Até quantos watts, é bom pra tocar em casa?

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto
eu preciso de um amp com mais potencia (40w ou 50w, estou pensando), mas preciso principalmente de falantes de 10 ou 12 polegadas pra dar aquele peso na distorção?

Não. Você não precisa necessariamente de um amp com mais potência.

pra resolver o problema dessa saturação (indevida q deixa o som horrivel) eu preciso de mais potencia

Não necessariamente. O tamanho e a sensibilidade dos falantes também influi no volume que você ouve, não é só a potência.

eu ouvi falar q valvulado dura 2 ou 3 anos, depois as valvulas comecem a perder a vida util ate terem q ser trocadas.

Isso é verdade. Mas você precisa trocar as válvulas - ou A válvula, porque normalmente os valvuladinhos menores têm só uma válvula no power. E só. Fora isso, o amp pode funcionar por muito tempo.

Agora, se você não quer mesmo saber de valvulados, minha opinião pessoal: em volumes baixos um BOM amp digital resolve muitos dos problemas que você poderia ter com um transistorado tradicional. Sério, vá em uma loja e use um Roland Cube com falante de 10" (o 40XL da série atual, o 30 da série antiga), talvez até um dos menores (o 20XL). Você precisa ouvir pessoalmente para entender do que eu estou falando.

PS - Eu normalmente tenho usado em casa um valvuladinho de 2w (é, dois watts) ou um esquema que termina em um power transistorado de 22w, ambos em uma caixa com falante de 10". Em ambos os casos eu preciso maneirar no volume, porque é o suficiente para incomodar os vizinhos.

PPS - Um valvulado de 5w no talo tem o volume equivalente ao de uma pessoa berrando, mas berrando muito, muito alto.

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


Bog
um BOM amp digital resolve muitos dos problemas que você poderia ter com um transistorado tradicional.

mas quais seriam os problemas q eu teria com transistorados? e qual é a principal diferença entre digitais e transitorados?

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


e existe algum amp digital sem efeitos? eu ja tenho uma boa pedaleira e nao to precisando de efeito. to mais de um amp q de peso na distorção por isso acho tenho q ter um com no minimo um falante de 10 polegadas

Bog
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Eu disse transistorado "tradicional". A grande maioria dos amps digitais também é transistorado. A diferença básica está na forma como as duas arquiteturas tratam o sinal no preamp - em particular, a distorção. Transistorados tradicionais clipam o sinal usando diodos e outros componentes analógicos. É o mesmo tipo de componente que você encontra em pedaizinhos de drive. Às vezes, eles filtram o sinal, mas muitas vezes o sinal vai direto para o falante, que tem o trabalho de reduzir a abelhice natural da distorção.

Já os amps digitais fazem isso tudo como uma pedaleira digital, através de algoritmos. Depois que o sinal é processado, é enviado para um falante, que normalmente tem a resposta mais plana, diferente de um falante normal de guitarra. No lugar, a curva de resposta do falante é também implementada na parte digital.

Ótimo, se o transistorado tradicional usa componentes analógicos e um falante de guitarra, ele devia ser melhor que um amp que faz tudo num DSP, certo? Errado. O ponto é que a maior parte dos amps transistorados tradicionais mais baratos corta arestas, os circuitos de drive são simples, e os falantes quase sempre são abelhudos (normalmente, de 8"). Os amps digitais conseguem um som mais comparável a outros amps mais elaborados, mas por um preço menor. E ainda costumam ter outras funções embutidas, como efeitos e looper. Muita gente ainda vai preferir as válvulas e os circuitos analógicos, e eu concordo com essa gente. Mas o ponto é que, para tocar em baixo volume, os digitais costumam valer mais a pena do que os transistorados da mesma faixa de preço. É uma questão de custo x benefício em um cenário específico, que é "tocar em casa em volume moderado".

Agora, amps digitais e transitorados cheios de efeitos ou com placa em circuito impresso (hoje em dia, deve ser a maioria) costumam ser mais sensíveis a coisas como picos na rede elétrica, e que quando eles queimam, QUEIMAM - e aí é difícil ou mesmo impossível consertar, porque tem que trocar a placa inteira, que nem sempre pode ser encontrada. Por isso que eu falo sempre dos Roland, já que esta é uma marca conhecida pela robustez e pelo controle de qualidade acima da média.

