bias do duovox 150b

Autor Mensagem
fraalex
Veterano
# ago/11


Olá pessoal,

pretendo substituir as válvulas do 150b. Quero fazer eu mesmo, apesar de não entender muito de eletronica.

Vou adquirir um aparelho chamado Bias King, que te dá a leitura exata e vem com as tabelas padrões.

Primeiro gostaria de saber se a faixa que o 150B trabalha são as mesmas do padrão das tabelas ayuais?

Por último gostaria de saber onde está o pot de regulagem. É aquele da placa menor? entào é um pot só para as 4 válvulas?

Se alguem puder me ajudar e ainda me dar umas dicas eu agradecerei p o resto da vida

ah, as válvulas novas são svletana winged c, quanteto casado. O modelo do Bias King que vou mandar trazer faz a leitura de 1 vávula de cada vez, mas de forma simples e precisa.

obrigado pelas futuras respostas

carlos adolphs
Veterano
# ago/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


fraalex
Buenas.Creio que vc esteja um tanto impressionado com regulagens de bias.O bias king é um aparelho para quem trabalha com a coisa e não quer abrir o aparelho pra fazer ajuste, tendo acesso ao pot de maneira externa.Não é o caso do 150B, para ajustar vc vai ter que abrir, e só se faz isso uma vez a cada troca de válvula.Se vc comprou 4 casadas, não tem razão de usá-lo, e se vc ainda não sabe onde está o pot e se ele é comum a todas, é porque não tem intimidade com o serviço.Tome cuidado.O pot é comum a todas e é o da placa pequena, mesmo.Basta ligar o ampli, deixar o volume em zero, e medir no pino 5 de qualquer uma das válvulas de saída.Deve ter -47V, no caso do 150B, depois ajuste se for preciso(geralmente não é), o trimpot.Os aparelhos foram feitos para que se troque as válvulas sem grandes ajustes, pois os músicos nem sempre tem técnicos a disposição.Verifique, por fim, se todos os pinos 5 das 6L6 tem os -47V, para ver se não há diferença nos resistores de limitação de grade.Abcs.

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


Adolphs, vc sempre salva a gente com respostas inteligentes.

De fato tenho intimidade 0 com o serviço. Tenho medo de levar choque, sim. Muito.

Mas vc não acha que o Bias King vai me facilitar? Eu sempre li que para medir com multímetro tem que colocar um resistor em paralelo etc etc.

Se for só medir com multímetro é mais simples, embora tenha medo de levar choque, como falei.

Então o ajuste é no trimpot mesmo e para as 4, como desconfiei...


Sem mexer em nada, só trocando as antigas GE e RCA pelas novas Svetlanas casadas posso queimá-las?

O ampli funciona muito bem, tem um super timbre e as antigas válvulas funcionam bem. Estão velhinhas, mas seguram bem.

Então esta pergunta parte do pressuposto que o ampli tá OK.

Caso tenha que ajustar, deve ser bem sutil o movimento do trimpot para chegar ao ajuste, né?

e eu posso ajustá-lo com o ampli ligado ou preciso desligar, ajustar, ligar novamente, medir, desligar ... até chegar à medida?

As válvulas casadas me facilitam em alguma coisa?


muito obrigado e um abraço

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex
É só trocar e usar.Se vc quiser medir, apenas tire o ampli da caixa, coloque todas as válvulas, e faça a sequencia como descreví acima.Com tudo ligado, inclusive caixa na saida.Coloque o medidor, se estiver em torno dos -47V (-47 até -52V), só não deixe ficar abaixo de -47, tá ok, do contrário, vai ajustando l trimpot até chegar ao valor correto.O bias King é para quem modifica e coloca ajuste independente para cada válvula, se vc não tem isso(é o caso), não adianta pra nada.As válvulas casadas suprem a deficiencia da falta de ajuste individual.Abcs.

fraalex
Veterano
# ago/11
· votar


Obrigado mais uma vez

entendi tudo vou fazer exatamente como vc falou.

