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tatus Veterano |
# jan/11
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Bonnerfl, eu te entendo mas não aconselho esse capricho nesse esquema porque ia carregar demais o estágio seguinte. Eu já achei esquemas na net para acrescentar outros tipos de controle de tone de diversas formas mas não testei então nem arrisco te falar. Pode ser que alguém saiba uma maneira funcional e redonda, mas eu não faria sem colocar um seguidor de catodo, e para isso precisaria de mais uma válvula e mais corrente nos trafos e outra carga na entrada da 6BQ5... Uma coisa que vc pode fazer e ter bons resultados é testar os valores de C2 até encontrar um que aumente os médios já que vc tem controle de grave/agudo na sua guitarra. (tenta de 0.02 pra baixo) Vc provavelmente vai encontrar dificuldades para reduzir ruído entre outras coisas, ainda mais por ser a primeira montagem então tente fazer as coisas mais simples possível, depois mude o que não te agrada. Não quero te desanimar mas quando comecei também achei que era só soldar as paradas e boa, depois apanhei que nem condenando para aperfeiçoar a montagem e conseguir um som decente.
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macaco veio Veterano |
# jan/11
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tatus acho que é a versão completa, pois compactado em RAR tem 20mB, depois de descompactar tem o arquivo instalador que tem escrito demo com 7 mB e uma pasta separada com 90 mB, e um pequeno arquivo de registro. Um arquivo Readme.txt manda depois de instalado clicar no arquivo de registro e automaticamente ele ja cuida do registro no XP (ainda não instalei no 7 no meu outro computador pra ver se roda). Fuçando descobri que para redimensionar menor os componentes tem que ir na Grid e mudar os Snap para 1 (o default é 5 ), então da pra trabalhar melhor o movimento das linhas. Estou fazendo uma livraria redimensionando as peças pois o que não gosto é a relação de tamanhos entre os componentes, por exemplo os transistores são muito grandes em relação ao desenho do Ampli-operacional. Quando estiver pronto posso te mandar o arquivo da livraria ( .clf ) pra voce testar ai no 4 e ver o que acha e se funciona noutra versão.
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tatus Veterano |
# jan/11 · Editado por: tatus
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Valeu macaco veio, vou querer sim. Os resistores também são grandes comparado ás válvulas. Eu uso linux e um simulador de windows para rodar esses programas, acho que não vai ter problema, pelo menos nunca tive, exceto com P2P. Onde vc baixou essa versão 5 completa?
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kaskudo Veterano |
# jan/11
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eu prefiro o PROTEUS. faz tudo, o esquema, simula o funcionamento e faz o layout da placa.
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Bonnerfl Veterano |
# jan/11 · Editado por: Bonnerfl
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tatus tranquilo ,n me desanimou em nada, afinal esse eh o primeiro mesmo, ja esperava bater varias vezes a cabeça em varios lugares, mas graça a vc eu vo bater a cabeça em menos lugares, rsrs bom, jah q eh meio complicado colocar mais controles vai ficar assim mesmo so com o de tone ,mas so pra saber: esse "tone" eh um igual o tone da guitarra ou ai ele seria um controle de gain? vlw!
Edit: acho q pra compensar isso eu poderia comprar um pedal equalizer (acho...), mas ai eh coisa pra eu me preucupar depois de montado...
Edit2: vo pegar o pedal equalizer: o pessoal do forum de pedais disse q sabendo usar ele faz milagres, mas como eu jah disse isso eh coisa pra eu ver depois de montar o amp.
