Na busaca do timbre ideal O que comprar primeiro Amp ou guitarra?

    Autor Mensagem
    didio7
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: didio7


    Estou tentando encontrar meu timbre ideal.Disponho de R$ 1.400,00, a princípio tinha pensado em comprar uma Me70 por conta dos excelentes timbres que ela oferece. Porém o timbre que eu tinha em mente eu não consegui, análisei o amplificador e a guitarra que o cara me deu pra testar e os dois eram de péssima qualidade, guitarra dessas de 300 reais e amplizinho ruim, fiquei um pouco decepcionado com o som e ai percebi que não adianta gastar numa excelente pedaleira e ter uma guitarra e amplificador ruim, e o pior nem saber regular ela, vai nessa que e só apertar uns botões e pronto. O som que eu quero é um som "crunch" vintage nada dessas distorções carregadas que não dá nem pra distinguir que acorde você está tocando.

    Conversando, e lendo vários tópicos aqui do fórum, percebi que o timbre que eu quero é de um válvulado mesmo, os R$1.400,00 que tenho, dá pra comprar um, porque eu toco por hobbie, não preciso de um amplificador de 100W, um de 5W serve,
    e o legal é que esses amplis são como o pessoal aqui do fórum chamam "Plug and play", não precisa ficar o maior tempo regulando:
    graves, médios, agudos, presence etc... ou uma pedaleira cheia de botões o timbre que quero é algo como isto aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=q7Rs7r_lBcM&NR=1

    O amplificador já decidi: é Laney cub8, esse timbre do cara do vídeo consegui algo parecido com ele, porém de novo os caras da loja me deram uma guitarra que não me agradou o timbre, porém as caracterísitcas que eu gosto foram mantidas distorção de power limpa nada exagerado, um belo drive, só isso,e está bom demais quanto ao drive, a minha duvida é na questão da guitarra

    E se eu estiver errando na busca do timbre não seria melhor começar pela guitarra? será que estou agindo certo em comprar primeiro o amplificador? Qual dos dois eu comprar já tenho meio caminho andado.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Na busaca do timbre ideal O que comprar primeiro Amp ou guitarra?

    Guitarra, se tiver a Guitarra você poder usar os VST's da vida.
    Mais se tiver o amplificador vai plugar o que nele? Fio dental?

    ai percebi que não adianta gastar numa excelente pedaleira e ter uma guitarra e amplificador ruim

    Essa frase é uma das frases mais certas no mundo.

    E se eu estiver errando na busca do timbre não seria melhor começar pela guitarra?

    Sim

    será que estou agindo certo em comprar primeiro o amplificador

    Não, de nada adianta amplificador sem guitarra.

    Qual dos dois eu comprar já tenho meio caminho andado.

    Guitarra

    Depois que juntar mais uns 1500 e ainda querer um valvulado de 5w +/-, vai de Acedo 276 1x12. Ou Laney Cub12, enfim tem valvuladinhos a ótimos preços hoje em dia. Pena eu precisar de potência para tocar em apresentações sem microfonar, senão teria comprado um Cub12 ou Acedo.

    didio7
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    LipeGuitarrero

    E foi mau! escreve tanta coisa que deu a entender que eu não tenho nem guitarra e nem amplificador, de fato é como se eu estivesse começado do zero.

    Possuo uma Golden LesPaul com ação alta, os trastes estão todos amassados do 1º ao 22º sem exageiros.

    Um fender Bullet reverb: Única coisa que me agrada é o reverb, a distorção é muito suja, ná época que comprei não sabia o que queria, então pareceu bom.

    Uma XVamp: tem timbres legais pra solos, quando minha guitarra estava nova tirava uns sons legais, é que agora prefiro um overdrive bem levinho, nesse tipo de som ela é péssima.


    O caso é que eu já troquei várias vezes de set up sempre pra algo baratinho sempre guitarra na faixa de 500 ou 600 reais, agora preciso de algo definitivo, se não vou ficar trocando sempre e nunca vou ficar satisfeito.

    didio7
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Como faz para editar o título do tópico? sou novo aqui digitei errado
    e nem percebi!!!

    Ldmk
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Creio que o amplificador é o principal na busca de um bom timbre.

    Por quê?

    Não é uma resposta simples, porque nesse mundo guitarrístico, tudo é subjetivo, mas aí vão algumas sugestões.

    Bom, primeiro, depende do que você busca. Eu, por exemplo, odeio VST's. Essa história de plugar guitarra no PC simplesmente não me agrada; mas esse é o meu gosto, né. Alguns até preferem investir um pouco mais na guitarra e usar VST's.

