Fender Vibro Champ XD

Autor Mensagem
Dhud
Veterano
# mai/11
· votar


cara esses dias eu tava numa crise de GAS e fikei altas horas pesquisando sobre alltubes de peqeno porte(to qerendo comprar um) pelo fato de realmente saturar mais facil e dar menos trabalho no transporte...enfim curti os bugera,esse fender da serie champ,peavey classic 20,vox ac4tv e laneys serie cub e cara axo qe de todos o mais viavel p mims eriao laney cub 12r!15W potencia,eq. de 3 bandas,falante de 12,controle d evolume e gain separados,reverb(soh o 12r vem c esse recurso),loop de efeitos e saida p caixa externa...cara e sem falar no timbre o drive saturado dele eh animalll,gordo e forte!O clean eh sem comentarios ,muito 10 e pelo qe ouvi dizer FALA MUUUITO ALTO muiito bom mesmo

Miguelito.
Veterano
# mai/11
· votar


Dhud
basicamente é isso mesmo, se eu tivese um pouquinho mais de grana ia no cub12r sem medo! fiquei com o cub8 por 3 motivos, falta de dinheiro, GAS pra comprar logo e por ser single ended.

derek_70
Veterano
# ago/11
· votar


Este amp custa U$ 199 (R$ 300) nos EUA.
As lojas aqui tascam o preço a R$ 1.800 uma vergonha !!!

Voltando ao amp, é uma válvula 12AX7 no pŕe é uma 6V6 no power.

derek_70
Veterano
# ago/11
· votar


Uma dúvida, mesmo tendo válvula no pŕe e no power, este amp ainda assim é considerado híbrido?

Não seriam os efeitos e simulações uma espécie de pedal de efeitos que envia o sinal no Pŕe Amplificador?

derek_70
Veterano
# ago/11
· votar


Poxa, ninguém aqui tem o Vibro Champ XD ??

Miguelito.
Veterano
# ago/11 · Editado por: Miguelito.
· votar


derek_70
Cara, pelo que eu ouvi falar ele não é alltube! Daí fiquei com o cub-8, que é alltube e porque por incrível que pareça ele é mais caro nos EUA e aqui é 700 reais (óbvio que por outros motivos também, falante celestion e porque não ia usar tais simulações/efeitos já que tenho o set de pedais aqui com tudo que preciso). Quem entende a lógica de importação ? Só o nome fender custa 1000 reais ?

Preços comparados no amazon.com =)

The Man Who Sold The World
Veterano
# ago/11
· votar


Miguelito.
ele é all tube sim cara, valvula no pré e no power, todo o processo de amplificaçao é valvulado, e acho que é mais ou menos isso,

o mesmo serve pra guitarra (na questao preço)

vamos lá: uma gibson les paul studio nos eua 999 dolares
uma fender american standard 999 dolares

a linha standard é teoricamente melhor que a studio (na escala da propria gibson mesmo, studio<standard) entao o que as lojas brasileiras fazem???
uma gibson les paul studio por 3 ou 4 k nova
uma fender american standard chega a custar 6 k isso por que tem o mesmo preço nos estados unidos...
vai entender...

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Olha, eu tenho um desses. De fato, ele tem válvula de pré (12AX7) e power (6V6). A conclusão é que ele é all tube? É, pode ser... A questão é que ele tem todas aquelas simulações. No site da Fender eles dizem "Hybrid Tube/Solid State Amplifier", acho que isso explica tudo.

derek_70
Veterano
# ago/11 · Editado por: derek_70
· votar


Miguelito., eu tb acho que é all-tube.
Os efeitos e as simulações mandam sinal antes do pré, da mesma forma que usar um pedal. O pŕe é valvulado (12AX7) e o power é valvulado (6V6), como disse o MMI. Seria híbrido se o power fosse Solid State (transistorizado), por exemplo.

Não entendi, vc pagou R$ 700 pelo Cub8 ??

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


derek_70

Não é bem isso... Ele não é exatamente all tube. Sei lá, não entendo de circuitos para dizer nem estudei como ele é. Mas nas simulações limpas, as válvulas estão só de enfeite, acho que fica o pré SS, se não ficar o power também. Por isso a Fender diz que é híbrido. Mesmo no som, não acho que é um exemplo ícone de som valvulado não.