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tatus Veterano |
# jan/11 · Editado por: tatus
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Me roubaram um pedal eq. da boss uma vez, faz uns 10 anos, sinto saudades dele até hoje, rsrsrs, lembro do preset que usava. Aquilo ali é controle de tom, mas todo controle de tom reforça certas frequências então você até pode entender isso como ganho se quiser, em certas frequências. C1 deixa passar tudo (e desacopla CC também), então conforme vc abre o controle de tom C2 começa atuar no sinal em paralelo com C1, com dois capacitores em paralelo o valor do conjunto nunca ultrapassará o valor do menor capacito (C1 x C2 / C1 + C2 < o menor capacitor), então vc controlando a faixa de atuação do controle de tom através dele, se vc diminuir C2 vai fazer o conjunto atuar outra faixa de frequências te dando o total controle de onde prefere que ele atue, por isso só precisa escutar o som da guita com tudo aberto e ter o bom senso em, testando valores, achar um valor legal para ter essa faixa de controle. Vamos supor que vc não tenha controle nenhum de tom no ampli, então ele vai amplificar o sinal que vem da sua guitarra de acordo com as características do circuito e de seu equipamento. Esse esquema vai deixar passar todas as frequências desejáveis para guitarra e mais um pouco, ou seja, se o falante responder legal e sua guita for boa nem vai sentir falta desses controles. Mas se o falante faltar com graves, agente muda o capacitor do tone para conseguir esse grave, se faltar médio ou agudo o procedimento é o mesmo. Na verdade todos os capacitores do esquema afetam a resposta do circuito, até os da fonte, então se com esses valores do esquema e as alterações que te passei o som ainda faltar em graves, pode ser mais vantajoso aumentar o capacitor de bypass do primeiro estágio, que nos fender costuma ser de 25µF/25V, já em amplis que usam mais estágios de ganho é normal encontrar valores desde 0.68F até 2.2µF. *edit: alguns projetos nem usam capacitores com esse intuito justamente para reproduzir o sinal que é fornecido com a máxima fidelidade, perde-se no ganho mais ganha-se na qualidade saca! O negócio é experimentar!
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tatus Veterano |
# jan/11 · Editado por: tatus
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kaskudo, vc tem esse programa completo para passar pra gente, Parece que é caro.
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Bonnerfl Veterano |
# jan/11
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tatus
se o falante responder legal e sua guita for boa kkkkkkkkk ai o negocio matou, pq em vez de pegar otra guita eu paguei a matricula e mensalidade de janeiro da facu... ai eu to com a minha gloriosa phoenix st-1 de 280$, então eu acho melhor nem se empenhar pra retirar o som "fiel" dessa guitarra... mas depois eh so ir experimentando outros valores, e comprar outra guita assim q der! kkk PS: parece q tem um falante de 12" lah no meu primo, vo ve se eu faço um rolo com ele
so confirmando: do r5 sai o fio q vai pro tone ai depois aterra o tone (igual ao da guitarra?, pq eu jah fiz blindagem na minha guitarra) ai do pino 2 da 12au7 liga no r6 pra ir pro pot de volume (e dai para o terra)ou sai um fio do r6 e outro do pino 2 pro pot de volume pra dele sair um fio para o terra?
vlw!
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macaco veio Veterano |
# jan/11
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tatus não lembro onde baixei não, fui fuçando a internet ate que cai num Rapishare que tava la. Vou terminar os desenhos que to fazendo e ai boto tudo junto e dou um upload e ponho o link aqui. faço isso ate segunda feira. Eu tambem gostaria de ter esse Proteus que ja ouvi falar, deve ter demo por ai, o problema é se é simples de mexer. Me lembro que quando procurei um que fizesse lay out da placa, testei varios e não acertava com nenhum, ate que acertei com o ExpressPCboard que era mais facinho mas com algumas limitações. To gostando desse DesignWorks, não é dificil não.
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tatus Veterano |
# jan/11 · Editado por: tatus
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macaco veio, vamos ver se o kaskudo libera esse "Proteus" pra nós. Quem sabe esse programa até importa arquivo do "design works", ai fica mamão fazer os layouts.
Bonnerfl, Os Bravox antigos são bons falantes, se tiver suspensão mole pode mandar colocar uma suspensão seca, não deve custar 5 reais. Testa ele primeiro. Pode ter um bom falante nas mãos e acabar gastando dinheiro atoa comprando outro.
