Amplificador Valvulado ou Transistorizado c/ Pedaleira

Autor Mensagem
Ibanez1
Veterano
# jun/11
· votar


felipelfln

Realmente estou em dúvida ainda.
Entre um valvulado e um transistorizado há R$1.000,00 de diferença pra mim.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ibanez1

Na boa, vc tem 15 anos e deve ter grana né? Então compra o Peavey 5150. O máximo que vai acontecer é jogar dinheiro fora já que provavelmente, não notará diferença no resultado final entre um valvulado e um transistorizado, se for um iniciante ou mesmo não tão iniciante assim.

Pronto, falei... hehe

Abs

Jinkxs
Veterano
# jun/11
· votar


Ibanez1

A questão preço é importante, e existem centenas de opções dentro de cada faixa de custo. Além da questão SS ou valvulado, existe a potência, os recursos, combos, heads, etc... de forma que sempre vai aparecer gente com uma sugestão diferente.

Acredito que, para tomar uma decisão de forma consciente, sem apelar para o sentimental ou ir "pelo que o fulano falou" - e aí correr o risco de se decepcionar - a análise tem que llevar em conta aquilo que eu discorri em meu 1º post, e também considerar certas características que descrevo abaixo.

1 - Fator Potência:

Um SS de 80w pra cima já dá conta do recado pra 90% das situações. Em casa é só diminuir o volume, em shows ele aguenta tranqüilo. A qualidade do timbre será sempre a mesma, qualquer que seja a demanda. Pau pra toda obra.

Já em valvulados a coisa é mais complicada, pois não existe amplificador valvulado que contemple todas as situações, como acontece com os SS. Pra tocar em casa ou estudar, um amp potente perde timbre e não dá saturação, e mesmo com um atenuador, não é a mesma coisa. Já um amp pequeno (abaixo de 30w) até acompanha uma banda em ensaio, mas você perde o clean, pois vai saturar. A intensidade da saturação vai depender do headroom do amp, do tipo de caps (humb ou singles), do seu nivel de saída (alta ou baixa), da pegada e do uso do pot de volume da guitarra. O ideal seria ter um valvulado pequeno para estudo, tocar em casa ou pequenas gigs e ensaios, e outro para shows e apresentações.

2 - Praticidade no dia à dia

Um amp SS normalmente é bem mais leve que um valvulado. É mais robusto e dá menos manutenção. Assim como é bem mais prático ligar uma pedaleira na tomada e no amp, já com os presets todos definidos do que ficar montando e regulando pedalboard.

Nos valvulados, os Combos são a alegria dos ortopedistas, pois são muuuiito pesados. Se você tem que transportar bastante, prefira head + gabinete. Mas tenha sempre cuidado no transporte, pois uma queda ou uma pancada muito forte podem danificá-lo.

3 - Segurança

SS além de serem mais robustos são mais baratos. Se você for tocar num lugar com instalação elétrica ferrada eles são vantajosos, pois aguentam mais a variação de tensão. E se queimar, o conserto é mais em conta.

Já um valvulado caro.... eu teria dó de botar um amp caro e bacana pra tocar em alguns lugares que só de olhar a fiação eu já penso no valor da hora técnica. Além disso, ele é mais sensível, e a mínima variação de tensão pode interferir no timbre.


3 - Custo/benefício

Se você conseguir um super preço num valvulado, seja importando pelo e-bay, seja trazendo de fora, é claro que vale à pena. É um investimento. Traga.

Se teu bolso permite pagar o que cobram por um valvulado aqui no Brasil, compre. Afinal, mais vale um gosto do que dinheiro no bolso, diz o ditado.

Mas se você procura maximizar o valor do seu dinheiro, seja por limitações financeiras ou para poder comprar outros produtos com o valor da economia, e voce não quer arriscar importar pelo e-bay e nem vai viajar pra fora..... seu custo x benefício ideal provavelmente é um SS.

Espero ter ajudado um pouco.... ou não, sei lá.

Jg Destroyer
Veterano
# jun/11
· votar


Jinkxs
Concordo com o que disse, exceto na parte que fala isso dos SS:
A qualidade do timbre será sempre a mesma, qualquer que seja a demanda.

Cara, a quantidade de SS (e até alguns pré valvulados) que toquei e que depois do volume 5 a quantidade de agudos era insuportável não tá no gibi. Todos eles rachavam demais agudo, e daí toda a eq ia pro lixo até uma hora que voce já tava cortando os médios pra poder ter um timbre aceitável.
Tá certo que nenhum deles, que ue me lembre, eram amps top de linha, mas ...

