Procurando um esquema de amp valvulado

Autor Mensagem
Bonnerfl
Veterano
# dez/10


Olá galera eu tenho um tio q era tecnico de valvulas e ele montava radios , aproveitando disso eu gostaria de saber um projeto q vcs me indicariam pra ele fazer pra mim!
mas como nem tudo eh perfeito tem os problemas:

1: ele era tecnico a 10mil anos atras(qndo a bunda da gretchen era dura ainda) entao hà chance dele não lembrar de muita coisa...

2: ele tinha bastante pratica com RADIOS (inclusive tem varios lah na casa dele terminados e não terminados) e n com amps de guitarra

3: teria de ser um esquema relativamente SIMPLES ,pq eu num quero me aproveitar muito e tbm pra reduzir as chances dele me mandar pro inferno XP

PS:seria um amp pra tocar em casa ,logo nada muito potente (de 6w a uns 30w),e eh pra tocar desde um ac/dc ate um iron ou metallica (com um pedal de boost se nescessario)
ah eu pesquisei um pouco (so um pouco mesmo) e achei rapidamente esse:
http://www.ampwares.com/schematics/marshall/20w_1917.pdf
esse eh bom?
vlw!

tatus
Veterano
# dez/10
· votar


Cara, para esse som que você toca e a potência que você quer eu aconselharia esse aqui:
Marshall 18 watts
É simples de montar, nada além da tecnologia da época dele, qualquer coisa que ele não lembrar o pessoal aqui ajuda.
Se fizer sem o canal tremolo fica mais simples ainda.
Com 18 watts da até pra ensaiar com batera.

wiskeria
Veterano
# dez/10
· votar


primeira coisa:
Vc deve pedir para ele ver quais radios e e valvulas ele tem a disposição. Por exemplo, se ele tiver um radio com duas valvulas 6v6 que eram bastante comuns em radios vc pode fazer um amp tipo fender deluxe, pois o radio ja tem os tranformadores, valvulas e fica facil montar...
Então... Primeiro veja o que ele tem a disposição e depois escolha um modelo de amp para fazer utilizando os mesmos tranformadores e valvulas.

Bonnerfl
Veterano
# dez/10
· votar


valeu rapaziada!
vo falar com ele o mais rapido possivel (n tem como eu deixar essa passar!) ai jah posto as duvidas aki
vlw!

Bonnerfl
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bonnerfl
· votar


bom pessoal fui lah e consegui fazer um levantamento das valvulas q ele tem la
tinha 2 EL84 e uma "6v6 gt/g vt 107-a"
pro post n ficar muito comprido eu coloquei as barras invertidas e fazer otra "coluna" com + mais valvulas, algumas tem marca outras n, lembrando q as valvulas podem estar usadas mas pode-se dizer q 97% ta funcinando

6BQ5 = seis (inclusive 2 alemãs novas na caixa) \6bq7
SYLVANIA 226 \6BC8
sm 504 \ 6CC8
SOCOMEX 42 \ 6BA6
RCA 675 ou 5U4GB \ 6BN8
PHILIPS PF9 = DUAS \ 12 AU7A
RCA 2-22 \ 5Y3
SYLVANIA 719 \ ECH 31 = DUAS
SYLVANIA 6SK7 GT B1B \ 6EM5
SYLVANIA 6SA7 GT E2M \ 6C4
SYLVANIA 1265 \6T7
SYLVANIA 139 +DUAS \6EA8
RCA 9/73 \ 6BA6 / EF93
SOCOMEX 65A7-GT \12AQS
6SK7 - GT \ 6AU6A
6AU4 GTA \ 12BA6
25L6 GT/G \ 35W4
65K7 GT \ 6CS6
6K8 GT \ 6PQ7
INVICTUS 6SN7 GTB \ 6CG7
WESTINGHOUSE 337 743 \ 6AV6
5Y3 GT \ 6EM5
SIN 6SK7 GT LOB \ 12BY7A
NU 5053 \ ECCB3
NEC 09 \ 12BE6
6BA6 (RUSSA) \ EF93

EDIT:galera so lembrando: um esquema simples e se possivel com controle de gain

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


ae pessoal aki em casa em um radio bem veio q minha mãe ganho de uma senhora q ia se mudar, e eu tive dando uma olha e : ele eh valvulado!.
O radio tem um tocador de LP então eu deduzi q ele tem um pre amp e amp, ai eu deduzi de novo q se eu pegar a saida de audio do toca disco e ligar minha guita lah eu teria um "amp valvulado canario de ouro" (acho q eh essa a marca do bicho)
sera q vai?
vlw galera!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


