Projeto Tiny 800 1x12 - Saindo do forno!

Autor Mensagem
Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
Então, carlos, nesse caso, seria melhor uma 1x12 para mim?
Pois eu pretendo usar o amp microfonado também.
Em tese, nos 15w em 1x12, eu estaria alimentando o falante com 15w ao invés de 80w. E já que a potência dele é 80w ele vai estar beeeem longe do ponto de breakup dele?
E sobre a vibração do falante, pela potência do head usado, vai ser praticamente a mesma tanto com 1x12 quanto 2x12?

Se for, eu pego o de 1x12, já que eu tenho todo um sistema para poder microfonar o amplificador ao vivo mesmo!

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Acredito que sim, nesse caso vc estaria entregando, tirando os 4 W da inércia, 11W ao alto falante, ao passo que se vc colocar os dois, tirando 4W da inércia de cada um, vc dividiria 7W entre os dois(3,5W para cada um).Nesse caso o ganho com excursão de um cone, bate a área de dois, que estarão com bem menos excursão.Eu iria de 1 alto-falante e microfona o cara, a não ser que vc pretenda usar a caixa de 2X12 com outros amplis, mais tarde.Abcs

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
Hm!
Falei com o Ronaldo e fechei na 1x12 mesmo!
E vou comprar o gabinete da 1x12 essa semana também
Eu procuro um amp que dê para usar em shows microfonado, e que não fique um absurdo de volume em casa; que eu tenha como saturar o power ele em casa, sem passar dos limites!

Acho que vai cair bem nessa proposta, e tendo em vista que eu usarei poucos pedais, acho que vai ser uma boa.

edalko
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz

Legal sua ideia de fazer um hand made.
Contudo, uns pontos a destacar, porque ja tive "n" amps e já lidei muito com hand makers.

Primeiro, tenha noção exata do som que vc quer reproduzir. E tente achar na internet o que (no circuito) faz esse som.
Ou seja> se vc quer um som de JCM800 vc tem que entender como o amp chega naquele som, seja em questão de componentes e válvulas.

Porque tem muito handmade que faz amps fantasticos, mas são meio fechados ou ignorante (no bom sentido) em relação a outros amps que saem fora de sua habitual linha de produção.

Por ex. se o cara só faz clone de JCM800 e de Fender Deluxe, fica meio fora vc pedir um clone do Vox ou Dumble, quem sabe Engl.

Depois pesquise bem a relação de volume que vc quer. Pra mim um amp entre 15 e 30W é o ideal. 20W seria excelente. Vc não usa mais que isso.

Atente-se ao fato da possibilidade de usar som limpo em altos volumes. Isso tem uma relação íntima com a potencia do amp (volume). Amps de 15W não geram clean altos.

Controle de Volume e Master são essenciais, assim como presence.

Reverb de mola é muito mais musical que um reverb digital.

Atente-se para o loop de efeitos. Acho muito necessário. Mas preste atenção nos loops seriais e paralelos, há grandes diferenças entre eles, inclusive no resultado sonoro.

Aposte também, num head ultra compacto + 1x12

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


edalko
Fala tiozão! hehehe
Cara, você falou tudo. O cara me falou que preferia um projeto de 15w mesmo para usar EL84. Ele falou que a EL84 é legal usar até 20w, acima disso ele mesmo não acha que fica legal, pra isso acima de 20w, tipo 30w, ele disse que só faz com 6L6 mesmo, então eu decidi ficar nos 15w mesmo. 6L6 me daria o clean que eu preciso, mas não é a minha praia. Eu gosto de pancada na costela, hard-rock nervoso. O clean, infelizmente vai ter que ser microfonado mesmo. Mas pelo vídeo que um amigo meu que fez um amp com o camarada me passou, é o clean ideal para o que eu preciso.

Eu só to em dúvida se umas coisas... já que o breakup do amp é cedo, mesmo ele tendo loop, compensa usar delay no loop?
Eu pretendo deixar o set:

Guitarra - MXR90 - Cry Baby - Overdrive - GT2 ou outro amplike - Delay no loop.

Só isso mesmo.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Sobre um GT2 ou coisa do tipo, eu até gosto, mas talvez fique genérico demais.

Van_Lorien
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Eu só to em dúvida se umas coisas... já que o breakup do amp é cedo, mesmo ele tendo loop, compensa usar delay no loop?

Tá aí uma questão que eu considero bastante pertinente. Há tempos tenho pesquisado sobre isso e o que pude constatar é que a saturação das válvulas de power (somente delas) é muito menor que a das de pré (corrijam-me se eu estiver errado). Assim, acho que o delay no loop, mesmo com o amplificador saturando o power, teria um resultado muito superior do que no input.

Seria bom se o carlos adolphs e o edalko se manifestassem em relação a isso pois ambos possuem amplo (amplíssimo) conhecimento e experiência sobre isso.

