Duvida na compra de Amp acustico

Autor Mensagem
Joaozin
Veterano
# dez/11


Já fazem alguns anos que canto e toco violão e agora resolvi comprar meu primeiro amp. Eu tenho em torno de R$1300-R$1500 para gastar e estou em dúvida entre o "Marshall as-50" e o "Behringer acx-1800". Eu sei que como todos dizem Marhsall é melhor, mas o Behringer está saindo uns 200 reais mais barato e tem mais recursos/potência (180w). Gostaria da dica de vocês porque não entendo muito sobre amps. Se souberem de outros modelos bons e nessa faixa de preço, estou aberto a sugestões. Obrigado

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


help!

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin
Eu sei que como todos dizem Marhsall é melhor

Não sei quem são esses todos aí. Marshall tem tradição na fabricação de amplificadores para guitarra. Os amps que fizeram a fama deles são os valvulados para guitarra. Não um transistorado para violão.

Dito isso, duas coisas:

1. Você relmente PRECISA de muita potência? Se não for o caso, a Roland e a Fishman costumam ter ótimos amps um pouco menores.

2. Eu sempre digo isso, mas vai o lembrete: bons amps de violão são nada mais que mini-PAs compactos, com funções úteis para instrumentos acústicos - reverb, filtro notch (anti-feedback), um "despiezador"... Se você pode viver sem esses extras ou tem como usar efeitos de outra fonte, pode usar caixas ativas ou um "kit-PA" e conseguir resultados parecidos por um preço mais baixo - ou mais potência e separação stereo pelo mesmo preço. Quando fui comprar um amp para violão, testei várias e várias opções, e no fim escolhi um Yamaha Stagepas. Não é tão bonitinho quanto um amp, mas soava muito melhor que qualquer amp da mesma faixa de preço, e aguentou levar muita pancada...

Eu agora só toco em casa, mas às vezes me arrependo de ter vendido o Stagepas...

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

O problema é que Roland e Fishman está tudo em torno de 2 mil e a potência é bem menor. Eu não tenho noção do que seria essa muita potência, mas eu estou formando uma banda com alguns amigos e acho que preciso de um som alto. Eu prefiro 1 amp a caixas acusticas pela facilidade de transportar, montar, etc.

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


up

Alex guitar man
Veterano
# dez/11
· votar


os meteoros acoustic são bons

http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/acustico.php

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin

Quanto à potência: para violão, é importante ter muito headroom, para o som sair limpo, sem saturação. Para tocar com banda, baterista e tudo mais, procure algo acima dos 100w. Mas lembre-se que muito volume também pode dar trabalho com feedback.

Quanto à praticidade, uma caixa ativa pode já vir com o mixer embutido. É tão monolítico quanto um amp acústico, só com menos recursos.

E lembre-se de um detalhe importante: esse monte de circuitaria digital também torna o amp mais sensível a oscilações na rede elétrica, e mais difícil de consertar em caso de defeito. Em casos extremos, você perde o amp inteiro, porque queima algo no CI e não existem mais peças para substituição.

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


Compensaria mais comprar 2 caixas dessa aqui e uma mesa de som? No caso eu canto e toco violão.

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Tem como voce me dar um exemplo de caixa ativa já com o mixer? Quanto mais eu pesquiso mais fico confuso e mais quero comprar o behringer-1800 pela praticidade, só não sei se é a escolha para os meus fins.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin

Se forem 2 caixas passivas, a mesa precisa funcionar também como power amp, senão você vai precisar compra uma potência também.

Você só precisa de um par de caixas se quiser espalhar melhor o som ou se quiser explorar melhor efeitos em stereo. Do contrário, uma caixa só é o suficiente - fica como um amp. Também não precisa comprar a caixa passiva, pode comprar uma que já venha com um mixer simples embutido ou um "kit-PA". O Yamaha que eu usava, por exemplo, vinha já com um mixer/potência. Diz ali que não tem para vender no Brasil, mas fica como exemplo:

http://br.yamaha.com/pt/products/proaudio/pa_systems/stagepas_150m/?mo de=series

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin

Mais exemplos:

http://www.behringer.com/EN/Category/Loudspeakers-and-Studio-Monitors. aspx?s=B200

Não conheço este amp que você pensa em comrpar, mas olhando as especificações tem um detalhe: me parece que ele não tem tweeter. Um amp sem tweeter e falantes maiores que umas 5" perde um pouco do brilho característico de violões com cordas de aço. Não quer dizer que vai ficar ruim, mas muda um pouco o som. Se você tocar com banda, o efeito nem é tão perceptível, mas na hora de um voz e violão, pode dar a sensação de que está faltando algum detalhe...