Bonnerfl
Cara, fazer essa adptação não é tão simples. Procure um técnico que entenda de valvulados e que se disponha a fazê-lo.
Abç

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu mestre!
mas meu foco mesmo eh um esquema esperto para as valvulas q eu citei ali em cima
vlw!

tatus
Veterano
# jan/11
· votar


Você deve ter se comportado bem esse ano que passou em rapaz!
Usa as EL84 já que tem as reservas que são as 6BQ5 ( EL84 americana).
O pré e a inversora você pode fazer com as 12au7, o som vai ficar bem clean.
Tem o esquema do Vox ac15 e do Vox ac30 que são com EL84(duas e quatro respectivamente). Do caralho!
Se usar diodos ao invés da retificadora economizará 1A no trafo de força e aspirina.
Conversa com o ele e posta aqui pra gente ver.

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


bom pessoal o radio n era valvulado...

tatus
valeu cara!

então, no caso do ac30 eu usaria as 2 EL34 mais 2 6BQ5 no power e uma 12au7 no pre(certo?),e pra fazer um push pull q reduza a potencia pela metate seria muito complicado?
mais uma: vc disse q o som ficaria bem clean, mas a distorção dele sairia legal tbm ? nesse video o q o cara aciona eh um pedal ou um footswitch?:

http://www.youtube.com/watch?v=vlG5jgVv-GU&feature=related

o meu tio mora num sitio ai qndo eu for pra lah denovo (essa semana ou a otra) eu jah quero ta com boa parte em mãos jah, ai se vcs me passassem um site com os materias...
Pq ,axo eu, q ele so tem as valvulas lah e n vi nenhum soquete pra elas (posso n ter procurado no lugar certo) eles são faceis de achar?

valeu e desculpa o monte d perguntas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


Bonnerfl
http://www.ampwares.com/fender.asp
Abç

tatus
Veterano
# jan/11
· votar


Bonnerfl, faça logo com as 4 6BQ5 mesmo.
A distorção desse vídeo não é do ampli.
Normalmente se você tem um ampli com um bom clean ele responde bem com pedais de distorção também, e o vox tem um dos melhores clean que eu já ouvi.
Muitos amplis respondem em amplas faixas e deixam passar muita frequência que não faz falta para um bom som de guitarra, então quando o cara coloca a distorção essas frequências são potencializadas e a distorção fica uma porcaria.
Eu vou dar uma olhada melhor nos datasheets das válvulas de pré da sua lista e vejo se tem alguma que possa substituir a 12au7 para vc ter mais ganho.
Para reduzir a potência basta fazer um tap a mais no transformador de saída que seja pelo menos o dobro do falante que você esta usando, por exemplo, se vc vai usar um falante de 8 ohms precisara normalmente de um tap no secundário do transformador de saída no valor de 8 ohms. Nesse caso, para reduzir a potência precisaria de outro tap de 16 ou 32 ohms, assim a potência seria reduzida através de uma chave que comuta entre esses taps.
Vc não precisa entender o que estou dizendo, basta vc falar para quem vai construir seu transformador de saída para fazer com um ou dois taps a mais (se for usar falante de 4 pode usar o tap de 8 ou 16 para fazer a redução de potência, se for usar falante de 8 pode usar o tap de 16 e/ou 32ohms)
O som não perde timbre como em outros métodos que se encontra por aí.
Estou na correria, depois eu volto.

Bonnerfl
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bonnerfl
· votar


tatus
Obrigado pela ajuda!(e o Mauricio Luiz Bertola tbm!)

então pessoal eu dei uma pesquisada (tbm no site q o bertola disse) e vi q tem gente fala q o esquema do vox AC30 eh complicado ,alem de ser mais potente do q eu necessito (malditos vizinhos!), mas eu vi o esquema do http://www.ampwares.com/schematics/vox/ac15.pdfAC 15 e (com o conhecimento d alguns artigos net) vi q ele parece ser mais simples!
ai pensei se ele tiver o mesmo clean foda q o 30 seria ele mesmo!

e daria pra tirar o circuito de tremolo pra ficar mais simpla a parada?

e eu vi q ele n tem controle de mid , daria pra colocar ele ou o treble e o bass jah dão conta?

os soquetes para as valvulas seriam http://lista.mercadolivre.com.br/soquete-para-valvula_SearchBoth_N#utm _medium=PMS&utm_campaign=5668605&utm_source=directesses mesmos?

e ultima (por enquanto XP) : ele casaria bem com um pedal de alto ganho (como o super metal drive do De Ros) e com o mini fuzz do bertola (esse jah encomendei as peças pela net!) ?
pq com o som q eu toco (iron ,acdc, metallica e afins) seria essencial um pedal de alto ganho

vlw!