R5 e R6 são potenciômetros. Do pino 6 de V1b saem 3 coisas juntas, C1, C2 e R4. A outra ponta de C1 vai no pino 1 de R6. A outra ponta de C2 vai para o pino 1 de R5. A outra ponta do R4 vai para C4c.
Liga o pino 2 de R5 ao pino 3 de R5, pode ser por um pedaço de fio sólido desencapado mesmo, e dai para o pino 3 de R6 e aterra no chassis. O legal é pegar um só pedaço de fio e passar do pino 2 de R5 para o pino 3 de R5, para o pino 3 de R6 e soldar no chassis, sem interrupção, sem cortar o fio, só soldando para fixar e melhorar os contatos. Do pino 2 de R6 vc puxa um fio e manda para o pino 2 de V1a. Note que tudo que tem aquele simbolo de aterramento vai no chassis, de preferência perto do plug de entrada da guita.
Procure algo sobre aterramento de amplis, "busbar ground" e "star ground".
Edit: Se der tempo vou fazer esse ampli amanhã só pra ver como fica e posto um vídeo. Não agarantio mas quem sabe... comprei uma pá de coisa nesse fim de ano, ta tudo na mão.
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macaco veio Veterano |
# jan/11
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tatus http://www.2shared.com/file/8lT5mn9s/DWP5.html
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Bonnerfl Veterano |
# jan/11
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opa se vc fizer eu agradeço! anyway: eu dei uma pesquisada e vi q como o esquema eh simples eh melhor usar o star ground: mas tem gente que diz q o terra do sinal n pode estar na mesma "estrela" dos outros isso procede? ou coloca todo mundo junto?
vlw!
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tatus Veterano |
# jan/11 · Editado por: tatus
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macaco veio, valeu! Já estou baixando o arquivo.
Bonnerfl, Eu tentei fazer isso hoje, conciliando com coisas que precisava resolver pela internet mas a NET hoje me fu... grandão e fiquei aqui tentando resolver o problema. Eu nunca vi essa de não poder ligar junto não. Se a ideia é justamente colocar todos os terras em um só ponto do circuito e de repente não pode ligar junto do sinal, rsrsrs, meio confuso. Tem vários métodos de aterramento. Pode aterrar por etapa direto no chassis. Pode passar um fio em todos os terras do circuíto e manda no star ground perto do plug de entrada. Só coloque os resistores que vão na entrada do sinal (1M e 47k) direto no plug. Use cabo blindado. Numa ponta vc descasca o cabo e corta fora a blindagem, então use o fio do meio para o sinal deixando a parte desencapada pelo menos meio centímetro longe da blindagem e liga no resistor de 47K que vai no plug. Na outra ponta descasque um pouco mais de fio e usa o do meio para o sinal normalmente; mas desse lado não corte a blindagem, torce ela e solda no terra.
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tatus Veterano |
# jan/11 · Editado por: tatus
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Bonnerfl, eu comecei o ampli e fui dormir pensando nessa 12au7, e como não uso essa válvula resolvi calcular direito alguns parâmetros do pré-amp e descobri que não vamos aproveitar ela direito do jeito que tá. R4 e R8 vão para 47k e; R3 e R7 vão para 1k2 ou 1k5 ou 2k2 ou 2k7 (o que tiver mais fácil). Ai não vão trabalhar numa região muito linear, o que significa que se tiver muita distorção pode subir esses valores. Já eliminamos R12 e agora vamos mudar R11 para algo perto de 10R ou 15R(ohms)/5W, ou um choke de filtro, o que tiver mais fácil para você, então pode colocar um eletrolítico antes e um depois dessa resistência. O resto fica igual, o capacitor da fonte antes da resistência vai no pino 9 da 6BQ6 e liga naquele monte de coisas que já te expliquei, e o outro capacitor é só mudar o valor para 22µF/450V, podem ser os dois nesse valor, o resto ta tranquilo e agente testa depois se necessário, para ajustar o timbre no teu equipo Assim vamos ter muito mais ganho do que teríamos antes e mais potência também. Os potenciômetros podem ir para 500K, fica até mais fácil de encontrar os de 24mmm nesse valor em lojas de instrumentos já que é valor padrão para guitarra. O capacitor de bypass do primeiro estágio vai ficar bom se for no mínimo 25µF. Vou ver se da para acabar ele amanhã.