Bog
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto
e existe algum amp digital sem efeitos? eu ja tenho uma boa pedaleira e nao to precisando de efeito.

Não faria sentido ter um DSP e não explorá-lo.

Se você realmente gosta da tua pedaleira, você nem precisa de um amp de guitarra. Você pode usar caixas ativas, ou um sistema para amplificação de áudio em geral, e usar as simulações de amps *E* gabinetes da pedaleira. É muito importante configurar ela de forma a simular a resposta de um falante de guitarra, do contrário o som fica muito, muito ruim. Mas bem configurado, funciona, e funciona bem. Muita gente usa pedaleira assim, sem amp mesmo. Procure na busca por configurações "FRFR".

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Grande Bog!!!

+3 :)

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


Grande Bog!!!(2)

Bog

CARA, há quanto tempo vc ja toca guitarra e tem experiencia? vc é fera!!! Q explicação, ja to bem mais entendido!!!

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


Bog

estou pensando mesmo em pegar caixa ativa multiuso (ja q vi varios forums dizendo q ficou mt bom), mas eu queria depois ver se vou me acostumar mesmo (creio q sim).
Olha, eu estava pensando em pegar um amp de guitarra na faixa de 50w e com um falante de no minimo 10 polegadas. E se eu for pegar uma caixa ativa eu me baseio em quantos watts e em quantas polegadas do falante (a mesma de guitarra ou diferente?)?
E o som de caixa ativa (bem configurada) fica tao bom quanto um amp de guitarra de 60w e falante de 10?

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


achei um q os recursos me agradaram, assim q der eu vou testá-la

CAIXA MULTIUSO LL

pra quem entende de caixa multi uso, poderia me falar se é boa?

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


e o q seria isso de pré e power amplificador? se eu optar por essa caixa, eu vou precisar de algumas dessas coisas q nem sei o q é?
---------------------------------------/---/-------------------------- -----------------
ILUMINEM MINHA MENTE PESSOAL, RS!!!!

Les Strato
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Nao compre multi uso, pode ter potencia, mas para instrumentos musicas é muito ruin, o som fica magro e sem vida.

Sobre pré e power, vou te dar uma explicaçao por cima, e razoavel.

primeiro pense que você tem uma guitarra, e um amplificador, digamos... o Jcm 800.

Ao plugar a guitarra nele , e começar a tocar, vai acontecer o seguinte, o sinal saira da sua guitarra e ira passar pelo cabo chegando no amplificador , la ele passara primeiro pelo:

Pre amp : Pre amp é onde o sinal da sua guitarra, recebe as regulagens no sinal, de acordo como você regulou o amp, como por exemplo, grave, medio, agudo, alem do ganho, ou seja, o pre amp equaliza e modifica ele, o proximo passo sera:

Loop de efeitos: existem amps de guitarra , que possuem um parte que fica entre o pre amp e o power amp, que é o loop, o local ideal para você usar pedaleiras e pedais, pois o sinal passa pelo pre amp, e depois dele recebe os efeitos, assim evita que o seu som fique embolado com delay's, chorus e alguns outros efeitos, normalmente tem a saida "Send" e a entrada "Return", assim o sinal faz o seguinte trajeto "Send => pedais => Return , apos o loop chega o ultimo estagio do amp :

Power amp: neste estagio , o sinal é amplificado , é onde ele ganha "volume" digamos assim. Apos o Power amp, o sinal da sua guitarra chega aos alto falantes do amplificador, onde é jogado em direçao aos ouvintes.

