Marshall Haze MHZ 40W - Tópico para esclarecimentos!

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# ago/11 · Editado por: renatocaster


Recentemente comprei um combo Marshall Haze de 40W. Amplificador esse muito bom, na minha opinião. As características básicas dele são:

Power: 40W / Preamp Valves: 3x ECC83 / Power Amp Valves: 2xEL34 / Channels: 2 Normal and Overdrive / Boost switch: Normal and Overdrive / Bright switch: Global / Reverb: Emulated Spring / Effects: Echo, Vibrato, Chorus / Speaker: 12" Celestion G12-66 Marquee / Footswitchable: 4 way / Tone EQ: Treble, Middle, Bass, Presence / Effects Loop / Emulated line out

Após alguns meses de uso, notei algumas coisas nele que me chamaram a atenção, e não sei dizer se isso é defeito ou algum erro de projeto.

"Sujeira" no canal clean em baixo volume - Quando este está quase zerado, num volume bem baixo rola uma distorção no som, como se fosse uma leve crunchada. Navegando pelo forum da Marshall, encontrei este tópico aqui. Nele, o user royal_guard relata este mesmo problema.

No mesmo tópico, alguns usuários relatam o mesmo fato e dizem que essa "sujeira" no canal clean é em decorrência a "vazamentos do canal overdrive para o canal clean". A solução imediata que eles recomendam é zerar ou colocar num nível bem abaixo o pot de gain do canal OD.

Ainda no mesmo tópico, reparem também no que o user MKB diz sobre o assunto.

Outro tópico sobre o mesmo problema!


Perguntas: Os colegas têm algum registro deste "fenômeno" ter ocorrido em algum outro modelo/marca de amp, ou será isso um problema específico do Haze? Se for um problema real, existe uma solução para resolver que não seja paliativa?

Esquema do Haze MHZ 40w aqui!

"Popping" na troca de canais - Este também é um relato bastante comum em fóruns gringos sobre este amp. Acontece toda vez que vc muda de canal através do foot.

No Marshall Forum, achei este post aqui. O user relata um reparo que ele fez num Marshall Haze que foi bastante danificado no transporte (isso quem está dizendo é o meu inglês meia boca, hehehe).

Em meio ao relato dele sobre o tal conserto, ele cita um possível troca de um resistor de tensão do circuito de troca de canais:

After measuring and comparing the surrounding components I found a voltage-dropping resistor in the channel-switching circuit that was 4.7k, while the same component in the effects-switching circuit was 27K! An incorrect resistor value had been installed at the factory! I changed R54 to the correct 4.7K value and the problems disappeared! All the amp switching circuits started to work as expected with no surprises. I also re-seated the microcontroller as it was not fully inserted into its socket.

It is my belief that this resistor may be the culprit involved in the footswitch "popping" so many owners have complained about. If you have a local tech, have him check the value of R54. It is located under the DSP Effects board (which must be removed) and is just forward of the microcontroller chip (socketed and with a handwritten firmware label on top of it).


Logo mais abaixo no mesmo post ele diz que isso provavelmente foi um erro humano, de BOM. Esse "BOM" no meu entendimento significa "Built Of Material", ou seja, algum erro na composição da lista de materiais.

Falante deslocado
- Também reparei que o falante deste amp não é centralizado em relação ao gabinete, ele é um pouco mais deslocado para a direita. A minha dúvida é se essa posição "diferente" do falante é em virtude da construção do próprio amp, para que o mesmo fique mais afastado das válvulas, ou se é uma questão de propagação sonora.

Então, é isso. Se os colegas quiserem acrescentam algo mais, fiquem à vontade!

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Fala, camarada.

Saco zero de eletrônica, mas sobre o tal som sujo no clean, pelo que entendi é quando o knob está quase zerado, certo?!

Conforme vc aumenta o nível essa sujeira some?
Se sumir, acho que não há motivos para preocupações, já que dificilmente vc usará o canal nesse nível tão baixo, né?!
Se não sumir, aí é bom ver uma meneira de resolver.

Sobre o POP, realmente acontece com muita frequência.
O meu amp handmade (Pedrone) fazia isso, mas depois ele consertou.
Realmente é um porre isso, mas tem conserto!!

Bom, não ajudei em nada, mas dei um up, hehe.

Valeu, cara!!

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Del-Rei

Saco zero de eletrônica, mas sobre o tal som sujo no clean, pelo que entendi é quando o knob está quase zerado, certo?!

Sim. Acontece que para um amp de 40w esse "quase zerado" é bem audível, por incrível que pareça. Principalmente se vc tiver tocando em um local fechado e silencioso.

mas como vc disse, acredito que não seja motivo para eu procurar consertar ou futucar alguma coisa no amp. Mas vou monitorar isso.