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Bonnerfl Veterano |
# jan/11
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tatus
brigadão pela ajuda q vc ta me dando!
eu fiz o orçamento lah na lider transformadores, o preço eh esse mesmo? e eu pedi certo?
PS: se vc n conseguir visualizar so avisar q eu upo em otrou lugar vlw!
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tatus Veterano |
# jan/11
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Bonnerfl, consegui visualizar, ta bom os preços. Só uma coisa, vc que falou para eles fazerem com 700mA no primário???? rs Quando eu falei do consumo de corrente no primário era só para vc ter uma ideia dos fusíveis que ia usar; que nesse caso pode ser de 700mA já que o consumo do trafo no primário de 127V não passa de 350mA, pode até usar fusíveis de 1A. Vc não precisa de 700mA no primário. (to rachando o bico aqui porque também já tive esse tipo de preocupação) Se vc falar que quer 200V/80mA em um secundário e 6.3V/1.5A no outro para uma rede de 127V eles fazem o primário compatível, rsrs. Não se preocupe!!! O de saída ta Ok!
Bom, tive ingratas surpresas (pra mim) no término da montagem desse ampli. (ainda bem que estava escutando Madeilene Peyroux, se não ia quebrar alguma coisa, rsrs) Descobri que a regulação do transformador de força que eu tinha aqui para a corrente exigida nesse circuito é de mais de 50%, urrrrrr!!!!! O que faz com que a tensão caia significativamente e descaracterize toda a polarização das válvulas e a atuação do circuito. Outra surpresa foi que eu não tenho 12au7!!! Comprei um monte de válvulas certa vez e jurava que tinha alguma aqui (tenho 12ay7, 12at7, 12ax7 e EC803s, só não tenho essa bendita 12au7). A sorte é que as 12AX7 é pau para toda obra e foi com ela mesmo que testei. O esperado se concretizou, clipagem, muito headroom e muito grave(capacitores), som embolado quando aumentava o volume. Mas testei com uma caixa de falante automotivo que só deixa o som bonito quando ta tudo perfeito, já fiz ela com essa intensão, digo, se o som ficar bom com ela fica bom com qualquer falante, rsrs. E deu certo em todas as montagens até agora. Mas reduzindo o volume deu para ver o potencial da EL84 e fiquei surpreendido com o volume. To até pensando em mais pra frente colocar duas em paralelo. A boa notícia é que com o transformador adequado e a 12au7 o som vai ficar muito bom, pode montar sem medo de ser feliz! A má noticia é que vai ter que adequar os valores dos capacitores de sinal por conta própria. Enquanto eu não tiver a 12au7 e enrolar eu mesmo o transformador de força não tenho como te ajudar com isso porque os meus resultados seriam diferentes dos seus. Eu até aconselho vc a montar esses capacitores de uma maneira que de para testar sem sofrer, poder soldar e dessoldar várias vezes sem correr o risco de queimar um pedaço de fio e etc... Se achar melhor fazer uma plaquinha com turrets ou ilhós eu te ajudo a desenhar o layout. Mesmo com as dificuldades apaixonei nesse SE (olha só o que vc fez!), se encontrar um tempinho vou calcular todos os parâmetros desse ampli, desde os capacitores necessários até nível de distorção de cada etapa e tudo mais. Outra coisa importante; no potenciômetro de tone eu te falei errado dos pinos (só de tone), onde falei pino 1 entenda pino 3 e vice versa. Se não ele vai atuar ao contrário, rsrrsrsrs, foi mal, eu fui pelo esquema e me enganei; quando rosqueei o potenciômetro no chassis já percebi a besteira, ainda bem que foi a tempo.
