Problema Peavey Valveking VK-100: hummm-POP e silêncio

Autor Mensagem
rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


Como era de se esperar, mudou pouco. -47 de bias em cima fonte e 473 de plate em cima do capacitor da fonte. vou medir em cada válvulas pra ver.

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


Liguei todosa as válvulas e em cima delas, plate e bias estão iguais em todas e iguais a fonte. depois de uns 5 minutos de aquecimento. Novamente, só medi em stand by.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Não tem muito mais o que testar aí. Sem carga o estagio de saída está OK. E o problema só pode estar entre P204 e P207. Mas aqueles fusíveis internos estavam inteiros, isso é curioso.

Eu testaria primeiro estas possibilidades:

1) Ver se esse fusível principal veio batizado de fabrica e não tem nada errado no amp ou

2) se essas válvulas de saída estão centelhando e não deu tempo de queimar o fusível interno.

Troca por um "fusível rápido"(fast-blo) de 5 Amps e testa com a lâmpada em série essas tensões em P204,205 e 207 e vigia visualmente as válvulas de saída para algum sinal de centelhamento. Convém também tirar a blindagem das válvulas de pré para dar uma olhada se alí está tudo normal tb.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

PS. Com chave standby fechada, é claro. Taca fogo com a lâmpada em série.

PS 2. Resolvi olhar suas fotos de novo. Essas suas Ruby estavam com cara de serem Chinesas. Então pesquisei o que diabos seria 6L6GCMSTR. São Shuguang... Custam U$ 2 cada na China, a Ruby compra toneladas e revende a U$ 30 so porque colou um adesivo no traseiro dela. Um bom negócio.

Vou te contar um conto de fadas sobre essas válvulas. Era uma vez uma válvula Shuguang com 10 horas de uso, ela comecou a centelhar e o músico viveu puto da vida para sempre.

rgmanica
Veterano
# out/10 · Editado por: rgmanica
· votar


zefonseca,

Olha a visão que estou tendo toda a manhã!
http://img80.imageshack.us/img80/1332/maq222.jpg

Aquela válvula sem o espelhado está muito estranha.

Hoje de noite, vou testar o seguinte. remover todas as válvulas e medir as tensões ente P204 e P207.

Sobre a possibilidade 1: Suspeito que não. Só suspeito. Acho que o fusível estava bom. Na segunda vez, o amp fez mais de um pop antes de estourar. O "ritual" do amp é o seguinte. No momento que tu chaveia o standby pra on, ele fica um segundo em silêncio, aí vem um clique dum relé e o power entra mesmo. Então nesses casos do problema, nesse segundo antes do relé entrar ele fez um zumbido baixo de hhhuuuuuummmmm e quando o relé clicou, ele fez uns 3-4 pops sendo o último mais forte e queimando o fusível, mais ou menos tipo "tec tec teeec POP".

Cara. Vou ter que mandar vir de fora, pois aqui na cidade não tem nenhum fusível de ação rápida...

Quanto ao PS da segunda mensagem, eu testando as válvulas ligadas é com o standby em ON, mesmo com a lâmpada série, não corro o risco de estragar o AMP? Meu medo é com os transformadores. Outra. Será que dá tempo de tirar do stand by e medir? Pura bucha. Comé que eu vou observar atentamente a procura de centelhamento em 7 válvulas em menos de um segundo de vida do fuse?

Vou fazer um teste inverso, tirar as válvulas do pré e ver o que da. Será que a corrente que passa pelos filamentos em série de V4-V5-V6-V7 será rejudicada pela redução das três V1-V2-V3 que estão em paralelo no final da série pra apenas uma (V3)?

Sobre esses lixos da RUBY, eu estou muiitttooo desconfiado delas. As válvulas do pré são JJ.

Quer saber, que se dane o almoço! Vou medir as tensões de P204 a P207 agora mesmo! Ah, sem as válvulas por enquanto. Vou tirar todas e bater o stand by pra on. Assim não estrago nenhuma válvula por estar sem filamento aceso. Deixo pra medir com o standby em on e válvulas assim que tiver com a lâmpada em série. Como os fusíveis vão demorar uns dias pra chegar, será que a combinação de fusível de 5A + lâmpada série pode ser perigosa? Abaixo o fusível pra 4?