    Mas, avaliando apenas guitarra X amplificador, a importância de um bom amplificador é inquestionável. Acredite, um bom amp faz milagres com timbres, dispensando até mesmo aquela parafernalha de pedaleira pra cá e pra lá pra tentar melhorar seu som e falhar na tentativa.

    Plugar uma Gibson num Meteoro Nitrous Drive é um bom exemplo de sub-utilização do equipamento. O som será péssimo, se comparado ao real potencial de uma Gibson.

    Agora, uma guitarra honesta, plugada em um amp realmente bom (como um valvulado) pode soar muito bem. Eu concordo que, com uma guitarra melhor, o som seria bem superior, mas o timbre que você irá tirar pode te surpreender, de verdade.

    A sua Golden pode estar um pouco esbagaçada, mas isso não é motivo pra comprar uma guitarra nova. Arrumando esse problema com os trastes já dá pra "brincar" com um amp + guitarra. Som puro. Sem pedaleira e sem computador. Bem plug 'n' play.

    E já que você mencionou um equipamento de qualidade, aproveitando as sugestões do meu comentário, recomendo um amplificador valvulado de até 15W. Pra mim, é um som lindo, cara, só amp valvulado + guitarra. Magia pura.

    Abraços.

    didio7
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ldmk
    Valeu pelo comentário é isso que eu quero, uma boa guitarra e um bom amplificador, só isso mesmo, é que ultimamente estou ouvindo bastante jeff beck, fico impressionado com o timbre na musica Cause We've Ended As Lovers que ele gravou com um Fender Champ blackface, amplizinho com apenas controles de volume, grave e agudo.

    fiquei feliz com este comentário:

    A sua Golden pode estar um pouco esbagaçada, mas isso não é motivo pra comprar uma guitarra nova. Arrumando esse problema com os trastes já dá pra "brincar" com um amp + guitarra. Som puro. Sem pedaleira e sem computador. Bem plug 'n' play.


    essa era minha dúvida testando na loja mesmo com guitarras com um timbre não muito bom as características do amplificador se manteve, embora com algumas vibrações estranhas (deve ser as ferragens precária). Mas com um simples teste não é possível estabelecer um padrão geral, por isso preciso da experiência do pessoal do fórum!

    Resumindo só tenho 1.400, até eu comprar outra guitarra queria saber se é possível me virar com um bom amplificador. Por isso perguntei:

    comprar primeiro guitarra ou amplificador?

    concordo com você na questão de plugar no pc, eu tenho o guitar rig 4, não gosto dele precisa de uma boa placa de som pro som ficar decente, e uma placa assim é muito cara.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Se a sua Golden lespaul for legal, e você achar que vale a pena fazer uma retifica de trastes vai fundo.
    E compra um Amp bom, valvulado ou SS, mais que seja bom.

    Se voce não tivesse guitarra ai sim não compensaria comprar amp porque não adiantaria de nada né.

    londrer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Meu caro, a guitarra vem primeiro. Simples.
    Quem gera o sinal que vai ser amplificado? A gutiarra.
    Esse sinal é o mais importante. Se você tiver uma guitarra ruim, nenhum ampli vai concertar o sinal dela.
    Escolhida a guitarra, vc tem q saber qual a característica dela. Ela é uma guitarra com que tipo de timbre, pra q tipo de som?
    Ela tem um sinal bom e você sabe onde quer chegar com, hora de escolher o ampli.

    O que vc esperadesse ampli? Transistor ou válvula? Versátil ou específico? Um canal ta bom? Dois?
    Se o lance é timbre, eu vou sempre nos valvulados. E não venham me encher e falar q transistor é bom tbm, essa é a minha opinião e não uma verdade absoluta. Eu vou pelos valvulados.
    Descobriu que ampli você quer? Hora de escolher os cabos.

    Sim, o cabos são MTO importantes para o timbre.
    O cabo meia boca muda o timbre, vc perde frequencias e seu sinal foda da guitarra pode murchar. Qnt mais cabos vc tem e quando mais equipamentos entre a guitarra e o falante, mais seu timbre PODE ser prejudicado.

    Eu seja, ligar a guitarra direto ao ampli, por um cabo pequeno é melhor q ligar ela depois d um set d pedais com um cabo mto grande.