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Bonnerfl Veterano |
# jan/11
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tatus kkk fiz outro orçamento jah com os valores arrumados...
tava pensando mesmo desde o começo em fazer com uma plaquinha, mas n sabia onde vendia, porem pesquisei e vo usar acido (n eh lsd , eh o percloreto pra retirar o cobre,rsrs), uma placa de fibra e ilhoses (armarinho tem varios aki na cidade, agora loja de eletronica so tem 2)ou turrets, o q eu achar por aqui, mas vc teria q me dar mais uma ajudinha com o layout... mas vc usou o choke de filtro ou o r11? e q valores vc usou para r3 e r7? ah, eu tive desenhando o esquema de novo e vi q os pinos 1 e 6 da 6bq5 e 4 da 12au7ficam sem nada eh assim mesmo?
vlw!
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tatus Veterano |
# jan/11
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Bonnerfl,
No R3 e R7 eu usei 1K5. Eu usei 10K no R11, mas porque meu trafo tava marcando 230Vac (antes da retificação é ac) e não queria jogar mais de 300V na 12ax7, o que se mostrou inútil depois por causa do transformador. Mesmo que não tivesse usado o R11, ou usasse um valor perto de 15R a tensão ia cair bastante do mesmo jeito. PCi é f... para trocar várias vezes os componentes, as soldas podem ir danificando a placa, mas depois de definido projeto não tem problema fazer, esse ampli cabe num chassis de disquete de 3.5 de computador tranquilamente. Os turrets são legais porque vc pode soldar tudo por cima da placa e encaixe os componentes nele. Mas vc não vai achar na sua cidade, esquece! Ilhós também é legal mas as vezes soldando uma coisa cai outra. Se for usar ilhós compre os dourados que pegam solda melhor. Os pinos 1, 6 e 8 da 6BQ5 não são usados. Por favor(!!!!!!!) leia de novo esse tópico e veja que o pino 4 da 12au7 é ligado junto ao pino 5, pode mandar no serralheiro soldar com solda MIG, rsrsrs. (to brincando). Porque vc acha que chama 12au7? É 12 volts nos filamento mas é praxe ligar os dois filamentos em paralelo (por isso 6.3V) então vai um fio do enrolamento de 6.3V na junção do pino 4 e 5 e o outro no pino 9. Você mora na Africa? rsrs
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Bonnerfl Veterano |
# jan/11
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tatus kkkkkkkkkkkk o pior eh q eu reli esse topico umas duas veses antes pra ter certeza, mas eu n me dei conta (tive olhando aki no meu desenho ta ligado certinho), mas ai eu fui comer alguma coisa ai fiz a pergunta olhando so no esquema q eu imprimi num papel....