Espero nao ter me enganado na explicaçao, pois creio que seja isso.

edioceratineto

Cara tambem vale usar a busca se você nao entendeu , tem muita coisa sobre isso no forum


Ps: citei um exemplo com amp de guitarra, mais nao é valido só para os mesmos, pois existem mais variedades de amps com estes estagios de pre e power

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


Les Strato

eu sei q muita gente diz q multi uso é horrivel para instrumento, mas como o Bog disse, se configurar bem a pedaleira fica bom, eu acho q pelo menos um teste vale a pena fazer

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


Bog

vc falou pra eu pegar uma caixa multiuso e usar simulação de amp e gabinete, mas todos os topicos sobre isso é a mesma coisa: dizem q é horrivel fazer isso

Btardelli
Veterano
# set/11
· votar


Bog
Ganhei do bog, hehe
toco em casa com 1/4w, no ac4...
jogo o volume no talo, fica bem legal, hehe

Btardelli
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto
Eu ACHO que ele quis dizer caixa ativa, aquelas caixas tipo de PA, e não caixa multiuso, certo Bog?

Faça o que ele te sugeriu, Procure na busca por configurações "FRFR".
abç

coloradometal
Veterano
# set/11
· votar


Eu uso um de 30W. Coloco o canal lead sempre no 2 pra não encomodar os vizinhos. Vai até o 10. Já testei no 10. Toquei pro meu quarteirão inteiro.

Bog
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto
CARA, há quanto tempo vc ja toca guitarra e tem experiencia?

Er... eu finjo que toco há uns 12 anos. Eu não posso dizer que entendo muito, exceto pela parte dos equipamentos digitais, que eu entendo um pouco mais até pela minha formação/profissão. Mas tocar que é bom... =S

estou pensando mesmo em pegar caixa ativa multiuso

Eu não estava falando de amp multiuso, e sim de caixas ativas. O que você procuraria em se tratando de um esquema FRFR é um sistema de som que funcione bem para amplificar música em geral. É fácil de testar a qualidade do som, basta você ligar um tocador de MP3 ou CD no sistema. O som precisa sair "puro".

Note que o "feeling" de um setup desses é um pouco diferente do de um amp de guitarra. O SOM é mais ou menos equivalente, mas a sensação não, por uma questão física mesmo. A sensação é de estar tocando a guitarra em um amp microfonado, como se o amp de verdade estivesse em outra sala. Tem gente que não gosta, tem gente que gosta. Neste ponto, os amps digitais são ligeiramente diferentes dos setups FRFR por terem os falantes mais próximos aos falantes tradicionais de guitarra.

se eu for pegar uma caixa ativa eu me baseio em quantos watts e em quantas polegadas do falante (a mesma de guitarra ou diferente?)?

Para usar em casa, um PAR de caixas com falantes de 8" e mais de 30w já aguenta bem. Até 2 falantes de 6.5" podem servir. Pense no aparelho que você usa para ouvir música em casa (aliás, se você tiver um bom aparelho de som, já pode fazer pequenos testes com a pedaleira). Eu diria que parte da graça de usar setups FRFR com pedaleiras é explorar os efeitos em stereo. Além disso, se você colocar as caixas espaçadas na sala, elas preenchem bem mais o espaço.

E o som de caixa ativa (bem configurada) fica tao bom quanto um amp de guitarra de 60w e falante de 10?

Você continua colocando "bom" e "60w" na mesma frase. Cara, entenda, existem amps de 60w que soam bem e amps de 60w que soam mal.

Eu ainda acho que você precisa testar, ouvir, comparar. Chega uma hora em que tudo o que te disserem aqui vai ser blablabla e opinião pessoal, e quando a coisa fica muito subjetiva, só os TEUS ouvidos e dedos podem decidir.

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


Bog

desculpa, se eu me confundo um pouco e acabo ate fazendo coisas meio repetitivas, mas essa parte de especificações tecnicas eu nao entendo quase nada (deve ter dado pra perceber hehe), mas sobre isso de caixas, nao é qualquer uma q se pode usar, certo? nao sei se vc acompanha o cifra club ao vivo, mas ja mencionaram isso sobre queimarem caixas por ligar a guitarra em caixas indevidas (acho q é pq o sinal da guitarra é de uma frequencia mais alta, uma coisa assim).
Entao me corrijam se eu estiver errado: se eu optar por configuração frfr eu teria q pegar uma caixa passiva e uma ativa?
dai eu ligaria a guitarra na entrada de microfone? mas isso nao estouraria os falantes por causa do sinal da guitarra?
E essas servem? (nos links)
Caixa Ativa
Caixa Passiva

Bog
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto
ja mencionaram isso sobre queimarem caixas por ligar a guitarra em caixas indevidas (acho q é pq o sinal da guitarra é de uma frequencia mais alta, uma coisa assim).