Agora vc vai rir da minha última pergunta.

entendi como faz a media só não sei que aparelho usar. É o multímetro? Se for como ajusto ele e onde coloco o pino vermelho e o preto? Desculpa o aluguel, mas vc está me ajudando muito.

abraço

Ramsay
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex

Vc é um jovem de 10 anos que está começando a trilhar os caminhos da eletrônica!!

Para usar o multímetro ligue-o e escolha a escala de 100V DC.
Então coloque o pino vermelho numa parte metálica do chassis e o pino preto no pino 5 de uma das válvulas de saída.

fraalex
Veterano
# ago/11
· votar


Quem dera. 10 anos é muito. Há pouco nem sabia o que era impedância de caixa e como funcionava

Mas fiquem tranquilos que não vou incendiar a casa nem morrer eletrocutado - assim espero.


muito obrigado e dou um retorno qndo tiver feito o serviço

obrigado

fraalex
Veterano
# ago/11
· votar


Curioso, o variac do bias me parece ter um lacre posto pela fábrica, que nunca foi violado. Ou seja nunca foi preciso alterar o bias.

É isso mesmo?

Esse ampli me parece um tanque de guerra: sem frescura e resistente. Tudo dentro dele parece que foi colocado ontem. Devem ser de muita qualidade para terem resistido tanto tempo dessa maneira.

É verdade que ele é baseado no Bassman?

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex
Esse é baseado no UNIVOX 150, o do Bassman é o Thundersound.Realmente se o trimpot ainda está com o lacre original, não mexe, apenas faça a medida para confirmar conforme o Ramsay informou.Abcs.

fraalex
Veterano
# ago/11
· votar


blza,

obrigado mais uma vez

wiskeria
Veterano
# ago/11
· votar


lembre-se que este amp é um triturador de valvulas, levando elas no limite... Logo só valvula boa aguenta isso "svetlana c ta valendo" porem o ruim é que ele gasta as valvulas com mais facilidade. Veja:
http://jwtubes.blogspot.com/2011/04/giannini-duovox-150b.html

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


Eu já tinha visto esse artigo. Não achei, dentro da minha ignorância, a solução que eles deram para aquele ampli boa e aí vieram com a explicação do excesso de corrente em placa. Eles não consertaram e ainda condenaram o ampli do cara, tipo: seu ampi nunca vai funcionar direito com as válvulas atuais.

As informações que sustentam no artigo deles me parecem não condizer com as explicações que penso ter entendindo do Carlos Adolphs, em outro tópico que abri: Duovox e kt88

O Duvox, pelo que entendi, joga muita voltagem mas com um recurso que diminui a corrente, possibilitando mais potência, sem desgastar nada fora do normal as válvulas.

Carlos, por favor, vc poderia dar seu parecer sobre essa fama de queimador e a tão falada incompatibilidade com as novas válvulas?

abç

tatus
Veterano
# ago/11 · Editado por: tatus
· votar


Ta tudo condenado!!!
Quando for jogar ele fora me avisa que eu faço o descarte ambientalmente correto pra você!!! rsrsrsrsrsrsrs

carlos adolphs
Veterano
# ago/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


fraalex
Carlos, por favor, vc poderia dar seu parecer sobre essa fama de queimador e a tão falada incompatibilidade com as novas válvulas?
Como diria o cara de Hollywood:-"Bullshit!".O problema só é encontrado com relação à voltagem de rede.Como o circuito trabalha com voltagens maiores, vc não pode em hipótese alguma ultrapassar o limite de 5% da voltagem nominal, sob pena de curtocircuitar as válvulas de saida.Tem que ser operado com 110V ou 220V cravados, 127 e 240V como tem em algumas redes, nem pensar.Ou usa regulador ou autotrafo para diminuir nossa rede corrompida.(Essa semana estava lendo minha conta de energia quando deparei com as inscrições de limites e estava assim:Redes monofásicas de 106 a 133V!!!-Redes bi ou trifásicas de 208 a 240V!!!A Aes Sul, operadora do sistema na minha área simplesmente escancarou a inoperancia!Imprimindo os limites(nunca ví , nem na África, limites tão estronchos como esses), ficam legalmente cobertos contra processos por queima devido tensão incorreta).Vou no popular:Podre!

fraalex
Veterano
# ago/11
· votar


Sou garoto novo na eletrônica, mas constumo ser bom em interpretação de texto. Leio com muita atenção cada linha escrita pelo Carlos, mesmo as mais técnicas. E entendo. Ou penso que sim.