Abs

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


Van_Lorien
Grande!Para mim, o loop é e sempre será o preferencial para qualquer efeito de modulação, mesmo saturando power.A modulação(leia-se Delay, Phaser,Flanger,Tremolo, Vibrato)não fica bem quando na série do input em que se vá usar distorção ou overdrive.Isso também é defendido pelos gurus gringos.Quando não se tem loop, a modulação deve vir antes da distorção.Como no loop o sinal já foi timbrado, a modulação causa o efeito, mas práticamente não muda o timbre.Só lembrando que se querem saturar o power, tem que usar um inversor de fase mais elaborado e com capacidade de corrente.Os inversores com 12AX7 não saturam bem o power devido a baixa corrente de placa, apesar da alta amplificação.Devem ser usadas as 12AT7, 12AU7, 6CG7, 12 BH7 ou coisa parecida.Abcs!

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
6CG7
O handmaker escolheu esta válvula na inversora.
E sobre a modulação concordo plenamente com você, porém, eu gosto muito de usar Phaser e Chorus antes de tudo, como faziam Dave Murray, EVH (no caso do phaser) e Alex Lifeson (Chorus!).
Eu acho que da uma característica bem interessante para o som!

carlos adolphs
Veterano
# set/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Com certeza, se vc vai usar no input, está correta a orientação.Se vc pediu um ampli nervoso, com breakup cedo, tem que ser uma dessas aí.Ele sabe o que faz.Abcs.
Se quiserem treinar no inglês, aqui o pai de todos os inversores, o Williamson!
http://www.angelfire.com/electronic/funwithtubes/Amp-DB_Heart.html

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
Po, o handmaker ta sendo fera =)
Ta fazendo ja, to recebendo fotos do projeto, do amp por dentro, tudo, o cara é bem integro!
E já conversei com ele, ele deu o OK para eu postar o vídeo quando tiver pronto e anunciar o contato dele aqui para quem tiver interessado. Eu acho que vai valer muito a pena, e atender as especificações que eu quero!
É isso, eu to DOIDO pra chegar o pequeno aqui!
Amanha já chega o falante do Ronaldo e proxima semana chega a 1x12.

Vai ficar fino!

edalko
Veterano
# set/11 · Editado por: edalko
· votar


Modulações no input só em amp clean.
Delay e reverb no input com amps saturados fica horrivel, a não ser que vc seja adepto de sons bizarros.
O delay vc pode usar no input com repetições bem curtas , mix baixo e feedback estilo rockabilly, para dar uma sensação de ambiência apenas.

Phaser, flanger, chorus, etc depende do gosto.
Como gosto de sonoridades mais "redondas", prefiro sempre no loop.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


edalko
Hahahaha o amp vai ter loop =)
Mas vai ser só pro delay mesmo!
O chorus eu planejo deixar no input

Binohendrix
Veterano
# set/11
· votar


edalko
Não querendo questionar seus conhecimentos, mas o Gilmour não toca sem loop? Achos os delays dele bacanas. O Edge também, já que o AC30 não tem loop. Não sei se ele faz algum esquema pra contornar isso... Fiz um gig com um Tiny Terror, meti tudo imput e achei bacana. Não usei nada exagerado de modulações (delay e reverb bem light) mas o resultado é beeeeeeem satisfatório. Sei lá, acho que de uns tempos pra cá essa parada de loop tomou um importância que não tinha antes. Com certeza deve ter uma melhora no som das modulações, mas num contexto de banda, não vejo taaaanta diferença assim, NMHO.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Binohendrix
Então!
Por isso que algumas modulações eu gosto antes de tudo, assim como o EVH, o Alex Lifeson e outros faziam.

bicinh
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
edalko
Os senhores que são bem entendidos sobre o assunto..
estou sentindo muita falta de um loop no meu amp.
então, eu mandei um email pro handmaker que me construiu ele, e ele disse que só trabalha com loop passivo. o que significa isso ? perde alguma coisa em relação ao loop ativo ou não ?

abç

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


bicinh
Básicamente, não perde nada.É o loop série.É feito apenas por chaveamento de contatos dos jacks J10 send/return.Abcs.

bicinh
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs
opa, então, mestre...
corrija-me se eu estiver dizendo besteira, não entendo nada de eletronica.
se é em série, mistura o sinal vindo do loop e o sinal "limpo" que vem do pré, não é ? isso tá meio que incucando..
abç

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Amigos!
Venho até vós depois uma longa e dolorosa suspensão (rs) para anunciar as boas novas!
Meu amp, está pronto :D
O handmaker, já fez, e agora o bichinho está a caminho do meu domicílio! Eu estou muito feliz, porque ele, foi bem transparente desde o inicio, fazendo o amp de acordo com a minha necessidade e dos meus gostos, deixando eu transparecer o que eu queria do amp, e sabendo sabiamente incorporar isto ao projeto. Assim, foi um amp barato, e simples, assim como todos ja viram. Mas independente disso, percebi que ele usou componentes de qualidade, e montou o amp muito bem, e foi tão integro, que fez questão de mandar até foto interna do amp, passou 2 dias testando o bixo em todas as condições para garantir o resultado final para o seu consumidor. Eu só posso falar que eu estou DOIDO pro bichinho chegar!