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


Medido. Com todas as válvulas fora e o stand by em ON, como era de se esperar, todas as tensões ficaram em 469-470, ou seja, a mesma. Espero que com a carga das válvulas essa tensão abaixe, pois C205 e C206 são para 450V. Não, mas é certo que essas tensões tem que ser bem mais baixas. Isso foi devido a falta de carga mesmo.

Andras
Veterano
# out/10
· votar


Um dia eu pensei em montar um ampl., mas depois de toda essa conversa tecnica que não entendi nada... eh, acho que não!

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Acho que seu problema vai ser comprar um quarteto novo de 6L6, mas como te disse é apenas um chute porque não vi o amp. Tem um pessoal vendendo válvulas no RS mas vai ser caro assim lá longe.

Então vamos aos detalhes, respondendo as perguntas:

Com a lâmpada em série você limita muito a corrente, em especial se usar uma lâmpada pequena o perigo é quase zero. Mas 100% de certeza nunca é, então use bom senso aí pra avaliar. Comece com uma de 60W e se ela não permitir o amp ligar, passe pra 100 e 150 em seguida.

Você tem algumas possibilidades agora, vamos resumir pra organizar:

1) Se ligar o standby sem valvula nenhuma no amp, vai saber se os capacitores estão ok. Mata mais uma possibilidade. Se o fusivel cair é porque um dos caps após o screen ali está em curto - são 3 caps salvo engano. Este seria meu primeiro teste e não tem perigo algum pro trafo de saída.

2) Tendo feito o teste 1, se não detonar o fusível, então todos os caps estão bons e o problema está nas válvulas. Aqui acho que já fica bem obvio que tem algo errado nas válvulas de saída. Devemos comecar pelo screen.

2.1) Teste a frio: Medir a resistência do pino 4 para todos os outros pinos das 6L6. Tem que dar tudo aberto. Se tiver algum contato com resistência que seja ou fechado, achou seu problema e tem que comprar um quarteto novo.

2.2) Teste quente: Se no teste 2.1 todos os pinos derem abertos, as valvulas não estão em curto a frio, pode ser centelhamento mesmo. É colocar a salvaguarda da lampada, fusível de 5A mesmo e dar na chave com tudo no lugar. Vai ver rapidinho a origem dos pops: centelhas dentro da 6L6.

Você perguntou sobre prestar atencão nas válvulas...não precisa, quando ela centelhar ela vai chamar sua atencão na hora hehehe.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


Sobre o perigo ao trafo de saída: ele sempre existe quando a válvula está centelhando.

Nesse caso o correto é ter um testador de válvulas. Existem técnicas dentro do amp, mas nesse caso eu não recomendaria, acho que com os testes acima você vai isolar se é válvula mesmo, aí é comprar um jogo novo.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Cara esse negócio de tensão acima do cap ferra tudo. A Peavey faz isso e é uma c@g@da imensa, economizam U$ 20 por amplificador.

Veja o teste que te falei acima dos caps, é bem capaz desses caps já terem comecado a vazar.... Jogar 470 no cap de 450 é problema na certa.

Talvez seja esse um dos motivos de tanto Valveking dando pane.

ogner
Veterano
# out/10
· votar


zefonseca
rgmanica

Comprei umas Mullads desse vendedor do Ebay, chegaram sem problemas, 25 dias.
http://stores.ebay.com/BNB-TUBES-INC

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


ogner

Legal a dica, valeu.

rgmanica
Veterano
# out/10 · Editado por: rgmanica
· votar


Valeu da dica Ogner, só que ele tá sem estoque dessas mullards, sobrou tung sol, jj, GT. hehe gostei do preço das JJ. Frete por express (4-7 dias) é 32 doleta. Vale a pena! Pelo Brasil, só achei por 400 conto o quarteto de JJ!

zefonseca,

Cara. Sabe aquela minha desconfiança do espelhado pequeno? Que era só uma mancha? Lembra dela? Terça, ela tava assim::
http://img35.imageshack.us/img35/8553/maq219.jpg

To numa corrida, nem mexi mais, mas aí hoje fui dar uma olhada e a válvula que eu suspeitava ter ventilado, zerou o epselhado de vez! Olha só:
http://img263.imageshack.us/img263/4999/maq224.jpg

Não sobrou nada...
Foi ela!

rgmanica
Veterano
# out/10 · Editado por: rgmanica
· votar


hummmm

achei uma foto de logo que peguei o AMP. Veja. A primeira válvula da direita é essa da foto do post anterior sem o espelhado.

