【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/14
· votar


Ramalokion
Permita-me dar uns pitacos aí também.

1- É só cuidar direito do amplificador e tá tudo certo. Pra trocar válvulas é simples, tira a velha e põe a nova. Se for amplificador com mais de uma válvula de power, pode ser que seja necessário fazer um tal ajuste de BIAS. Normalmente ele é mais indicado quando se troca a marca da válvula usada anteriormente. Tem alguns que indicam esse ajuste sempre, já outros não, eu como não entendo muito, e como por aqui não tem técnico confiável, quando for trocar as válvulas do meu vou trocar por mesma marca e seja o que Deus quiser. Em amplificadores single ended, que só têm uma válvula de potência, este ajuste se não me engano é desnecessário.

2- Tempo de uso, como já citado, depende da qualidade da válvula e do regime em que o amp é usado, tipo volume, quantidade de tempo, etc. Eu tenho um amp da Alien (Monster 50w) que os caras indicaram trocar as válvulas do power a cada 1000 horas de uso. Elas estão no amp desde novembro de 2012, e pelos meus cálculos, da maneira que estou usando o amp atualmente, provavelmente só devo trocar lá pra o final de 2016. As válvulas de pré acho que duram mais.

3- Não necessariamente. O que o pessoal fala de volume é porque cambada de fissurados em "saturar o power", que é socar volume do amp pra saturar as válvulas de potência e conseguir timbres mais bonitos. Enfim... Eu concordo que amp valvulado com volume alto tem um timbre muito bonito, mas mesmo em volumes mais baixos dá pra se timbrar muito bem. Meu amplificador tem 50w de potência, atenuador embutido, mas que eu não curto usar. Acabo deixando o volume master do canal de drive na maior parte do tempo entre 1 e 2 no máximo, e consigo bons timbres assim. Já é um pouco alto, mas até hoje nunca ouvi reclamações dos vizinhos. Acredito que com amplificadores de até 10w você será bastante feliz tocando em casa.

4- Normalmente o que o pessoal mais entendido fala é que falante de 12" cobre melhor as frequências, e reproduz melhor os graves do que os de 10" e 8". Se for possível para você, dê preferência a falantes de 12".


Achei bem estranho isso que você falou sobre o 276. Os amps do Acedo são dos mais vintages que eu conheço no mercado dos handmades! hehehe

E esse 276 pra mim soa bem vintage, perfeito pra blues, ou um rockzinho usando pedais de drive. Por exemplo, o Pedrone Titan, que você citou, pra mim tem o som bem mais moderninho. Também seria bastante versátil, pois ele tem bastantes recursos interessantes pra quem toca em casa. O Alien Mars também é bem legal. Os amps da marca são excelentes, e esse Mars é o mais calminho da turma. O meu da marca é bem nervoso, mas ao mesmo tempo bem domável, dá pra tocar de tudo.

Se você tivesse tido esta dúvida há mais tempo, poderia pegar a época em que estava sendo produzido o Gato Preto Classics Vira lata. Teria sido uma boa escolha também.

Charlizard
Membro Novato
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu pela resposta, meu caro.

Ramalokion
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: Ramalokion
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Cara, valeu!! Por isso que esse fórum continua vivo: boas informações, pessoal disposto... Valeu mesmo!!

Então cara eu cheguei a ver/ouvir o Vira Lata e achei perfeito; até achei um usado para vender num grupo de vendas do Facebook: Durou 26 minutos até fecharem negócio!! O Gamba também é ótimo, mas o valor é proibitivo.

O Pedrone tem uma "vantagem dupla" que é ser versátil e , aqui, acho importante para mim que estou bem no começo do aprendizado, justamente por isso "exigir" que eu fuce e aprenda a timbrar (ou ao menos aprender a a fuçar!).

Vou caçar mais videos com o 276 e ouvir em casa com fones de ouvido; os exemplos que vi eram sons mais moderninhos (até porque para mim "classic rock" só pode ser assim chamado quando feito ANTES de 1969! O que temos pós isso são Classicos do Rock - sim eu tenho sérios problemas!), exceção a indicação do amigo para os videos do Ogner que ficaram bem legais e bluesys.

PS: Apesar de que pra mim o gênio lá é o gato dele que deve ser o técnico de guitarra e ampli! Reparem a cara de "esse humano está muito aquém de minahs habildiade timbristicas e destrói meu trabalho" que ele fica!! hehehehehheheh

Por favor, outras indicações também são aceitas!! Não é sempre que vou ter uma grana dessa sobrando (ter filho é caro!!), então quero aproveitar bem.

Invalid User
Veterano
# jul/14
· votar


Se alguém conhecer um head de 1w na faixa dos R$1000,00 que não seja o Blackstar posta aí, por gentileza!

Ramalokion
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: Ramalokion
· votar


Invalid User

Só pra confirmar... você quer indicações de valvulados né?
Pq SS tem vários (inclusive o PigNose que é sensacional, além de mini amps das marcas consagradas - Fender, Marshall e outros de fabricantes famosos desse bichinhos) e com diferentes possibilidades de timbragem/uso.