E sempre ficou muito claro nas explicações técnicas que essa história de o Duovox jogar muita corrente na placa e por isso ser triturador de válvulas era bull shit!!!

Eu uso um trafo de 127 para 220v. Meço a corrente e dá uns 224v. Mudei o fuse por um de 2.5 A, já que em 220v a corrente é a metade e um fuse de 5 iria deixá-lo inseguro.

Curiosidade: outro dia liguei um teclado para ver como ficava, apesar da diferença de impedância e da voltagem inapropriada. Botei no volume 5 e ficou ótimo. Aí coloquei o volume no 10. Deu um drive lindo e queimou o fuse na primeia panca mais forte nas teclas. Não faço mais.


abç

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex
A corrente adequada do fuse em 220V é 3A.Abcs.

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


Ah, tá. Tava usando de 2.5 com baixo, sem problemas. Só queimou com o teclado e nesse dia eu usei um trafo diferente que punha mais voltagem na saía, tipo 240v. O meu que segura 220 v tava no ensaio.

Vou substituir o fuse por um de 3A.

Não é muito adequado usar teclado nele não, né?

abç

wiskeria
Veterano
# ago/11
· votar


Quer dizer que um duovox 150g não força em nada as valvulas comparando com o tremendão III por exemplo? O texto no site é lorota?

carlos adolphs
Veterano
# ago/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


wiskeria
O 150, na real não frita mais que o Tremendão.A primeira diferença é que a impedância do trafo de saida está ajustada a isso.Se vc pegar o trafo de saída do Tremendão e simplesmente jogar as voltagens do 150, frita na hora.Enquanto a impedância PP do trafo de saída do Tremendão é de cerca de 2900 ohms, a do 150 é 6600 ohms.O uso de válvulas de qualidade é mandatório, pois por curva original das americanas, a voltagem de placa pode ir até 760V, desde que a voltagem de 2 ª grade não passe de 380 V e a grade de controle fique entre 47 e 52 V negativos.Se no TIII vc tem uma corrente de placa de 270 mA totais , com 460V, vc tem a potência pura de 124 W, descontados os 20% de perdas, 99,3 W.Já o 150 gera cerca de 210 mA máximos de placa, mas com 750V, o que dá 157,5W puros, descontados os 20% 126W RMS.Mas veja bem, o que fritaria a válvula é o excesso de corrente de placa, que agora é menor devido à alta voltagem.Claro que se a válvula não for de qualidade, não vai aguentar, pois vai ocorrer arco voltaico interno, que curto-circuita os eletrodos.É diferente do que ocorre no 120G, que aumentou a voltagem mas não mexeu no trafo de saída, levando a válvula ao extremo de corrente, esse sim , frita.A fama do 150(injusta) se deve ao fato dos usuários quererem economizar e comprar válvulas baratas, que não aguentam a voltagem e fritam, além do fato de usarem na rede de 127V sem estabilizador de voltagem, que faz a voltagem de placa subir além do limite máximo.Na prática, em um 150 bem ajustado, as válvulas duram mais que em um TIII.Capiche?
Outra coisa, os datasheet de sites de amplificadores geralmente não demonstram as características das válvulas em aplicações de RF(transmissão), se limitando a mostrar as aplicações corriqueiras.Porém para projetistas "ratos de manual" esses limites de transmissão corretamente interpolados ao projeto de áudio, podem usar voltagens consideradas absurdas.Veja:
http://www.duncanamps.com/tdsl/show.php?des=6L6WGC
Abcs.

