Problema Peavey Valveking VK-100: hummm-POP e silêncio

Autor Mensagem
rgmanica
Veterano
# out/10 · Editado por: rgmanica


Nossa, durou pouco.

Comprei não faz 2 meses, não tem 10h de uso e já deu problema.

Ontem, liguei ele e deixei em standby por uns 20 minutos. Então pluguei a guitarra e mudei a chave do ampli de standby pra on. O alto-falante fez um zumbido hummm baixo e quando o relé fez clic, liberando de vez o power, saiu um POF bem forte no falante e o amp desligou.
O fusível se foi. Até aí Ok. Ele está lá pra isso. Então fui ver o podia ter acontecido. Chequei tensão da rede, 120 certo. impedância do falante 8ohms DC e amp setado pra 8ohms. Cabo do falante OK.
Não achei mais nada de anormal. Troquei o fusível, mas só tinha um de 2A. Religuei todos os cabos, mas agora baixei todos os controles pra 0. Liguei o amp. Todas as válvulas acenderam. Alguns minutos depois, mudei o stand by pra on e novamente, uhmmm e pof.

Então fui olhar as válvulas do power mais de perto. Tirei a grade e notei que uma delas estava sem o espelhado de magnésio. Será que foi só isso? Será que foi ela que causou os estouros? Lembro que o amp estava com a chave texture bem no meio. A válvula afetada foi a da esquerda, vendo o amp de trás. De noite tiro uma foto e posto.

Caras. Esse é meu primeiro valvulado digamos "de boutique". Fiz uns handmades, mais a título de curiosidade do que de qualidade, mas é muito mais fácil montar um, do que descobrir defeitos sem abir o chasis.

Ele tá na garantia ainda, mas daí a mandar pra garantia e ter o amp fuçado por essas assistências que não sabem nada, prefiro eu mesmo mexer, ou algum guru do fórum! Suspeito mesmo que tenha sido essa válvula do power que tenha dado problema, então como elas não são grandes coisas (RUBY) e já tinha planos de trocá-las, nem mando pra garantia e troco as válvulas eu mesmo.

Dicas, sugestões, condolências?

Rômulo
Passo Fundo - RS

Magrinho123
Veterano
# out/10
· votar


quase certeza de que foi por causa da valvula. mas se nao foi ela, foi algum mau funcionamento no circuito que fez isso à ela. na dúvida, eu acho que vira levá-lo no handmaker como pedrone ou qualquer ourtto q manje.

kosmiktubes
Veterano
# out/10 · Editado por: kosmiktubes
· votar


rgmanica
Vc que já mexeu em handmades, e sabe o que está fazendo, abre o amp e examina visualmente e veja se sem algo que chama a atenção, algum componente queimado, cheiro, etc.

Pode tentar ligar novamente sem as valvulas e ir colocando primeiro as de pré e depois as de saida pra ver se alguma delas é responsável.

Editado : PS. Ligando e desligando a cada válvula que colocar, é claro.

leticia123
Veterano
# out/10 · Editado por: leticia123
· votar


Cara esse mês ja vi varios tópicos dizendo que deu problema no Peavey VK, agora to com medo de comprar o meu
=/

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


zefonseca, seguinte:

Ele tá na garantia. Então vou evitar abrir. Cara, esses dias postei exatamente que estava esperando a garantia acabar pra começar a mexer nele... Mas meu medo é que não tenha só sido essa válvula ventilada o problema.

Como suspeitei de uma válvula do power pensei em retirar outra do outro lado do PP pra testar. Pelo circuito do AMP, A válvula suspeita é a V4, mas daí reparei que os filamentos estão em série. Nada feito.
Só que queria matar essa cobra sem ter que enviar o AMP pra garantia, que não é garantia de nada.

Magrinho123
Cara. O pedrone está muito longe! Massss ainda prefiro mandar pra um guru do que pra garantia...

leticia123
Também tenho reparado isso! Dei uma pesquisadinha leve e apareceram diversos defeitos nos Valvekings. Cabrero...

Michel_Wylde
Veterano
# out/10
· votar


leticia123
rgmanica
Entao.. eu tava pensando em trocar meu meteoro cristalino que tenho a 3 ~ 4 anos e nunca deu pau, por um desses... agora to com um pé atraz tb... fora que na semana passada eu fui a um show e o valveking do cara deu pau nas primeiras músicas... foi aquele sufoco... mas deu certo...

Mateusguitar19
Veterano
# out/10
· votar


leticia123
Cara esse mês ja vi varios tópicos dizendo que deu problema no Peavey VK, agora to com medo de comprar o meu
=/

(2)

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica
Interessante esse esquema do VK 100, eu não conhecia e realmente tem 5 válvulas em série, não dá pra testar com 100% de certeza. As vezes a válvula está em curto mesmo sem calefação, e aí poderia testar retirando 2 ou 4 do mesmo jeito e verificar se ainda queima o fusivel.