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Jinkxs

Com todo o respeito ao user Ibanez1, não adianta cara, a molecada quer potência máxima valvulada, caixas 4x12'' e o resto é o resto! Mesmo que seja pra tocar no quarto. Muita energia!!!!!!!!! ehehe

Abs

Ibanez1
Veterano
# jun/11
· votar


Jinkxs

Muito obrigado mesmo pelo tempo dispendido a me ajudar. Seu post foi muito bom, me esclareceu bastante coisas.


MauricioBahia,
Durante muitos anos estudei bastante guitarra, inclusive lecionei, mas por falta de recursos financeiros, não pude comprar um amplificador bacana.
Hoje, embora não esteja rico, tenho uma relativa estabilidade financeira e estou investindo um pouco mais em equipamentos. Daí minha dúvida entre pegar um SS ou um valvulado - já que minha experiência em equipo é um pouco limitada, embora musicalmente meus conhecimentos são muito satisfatórios.

PS: gostaria eu de ainda ter meus 15 anos............

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Ibanez1

Quais são as diferenças sonoras do valvulado pro SS? Eu sei quais são, já toquei nos dois, mas gosto de saber o que cada um percebe.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ibanez1: PS: gostaria eu de ainda ter meus 15 anos............

E pq tá "15 anos" no seu perfil? Qts anos tem?

Abs

Ibanez1
Veterano
# jun/11
· votar


felipelfln
Quando toquei em ampli valvulado de um amigo pude perceber que aquilo que todos falam: é como se a distorção tivesse mais brilho, mais harmônicos, mais estaladas as notas.


MauricioBahia
É mesmo? Nem me lembro de quando fiz esse nick. Geralmente não posto muito, apenas leio as mensagens.
Digamos que estou quase chagando aos "inta"..... hehehehe

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Ibanez1

Desculpe cara, mas o que vejo de gente querendo equipos de ponta, com centenas de watts e nem sabe afinar uma guitarra, me preocupa.

Abs

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Ibanez1

E vc não percebeu a dinâmica, o calor, os médios, nada disso? Só brilho, estalados e harmonicos? Nenhuma diferença nas frequencias... Vixi... Se não percebe tanta diferença então compre um SS msm. Tem gente que não ve diferença msm...

Vagabond
Veterano
# jun/11
· votar


se vc tem grana pra bancar um 6505.......

Ibanez1
Veterano
# jun/11
· votar


felipelfln, claro que sim. Não tenho dúvida sobre o timbre dos valv.
É que pra pegar um terei de me desfazer da minha ME70, e não sei se com m 6505, mais um pedal de delay, chorus e Wah quebrariam o galho por um tempo....

MauricioBahia, tranquilo cara. Realmente isso acontece muito. No meu caso foi o inverso: 1º aprendi a tocar (sempre aprendendo, na verdade),e agora busco um equipo melhor.
Abs.

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Ibanez1

Porque está tão preso ao 6505? Não pode ser NENHUM outro valvulado??

Jinkxs
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
Com todo o respeito ao user Ibanez1, não adianta cara, a molecada quer potência máxima valvulada, caixas 4x12'' e o resto é o resto! Mesmo que seja pra tocar no quarto. Muita energia!!!!!!!!! ehehe

Verdade.... daqui a pouco todo prédio vai ter um head de 100w e uma 4x12. Coitados dos síndicos.... hehehe.

Jg Destroyer
Tá certo que nenhum deles, que ue me lembre, eram amps top de linha, mas ...

Todo SS em um momento clipa. Dizem que o volume útil de um SS só vai até o 7, e acredito que seja mesmo verdade. Depois disso o volume sobe muito pouco e começam a clipar.

Mas um bom SS, como o Bandit e o LV100 (pra ficar só nesses) dão conta do recado sim. Aguentam super bem uma banda sem clipar e podem ser usados no quarto, baixinho, sem problemas.

Ibanez1
Jinkxs

Muito obrigado mesmo pelo tempo dispendido a me ajudar. Seu post foi muito bom, me esclareceu bastante coisas.


Disponha, espero ter ajudado.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ibanez1: É mesmo? Nem me lembro de quando fiz esse nick.