EDIT: deu lag fudido aki e eu apertei envias mesagem antes da mesma estar completa! 0.o

tatus
Veterano
# jan/11
· votar


Bonnerfl, eu vou desenhar para você o pré do AC 30 com o power do AC15 já sem o tremolo e retificadora, aguenta aí. Vai ficar um AC30 com menos potência ok?!

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


tatus
mano, sem palavras ,vc vai me ajudar a ter o meu primeiro valvulado!
cara so posso dizer isso:

VALEU CARA!!!

\m/

tatus
Veterano
# jan/11 · Editado por: tatus
· votar


Bonnerfl, nem quis fazer o ampli baseado nos vox' porque acabaria ficando complexo do mesmo jeito, além de o canal de trêmolo tem uma grande influência no funcionamento da inversora que é o ponto alto do circuito.
Então juntei o primeiro estágio de um pré já testado e aprovado, com pentodo (cara, um pentodo no primeiro estágio vai te dar um ampli único com uma resposta excelente para guitarra!)
Como você quer com controles de tone completos tive que colocar mais um estágio para estabilizar o circuito e como sobraria metade da 12au7 já fiz mais um estágio de ganho.
Os controles de tone eu peguei do bassman e o power eu peguei de um marshall de 18Watts, vai dar uns 16watts nesse esquema. É um circuito bem simples mas esta bem detalhado.

Esquema

Atenção:
Onde os fios se cruzam mas não tem bolinha vermelha é porque eles não se tocam. Se tem bolinha vermelha é porque tem solda.

Qualquer dúvida é só entrar em contato.
A vantagem desse esquema é que você tem as válvulas e ainda as reservas para a potência (que são as que gastam mais) e para o primeiro estágio.
Se um dia precisar trocar a inversora aconselho a 12at7, e para o segundo estágio vai depender o quanto esta satisfeito com o ganho, se quer mais ganho vai de 12at7, se quer muito mais ganho vai de 12ax7, se quer ficar na mesma continue na 12au7.
Mas as válvulas de pré demoram mais para se desgastar, provavelmente só vai precisar trocar quando já tiver gasto uns 3 pares das de potência, já a inversora pode ser que tenha que trocar depois de gasto dois pares das de potência.
Se um dia tiver alguma dúvida quanto a isso tente entrar em contato.
Quando ficar pronto fale como ficou o som para fazermos ajustes no timbre já que esse esquema é virgem.
Vou ver o que mais da para fazer com essas suas válvulas e posto aqui, é que to meio sem tempo. Tem uma válvula sua que só ela já faz um amplificador; tem um pentodo e um triodo dentro dela, rsrs

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


tatus
brigadão ae, valeu por dedicar seu tempo!

eu vo lah o mais cedo posivel ai posto as duvidas aki
so umas duvidas de antemão: no caso seria usado nesse amp 2 12au7,2 6bq5 e uma 6ba6 correto?
ah e + uma coisa os soquetes eu compro são de porcelana ou cerâmica?

valeu!

tatus
Veterano
# jan/11 · Editado por: tatus
· votar


Sim Bonnerfl, são 2 x 6BQ5 ou EL84, e 1 x 6BA6 ou EF93, além das 2 x 12AU7.
Essas válvulas que escrevi "ou" são iguais, só tem nomes diferentes porque foram fabricadas em lugares diferentes.
O material dos soquetes tanto faz, é um de 7 pinos para o primeiro estágio e 4 de 9 pinos para o resto. Sendo dois de 9 pinos com aquela proteção de metal para as 12au7 não pegarem interferência. Esse ampli da pra tocar até com bateria.