Miguelito.
Veterano
# ago/11 · Editado por: Miguelito.
· votar


The Man Who Sold The World
MMI
Vai entender a lógica dos preços aqui no Brasil! Pois é, 'Hybrid Tube/Solid State Amplifier' no próprio site da fender, logo não é alltube!

derek_70
Paguei 800 porque não confio no mercadolivre (ainda mais pra coisas frágeis que tem valvula) e comprei por loja, dividido no cartão =) mas já encontrei ele de 650 reais lá!

oldschoolgod
Veterano
# ago/11
· votar


Não é alltube, a secção de saturação das válvulas no canal sujo é conseguida com transístores. É por isso que é hibrido, não tem a ver com os efeitos.

derek_70
Veterano
# ago/11
· votar


Mas qual é o canal sujo do VC-XD? Ele só tem seleções de Voices, que são 16.

Aqui está o esquema do amp, pra quem entender disso.

derek_70
Veterano
# ago/11
· votar


Miguelito. este Cub 8 está me parecendo uma melhor opção que um Champion 600, por causa do Falante Celestion de 8". A única coisa que não me agrada nele (assim como o champion) é a falta de knob de Ganho, o que te obriga a usar o amp no talo pra ter crunch. No meu apartamento isto é inviável.

MMI dei uma googlada no assunto e me parece que o preamp do VC-XD é híbrido, a válvula 12AX7 trabalha em conjunto com um circuito SS. Ainda é um pouco melhor que preamp totalmente SS.

Miguelito.
Veterano
# ago/11 · Editado por: Miguelito.
· votar


derek_70
Eu não passo do volume 2 aqui em casa, porque acho que já to incomodando demais nesse volume, botar no talo é realmente inviável!
Eu uso pedal pra deixar um overdrive bem leve e brilhante, ele casou muito bem com os pedais que tenho aqui, não tenho nem um motivo pra reclamar do meu timbre!

As vezes só penso que devia ter investido um pouco mais e pegado um meteoro mgv 30 pra pensar em ensaios, coisa e tal!

edit: se ajudar, aqui vai uma gravação feita com mic de PC daqueles bem fudidos =)

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


derek_70

Sim, ao que parece tem uma mistura de válvula e circuitos SS. De qualquer forma, acho um amp interessante, tem um som interessante, especialmente para estudar e para passear as vezes. Esse e o G-Dec acho que são bem legais para casa, algumas brincadeiras e estudos.

derek_70
Veterano
# ago/11
· votar


Miguelito., gostei bastante. Como disse antes, esse falante de 8" Celestion é um plus deste ampzinho. Só é uma pena não ter controle de Ganho.
edit: se ajudar, aqui vai uma gravação feita com mic de PC daqueles bem fudidos =)


MMI, agora que vi isso na pg da Fender: "Its solid-state overdrive and distortion eliminate many of the preamp tube problems that plague tube lovers ". Será que existe algum canal dentre os 16 do Vibro Champ que é o sinal puro da válvula, sem overdrive digital?

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


derek_70

Olha, não sou perito em eletrônica para dizer por onde passa o sinal. Mas que tem sons de drive que me agradam, isso tem, lembram bem válvulas. E tem som bem limpo, dá para plugar um violão tranquilamente. Não pense que é um amp extraordinário, mas é um amp honesto, especialmente pelo preço e versatilidade.

derek_70
Veterano
# ago/11
· votar


MMI, pois é cara, acho que pra tirar a dúvida, só testando e sentindo o amp. Fiquei meio sismado com este preamp híbrido. Se a Fender tivesse colocado mais um canal 100% tube, seria uma grande sacada, afinal, a válvula está lá mesmo !!

zedoidiao
Veterano
# dez/11
· votar


Aê pessoal, to pra escolher entre o Vibro champ ou o mustang II ambos por 900+- Se não conseguir levar o Vibro, vcs me aconselham o Mustang ou outro??

PS: só estou interessado em fender, mas não gasto mais que 1000^^


Valeu!!

oldschoolgod
Veterano
# dez/11
· votar


zedoidiao
O vibro champ é a válvulas, ainda que não completamente, mas é. E no clean você consegue dar um cheirinho de amp válvuladão.