eu moro em Peruibe (onde fica isso? a maioria das pessoas pergunta), baixada santista , a minha cidade eh conhecida pelos ufologos por ter bastante apariçoes de OVINIS aqui(serio), mas eu moro a uns 11 anos nessa bagaça e NUNCA vi um... olhe como a minha cidade eh movimentada fora da temporada: foto real kkkkkkkkkkkkkkkk eh rir pra não chorar, em pensar q eu vo ter q viajar 2h e meia de busão pra ir pra facu ¬¬
PS: a plaquinha com os ilhoses era pra sair mais ou menos assim: imagem 1 imagem 2
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tatus Veterano |
# jan/11 · Editado por: tatus
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Bonnerfl, eu conheço Peruíbe porque vou sempre para Santos e os jornais falam de toda baixada santista. Amigos já passaram férias lá também. Parece que a orla é bem extensa. Vai para São Tomé das Letras-MG que vc vê uns ovinis, bom... pelo menos as naves é garantido que vc vê, rsrssrs
Vc que fez essa placa ou nada haver? Para fazer o layout é importante saber onde vão ficar as válvulas, tem que separar certinho as etapas saca. Tudo que é de pré fica perto da válvula de pré, power com power, fonte perto do transformador de força, o trafo de saída pode ficar perto da 6BQ5. Massa mesmo é fazer uma placa para a fonte e uma para o resto porque da fonte você só puxa uns fios. Fica bem limpa a montagem. Essa da fonte se quiser da para fazer pci com umas trilhas largas, até facilita no caso de eletrolíticos radiais, da para ligar dois ou mais em série para baratear o custo e nem ocupa espaço; funciona melhor eletrolíticos em série tb por causa do ripple, e porque aumenta a tensão, que se somam quando ligados em série. A fonte trabalha mais folgada e dura mais. Eu já to vendo umas 12au7 para comprar, encanei em fazer esse ampli também.
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ogner Veterano
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# jan/11
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tatus
Puts velho, muito bacana a ajuda/assessoria que vc ta dando pro Bonnerfl!! muito legal mesmo!! E ficam aqui as infos pra quem mais se aventurar!! Tomara que de tudo certo no final!! hehehe!! Eu mesmo estou lendo do inicio pra acompanhar, sem entender muito é verdade. \o/
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tatus Veterano |
# jan/11 · Editado por: tatus
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Blz Ogner! Obrigado cara, mas eu também não sou expert nisso. O que sei até agora foi por causa das válvulas, falta conceitos de eletro-eletrônica gerais que estou começando a estudar agora, por exemplo, até esses dias atrás eu nunca tinha usado um regulador de tensão, tive que aprender. Participar do fórum acaba sendo até mais benéfico para mim porque motiva a pesquisa de coisas que não estavam nos planos. Essas coisas como transistors, Pic, e afins pra mim ainda é um desafio. O basicão da pra levar, se eu gostasse de contas seria mais fácil. Aqui no Brasil parece que isso ta começando a crescer agora, até por causa do alto custo. Lá fora vc encontra site que fala de um só ampli, da pra imaginar o tanto de informação que tem um site só para aquele tipo de ampli! Temos que alcança-los! QQ coisa estamos aí! Se não souber pelo menos dou incentivo moral! rsrsrs Porque não monta um desses para vc?
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Bonnerfl Veterano |
# jan/11
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realmente eu sou muito grato ao tatus pela paciencia e boa vontade; valeu cara! mas hj e amanha eu tive(ou terei?) de correr atras da condução pra facu ( ve se eu consigo ir com o da prefeitura), mas verei se amanha a noite eu posto algum desenho do layout pra ve se ta certo, rsrs qnto a imagem eu peguei no google mesmo,pq achei bem parecida de como ficaria a minha(axo) ah e como eu vo no ferro-velho com certa frequencia achei um gabinete com o drive grande de disquete pro chassis vlw!!!
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tatus Veterano |
# jan/11
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Bonnerfl, Faça tudo com muita calma, pesquise bastante sempre que surgir uma dúvida, isso tudo para minimizar os erros e ter um resultado legal sem passar nervoso. Poste quando der para postar, estamos sempre por aqui!
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Bonnerfl Veterano |
# jan/11 · Editado por: Bonnerfl
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opa eu voltei!!!