Sobre o POP, esse sim acontece com mais frequencia. E eu pesquisei no forum da Marshall pra tentar entender melhor o que ocorre.

carlos adolphs
Veterano
# ago/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


renatocaster
Renato, bom dia!Realmente analizando o circuito, existe um erro de esquema com relação ao resistor R54, que conforme o post do gringo, deveria ser de 4,7K e não de 27K como exposto no esquema.O circuito dele é o mesmo usado no conjunto do R37 e comanda uma das portas do PIC ATMEGA8(PD2)enquanto o R54 é do circuito da porta (PD0).Ambas portas são iguais e precisam de igual comando, não havendo motivo do R54 ser diferente.Com esse valor, haverá um retardo no comando da porta, possibilitando o aparecimento do POP.Recomendo sua troca por 4,7K.Caso não queira mexer muito, apenas solde um resistor de 5,6K em paralelo com o de 27K existente, o valor vai ficar em 4,63K totais e vc não precisa remover o original, apenas solde o de 5,6K por cima do outro.Vc precisa resolver isso primeiro, pois desse correto chaveamento depende o relé de canal clean/crunch, para se posicionar corretamente, sem bouncing, evitando o problema com o volume baixo em clean.A correta comutação do PIC é que comanda o Multiplex 74HC595.Se esse controle chega errado, vc tem retardo na atuação do relé, além da possibilidade da saida de controle ficar marginal entre duas saidas, permitindo acionamento simultâneo de duas saidas de controle, que levaria ao problema de indução do canal crunch no clean.Foi erro de design do esquema e falha na revisão da engenharia da Marshall-China.Como tudo é montado por Robôs, eles nem se tocam.Abcs.

Binohendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Estive lendo muito sobre esse amp pois estava querendo trazer um head de 15w. Parece que teve até um recall dos combos de 40w no UK . Segundo o pessoal da Marshall, os problemas foram resolvidos nas novas unidades.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Binohendrix

Estive lendo muito sobre esse amp pois estava querendo trazer um head de 15w. Parece que teve até um recall dos combos de 40w no UK . Segundo o pessoal da Marshall, os problemas foram resolvidos nas novas unidades.

Pois é, mas o meu pelo jeito foi da primeira leva, hehehe.

carlos adolphs

Opa, valeu Carlos! Esse resistor de 5,6k é encontrado facilmente? E a solda em paralelo, é relativamente simples ou muito complexa? É uma coisa do tipo "do it yourself"? Hehe.

Valeu mesmo pela ajuda, cara!

Filipe Reis
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster

5k6 é mole de arrumar, agora oque vai definir se é fácil ou não por esse resistor em paralelo com o outro será sua destreza em eletrônica.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Filipe Reis

agora oque vai definir se é fácil ou não por esse resistor em paralelo com o outro será sua destreza em eletrônica.

Entendi. Eu sou praticamente leigo em eletrônica, conheço um pouco de teoria só. Mas indo direto ao ponto, queria saber se essa solda do resistor em paralelo é um trabalho que exige muita perícia.

Se for simplesmente soldar, sem ter que mexer no que está quieto, acho que dou conta do recado! Ou posso mesmo até levar o amp a algum técnico que manje do assunto, se o serviço compensar em termos de custo.

Vingança Troll
Veterano
# ago/11
· votar


sabe me dizer se ele tem um som estilo jcm 800 ?


eh oq eu proucuro o tiny terror tem bem isso!

Jg Destroyer
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Cara, acho que o que pode complicar é se o circuito tiver trilhas apertadas e componentes muito próximos. Mesmo assim, é tarefa simples. O importante é fazer bem feitinho.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Vingança Troll

sabe me dizer se ele tem um som estilo jcm 800 ?

Não, cara. Eu pelo menos não achei isso, ele é numa onda mais old school, saca?

eh oq eu proucuro o tiny terror tem bem isso!

Então é melhor ir de Tiny Terror mesmo!

Jg Destroyer

Cara, acho que o que pode complicar é se o circuito tiver trilhas apertadas e componentes muito próximos. Mesmo assim, é tarefa simples. O importante é fazer bem feitinho.

Cara, eu vou fazer o seguinte: Vou abrir o amp e tirar umas fotos do circuito, e postar aqui. Valeu!

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Não precisa ganhar acesso as trilhas do circuito, é só localizar o resistor na placa, raspar levemente os dois terminais dele, que entram no furo da placa e com ferro de soldar bem pontudo, dá um pingo de solda de cada lado do resistor.Depois vc pega o resistor de 5,6K 1/4 Watt, dobra as pernas dele de modo a atingir bem sobre os pontos de solda, corta o excesso de comprimento das pernas, põe um pingo de solda em cada ponta e encosta no resistor da placa.Aproxime o ferro de solda e funda os dois pingos, o da perna e o do resistor na placa, retire rápidamente o ferro e espere alguns segundos para esfriar, verifique se ficou bem preso.Repita a operação do outro lado.Confirme solda bem feita, feche o ampli.Toque e fique orgulhoso de ter resolvido seu problema.Parabéns!Abcs.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


carlos adolphs

Caraca!