PS: só estou interessado em fender, mas não gasto mais que 1000^^
Só fender porque? Se é pelo clean, não são esses fenders baratos que vão oferecer aquele clean famoso. Tem muito boas alternativas sem ser fender, que se calhar têm um som melhor e mais recursos que esses dois aí.

Jinkxs
Veterano
# mai/12
· votar


Up nesse tópico....

Comprei um desses no ML (novo, na caixa, com garantia e NF) pela bagatela de R$600,00.

Seria o preço justo, levando em consideração o custo dele lá fora (US$150,00 no e-bay), mas como aqui as revendas furam nossos olhos (alguns chegam a pedir R$1.700,00!!!) o preço que paguei vira uma pechincha. Parabéns pros caras (WebDis).

O amp. é um valvulado Single Ended, atuando em conjunto com um circuito SS. Não é um amp. híbrido, no sentido comum da palavra. Os híbridos normalmente possuem a sessão pré, valvulada, e o power SS, como Laney LV300. Existem alguns que são o oposto, como o Peavey Wypyr 75... que tem o power valvulado.

O VCXD usa válvulas (1 12AX7 e 1 6L6) em ambos os estágios. Também não entendo muito de esquemas, mas acredito que seja algo semelhante (porém usando um circuito mais elaborado), com os amps. hi-gain que são valvulados mas possuem distorção por clipping de diodos. O JCM 900, por exemplo, faz uso desse recurso.

Talvez o Carlos Adolphs possa nos esclarecer....

Só sei que ele satura a 6L6 se você aumentar o volume. Aí.... nada de clean.

Baita amp. pelo preço. O único senão é o falante de 8". Falta pressão sonora pra ensaiar com banda, mas uma caixa externa com um bom falante de 12 ajuda bastante. Senão, só se microfonar.

Pra tocar em casa, estudar, brincar com os amigos, é show bola. Um dos melhores que eu já ví!!!!

Jinkxs
Veterano
# mai/12
· votar


Bom... novo up no tópico, mas agora pra ir um pouco mais fundo nas características do aparelho.

Já tem uma semana que estou com o bichinho e posso dividir algumas impressões que tive dele.... 1º pra corrigir uma afirmação: Ele NÃO satura o power aumentando o volume. E a válvula não é a 6L6, e sim a 6V6.

Fiz o teste colocando ele no talo, na voz nº 1, que é clean. Não crunchou!!! Vai clean até o fim do curso.... que é alto pra caramba. Crunha apenas se você mexer no botão de ganho. Em compensação, não clipa também.

Isso é engraçado, porque ele tem características sonoras e dinâmicas de um bom valvulado. Responde de acordo com o ataque, limpa bem no knob de volume, fica mais bacana conforme as válvulas esquentam.... tem aquele cheirinho de queimado típico e esquenta pacas na traseira. Fora os timbres.... desde o leve crunch até a distorção mais pesada.... responde mesmo como um autêntico all tube. Mas se comporta como um SS na regulagem....

Você seleciona a voz (timbre), acerta o ganho e a equalização, depois toca no volume que quiser, pois não tem perda sonora nos volumes baixos, nem saturação nos altos. Fica praticamente estável, apenas sofrendo a influência da pegada (ataque) e dos ajustes nos knobs da guitarra.

Bom... tenho uma LP e uma Strato, e o grande barato mesmo é tocar as vozes 1 até 5 (clean, crunch e drive) na strato, aproveitando o timbre caraterístico dos singles e jogando um pedalzinho (OCD clone ou Guv'nor) pra boostar os solos, e deixar as vozes 6 até 13 pra LP aproveitar os drives e distortions com os humbuckers.... nosssa, fica animal, sonzeira pra ninguém botar defeito.

As vozes 15 e a 16 são ideais pras acústicas e semi-acústicas. Nas minhas sólidas não ficam legal não.

Os efeitos são honestos e quebram o galho. Uso mais o reverb e o delay. Os demais uso pouco. O chorus eu não gostei muito.