Mas como você falou, é melhor não mexer e levar na garantia.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


Qual foi o fusível que queimou? O de 1, 1.5 ou 3A ?

rgmanica
Veterano
# out/10 · Editado por: rgmanica
· votar


Foi o F203, de entrada de energia. Só que o valor dele e no chassis está como 5A...

EDIT:::

Não foi o f203, foi o F204 - 5A. O único com acesso externo

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


É, nesse caso não tem nada que possa fazer do lado externo do amp, tirando o que te sugerí de tirar as valvulas de potencia e testar se queima o fusivel.

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


Cheguei em casa a pouco, vou resolver uns trecos e fazer esse teste. To esperando carregar a bateria da cêmera pra tirar uma foto da válvula que acho que ventilou. Olhando pra ela, tem pouquissimo brilho do magnésio, mas também não ficou esbranquiçado como costumam ficar as válvulas quando ventilam e entra o oxigênio. Aparentemente, não da pra notar que ela tenha trincado. Se bem que isso acontece na base também, nos pinos...

Espero fortemente que tenha sido só isso! Que pena que estou isolado aqui no RS e não tem muito valvulista pra dar uma olhada. Vou falar com um amigo e ver se ele me arruma uma 6l6 solteira pra trocar e testar.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Se tivesse entrado oxigenio o filamento ja era, não acende mais. Mas pode ser muita coisa, queimou logo o fusível principal, e pelo jeito não queimou os outros porque você testou de novo e deu de novo o pop, certo? Se tivessem queimado os outros não tinha o segundo pop....

Eu infelizmente não conheco esse amp, só poderia chutar. Se mandar mais informacão, poderia tentar ajudar mais.

rgmanica
Veterano
# out/10 · Editado por: rgmanica
· votar


Oi,

Os filamentos estão fucionando. Não achei o cabo da máquin, então foi foto de celular, mas tá bem visível. Olha só como a válvula tá sem o espelhado do magnésio.

http://img340.imageshack.us/i/maq217.jpg/
http://img407.imageshack.us/i/maq218.jpg/
http://img35.imageshack.us/i/maq219.jpg/

Tem só uma manchinha no meio, mas beemmm transparente. Coloquei uma revista embaixo pra ficar bem visível a falta do espelhado. Vou tirar todas as válvulas do power e a do spliter pra ver o que dá.

Fiz uma continha:
Frete RS - SP: entre 60 e 120 conto.

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


PS... tá aberto. Aparentemente, nada de errado, nenhum componente preto, escuro, estufado, nada...

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Não esquenta com a falta do espelhado, se tivesse infiltrado teria pó dentro da válvula.

Queimou um fusível de 5 amperes, foi corrente pacas, você vai achar um sinal bem óbvio de problema em algum lugar, não será sutil como esse detalhe da válvula.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Diz aí como estão os fusíveis de 1, 1.5 e 3 A?

rgmanica
Veterano
# out/10 · Editado por: rgmanica
· votar


Cara, o amp tá aberto, os fusíveis estão todos em curto e ok e os diodos perto dos fusíveis estão com junções. Estou esperando um fusível chegar pra tocar fogo novamente. Tirei todas as válvulas do power e vou ver o que acontece. A única parte que não consigo ver, sem tirar lacres, é a parte dos componentes da área do power.

Um chute das resistências DC do trafo de saída?

Ps.: Só consegui fusível de 1A... hehe, também, essas horas!

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Nesta foto as cores dos fios batem com o seu?

http://www.uraltone.com/blog/wp-content/uploads/2009/10/peavey_valveki ng_vk100_2.jpg

Tem algum cheiro de queimado nos furos das calotas dos trafos?

rgmanica
Veterano
# out/10 · Editado por: rgmanica
· votar


certo, mesmas cores.
Não tem cheiro. Só cheiro de verniz. Cara. Como que o trafo iria queimar? Sempre casado, volume nunca passou de de 50%, tem menos de 10h de funcionamento total! Mééé

O fusível não chegou ainda...

kosmiktubes
Veterano
# out/10 · Editado por: kosmiktubes
· votar


> Como que o trafo iria queimar?

A válvula centelhando, dá flyback no trafo. O pop que você ouviu pode ser isso. Enfim, estou chutando aqui às cegas a 2000 km de você.

Se quiser testar sem fusível, liga uma lâmpada de 100 a 150 W em série com o amp. Tem bocal de lampada e fio aí pra fazer uma gambiarra? Se colocar a lâmpada em série, pode ligar direto o fusível sem perigo.