Bicho, isso é praticamente uma receita de bolo! Formidável, hehehe!

Vou providenciar os materiais e seguir a sua dica. Valeu mesmo!

Binohendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Vingança Troll
sabe me dizer se ele tem um som estilo jcm 800 ?
Pelo sons da net, reviews, e opininões de usuários, o canal limpo, crunchando, tem o som dos plexi. Tem um vídeo de um garoto demonstrando isso e realmente parece.

eh oq eu proucuro o tiny terror tem bem isso!
Vc acha? Não acho, cara...Acho a todas as distorções Orange bem típicas, bem rouca, com uma textura propria. Não acho parecido com o JCM 800 ou 900.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Binohendrix

Pelo sons da net, reviews, e opininões de usuários, o canal limpo, crunchando, tem o som dos plexi. Tem um vídeo de um garoto demonstrando isso e realmente parece.

Sim, como falei, ele é mais na praia old school, dos Plexi's mesmo. Em determinados momentos, dá até a impressão de ser um simulador deles, hehehe. Cara, é um amp muito bom.

Jg Destroyer
Veterano
# ago/11
· votar


Vingança Troll
Tem que tomar cuidado com samples na net, cara.
Acho o tiny terror, assim comos os orange rocker, cm uma distorcao bem macia, mais puxada pros graves/medios.

Jcm eh rasgadao, e agudo. Se curtiu o TT, vai de TT. A chance de se arrepender cmprando um marshall desses eh alta.

Azian
Veterano
# ago/11
· votar


Se eu pudesse mudar o Haze, tiraria os efeitos, e colocaria um poquinho mais de gain no canal sujo.
O que já aconteceu pra mim, é ligar e depois de uns 7min. ligar o stand by no On e o som tá baixinho dai de repende parece que alguma coisa liga e vem o som a toda.
Bom tópico esse.

renatocaster
Moderador
# ago/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Azian

O que já aconteceu pra mim, é ligar e depois de uns 7min. ligar o stand by no On e o som tá baixinho dai de repende parece que alguma coisa liga e vem o som a toda.

Acredito que isso aconteça com todo amp valvulado. O som nunca vem imediatamente após vc ligar o amp. Até que as válvulas se estabeleçam, creio eu.

Se eu pudesse mudar o Haze, tiraria os efeitos

Vc tem um Haze né? Não gostou dos efeitos dele? Eu achei até que são bons.

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Azian
renatocaster
No caso do Haze, o stby não é direto como nos outros amplis, na realidade depende de um relé que obedece ao comando do microprocessador PIC embutido, e é necessário que ele processe o comando antes de atuá-lo, daí o retardo de tempo.No esquema aparece com o nome de MUTE Relay.Abcs.

Binohendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Azian
Se eu pudesse mudar o Haze, tiraria os efeitos, e colocaria um poquinho mais de gain no canal sujo.
Mas os efeitos, segundo o fabricante, quando desligados fazendo aqueles click quando se gira o knob todo pra esquerda, não ficam em true bypass?

Azian
Veterano
# ago/11 · Editado por: Azian
· votar


renatocaster
É meu primeiro valvulado. Que bom que isso seja normal. Dispenso os efeitos que veio, apesarem de não serem ruins. Uso 99,9% o limpo e muito raramente o canal sujo.

Binohendrix
Sim, se tu desliga os efeitos, eles ficam inexistentes, no meu caso, nem fazem falta. É como não te-los.

carlos adolphs
Não entendi muito bem o que tu quis dizer. Não manjo os termos. Mas sim, por conhemineto empírico e observador, acho que há sim uma retardo no tempo. Não sei, mas ele me parece meio ''fragil'' saca? Tipo olhando o acabamento dele e tal, esse negocio do tempo que demora ali pra vim o vol. total, em comparação com um Peavey americano que foi o outro unico amp. valvulado que toquei (que não era meu, quem dera que fosse..hehe apesar de eu preferir o som dos Marshall).

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Azian
Bah, tchê!Simplificando:O troço tem um microprocessador interno que controla as funções dos foots, além de efeitos e outras coisas mais.Por isso demora pra "arrancar".Com qual Peavey tu estás comparando?Particularmente apesar de gostar dos Marshall, não sou muito chegado a essas "hibridices" que eles fazem nos valvulados tipo esse teu.Qualquer problema me liga aqui pra Canoas, 81178472.Abcs.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


carlos adolphs

Olá, Carlos!