carlos adolphs
Veterano
# ago/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


wiskeria
Um pouco de história.A 6L6 foi desenvolvida a pedido do exército americano, para uso em campo de batalha na guerra da Coréia.Antigamente a válvula em uso na faixa de potência era a 807.Sua desvantagem era ser de vidro e possuir a conexão de placa no "topete", que aumentava a altura dos equipamentos.Usava 750V em placa e dava 100W com 2 válvulas em AB1.Os projetistas então encapsularam a 807 em invólucro metálico e colocaram a conexão de placa no pino 3.Isso:A 6L6 é a 807 sem topete!Como a válvula ficou fisicamente menor, foi necessário limitar a potencia e a voltagem de placa.A primeira para que a temperatura externa não ultrapassasse o máximo permitido aos materiais da época e a segunda, devido a proximidade do pino 3 com o 2(filamento), que poderia causar arco voltaico.Quando a 6L6 era usada com 750V, era obrigatório o uso de soquetes e bases de cerâmica.A 6550, que é considerada a 6L6 "parruda", tem como característica principal o bulbo mais largo e base metálica com cerâmica, permitindo mais potência, sendo mais próxima da 807 original.São todas parentes bem próximas com diferenças muito mais mecânicas do que elétricas.Até não queria contar muito essa história, para não começar a aparecer um bando de malucos querendo tacar 750V nas 6L6 a torto e a direito.Foi só para ilustrar.Abcs.

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


Acho que esse tópico ganhou uma dimensão importantíssima, maior do que o proposto, quando quebrou o tabu de duovox 120 e 150 B trituradores de válvulas.

Pela minha pesquisa não tem nenhum tópico tão explicativo sobre os Duovox - e eu acho que os donos desses amplis são muito carentes de informação, até pq a própria Giannini sonegava informações.

obrigado por tanta informação importante.

abç

fraalex
Veterano
# ago/11 · Editado por: fraalex
· votar


Sobre aquele texto ser lorota, realmente me pareceu impreciso, até porque eles colocam no mesmo saco de gatos o 120 B e o 120 G. Vimos que os projetos dos dois não são iguais.


abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


carlos adolphs
Mestre, me tira uma dúvida: Posso então adaptar as 6550 no 150B sem problemas?
Se tiver, quais seriam?
Abçs

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pode colocar sem medo, só deixa o bias com -48V e pronto.Na real o projeto já previa isso, só saiu com 6L6 para baratear o custo.Um abraço, Bertola!

fraalex
Veterano
# ago/11
· votar


Carlos,

agora não entendi nada:

posso colocar mesmo 4 x 6550 sem alterar nada?

Poque as KT 88 lembro que vc tinha dito que não poderia.

abç

Filipe Reis
Veterano
# ago/11
· votar


carlos adolphs

Holy shit! Esse cara só pode ser o Radiotron Handbook em pessoa! haha

Abraços mestre!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex´
Acho que ele se referiu ás KT66. Ademais, a pinagem das KT88 é diferente das 6550, que, por sua vez, é igual à das 6L6.
Abç

Calime
Veterano
# ago/11
· votar


Filipe Reis
Holy shit! Esse cara só pode ser o Radiotron Handbook em pessoa! haha


Essa é a "Bíblia" das válvulas...e o carlos adolphs saca mesmo, muito bom ter ele aqui no forum.

fraalex
Veterano
# ago/11
· votar


Bertola,

lembro só que no tópico Duovox KT88 muita gente falou que não podia, por causa da corrente de filamento que o trafo não iria aguentar.

Como não entendo nada, concluí que o mesmo se aplicava às 6550, pq achei que elas eram parecidas.

Então, confirmando, eu posso pôr 4 x 6550 no meu Duovox 150b?

E nesse caso o ajuste de bias provavelmente vai ser necessário?

abç

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


fraalex
A KT88 e a 6550 são válvulas diferentes, apenas tem características de potencia parecidas.Mesmo a KT66 não seria diretamente possível.As 807,6L6 e 6550 tem a mesma estrutura interna e são desenvolvimentos da mesma válvula.
Filipe Reis
Tenho um exemplar do Radiotron Handbook, mas vc precisa ver o Handbook da Phillps, é pior ainda...Ahahaha!
Calime
Não sei muito, não, apenas estudo e leio muito e tive o privilégio de aprender eletrônica com meu pai, e foi com válvulas e muito choque na mão!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a bias do duovox 150b