bias do duovox 150b

Autor Mensagem
fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


Carlos,

desculpe perguntar de novo

Mas então eu posso pôr as 4 x 6550 no lugar das 6l6 no Duovox e pronto? O trafo e capacitores não vão abrir o bico?

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex
No caso do 150B, vc pode colocar as 6550, com bias de -58V, o trafo aguenta os filamentos, que não é o caso do 150G.Isso é possível porque o 150B além das powers tem só mais 3 pré.Já no 150G, fica um pouco demais, por ter mais valvulas de pré.Com as 6550 nessa condição a potencia vai uns 160W, já deduzidas as perdas.Vai ficar meio caro, isso sim.Os filamentos das 6550 são de 1,6A e das KT, 1,8A.As KT 88 nas condições do 150B vão puxar, se forem 4 , 560mA de placa totais, já as 6550 puxarão 360mA.A parte de alta tensão não aguenta as KT88 e os filamentos ficam acima da corrente permitida do trafo.
Mauricio Luiz Bertola
Bertola, desculpe o engano, corrigindo então, as 6550 com 750V na placa, 350 na grade 2 usa -58V e não -48 como havia dito, na grade 1, para classe AB1, 6600 ohms PP, que é o caso do 150B.

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex
Lembre-se que uma 6550 custa em média R$ 124,00( quase 500 paus pelas 4).

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


Isso é uma ótima notícia (que o 150B suporta 6550). Comprando no e-bay fica mais em conta. Comprei as 6l6 svetlanas no site, não são baratas, mas são exatamente 3 x mais em conta que aqui.

obrigado mais uma vez

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


O quarteto JJ 6550 tá por 124 USD. O frete eu sei que custa 16 USD. Vai sair uns 240 reais as 4 casadas. Não é um absurdo.


A svetlana tá 249 USD, mais salgada. Uns 500 reais.

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex
Sinceramente, não vejo grandes vantagens de usar 6550, mas ...

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


carlos adolphs

Desculpa a invasão, mas poderia dar uma olhada nisso aqui?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/268075/

Abs

fraalex
Veterano
# ago/11
· votar


Carlos,

se vc não vê, quem sou eu para supor que é mais legal a 6550.

Nem imagino qual seria a diferença de timbre.

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex
Por isso falei que não trocaria uma pela outra, o timbre é práticamente o mesmo, é só gastar pilas a mais...Potencia já tem de sobra( a não ser que vc pretenda fazer baixo no próximo show dos Stones em Copacabana)...Abcs.

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


Peguei hj o ampli e comecei a mexer nele. Não vou trocar agora as válvulas de power, pq me parecem boas. Vou só medir o bias delas

Porém

observei que ao ligar, a válvulas do pré 12 ax7 do canal 2 e a 12 au7 acendem forte e em 1 segundo ficam normais. Tipo uma piscada. A do canal 1 do pré não faz isso (essa já tá gasta e apresenta ruído). As 3 são miniwatt made in brasil.

Alguma coisa errada nisso?

abç

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex
Nada errado e não é sinal de válvula gasta, apenas as que brilham mais no início, tem a montagem do filamento um pouco mais para fora do catodo, dando esse efeito.Apenas isso.Abcs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


carlos adolphs
a não ser que vc pretenda fazer baixo no próximo show dos Stones em Copacabana
Ah,ah,ah... Seria por isso mesmo, e para ensurdecer aqueles guitarristas que pensam que tocar é deixar os outros surdos...
Abç

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


Putz, como pode alguém saber tnto!!! obrigado

Carlos, meu ampli dá choque. Hj fiz uns testes.

Desligado, com a régua desligada eu tocava descalço no chassi levava um ligeiro choque. Só parava se desconectasse a tomada.

Troquei de lado a tomada da régua e parou.

Liguei a régua e o ampli e toquei no chassi. Levei maior choque. Troquei a ground de posição e parou.

Agora não dá choque nem desligado nem ligado, com a mão suada e descalço. Concluo assim que é a tal chave fase (ground), que precisa ser ajustada como disse antes e de forma desagradável.

Se eu desativar essa chave, tirando o resitor colorido, ligado ao chassi, e os fios que levam a ela dá problema?

Não vou aterrar ainda a chassi pq n tenho pino 3 na minha tomada, ms depois vou fazer.

abç

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


O Bias das minhas válvulas está em 44.3 e 44.4v. Noutro multímetro (mais barato) dá 45.8v. Acho q tá na margem de erro.

Se ligar o standby aumenta cerca de 1v o resultado nos dois múltímetros.

O trafo 110-220v tá jogando 230V na tomada.

(que medo foi medir isso. E ainda faz um barulhinho na caixa qnd vc toca no pino 5. tzzzzzzzzzzz q meda!!!)

wiskeria
Veterano
# ago/11
· votar


Legal!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


fraalex
O bias tá bom, não mexe.Desativa a chave de fase(ground), apenas dessoldando o capacitor que sai dos contatos centrais, pois se ele entrar em curto, vc vai ficar grudado no chassis(não agora porque vc tá usando trafo, mas se for em algum lugar com rede direta no ampli).Abcs.
Em tempo:Nunca, digo, Nunca mexa em qualquer aparelho elétrico estando descalço!!!Isso é regra nº1 de quem mexe em aparelhos, mesmo que seja só pra tocar.O resultado disso é:Quem é evangélico e toca na igreja, vai conhecer Jesus mais cedo.Quem é rockeiro Trash Metal ou coisa parecida, vai conhecer a face do Capeta!!!UUUUUUahahahahhah!!!!!(risada de cientista maluco...)

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


rs ... eu sei que não pode mas às vezes faço coisas cretinas mesmo. De sapato eu não levo o choque e não sei se a tomada está na posição certa e o ground tb.

Não vou mais fazer isso. vou arrancar esse capacitor colorido - é o que liga o ground ao chassi, n é?


Depois eu vou aterrar. Desmontei um vox nightrain e vi a solução deles simplissíma. Eles puxam um fio verde, ligado no chassi e no pino 3 do plugue macho atrás do ampli, onde é conectado o cabo de força. Diferente do Duovox, ele não tem fio saindo do aparelho. Tem apenas o plugue, como qq ampli moderno, pra conectar o cabo.

Então eu vou tirar o fio do Duovox, furar o chassi e instalar o plugue de 3 pinos macho na traseira dele. Conecto nele o fase e o neutro nos pinos 1 e 2 e o terra, q vai sair do chassi, no pino 3.

vai virar um ampli novo e seguro, desde que chame um eletricista p por terra na minha tomada.

Aliás estou reformando e fazendo sozinho todos os reparos que desejava, graças a sua ajuda, Carlos. Lhe serei eternamente grato.

Ah, se morrer vou conhecer o capeta, jimmy hendrix, jannis joplin, lennon e george. Tá bom ... acho que vou sair do banho e meter a mão no trafo de força.

abço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a bias do duovox 150b