Mas se vc quer só estudar em casa porque não começa com esse aqui que é bem mai simples e só leva 2 valvulas? Sai mais barato também.
SE el84 (+/- 6 watts valvulados)

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


tatus
acho q vou seguir seu conselho, ate mesmo pq esse ai (o segundo) daria pra fazer antes das minhas aulas na facu começarem (vo fazer engenharia mecanica), alias eu falei com o meu tio e ele voltou a mecher com hidroponia de novo o q reduziu bastante o tempo dele ...
provavelmente quarta feira eu vo la conversar com ele pra se pelo menos ele me acompanharia na construção do amp.
fora q qndo eu pegar ferias de novo no meio do ano eh certeza de eu fazer o tatus16 (era esse o nome q eu ia pintar no chassis...)
mas o filho dele me falou q acho otra sacola com valvulas! ai eu vo ver se lah tem a 12ax7 e a 6x4 (q pelo menos nesse primero inventario elas n aparecem)
mas para n perder o costume: qual montagem eh recomendada pra esse amp: stripboard ,o true ptp ou pcb???
pode ter certeza q vo perguntar mais coisas !
brigadão cara!

tatus
Veterano
# jan/11 · Editado por: tatus
· votar


Bonnerfl, já pensou achar umas NOS ecc83(12ax7)!!!
Fique atento pois pode encontrar essas siglas, ecc82 é a 12au7 e ecc81 é a 12at7.
Da para fazer uma montagem bem limpa ponto a ponto que facilitaria a troca de componentes a seu gosto.
Eu estou dando uma olhada nesse esquema e tenho a impressão de que o projetista buscou um som para áudio comum e não para guitarra.
Para guitarra ta muito linear, vai faltar aquela distorção de potência nervosa, aconselho fazer algumas modificações como:

- Trocar o valor de R10 para 135R.

- Eliminar o C5.

- Depois de pronto testar valores mais baixos em R11 para jogar mais tensão no pré.

- Colocar um resistor de 1M no plug de entrada como no esquema que te passei antes (mas lá é de 2M2).

- Como a potência já é baixa não justifica 2 plugs de entrada, se quiser tirar fique a vontade.

- Trocar o plug ou plugs de entrada para aquele de 3 pernas que fecha o circuito quando a guita não estiver plugada (igual ao do esquema anterior e todos os outros esquemas para guitarra).

- colocar fusível nas duas fases da tomada.

- Fazer chave on/off dupla como no esquema que te passei.

- Trocar C1 e C3 para 0.022µF

- Fazer a retificação a diodos.

- Colocar um capacitor de bypass em todos catodos do ampli para dar mais ganho.

- Aumentar C4,a,b,c para 22µF/450V.

- Eliminar R12 e ligar direto no transformador de saída, vai ficar um lado do transformador ligado no pino 7 e o outro ligado no pino 9 (igual esse esquema: Champ).

Colocar um resistor de 220K/2W entre o polo positivo e negativo de C4a.

Pode perguntar cara, sem receio. Muita gente me ajuda também.

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


tatus
opa , vo ficar esperto nessas ecc83 ou a 81
valeu pela ajuda!

tatus
Veterano
# jan/11
· votar


Bonnerfl, no esquema não tem os valores dos transformadores.
O de saída (t2) pode ter no primário algo entre 4.5k e 5.5k, as vezes consegue tirar de algum aparelho antigo do seu tio, o secundário vai depender do alto falante, pode ser de 2R, 4R, 8R ou 16R, que são os valores mais comuns, para alto falantes de guitarra é mais comum 2R, 4R e 8R, se mandar enrolar manda enrolar com os 3 taps, vai que um dia troca de alto-falante.
O de força (t1) tem que ter um secundário de 80mA e 200V(2 fios) ou 100+100(3 fios), e outro secundário de 6.3V ou 3.2+3.2 (1.5A). O primário é o da sua rede de energia, tem cidade que é 127V tem outras que é 220V, se pretende tocar em cidades diferentes com o mesmo ampli é bom ter os dois valores no primário e ai vc coloca uma chavinha 127/220, dessas que todo aparelho eletrônico tem.
Note que no caso de ter no t1 200V vai fazer retificação com 4 diodos e se for 100+100 vai fazer retificação com 2 diodos.

