filipe Reis
· votar


carlos adolphs

Entendi perfeitamente mestre . Obrigado

Guga Ramone
Veterano
# jan/12
· votar


Kleber Blacklock
Eu ia te indicar os amplificadores da Bugera. São valvulados e tem modelos Hi Gain com som muito bom para o que vc quer. Como vc já fechou negócio no Peavey, fique tranquilo, principalmente se gostou do amp. Tenho lido muita coisa boa a respeito dele. Inclusive acho ideal a sua idéia de comprar uma controladora para o amp. Assim aproveita toda a versatilidade dele ao vivo.

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


oldschoolgod
Led Zé
Não falei que valvulados não servem para metal, pelo contrário.Apenas concordei com o Kleber que os modelos citados por ele são mais voltados a isso, no caso, o Classic T e o MGV30.Já toquei metal, sempre usei valvulados e sempre usarei.Abcs.

Fábio Santiago
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs
com certeza valvula neles

Guga Ramone
Veterano
# jan/12 · Editado por: Guga Ramone
· votar


Ó o timbre que o cara conseguiu com um Peavey Vypyr:

http://www.youtube.com/watch?v=Gle82A-bTP8

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


carlos adolphs
aproveitando a sua aula:

Altofalantes de 8" não respondem bem abaixo de 200Hz assim como os de 10" não são bons abaixo de 130Hz.
quer dizer então que nenhum ampli de 8", 10", e talvez nem 12" reproduzem as fundamentais do baixo?
é tudo na base da "fundamental ausente"?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falante de 12" - por que?