25/04/2011 :) É, tá ficando velho e esquecido (ou esquecida??)! hehe

Abs

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

KKK. Tenho que aprender a zoar os outros como vc nesse fórum....

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


felipelfln

Um user que no perfil tem 15 anos e um avatar de menina é pra ser zoado né? :) Obviamente tudo na base da esportiva! Afinal, a vida fica muita chata se não brincarmos! :)

Abs

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

hehe

lemingue
Veterano
# jun/11
· votar


Ibanez1

Estou num dilema. Vender minha pedaleira Boss ME 70 e pegar um amplificador valvulado (Peavey Valveking ou Peavey 6505) e ficar com poucos efeitos, ou comprar uma Laney LV200 e continuar com minha pedaleira???
Se eu pegar o valvulado não poderei comprar pedais caros, pensei num chorus e delay digital da Behringer. Será que ficaria legal o som da guitarra?


Dei uma lida geral..., até parece que tá de zoação...

Propostas beeemmm diferentes essas ein? LV200 x 6505...

A cereja do bolo foi querer colocar esses pedais behringer...

Nada contra, mas pelo que li, já tocas a um tempo e tás buscando qualidade, se esse for o caso, eu não compraria esses pedais.

Se o amp vem por avião e fica difícil trazer um combo menor de lá, procure um head menor que atenda ao que queres. Tem várias opções. Mesmo assim ainda vai faltar o cab.

Eu ficaria com um combo de 30-50W, valvulado... pedais e cia ficariam em 2° plano. Isso eu, ok!

Abs!

wiskeria
Veterano
# jun/11
· votar


se vc tem um amp valvulado e usa pedaleira, vc estará digitalizando o som do valvulado, logo não faz muito sentido...
Se vc curte o som da pedaleira vc pode comprar um amp mais em conta para usar ela, valvulados são mais indicados para as pessoas que não curtem o som que sai das pedaleiras, principalmente as distorções...

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


wiskeria

Diz isso pra Peavey que fez o Vypyr Tube e pra Line6 que fez o Spider Valve...

Ibanez1
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia


Já tinha esse nick faz tempo, ms nunca ativei pro forum. Tá no mail da minha mulher......

lemingue

É que se eu pegar o ampli não teria inicialmente grana pra investir em pedais bons. Daí tenho 2 opções: vender a ME 70 e ficar com um valvulado sem efetiso (saí pegar uns Behringer pra quebrar o galho por enquanto), ou pegar o Laney LV200 e ficar com efeitos da ME.
Sacou?

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Ibanez1

Procura por Meteoro Scorpion. É um power valvulado stereo com uma caixa 2x12. Feito pra usar com outro pré e simulações de pre de pedaleira.

leandroantonioli
Veterano
# jun/11
· votar


E os amplis Bugera, não valeriam a pena?

rafael_cpu
Veterano
# jun/11 · Editado por: rafael_cpu
· votar


Ibanez1

O 6505+ seria head ou combo?

Trazendo dos EUA através de um amigo, eu não pensaria duas vezes. Traria o 6505+. Depois, se não gostasse, vendia e ainda tirava um lucro. É um baita ampli na linha high gain. É o próprio 5150II (a marca ficou com o EVH) e a Peavey utiliza agora a atual nomenclatura (6505+). Confira vídeos no YouTube, reviews deles aqui no FCC (5150 I e II, 6505 e 6505+/Plus) e no Harmony C.

O Jinkxs fez uma excelente análise em seus posts, vale a pena dar uma olhada.
T+

Ibanez1
Veterano
# jun/11
· votar


felipelfln

O problema é que sempre dependerá de um pré ampli. Mas tirando isso, é um ampli decente?

rafael_cpu
É o combo, se não me engano de 60W.
O que acha dele?

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Ibanez1

Não depende de pré amp nenhum... O pré amp é a pedaleira. Eu não sei se é bom e é dificil achar pra vender, mas tem no site da meteoro.

Ibanez1
Veterano
# jun/11
· votar


Tem os Bugera tbm, será que aquele 6260 presta? Ele é bem mais barato........
Alguém por aqui teve ou tem?

rgrzz
Veterano
# jul/11
· votar


Se eu pegar o valvulado não poderei comprar pedais caros, pensei num chorus e delay digital da Behringer.

E se a GAS atacar? vc vai querer comprar mais uns 8 pedais. rsrsrsrss

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificador Valvulado ou Transistorizado c/ Pedaleira