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


apareceu umas dificuldades aki em casa e n vai dar pra eu ir lah essa semana...
mas n eh por isso q eu n tenho duvidas!:

a 6x4 eh a retificadora(certo?), então eu tiro ela do circuito e uso diodos no lugar da safada?
e os diodos seriam dois 1N4007 (igual ao primeiro esquema)?(isso se for 100+100 )
e ao retificar com diodos todo lugar no esquema q aparecer a v3(6x4) sera eliminado do mesmo?

substituir o R10 para 135R ou 135K?

no esquema d 6w o DS1 eh a lampada ou pode ser um LED?e no caso de ser uma lampada qual seria a potencia dela?

eh para trocar o valor de R1 para 1M ou colocar + outro alem do R1 do esquema e colocar esse novo ligando o terra com o positivo???

o capacitor by pass seria um cap. ceramico de o.oo1mF nos polos negativos e ligar no terra?

e o stand by? precisa colocar ele no circuito?

qnto aos transformadores: o de saida teria q entrar 4.5 ou 5.5volts e sair com a mesma voltagem, porem com 8, 4 ou 2ohms?
no t1 q complicou pra mim: entra a voltagem normal, blz, mas ai ele teria de ter 2duas saidas: uma com 80mA e 200V(2 fios) ou 100+100(3 fios) e outra de 6.3V ou 3.2+3.2 (1.5A), ai eu compraria 2 transformadores ou com 1.5A e 200V de saida???
o qual eu não achei nem no solda fria e nem na multicomercial...

no esquema
os catodos seriam os vermelhos ou azuis ?
o rosa seria simplesmente eliminado?
e o q são esses "bicos" indicados em uma cor q eu não sei qual eh?

eu tenho um falante bravox das antiga(do som q eu achei q era valvulado), ele ta meio capenga (visualmente pq o som dele eh bom) mas eh d 8pol e 8ohms por enquanto sera esse.


PS: desculpa o monte de perguntas mas eu fiquei ontem e hoje pesquisando artigos na net e q n consegui entender com eles ta ai

PS2: eu usei aquela cor estranha pq meu paint ta mais estranho ainda , ele so colore com azul, vermelho, cinza e rosa e tons dessas cores (não q isso seja uma informaçao inportante...)

vlw!
\m/

tatus
Veterano
# jan/11
· votar


Bonnerfl,

Isso mesmo, vc tira ela do esquema todo.
La embaixo é a ligação dos filamentos, não vai precisar.

O R10 é 135ohms, quando não tem nada escrito é porque é ohms.

É uma lampada de 110V mas pode ligar até no 220V da rede sem medo. Tipo lâmpada "Olho de Boi".

Esse resistor de 1M não é R1, a ligação é igual ao esquema que te passei antes, só muda os valores, de 2.2M para 1M, e de 220k para 47K.

Os catodos não são nem os vermelhos nem os azuis, esses são os filamentos!!!!
Os bicos são só para indicar que são os filamentos e que internamente (nas válvulas) eles estão interligados.
Os capacitores de bypass de catodo são eletrolíticos comuns em paralelo, um com o R3 e o outro com R10, positivo no catodo e negativo no terra, da uma olhada no esquema do champ que vai entender. Nem precisa por no R7.

Coloca stand by sim!!!! Igual ao esquema que te passei antes.

Transformador de saída não é medido em volts, as medidas são em ohms, kohms e a potência em Watts .
O primário nesse caso é +/- 5kohms e o secundário tem que casar com o alto falante que vc pretende usar (no seu caso 8ohms do Bravox).
O T1 é isso mesmo, são dois secundários no mesmo transformador.

Tenta na "lider transformadores" que os trafos de lá são para vida inteira e eles fazem na medida certa os dois, mas tem outros lugares na net que também fazem.
Vc pode mandar enrolar na sua cidade também se conhecer alguém.

Veja bem Bonnerfl, eu achei que vc já tivesse montado alguma coisa de eletrônica então esteja ciente que você pode morrer brincando de montar um valvulado então procure artigos com dicas de segurança, mas também não precisa ficar inibido porque com alguns cuidados básicos não tem problemas. (Procura Izzychilli(gente boa) e tem um artigo muito bom sobre segurança no site "handmades(bando de cabaço).
Seria a mesma coisa que sair dirigindo um carro sem saber onde é o freio.
Eu já quebrei o pau aqui no fórum hoje então estou animado e vou te dar umas dicas.