Bom, de valvulados eu não achei ao fazer minah pesquisa. Ao menos feitos por empresas/handmade com certo nome (atrelado a qualidade). Até achei alguns (poucos) no Mercado Livre mas eram, como dizer?, "Handmade sem grife".

A T.Miranda tem um de 1W mas custa algo em torno de R$ 1.700,00.

lindoso
Veterano
# jul/14
· votar


Fala galera! To querendo um amp valvulado potente o suficiente para fazer show em espaços de pequeno e médio porte, até 2000 reais, mas nada muito potente afinal quero tocar em casa também com esse amp e usa-lo em possiveis gravações...
O que eu toco: Red Hot Chili Peppers, John Mayer, Richie Kotzen, Foo Fighters, The Winery Dogs, Audioslave
O que eu quero: Um amp de 1 canal mesmo, que eu possa ter um clean crunchado(no estilo red hot), quero poder tocar com esse clean crunch em uma potência suficiente pra shows...
Bom pessoal, é isso, gostaria muito que me ajudassem nessa busca, é o meu primeiro amp valvulado e não quero fazer uma má escolha! Abraços e tudo de bom!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


lindoso
Fender Blues Jr.
Abç

lindoso
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ele tem potência pra shows? creio tambem que ele nao esteja nessa faixa de preço...

One In A Million
Veterano
# jul/14
· votar


Olá! Eu vou comprar meu primeiro amplificador de guitarra agora, embora eu ja toque por mais de um ano. Enfim, consigo pagar uns 2000 ou mais um pouco, e por esse preço eu meio que selecionei quatro por pesquisas e videos que eu assisti:
Marshall MG102 CFX, Fender Frontman 212r, Fender Champion 100 e Vox AC30 VR
Minha banda toca rock alternativo, grunge e heavy metal. Eu gostaria de um timbre clean bacana, e que combinasse bem com meus pedais. E que falasse alto tambem, preciso de volume. Quero comprar pra usa-lo nos ensaios e nos shows que for possivel. Pretendo testa-los nas lojas daqui de BH, mas gostaria da opinião do pessoal aqui do forum, que tem mais experiencia ai e tal. Obrigado!

Invalid User
Veterano
# jul/14
· votar


Ramalokion

Pois então, a idéia era um head valvulado de 1w pra ligar na minha caixa 1x12 que eu usaria só pra tocar em casa, e head solid state de 1w acho que não tem.
O T Miranda acho muito "fora da casa" o preço, sem contar que já troquei e-mail com ele uma vez sobre esse amp de 1w, baseado em jcm, se não me engano, e ele foi bruto nas respostas, não me agradou. Não serei cliente.

Vou esperar surgir algo então, obrigado pela resposta!

J.a.frusciante
Veterano
# jul/14
· votar


boa noite galera qual amplificador de guitarra vcs me recomendao para tocar desde red hot chili peppers ate metallica desde ja agradeço.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


One In A Million
Eu iria em um dos Fender. O Champion tem a vantagem de ser mais moderno/novo, já o Frontman tem a vantagem de ser mais "cru", sem aqueles efeitos embutidos que podem um dia dar trabalho.

Invalid User
De 1 W é mais difícil de achar. Além do Blackstar, tem o Vox AC4TV (4 W), o Fender Super Champ XD (este tem 15 W e pode passar um pouquinho do preço), o Marshall Class 5 (5 W). Procura também na Guitar Center os Kustom e Jet City, pode ser que haja algo nesta faixa de menos de 5 W.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


J.a.frusciante
Se for usar distorções de pedais, foque num amplificador com bom som limpo, falante de 12" e uns bons 50 W que vão ser suficientes para ensaios e pequenos shows. Os Fender Frontman me agradam neste sentido.

lindoso
Veterano
# jul/14
· votar


Galera gostaria de mais sugestões ao meu caso logo acima :/

EduJazz
Veterano
# jul/14
· votar


lindoso

Cara, eu estou com um Giannini Classic T, que é uma "cópia" do Fender Blues Jr,

Pelo preço, está me agradando bastante, e tem as características que você busca.

Haven
Veterano
# jul/14 · Editado por: Haven
· votar


Bom dia galera,
na opinião de vocês, vale mais a pena pegar um fender frontman 65R com 5 anos de uso (média de R$1.000) ou botar mais um pouco e pegar um champion 40 novo? Estou procurando um SS fender de boa qualidade sonora/construção e baixa potência, ambos são suficientes pra potência que preciso. abs!

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Haven
Eu sou meio ressabiado com estes amplis com efeitos embutidos. Como eu não usaria tais recursos, preferiria o Frontman, mesmo usado.

Ramalokion
Membro Novato
# jul/14
· votar


Ah a aleatoriedade da vida...

Surgiu um rolo bem legal para eu pegar um Acedo 276, mas o falante é de 8"... Vou pegar e ver se é possível o Paulo mesmo trocar ... O Ogner, sem nem saber que existo, me convenceu!!