Cara, fui numa loja de eletrônicos aqui no RJ e o vendedor me disse que o resistor de 5,6k 1/4W saiu de linha.

Eles vendem agora apenas o resistor de 5,6k 1/8W. Eu posso usar esse de 1/8w mesmo, ou tem que ser o de 1/4w, especificamente?

Abs

Azian
Veterano
# ago/11 · Editado por: Azian
· votar


carlos adolphs

Mas bah! não é que o cara simplifico mesmo o palavreado?! Tri gente fina, ainda deixou telefone. hehe. [brincadeira]
Legal cara que tu entende bastante disso, não sei qual era o modelo do Pevay toquei bem rapidamente um dia que tirei pra ser holdie, o guit. dono desse Peavey trouxe de lá, dos EUA, o som era um belezura, não dá pra desprezar. Mas mesmo assim o som de Marshall é mais 'quente' pra o que toco, e me agrada mais.
Botei fé, se um dia der problema (bate na madeira) já sei a quem recorrer. Valeuzão Carlos!
Abç

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Sair de linha, resistor de 1/4 de W, Bullshit!Sem problemas, pode usar o de 1/8W mesmo, sem medo.Abcs.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


carlos adolphs

pode usar o de 1/8W mesmo, sem medo.

Opa, valeu mesmo! Já até comprei, hehehe.

Obrigado mais uma vez pela sua ajuda!

Abs

renatocaster
Moderador
# nov/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Galera, alguém aí saberia me indicar um amp legal, valvuladinho até uns 20W no máximo?

Estou com esse Marshall Haze aí, mas pretendo me desfazer dele e pegar uma menor. Está "muito" pra mim, hj sou guitarrista de quarto em tempo integral, hehehe.

Andei vendo alguns modelos, e me interessrei pelo Laney Cub12, Fender super Champ xD e Borne T7.

Valeu!

frP
Veterano
# mar/12
· votar


Upa nenéim!
Chegou meu Haze 40, consegui tocar cerca de 10mins com ele... Minha felicidade acabou a partir do momento que meus pais e vizinhos começaram a reclamar do barulho!

Vou citar alguns pontos que gostaria de destacar sobre o amp:

* Não consegui testar bem, mas a princípio ele fala MUITO ALTO (não passei do volume 2 ou 3 dentro do AP)
* Ele é relativamente leve comparado com alguns amps 'concorrentes': 20kg! (mais leve que meu antigo Bugera V22)
* As chaves de bright/boost mudam totalmente o timbre do amplificador, foi um resultado surpreendente com a minha tele
* Comprei o footswitch de 4 vias adicional, com ele consigo várias configurações diferentes de efeitos, reverb, boost, etc.
* Gostei bastante dos FX inclusos, não tem nada de "meia-boca"... mas não esperem algo top-de-linha também!
* Para a minha infelicidade, o fornecedor falou que o amp era bivolt, quando na real veio 110v, a energia aqui é 220v... Testei ele com um trafo que acredito ter ficado 'no limite' para aguentar o amp, 200VA... Pela conta que eu fiz, precisaria de um trafo de 230VA NO MÍNIMO(150w de consumo - 0,65w para cada VA)... não quero nem pensar no que pode acontecer se eu colocar o amp no talo com isso aí... Lá vou eu atrás de um trafo descente e novamente a preocupação com ruídos e xiados! hehehe

Vou precisar de muito mais tempo e paciência para poder falar algo detalhadamente... Mas, se tudo ocorrer conforme o esperado, nem precisarei de um OD para empurrar esse bixano! Curti pacas!

Um abraço!

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


frP

É um bom amp, velho. Parabéns pela aquisição! Eu só vendi o meu porque precisava de uma grana urgente, se não teria ficado com ele!

Só nota se o seu veio com essa treta do resistor que eu citei aí no tópico. Não incomoda tanto, mas tbm é de fácil resolução esse problema.

Abs

frP
Veterano
# mar/12
· votar


renatocaster
Bom dia velho! Nada fora do comum a princípio...
Vou testá-lo melhor hoje a noite...

Você tinha o foot padrão ou o adicional de 4 vias ?
Estranhei pacas aqueles de 4 vias! hahaha
Ele 'salva' as configurações dos knobs pra canal canal e também boost on e off... Ou seja, se no clean sem boost eu quizer um chorus e com o boost eu quizer com o echo por exemplo, é possível!
Só não pude testar exatamente o que ele salva ou não, por enquanto notei só os efeitos, mas como disse antes meu teste foi super rápido...
Será que equalização/ganho ele salva também ? Aí eu tiro meu chapéu pro amplificador! hehe

Um abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marshall Haze MHZ 40W - Tópico para esclarecimentos!