Nunca mexa no circuito com o cabo da tomada na tomada, se não pode morrer!
Nunca mexa no circuito com o pé descalço no chão pra que?
Pra não morrer!
Por que morrer?
Uma vez que vc energiza os capacitores da fonte, que são de alta voltagem (C4 a, C4b, C4c) eles estão com energia ali armazenada pronta para ser descarregada, por isso falei para vc:
Colocar um resistor de 220K/2W entre o polo positivo e negativo de C4a.
Isso porque quando desligar o ampli esse resistor vai gastar essa energia.
Se de repente vc esta com o braço no chassis onde vai estar aterrado todo o ampli e relar um dedo no polo positivo de um desses capacitores a energia armazenada vai correr do teu dedo para o terra através de seu corpo e provavelmente vai passar pelo seu coração, o que pode ocasionar uma parada cardíaca, ou te jogar uns dois metros para trás no mínimo.
Por isso quando estiver medindo alguma coisa com o ampli ligado coloca a mão no bolso ou senta em cima dela para garantir que a energia não passe de um lado para o outro do corpo através dos braços.
Um macete que usamos é pegar um resistor de 22K/10W e ligar duas pontas jacaré com um fio, uma de cada lado. Quando desligar o ampli e tirar o cabo da tomada vc liga uma ponta no chassis (que é o terra) e a outra no polo positivo do primeiro capacitor da fonte que no caso é o C4a. Espera alguns segundos e pode mexer no ampli sem problemas. Melhor muito seguro do que um pouco arriscado.

Eu só vou continuar porque quero ver esse ampli pronto logo se não fazia vc pesquisar porque aprenderia mais e com mais qualidade.
Seguinte, você vai pegar aquele primeiro esquema que te passei e fazer tudo igualzinho até chegar no transformador T1, dali pra frente você tem dois caminhos a trilhar.
Um deles é o dos filamentos. Nesse caminho você vai pegar aquele enrolamento de 3.2V+3.2V que tem três fios e ligar o do meio(terra) no chassis, raspa o chassis para limpar, passa limpa contato e soca solda lá, a solda tem que ficar bem grudada e espalhar bem, não é fácil de primeira e tem que ficar bom então será seu primeiro desafio.
Vai sobrar dois fios para os filamentos. Um deles você vai levar no soquete da 6BQ5 no pino 4 e o outro fio no pino 5 da mesma válvula. Mas ali é só a primeira parada, um desses fios tem que ir para o pino 9 da válvula de pré(12au7), não importa qual, e o outro tem que ir para os pinos 4 e 5 da 12au7. Sim! Tem que ligar os dois pinos juntos, 4 e 5 da 12au7 juntos! Igual aqui:
layout
Esses dois fios não podem ficar soltos, trança eles e só separa quando chegar no soquete, saindo do soquete trança de novo e só separa quando chegar na outra válvula como nos layouts do site ax84. Mantem eles bem grudados no chassis com cola quente ou naturalmente mesmo para não ficarem tocando em outros fios para não dar ruído.
Tudo isso que falei desse caminho nada mais é do que aquilo que vc circulou em colorido no esquema e pensou que eram os catodos.
Até aqui não tem risco de morte.


Agora temos o outro caminho(mais arriscado), o da alta tensão. Nem tão alta assim nesse caso mas isso é bom já que é o primeiro ampli seu.
Vai ter três fios de alta, o do meio é chamado CT(center tap) que vai ligado no chassis também, de preferência junto com os do filamento; o que não é problema já que os dois saem do mesmo transformador e são soldados no mesmo chassis.
Vai sobrar dois fios novamente. Em cada um você coloca 1 diodo 1n4007 ou UF4007(mais rápido - Ultra Fast).
Diodo tem lado certo para ligar fique atento!!!!!!
Então junte as duas pontas soltas dos diodos num lugar só, e ligue um só fio nelas. Esse fio vai para a chave de stand by.
Pegue outro fio e ligue do outro lado da chave, rsrs, óbvio né!!!
Esse mesmo fio vai para vários lugares de uma vez só:
1 - Um dos lados do primário do transformador de saída(5K).
2 - Pino 9 da 6BQ5.
3 - Polos positivos do capacitor C4a e C4b
4 - R11
Vou te contar a manha do gato agora hein, prestenção: Como eliminamos o R12, os dois capacitores ficariam um do lado do outro para fazer a mesma função e como os dois vão ser de 22µF/450V vc vai liga-los em série, assim terá um de 10µF por 900V, muito mais difícil de dar problemas e mais fácil de montar pois poderá aterrar junto com os outros fios que aterrou até agora direto do pino 9 saca?
Recapitulando:
Vai puxar o fio que sai da chave stand by direto para o pino 9 da 6BQ5, para onde também vai um dos fios do transformador de saída( alias o outro fio deste transformador vai para o pino 7, pertinho, esses não precisa trançar, pode prender com aqueles negocinhos de plástico que não solta nunca mais), então neste pino 9 vc também coloca o polo positivo de C4a, o negativo no positivo de C4b(veja ligação em série de capacitor eletrolítico), e do negativo de C4b direto no terra! Deste pino 9 também sai R11.
A outra ponta de R11 vc liga em (+)C4c apoiado naqueles negocinhos de fazer ptp que parafusa no chassis e o negativo vai no terra normal. Dessa junção de R11 com C4c saem dois resistores de 100K que vão para os pinos 1 e 6 da válvula de pré, para onde saem o resto dos componentes.
Agora só falta o pré
Da uma olhada nos layouts de circuito ponto a ponto para ter uma ideia.
Antes de tudo peque um pedaço de algodão, alcool, uma canetinha de colorir e desenhe no chassi mesmo ou num pedaço de papel umas 50 vezes como vai ficar o ampli pronto para na hora de motar já saber certinho o que vai fazer.
Perdoe os erros de português, estou com preguiça de revisar e já ta na hora de.... zzzzzzzzzz