Agradeço a todos pelas (valiosissimas) dicas e opiniões; em especial a você GuitarristaDoNickEstranho que me fez dar uma respirada e voltar a ouvir de novo os amplis com mais calma! Achei umas coisas bem legais e com timbres que me fizeram acreditar que com ele eu vou chegar no que considero "o ideal". Valeu mesmo!!

One In A Million
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao

Valeu! Aqui em BH não consegui encontrar o Fender Frontman 212r. Achei o Vox AC30VR, Fender Champion 100 e o Marshall MG102CFX, e vou tentar testá-los.

vocês sabem se todos esses três tem volume suficiente para ensaios e shows pequenos e médios? Ou algum é mais baixo? Levando em conta que eu toco grunge, um pouco de heavy metal e tenho um baterista que não economiza muito na força... hehe. Se vocês souberem mais alguma outra informação ou alguma dica que possa ser útil pra mim aqui também, agradeço!

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


One In A Million
Via de regra, um transistorizado de 50 W ou um valvulado de 30 W dão conta do recado, desde que com pelo menos um falante de 12".

iivargas
Membro Novato
# jul/14
· votar


Galera to numa grande dúvida, não saco muito de som, só tocava violão acustico e agora peguei um elétrico mas não sei que amplificador comprar.(não achei nenhum topico para amplificadores de violão e estou postando aqui). Vou usar apenas na minha casa mesmo, não quero grande, apesar de sempre rolar festinha aqui. Eu fiquei em duvida entre;

- Meteoro v10 acoustic
- Onner de 20w
- E agora achei essa caixa amplificada ativa que vi a galera falando que valeria mais a pena, não sei se vale a pena. Gostaria de gastar no máaaaximo chorando 400-450. Segue o link dessa caixa ativa : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574788930-caixa-amplificada-ati va-100w-c-bluetothusbfmsdc-remoto-_JM

Podem me ajudar ? Abraços

tuliopc1
Veterano
# jul/14
· votar


Galera qual desses pequenos amps e o melhor Laney cub 8(falando de 8),Orange AD5(falante de 10) alguém já testou algum desses?o orange e mais caro mas eu to disposto a gastar se o timbre valer a pena.Lembrando q eu quero amps de 5w mesmo não preciso de maiores,no máximo 10w

tuliopc1
Veterano
# jul/14 · Editado por: tuliopc1
· votar


Penso em adquirir uma caixa de 2x12 posteriormente tbm,p melhorar o timbre mas não agora.ah e em relação ao amp,um handmade seria inviável porque estou com bastante pressa já q vou estudar fora daqui a uns dias

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


iivargas
Já experimentei um Behringer ACX1800, de 180 W, e achei extremamente baixo apesar da potência prometida pelo produto. Estes amplificadores de violão geralmente vêm com woofer pequeno, de 8". Portanto, não os aconselho porque estes amplificadores sequer superam o volume do som acústico do violão.

Se for pra brincar com o violão plugado, procure caixas ativas de 150 W pra cima e com woofer de no mínimo 12". Mas aí provavelmente vai estourar o seu orçamento.

julioalagoas
Membro Novato
# jul/14
· votar


Galera gostaria de que você me indicasse umas caixas amplificadas de até R$ 1000,00 na qual precisarei para usar um violão, um teclado, duas ou três vozes.

É para usar em uma igreja, que tem uma acústica muita boa. Quero mais uma coisa que dê qualidade do que peso. Ah... E que também seja boa para transporte.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


julioalagoas
Olha cara, aqui em casa eu uso uma Staner SR-315A de 300 W pra violão e voz e está de bom tamanho. Pra mais duas vozes e teclado, não sei se uma só destas daria conta. Que dirá uma caixa de R$1000...

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/14
· votar


Ramalokion

Tamo aqui pra isso! hehehe

E aí, deu uma sacada no amp? Testou? Que achou?

Ramalokion
Membro Novato
# jul/14
· votar


Passei o dia hoje brincando com ele.

Resumindo: estou apaixonado! Hehehehehehehe

Até deixei um tempinho com o som no talo pra "sentir" o ampli e... Consegui um quase divórcio, 3 reclamações de vizinhos e um sorriso de satisfação enorme estampado no meu rosto!!!

Mas em volume baixinho, só brincando com o Ganho e o volume da própria guitarra já da pra ouvir o som na linha que quero. É isso!

Agora é continuar estudando, praticando e me divertindo! Valeu cara!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/14
· votar


Ramalokion
Quer dizer que os 6w têm mesmo um alto volume como dizem, não é?

hehehehe

Que bom que tá feliz. Também sou super feliz com o meu (é um handmade também, de outra marca). Só que, das vezes que eu deixei o meu no talo, quase quebrei coisas aqui em casa e quase fiquei surdo (são 50w!). Mas o timbre é lindão! hehehe

OnRails
Veterano
# jul/14
· votar


Ola Amigos!

Alguem recomenda esse ampli pra estudar e tocar em casa?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-571163178-amplificador-de-guita rra-valvulado-bugera-v5-promoco-_JM

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.