Isso não faz sentido. Se fosse assim, você não poderia ouvir uma música gravada tendo guitarra na mesma caixa, não é?

O que pode ter acontecido é que aumentaram demais o volume. Aqui, o ponto é que em gravações comerciais se usa muita compressão (no sentido de achatamento dos picos, não de compressão de dados). Isso permite aumentar a percepção de volume sem estourar os picos, dando em troca uma perda na dinâmica. A guitarra "crua" não tem essa compressão, então o que pode ter acontecido é que a pessoa tentou compensar o volume aparentemente menor aumentando o volume da guitarra, sem compressão. Aí os picos ficaram altos demais e o falante foi para o espaço. Mas para isso acontecer, a caixa deve ter sido fuleira, porque caixas bem projetadas têm circuitos de proteção, e às vezes até um led que avisa quando o sinal passou do ponto.

se eu optar por configuração frfr eu teria q pegar uma caixa passiva e uma ativa?

Depende de como é o sistema. O que eu usava antes tinha um mixer que alimentava as caixas, agora é um par de Roland CM-30, cada um seria uma caixa ativa.

eu ligaria a guitarra na entrada de microfone?

Você ligaria a guitarra na pedaleira e a pedaleira nos inputs. Na caixa ativa que você mostrou, seriam aqueles conectores branco e vermelho, o RCA "in".

Eu não posso falar mais das caixas que você postou porque não conheço esta marca.

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


Bog

cara eu achei interessante isso de ligar a guitarra na caixa ativa, mas acho q seria mais comodo eu pegar mesmo um amplificador de guitarra

Leomju
Veterano
# set/11 · Editado por: Leomju
· votar


edioceratineto
como vc consegue tocar com 6w e achar perfeito? o meu tem 15 e eu ODEIO ele pq satura demais e o som nao fica legal nas distorções

Cara... esse cara não é velocista nem nada... mas considero um mestre dos timbres!
Olha aos 00:40 o tamanho dos mini amps atrás dele (bem menores que os Fender Blues Júnior)...
Confirmando o que a galera e o Ogner falow... o negócio é o timbre!



Olha... o pessoal gosta de amps menores, porque dá pra abrir o volume e ouvir melhor a saturação! Assim o Beck usa o knob de volume com muita influência no som, observe aos 01:24... o som vem na cara... é como um boost natural!
Ele usa dois amps também, não para aumentar a potência, mas para a versatilidade de um stéreo com equalização e regulagem independentes... creio!

Considerando o local, o tipo de som e tudo o mais, no caso dessa apresentação pra BBC... pro Jeff Beck, potência não importou tanto!

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


Leomju: dois Fender Blues Júnior

E acho que são 2 Fenders Pro Junior, irmão menor do Blues Junior.

Abs

lrsorafael
Veterano
# set/11
· votar


tenho um roland 80x gosto mt dele e so toco em casa.. ah por flar nisso alguem sabe a diferença do roland 80x e o 80xl ?

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Bem visto Bahia... mas antes de ver sua resposta... eu editei... hahaha
Ah... eu acho o Jeff muito meloso e tal... mas num tem jeito é um dos que eu mais gosto de ouvir...

Valeu!

bluesoverdrive
Veterano
# set/11 · Editado por: bluesoverdrive
· votar


Watt é potência de saída, não indica nível de volume. Volume é db (decibeis). Watt é a medida usada para indicar a potência. Se deriva da multiplicação da voltagem e corrente.

***Segue minha tradução de um artigo da PRO GUITAR SHOP que explica muito bem o assunto:***

Para comparar dois amps diferentes, ou seja, descobrir a diferença de volume em decibéis, se utiliza a equação:

..............Watts Amp1
10 x log -----------------
..............Watts Amp2

É importante que a comparação seja feira entre amps com falantes com o mesmo Ohms, por exemplo, 30Watts 8Ohms é diferente de 30Watts 16Ohms.