    Guitarra, Ampli e cabos. Nessa ordem.
    Depois você vai procurar pedais analógicos e digitais com qualidade e q tenha um bypass legal (não precisa ser true bypass, as vezes o pedal mesmo desligado da uma timbrada legal) e o grande erro dos guitarristas é achar q qq cabo pra ligar eles ta bom... lembra do q eu disse? Cabos matam o timbre! Tenha TODOS os seus cabos fodas. É audivelmente perciptivel a diferença.

    E por ai vai.... c vc quiser mais detalhes eu posso passar, posso explicar melhor. Mas é basicamente isso.

    Sauro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara, procura timbre?

    Então venda seu amp atual (que não te agrada) e pegue um novo

    Troque os captadores da sua guitarra (caso ela realmente não seja de compensado).

    Com isso dá pra alcançar um bom timbre.

    Agora, se quiser qualidade em todos os sentidos (conforto e sonoridade) eu começaria com uma guitarra e plugaria no PC com amplitube.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    didio7
    Eu te aconselho a investir num valvuladinho. O upgrade na quaçidade de timbre é muito maior quando você salta de um SS para um valvulado do que quando você troca de guitarra, ainda mais considerando o tipo de som que tu curte tocar.

    Além do amplificador, caça aí uns R$100 pra mandar a sua guitarra num luthier pra dar uma geral: regulagem de ação, ajuste do tensor, trocas a pestana por uma peça de osso, retífica de trastes e o que for mais necessário. Se você tivesse mais grana dava pra aconselhar procurar uma guitarra melhorzinha, mas no seu caso mexa só no necessário na guitarra. Chutei estes R$100 sendo pessimista, pode ser que você gaste menos.

    didio7
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: didio7
    · votar


    erico.ascencao

    Eu te aconselho a investir num valvuladinho. O upgrade na qualidade de timbre é muito maior quando você salta de um SS para um valvulado do que quando você troca de guitarra, ainda mais considerando o tipo de som que tu curte tocar.

    Quando testei o laney cub8 que é o amplificador que eu gostei, senti uma diferença grande quando o assunto é drive, ( no laney o drive é limpo e bonito), mas também não é uma diferença brutal, digo isso porque muitos guitarristas que usam sistemas "solid state", que compram valvulados pequenos esperarem um: "Boooom !", vais sentir uma diferença enorme se comprar um JCM800 ( Ai sim ).Mas senti diferênça maior ainda na dinâmica, ja que no meu amplificador (solid state) praticamente não existe, você palheta forte ou fraco e o som parece o mesmo, pra quem curte um drive de leve isso é ruim, agora falando do drive de power, ai é outro mundo, pra quem curte drive moderado: "Valvulado É O Amplificador".

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    didio7
    A diferença do valvulado é mais facilmente percebida com ele no talo.

    Enfim, com estes 1400 dilmas você pega o Laney Cub8 ou até o Cub10 e manda a guitarra pra uma geralzona. O Vox AC4TV também é uma boa, dá uma pesquisada.

    ogner
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    didio7

    Pode pegar um SE, o Laney 8 é um, e fique feliz..Descola uns pedais de drives/fuzzes pra bosta-lo e vc vai ficar feliz, ate sua Golden vai parecer outra guitarra... O unico gargalo é que é falante de 8, mas mesmo assim, vc vai ter um timbre diferenciado...Pra melhor...

    Mas pega uns pedais decentes tb...Joga dos Me70 fora, heheh
    (CAOS)

    didio7
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    erico.ascencao

    A diferença do valvulado é mais facilmente percebida com ele no talo.

    Isso que eu procurei e não achei em nenhum transístor.

    DRIVE DE POWER!!, e o famoso timbre vintage.

    ------------------------------------------------------------------------------------
    ogner

    pro timbre que quero nem vai precisar de pedal nenhum, mas se mais pra frente sentir vontade de tocar com um pouco mais de ganho ou volume, ai é interessante. Sobre o falante de 8' é bom eu dar uma pesquisada disso não entendo nada, eu sempre tive esse fender bullet reverb e o falante é de 8' também. O problema deve ser se eu quiser gravar alguma coisa né? poque o timbre pareceu bom, mas eu nunca toquei num de 10' menos ainda de 12'!

    felipelfln
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    didio7

    Cara, toquei com uma mg32 memphis em um valvulado duovox. Magical!!! Parece outra guitarra. Mas não pense que ela vai virar uma Fender... Já a sua golden talvez fique bem legal com um bom amp. E tocar no PC é ruim.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Na busaca do timbre ideal O que comprar primeiro Amp ou guitarra?