dias atras eu fui surpreendido pela minha mãe durante o cafe da manha : bonner vai se arrumar que a perua chega em 15 min pra irmos pra são paulo(ela disse isso mesmo).Então so deu tempo de pegar umas anotaçoes do esquema que eu fiz e uns trocados... ai na volta eu resolvi passar na santa efigenia e comprar algumas coisas que desse pra levar com a grana que eu tinha: soquete de 9pinos com proteção(pra 12au7) soquete de 9 pinos porcelana ou algo parecido (6bq5) 3 cap.eletroliticos (radiais) de 22uF e 450v 2 capacitores de poliester de 22nF e 400v 1 cap. de poliester de 4n7K (0.0047) e 400v 2 diodos UF4007 3 pots de 500k log 1metro de cabo blindado 1jack resistors: 3x 47k 2x 2.2k 1x 150r 1x 120r( na loja q eu fui n tinha o de 135r ) 1x 10k 1x 1.5 k(oh shit! me venderam errado! esse era pra ser o de 15k) 1x 330k qndo eu conferi na van percebi q comprei todos os resistors com 1/4w, mas no esquema eles são de 1/2w e o 330k eh 1w, me falaram q não muda nada, isso confere? se precisar substituir algo, um amigo meu vai comprar umas paradas no solda fria ai eu aproveitava o frete! Qnto aos trafos vou ver se acho lah no meu tio, caso contrario eu mando enrrolar mesmo
PS: ainda n consegui desenhar o layout pra postar aki, mas o busão pra facu eu consegui, agora vou ver se eu pego um estagio lah!!!
vlw!
EDIT: esqueci de pegar os cap. bypass e o resistor de 220k/2w , vou ter de pedir junto com meu amigo de qq jeito...
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tatus Veterano |
# jan/11
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Bonnerfl,
Sobre os resistores, pode fazer diferença, pode esquentar, queimar e causar danos ao ampli e às válvulas, aumentar os ruídos. Uma regra que sigo e aconselho é sempre comprar valores mais altos de dissipação para eles trabalharem o mais frio possível. Onde esta escrito 1/2 watt, compre de 1W. Onde estiver escrito 1 watt, compre de 2 watts, de 3 watts, compre de 5 watts. Não vale economizar com isso porque a diferença é de centavos. Aconselho comprar os de os de 1 watt e 2 watts de "metal film" já que normalmente são os de polarização e sinal, menos chance para os ruídos. Os de 3 watts e 5 watts (se tiver) aconselho comprar de "metal oxide" porque normalmente vão na fonte e esse material suporta melhor eventuais os picos de tensão. Assim não tem erro. Os cabos blindados use para o sinal, o resto pode usar qualquer um 22awg, de preferência com condutor de cobre e para os filamentos, principalmente o terra pode ser o 20awg ou 18awg. Já estou encomendando umas 12au7 no ebay, rsrs
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Bonnerfl Veterano |
# jan/11
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farei isso dos resistors. outras duvidas: eu percebi que os pots q comprei eram 16mm, peço outros de 23mm? o resistor de 135r, o valor comercial dele eh 120r mesmo? ah, eu vi uns esquemas que usavam 0.68uf e 22uf nos cap. bypass, mas eles tinham mais estagios de ganho q esse, então qual seria a opção para eu ter + ganho?
vlw!!!
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tatus Veterano |
# jan/11
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Bonnerfl, a preferência é para pots de 23mm ou 24mm porque duram mais e a dissipação de calor também é maior. Se não encontrar faça com 16mm mesmo, sabendo que terá que trocar um dia. Se for para colocar outro valor prefira então 150R para garantir uma maior vida útil da válvula de saída, não vai perder ganho. A polarização das válvulas de pré já vai dar um ganho legal, se aumentar muito os capacitores de bypass vai dar mais ganho no grave, se abaixar vai ter mais ganho no médios, e se abaixar mais ainda vai ter mais ganho nos agudos. Você pode fazer sem bypassar os catodos de pré e depois ir testando valores se achar que falta resposta em certas frequências ou experimentar a esmo para simplesmente comparar e definir o timbre que te agrada mais. Os capacitores de desacoplamento que saem da placa e levam o sinal para o próximo estágio também influencia na resposta de frequências, ou seja, é outro ponto do circuito que deve levar em consideração quando estiver definindo o timbre. O negócio é testar o quanto puder.
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