Dá pra ensaiar com banda, apesar dos meros 5 watts. Não clipa como um SS nem satura o power como um valvulado, mas se o baterista for um cavalo ele vai negar fogo. Plugar numa caixa externa com um bom falante de 12" acredito que ajudaria bastante. Shows, nem pensar... só se microfonar.

Bom... é isso. Acho que é um dos melhores custos benefícios do mercado. Muito versátil, timbres exelentes e boa performance. Vale o negócio.

derek_70
Veterano
# mai/12
· votar


Eu acho o maior pecado deste amp é a fender não ter feito um canal que utilizasse as duas válvulas, no pré e no power, como no SuperChampXD. Não custaria nada, já que elas estão ali mesmo.

Jinkxs
Veterano
# mai/12
· votar


derek_70

Eu acho o maior pecado deste amp é a fender não ter feito um canal que utilizasse as duas válvulas, no pré e no power, como no SuperChampXD. Não custaria nada, já que elas estão ali mesmo.

Cara... acho que não rola isso que você falou não. Tá no manual dele.... Single Ended, Classe A. Ou seja, ele é valvulado, com ambas as válvulas atuando tanto no pré como no power. A Fender o chama de Vintage Modified, porque possui um circuito de Preamp Voicing, que dispensa a 12AX7 pra gerar timbres distorcidos, mas ela continua funcionando.

Ou seja, as Preamp Voices (16 no total) simulam timbres de amplificadores consagrados independentes da 12AX7 do pré... mas o sinal dela está lá.... assim, quando você aciona o ganho (botão gain) você adiciona a distorção valvulada do pré ao timbre selecionado. Isso fica beeem característico nas vozes limpas e nas vozes com drives mais leves.

O Super Champ difere nesse ponto do Vibro Champ porque ele possui um canal (canal 1) que trabalha fazendo um bypass no simulador..... Mesmo assim, na maioria dos reviews que li, o pessoal curte mais o canal 2 (com o simulador).

Ahhhh... sou obrigado a retificar o que disse anteriormente.... o amp tem sim saturação do power!!!! É que ele, como todo Fender, tem bastante headroom. A 6V6 demora bastante pra saturar, só depois do volume 8. Pude verificar isso apenas com o amp. no talo e usando os humbuckers de alta saída da minha LP na voz nº 1. Na maioria das vozes, essa saturação é pouco perceptível devido as distorções e drives simulados.

d.u.n.h.a.
Veterano
# mai/12
· votar


No ML tem XD pra vender por menos de 700 conto, novo. A loja parece bastante com a Eletrolegal, só que com outro nome.

Aqui o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237274676-fender-vibro-champ-xd -loja-garantia-liquidaco--_JM

Será que dá pra arriscar hein???

Jinkxs
Veterano
# mai/12
· votar


d.u.n.h.a.

Cara... foi dessa loja que eu comprei. Tava R$599,99 até semana passada. O meu levou 5 dias pra chegar (do PR pra SP) e vei em perfeito estado. Parece ser uma loja confiável.

Dá uma olhada nas qualificações feitas.... inclusive a minha já tá lá.

O amp. tá por R$1.300,00 no Dodô Audrin.... nos EUA custa U$150,00. É um roubo o que cobram aqui.... essa loja tá vendendo no preço justo.

Quanto ao amp.... só alegria. Muito bom. Pesquisa os reviews na Web.... até agora só li coisa positiva.

d.u.n.h.a.
Veterano
# mai/12
· votar


Jinkxs

É o mal da GAS rsrsrs nao tenho a menor necessidade de comprar mas... Já viu né.

MMI
Veterano
# mai/12 · Editado por: MMI
· votar


d.u.n.h.a.

Olha que eu acho um brinquedinho bem legal esse amp. Não só os sons limpos e distorcidos, mas o delay e reverb dele até resolvem alguma coisa.

Edit: talvez hoje se fosse comprar pensaria seriamente num G-Dec.

derek_70
Veterano
# mai/12
· votar


Eu ainda tenho sérias dúvidas se este amp é realmente um 'tube amp'.
Tanto é que a Fender anuncia ele como hybrid/solid state.
Não entendo de esquema mas já em foruns gringos que a válvula do power vai direto pro ground, ou seja nem é usada.
Mas se vc tá feliz com o amp é o que importa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Vibro Champ XD