Editado: Sem perigo, virgula, tou vendo que você sabe o que está fazendo e suponho que se a lampada acender você dá baixa na chave né....

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


hehehe

Quase formado em eng elétrica e sou projetista em empresa de embarcados pra agricultura.

Lampada série hehehe, estou me chingando até agora por ter esquecido de comprar o bocal!

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Pô que bacana! Dava pra ver que vc saca legal. Se eu fosse você nem tinha pensado duas vezes antes de detonar a garantia do amp! Eu não falei do limitador de corrente antes porque não pensei que vc fosse chegar as vias de fato.

E aí, como conseguiu um tele-fusível às 1 AM?

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


Cara... Audio é minha paixão, pena que isso não é (oficialmente) uma matéria na faculdade. Enquanto deu tempo (uns 2 anos) participei de um grupo de audio que chegou a montar um HT 5.1 usando falantes hinor e selenium que recebemos especialmente pra isso. Mas valvulados é a parte mágica da coisa! Esses tempos quase larguei tudo pra ir trabalhar com um handmader. ainda faço isso hehehe!

Voltando, coloquei o fusível, que era de 3A e os filamentos das válvulas V1 e V2 também não acenderam. Só acendem com todas as válvulas nos soquetes. O esquema não mostrou isso. Então nem bati o standby pra on simplesmente pra queimar mais um fusível.

A rapaiz. Eu tenho uma insônia braba! de madrugada eu funciono 100%. Tava no msn e um amigo disse que tinha e quando foi pra casa deixou 1 hehehe só UM fusível de 3A.

Mas to olhando esse esquema e não vejo nada que me confirme que os filamentos estão em série...

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Esse esquema da Peavey é chato mesmo de ler. Se olhar bem vai ver que estão em série mesmo. Veja que ele tira um tap de 6 V entre a V3 e V5, esse 6V vai pra V1 e V2.

Se tirar qualquer válvula já não dá certo. Eu não tinha enxergado isso. Peavey é sempre uma caixinha de surpresas.

O standby desse amp não corta a alimentacão das placas das 6L6 nem corta a tensão de BIAS. Dá uma medida nelas e me diz o que vê mesmo com o standby desligado?

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


Caramba. Os 6V do filamento de V1 e V2 é derivado do filamento das válvulas do power...
Saca só. Do trafo, tem a derivação que é retificada e retirada do ponto HTR da fonte. Esse ponto é colocado no conector P311 do "Power Amp Breakway" que vai para os filamentos em série de v4-v5-v6-v7 e direto rpo pino 9 de v3, que via o conector p311 volta pra o pino 9 de V1 e V2... cansei... Pior que não consegui descobrir nada que reolva... Vou partir pra lampada de 20W!

Sugestões de pontos a medir? por hora só medi as tensões do trafo de power. 346 VAC, 26 VAC e 76 VAC, em standby, claro.

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


1 minuto hehehehe

E já tinha anotado esses valores:
Plate de 480VDC em cima de C202
Bias de -48VDC em cima de R205
novamente em standby

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


Acho que postamos mais ou menos ao mesmo tempo.

Veja aí, o standby não corta a alta tensão das placas, nem o BIAS, seria importante medir essas tensões em todos os soquetes.

Se ligar o standby sem válvulas queimar o fusível você terá isolado o problema ao setor das screen, B+ e B++ - pelo menos elimina a parte mais delicada que é vinculada ao trafo de saída - ele está alimentado neste momento.

A lâmpada de 20 Watts(0.160 Amps a 120 VAC) pode não suportar. Perceba que foram 600 Watts instantâneos para torrar esse fusível(5A @ 120 VAC) - foi uma boa porrada.... Eu usaria uma lâmpada de 100 a 150 Watts, meu testador aqui é de 200 pra aguentar os Tremendões da vida.

Aqui também deu por hoje. Valeu, boa sorte aí! Não deixe de nos atualizar da situacão.

kosmiktubes
Veterano
# out/10 · Editado por: kosmiktubes
· votar


rgmanica

Postamos ao mesmo tempo de novo.

Veja bem, já facilitou aí. Você ligou com válvulas e sem standby aquela hora, certo? Não deu problema.

Então eliminou todo esse trajeto da calefacão, BIAS e HT das placas.

Sobrou quem? Screens das 6L6, B+ e B++ das válvulas de pré. Mamão com acucar pra você amanhã ;).

Editado: havia dito que eliminou as screens, não eliminou, erro meu.

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


peraí, misturou um pouco... Medi essas tensões sem v3 e as válvulas do power. Vou colocar todas novamente e medir isso em standby

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema Peavey Valveking VK-100: hummm-POP e silêncio