Ai vão as fotos:

http://img18.imageshack.us/slideshow/webplayer.php?id=ar001.jpg

GAS! To tão ansioso que mal to dormindo hehehe

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Eu to muito ansioso pra dormir :O
Até meu amp chegar não terei paz huahuahua

Calime
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Imaginava(o) até quem é esse hand maker....mesmo antes de ver essas fotos...

Calime
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Mas agora tenho certeza: o kra lá do ML, acertei?

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Calime
Hahaha... ele já me deu o ok pra falar quem era, então vou falar.

Galera, este amp, é o mesmo amp anunciado no mercado livre, e o handmaker é o Márcio de Poá. O cara é fera, e até agora foi super profissional comigo e cumpriu todos os prazos em tempo certo, me respondia sempre com prontidão, e foi super camarada comigo. Quando chegar o amp, eu farei o review final, mas estou com altas espectativas já!

Calime
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Ví esse anuncio no ML a tempos, tinha curiosidade de saber como são os amps dele...acredito que devam ser no mínimo interessante, tendo em vistas as customizações realizadas em seu amp. A unica ressalva minha é sobre a disposição dos componentes na parte interna, que considero razoável, uma vez que não tem aquela aparência clean dos amps que já fucei (Blues Jr da fender, MTS 3200 da Carvin, V3 da Carvin e engl Fireball).

Posta alguma coisa aí tão logo esteja com ele em mãos...vlw

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Calime
Sim!
Isso eu credito mais a questão do tamanho interno do chassi, porque colocar 4 12ax7, 2 EL84 e outra inversora dentro, mais transformador, loop, pots, chaves, fusiveis e aquilo tudo ali dentro, é um grande malabarismo, porque é complicado fazer isso!
Sobre a ventilação interna do cabeçote, achei legal a caixa ter aqueles furos e mesmo assim o chassi transmitir segurança.
Mas eu gostei do jeito que ele montou, ele transmitiu muita segurança e muito zelo. As soldas estão bem feitas, o circuito, apesar de apertado, pelo tamanho do chassi, está bem organizado e bem montado. Pelo amp, creio que será um grande amp!

Abçs!

Calime
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
Legal, tomara mesmo que seja legal o amp, boa sorte kra, abç!

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Calime
Beleza cara, valeu!!!

galera, sem contar que o Márcio diz no anuncio que da 3 meses de garantia, achei muito legal!

edalko
Veterano
# set/11
· votar


Binohendrix
Não querendo questionar seus conhecimentos, mas o Gilmour não toca sem loop? Achos os delays dele bacanas. O Edge também, já que o AC30 não tem loop.

Então, eu não disse que não pode usar. Pode. Mas como mencionei, vc tem que usar com parcimônia, porque o delay no input gera a primeira repetição em volume bem mais alto que o normal. Por isso vai de vc regular bem isso. No mais, vc tem que pensar que, se fosse numa cadeia de pedais, vc estaria colocando o delay em primeiro lugar, para depois vir os pedais de drives. Parece ilógico, mas tem gente que usa assim.

Tem que se atentar depois que esses grandes guitarristas nção pegam o amp na loja e saem tocando. A maioria (Gilmour) usa efeitos elaborados por grandes mestres como Bob Bradshaw que faz uma série de chaveamentos ou mesmo constrói a pedaleira pros caras. E duvido que os amps nçao sejam mexidos também.

Os AC30 tem diversos modelos, e creio que o The Edge use no Loop mesmo, uma vez que até os falantes dos amps dele são trocados por Jensen, o que dirá o esquema elétrico.

Pera quantidade de efeitos que ele usa, acho improvável usar no input com resultado satisfatório.


bicinh
e ele disse que só trabalha com loop passivo. o que significa isso ? perde alguma coisa em relação ao loop ativo ou não

Sou mais o loop passivo (serial) que o ativo (paralelo), pois neste último vc tem uma acentuada queda no volume, necessitando que jumpeamento no loop (cabo P10-P10) para nivelar o volume quando nao tem efeito ligado.

gucrispim
Veterano
# set/11
· votar


loop passivo não seria sem valvula? se for, então vai ocorrer uma perda tremenda de sinal.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


gucrispim
edalko
E ai pessoal, curtiram o projeto?
Eu sei que a conversa ta boa, mas não vamos desviar o foco, que é o trabalho do Márcio rsrs

Abçs!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Tiny 800 1x12 - Saindo do forno!