Exemplo de cálculo de diferença entre um cabeçote de 50 watt vs. um de 30 watt. Primeiro deve-se dividir 30 por 50 que resulta 0.6.Então calcula-se o log de 0.6 que é 0.222 e multiplica por 10 que nos resulta 2.22 db. Então um amp de 50 watts é somente 2.22 db mais alto que um de 30 watts. Como referência, o dobro de potência de saída (Watts) é igual a uma diferença de 3 db no volume, e 3db é muito pouco para que o ouvido humano possa perceber a diferença.

Em outra comparação entre um Fender Deluxe Reverb com potência nominal de 22 watts com um Marshall 100 watt Super Lead. Todos sabemos que o Marshall fala mais alto, mas depois de fazer a equação acima descobrimos que o Marshall é somente 6.576 db mais alto. Considerando que 10db é o volume nominal para se dizer que é o dobro de volume, então o Marshall 100W não chega a ter nem mesmo o dobro de volume do Fender 22W.

A tabela a seguir indica a relação entre o aumento de decibéis e potência:

Aumento de 0 db = mesma potência
Aumento de 3 db = 2 x potência
Aumento de 10 db = 10 x potência
Aumento de 20 db = 100 x potência
Aumento de 30 db = 1000 x potência
Aumento de 40 db = 10,000 x potência

Para os interessados na reportagem completa segue o link: http://proguitarshop.com/andyscorner/2011/08/03/appropriate-wattage/

Resumindo, a pergunta correta do tópico deveria ser algo do tipo "Quantos decibéis é o ideal pra tocar em casa?"
Na minha experiência, eu não sei quantos decibéis meu Amp de 5Watts emite pelo cabinet 2x12 que tenho, mas é muito alto pra tocar em casa, MUITO ALTO!!!!!
O knob de volume vai de 1 a 12! Eu uso no máximo no 5, devido ao respeito e amizade que mantenho com os vizinhos. :)

emaniox
Veterano
# set/11
· votar


É importante que a comparação seja feira entre amps com falantes com o mesmo Ohms, por exemplo, 30Watts 8Ohms é diferente de 30Watts 16Ohms.

Isso nao ta explicado direito.

Flw.

bluesoverdrive
Veterano
# set/11
· votar


Isso nao ta explicado direito.
Hehehe a culpa é da PGS.

Pelo que eu entendi é que se compara um amp de 30W com falante 12" 8Ohms com um de 30W com falante de 12" 16Ohms, terá difenrença de volume e a equação não funciona. Exemplo, o correto seria comparar um amp de 15W com um de 30W mas ambos com o mesmo speaker com a mesma polegada e Ohms.

Acho que é isso.

ogner
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Leomju

Issae!! J. Beck andou usando 2 Pro Jrs em alguns shows do ano passado, nao sei esse ano como esta!

Mas no show que fui ano passado dele em SP, ele usou uns Heads Marshalls...Put@ Sonzeira! Provavelmente o melhor timbre que já ouvi ao vivo de strat. (meu gosto)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/247366/#7175435

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


ogner

Pô, não tinha visto o tópico sobre o show do JB! Maneiro. Legal foi a resposta do Tomati pra sua pergunta sobre os pedais do mestre:

"Velho, não quero nem saber, esse cara faz chorar ate meu violão com uma corda, foi demais!! E manda uma rizadinha!!"

hihhihi. É bem por aí mesmo.

Abs

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


ogner
MauricioBahia
Então eu tinha visto o tópico... minhas observações acima sobre o uso dos amps pequenos saíram de uma matéria que ele fez para a Guitar Player se não me engano esse ano ainda... gosto muito de ouvir o Jeff... ele vê, entende e emprega a guitarra de forma diferente da maioria... ele tira o instrumento da limitação das cordas... poderia muito bem tocar qualquer outro instrumento, porque dentro do Jeff não está somente a guitarra, mas a música em si... tem simplicidade com sofisticação... é um músico ímpar, com um timbre único!

PS: Há de se dizer pra turma que os Fender Pró Júnior só tem dois knobs de regulagem, se não me engano...
Para alguns, menos é mais!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Até quantos watts, é bom pra tocar em casa?