Joaozin
Veterano
# dez/11 · Editado por: Joaozin
· votar


Bog
Certo, então larguei de mão já das 2 caixas passivas. Agora estou em dúvida entre o amp ou uma caixa ativa, o problema que não entendo nada sobre essas caixas. Uma dessa aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-211301426-caixa-ativa-pa-behrin ger-b215d-550w-rms-220v-b-215-d-_JM seria boa para os meus fins? O problema é que não tem os efeitos que o amp tem, como chorus, delay, reverb, etc. Pelas especificações dos 2 amps você me recomendaria o Marshall ou o Behringer?

Alex guitar man
Veterano
# dez/11
· votar


Cara entre esses dois eu sairia de Behringer (custo beneficio)

Agora pra mim eu pegaria a um da serie acoustic da meteoro:

http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/acustico.php

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin

Então, uma caixa dessas está no caminho, mas talvez seja demais para o que você precisa. Afinal de contas, são 550w e um falante de 15". Acho que dá... e sobra. =P

A vantagem do amp é exatamente que ele vem cheio de coisas embutidas. Você precisaria viver sem os efeitos ou arrumar uma pedaleira. A caixa do link que você postou tem só volume e 2 controles de tom globais, e normalmente voce não vai encontrar muito mais que isso em caixas ativas. Por outro lado, como eu disse acima, essa parte dos efeitos é mais sensível a oscilações na rede elétrica, e quando pifa pode dar uma baita dor de cabeça para arrumar, porque não é questão de trocar uma pecinha aqui - normalmente, precisa trocar a placa inteira, e às vezes, a bendita nem é mais fabricada.

Por isso, nenhuma das duas soluções é ideal. Um amp acústico te dá mais praticidade, com um certo custo e manutenção mais complicad. Uma caixa ativa te dá mais potência e mais robustez por um preço menor, mas vem "pelada" (e não tem o apelo visual do amp, hehe).

Eu não conheço pessoalmente os amps que você mencionou, então prefiro não opinar. Mas eu sinceramente não compraria nenhum dos dois. =P

jimmy vandrake
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin

Eu tenho um Marshall AS80. Parecido com o 50W com algumas diferenças.
Potência de 80W, 2 Celestion 10" 1 Tweeter, 3 canais, sendo 1 balanceado para microfone, 1 para violão/guitarra/teclado com chave de corte do tweeter no caso da guitarra e outro para as mesmas opções com loop de efeitos e 2 filtros anti feed back. Efeitos, reverb de mola e Chorus analógico.
2 saídas stereo para mesa e chave de inversão de fase e controle por footswitch para os efeitos.
É um equipamento simplesmente fantástico, posso lhe afirmar que é praticamente um estúdio portátil face a grande qualidade e altíssima fidelidade de som produzidos. Quanto a potência depende de onde vc vai tocar. Por ex: Se a idéia é tocar solo (Por isto do nome AS Acoustic Soloist)
em pequenos ambientes é o equipamento perfeito, basta vc o mic e o violão. O som é puro, muito definido e cristalino além da portabilidade que é sensacional. Se vc pretende usar em grandes palcos é fácil, basta timbrar de acordo com suas preferências e mandar o som para a mesa através das saídas stereo. Fica simplesmente animal.
Acabei com todos os problemas de violão e voz ao vivo. Vc tem idéia do que é cantar com um reverb de molas no vocal ?
Todos os técnicos de som que fizeram o som para mim ficaram simplesmente estupefados com o resultado e a facilidade de ajustar os belíssimos sons do Marshall.
Assino embaixo.

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Entendi, mas com um estabilizador de computador dá pra evitar essas oscilações na rede elétrica. Eu prefiro o amp pelo fato da beleza e dos efeitos, sem contar que o som não deixa de ser bom. Agora eu queria era encontrar um que fosse bom custoXbenefício. Não tem alguns amp's que você aprova nessa faixa de preço? Você entende do assunto e eu não, então não sei agora se devo comprar esses amps que mencionei.

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


jimmy vandrake
Primeiramente obrigado por responder.
Entendi, o problema é eu pagar 1600 reais em um marshall 50w, e pagar 1200 em um behringer 180w e com mais recursos. Levando em consideração o que você disse sobre a qualidade de voz/violão no seu amp, eu acho que não seria diferente com o behringer. Pretendo comprar amanhã pela internet para chegar até o ano novo (pretendo tocar com os amigos nesse dia), então me resta agora analisar o que dizem e escolher um deles hehe.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin

Se vc tiver a oportunidade de testar acho recomendável. Qual o problema de amplis para acústicos? Terem o equilibrio exato para não ficar com microfonias e frequencias cruzadas entre voz e violão e que acabam te obrigando a abrir mão tanto de agudos quanto reverb para minimizar o problema.
Acho que Behringer também é uma excelente marca. Comprei o meu em janeiro de 200 e na época testei as opções disponíveis que eram: Fender, Peavey, Meteoro e Marshall. Era praticamente o início dos amplis acústicos. O Fender faltava potência, mas o som era legal, o Peavey era muito artificial, o Meteoro também era legal, mas faltava recursos e potência com uma leve tendencia ao artificial também. O Marshall foi paixão imediata ao ligar o power. Mais tarde comprei duas caixas , sendo uma amplificada e outra monitor para reforçar o som em ambientes maiores.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin

Infelizmente, eu não entendo muito dos preços praticados no Brasil (eu morei fora por vários anos, e atualmente tenho um Roland pequenininho). Então eu não tenho como falar muito de modelos e preços.

Rockman
Veterano
# dez/11
· votar


Cara esse ano na EXPO lançaram um da Laney , tem até equalizador gráfico e é bem barato na média.Se você preferir caixas tem o kit da fender passaport mais é bem caro mas já vem com tudo , em uns já vem até mic no kit.

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


jimmy vandrake
O problema é justamente esse, infelizmente não tem como eu testar. Aqui aonde eu moro tenho poucas opções de amps e o jeito é comprar pela net mesmo. Por isso estou fazendo tantas perguntas hehe.

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


Rockman
Cara eu pesquisei aqui sobre os amps da Laney e o mais potente que achei é o LA65D. É esse que você está falando?

Joaozin
Veterano
# dez/11 · Editado por: Joaozin
· votar


Bog
Se você puder me ajudar só com mais uma coisa eu serei muito grato. Aqui o site da behringer com as especificações do amp, da pra você me falar se compensa? http://www.behringer.com/EN/Products/ACX1800.aspx
Eu andei pesquisando e encontrei amp de 55wats por R$8000, percebi que a potencia não tem muito a ver com o preço. Talvez compense pagar mais pelo Marshall mesmo ele sendo 50w enquanto o behringer seja 180w.

Rockman
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin
Esse mesmo ,mais ele tem bem mais coisa que esses outros na faixa.Sei que a potência é baixa mais como retorno de palco pra voz e violão tá ótimo.

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


Rockman
Cara eu não tenho muita noção da potência sabe, não sei o quão alto seria 50w nem 180w. Minha intenção é tocar com amigos em algumas festas, nada muito grande, algo em torno de 30 pessoas. Por exemplo, se tiver uma banda com uma bateria, os 50w daria para amplificar minha voz legal?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin

A potência influi no preço, mas não é a única coisa, né! Tudo influi: componentes e materiais, mão-de-obra, logística, controle de qualidade, impostos, e até o peso da marca. Algumas dessas coisas afetam a qualidade, outras não. Só de olhar o preço, é impossível saber COMO eles conseguem o preço menor.

MAS a minha experiência com Behringer, para ser bem sincero, é negativa. Tive 8 pedais de guitarra Behringer. 3 falharam sem nenhuma razão aparente. Não foi batida, chacoalhão, nada disso. Foram defeitos típicos de produtos fabricados com componentes de baixa consistência. E esses relatos aparecem aos montes nos fóruns de Internet. Mas isso é para os pedais de guitarra, eu não sei se se aplica também aos amps.

Dito isso, as especificações do amp são bem legais. Tem mais features que o Marshall, até. A única coisa que eu achei estranha é que aparentemente o amp não tem tweeter. 2 falantes de 8" sem tweeter tem aquele efeito que eu descrevi num post anterior.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin
em torno de 30 pessoas

50w dá e sobra.
se tiver uma banda com uma bateria, os 50w daria para amplificar minha voz legal

Bom, eu imagino que para 30 pessoas, o baterista pegaria leve, né? A não ser que vocês estejam em um salão e a 15m da platéia, se ele pesar muito a mão, não vai fazer diferença se você pode ser ouvido, porque todo mundo vai abandonar o recinto mesmo, ahhaahha.

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Entendi, achei estranho isso também. Encontrei amps mais baratos como este e que possui 2 falantes e um tweeter. Será que a falta do tweeter vai trazer problemas para a qualidade da voz também? Porque se for só para o violão eu já não me importo tanto assim. Bom saber então que 50w servem para os meus fins.

Rockman
Veterano
# dez/11
· votar


Joaozin
Assim cara como você vai tocar com mais de um microfone ,se você precisar você coloca um no amp.Mais aqueles 65 do laney dá tranquilo e ainda sobra muito pro baterista

Joaozin
Veterano
# dez/11
· votar


Rockman
Mas esse Laney tem o mesmo problema do Behringer, 2 falantes mas nenhum tweeter. Ai o som perde em agudos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida na compra de Amp acustico