Bonnerfl
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bonnerfl
· votar


yes sir!!!

valeu pelo passo a passo,rsrs
li o artigo de segurança no handmades pra evitar q eu morra logo no primeiro amp... e dei uma olhada no site legal q vc dise ,o ax84, futuramente ele me sera muito util!
vo passar o fds estudando o esquema (o exaltasamba vai ta na cidade... ou seja, um bom dia para ficar em casa com a familia) e vou ver se segunda encomendo os componetes ,pq se for comprar aki na cidade da uns 10reais so de capacitor e resistor, e com essa grana jah compro um soquete e qnto ao transformador acho q vou mandar enrrolar mesmo lah onde vc indicou

vlw!

EDIT: entendi os capacitores bypass , achei os safadeenhos lah no esquema do champ ai entendi na hora!

macaco veio
Veterano
# jan/11
· votar


tatus
que programa voce usa pra fazer esses desenhos?
e parabens pelo desenho e racioncinio nos esquemas.

tatus
Veterano
# jan/11
· votar


Bonnerfl, manda a ver cara!
Eu tenho alguma coisa aqui em casa e tem 6 eletrônicas na minha rua, se não achar alguma peça ou tentarem enfiar a faca em vc me fala que tento aqui.
Uma coisa que eu esqueci de falar quando disse para copiar a entrada do esquema lá de cima foi que os fusíveis devem ser menores.
Se vc ligar em 127V pode colocar fusível de 0.7A.
Se for rede 220V pode colocar de 0.4A.
Isso é o dobro do que o primário do trafo consome normalmente então acho que dá tranquilo para uma sobre carga.

Blz macaco veio!
Chama-se "Desing Works Professional 4", baixei de graça por aí, se não encontrar me fala que eu te passo.
É a primeira vez que uso um programa desses e gostei muito.
Da para criar componentes e editar os já existentes, parece que ele interage com outros programas também.

macaco veio
Veterano
# jan/11
· votar


Consegui baixar a versão 5 e to experimentando, é legalzinho mas os componentes são grandes pra cacete (fica grande na impressão), to tentando redezenha-los menores mas a resolução das linhas não ajuda muito na hora de redimensionar pra salvar na Library que criei. De qualquer forma valeu, eu não tinha nenhum, alias tenho um que não uso a muito tempo (a uns 6 anos), ExpressPCboard que é otimo pra desenhar os traçados de placas mas pessimo pra desenhar esquemas. Deve ate ter alguma versão nova dele, pra trilhas foi o melhor que experimentei na época.

tatus
Veterano
# jan/11
· votar


Mas é versão completa ou demo?
Nesse aqui tem componentes grandes e pequenos e várias libraries diferentes. Apesar da facilidade no uso eu apanhei mesmo para redimensionar a folha de projetos e outras coisinhas.

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar


opa, tava desenhando o circuito no papel aki e percebi q ele so tem os cotroles de tone e volume.
como faria pra substituir o tone(ou ele seria o controle de gain?) e colocar o treble , mid e bass???
vlw!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Procurando um esquema de amp valvulado