Da pra notar que no dia que a foto foi tirada, dia 20/09, ela está com o espelhado bem grande, mas mesmo assim menor que o das outras!!

http://img580.imageshack.us/img580/6643/vk100.jpg

rgmanica
Veterano
# out/10 · Editado por: rgmanica
· votar


Favor EXCLUIR essa mensagem!

Ramsay
Veterano
# out/10 · Editado por: Ramsay
· votar


rgmanica

Cara, tenta por o bias em -51V (que é a voltagem típica da 6L6 em push-pull).
Eu tenho um papel no qual anotei medições que fiz do bias com 4xEL34 e 4x6L6, mas não consigo achar o raio do papel!!
Se isso não funcionar é sinal mesmo que uma das válvulas de saída foi pro saco e basta uma estar defeituosa que queima o fusível mesmo!!

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


Olá Ramsay. O Bias fixo, mas isso não impede que mude-o, mas essa diferença do bias não ia fazer tanto estrago.

Viu as fotos últimas 3 fotos? Já mandei vir um quarteto novo!

Ramsay
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

O fato é que como o Peavey Valve King é o amp valvulado de entrada da Peavey e eles botam válvulas bem vagabundas mesmo!!
Mas, não é só a Peavey!!
Tem diversos fabricantes que fazem a mesma coisa!!

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Você jogou tensão nele com e sem válvulas? Qual o resultado?

Aquela 6L6 está suspeita, mas como te falei, se fosse oxigenio o filamento teria sido consumido rapidamente e isso não queima fusível. Você testou os pinos para ver se estava em curto?

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


sem as válvulas eu medi. Tá lá em cima
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/244840/p1#7099528

Ainda não tive tempo pra parar e por uma lãmpada em série pra atualizar a situação. Vai ficar pra amanhã. Pensei também em retirar a válvula suspeita e outra do outro lado do push-pull e como os filamentos são em série, colocar um resistor.

Amanhã!

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

OK. Qualquer coisa estamos aí. Abs.

carlos adolphs
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica
Buenas, vivente!Vamos lá:Com as válvulas do power fora, meça a resistencia direta e inversa entre os pinos 3 e 8 do soquete das 6l6, para medir os diodos D108 e D109, que são supressores de surto e cuja tarefa(uma delas) é entrar em curto e queimar o fusível, quando na presença de picos de alta voltagem.Como o fuse do +b é de 1,5A, provávelmente, não protegeu os 1N4007, que são para 1A, sendo que esses podem também estar em curto(os da fonte +B).O fato do pop aponta para os diodos antes descritos, mas se tua fonte está com voltagens normais, os 1N4007 devem estar bons.Porém verifica-os também pois podem ter sobreaquecido e estarem com fuga.
Um abraço!

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


Valeu pelas dicas Carlos. Estou colocando o AMP na bancada outra vez e vou começar a fuçar novamente. Já terei essas informações!

rgmanica
Veterano
# out/10 · Editado por: rgmanica
· votar


Esqueci o multimetro analógico no serviço... então foi de digital, que não da muito certo pra medir resistências em diodos, mas tem o teste de diodo. Todos os diodos da fonte (D201-D202-D210-D211, D206-D207-D208-D209 e D203 mostram valores compatíveis (em torno de 550). D108-D109, creio que pelas características deles deram um valor mais alto, em torno de 990. Mas nenhum está em curto ou aberto. Sem o multimetro analógico, não posso afirmar que esteja com fuga, mas pela tentativa de medição com o multimetro digital, não achei grandes alterações polarizando diretamente e inversamente.

EDIT: um outro motivo pra achar que não estão com fuga (os diodos da fonte pelo menos) é que os capacitores estão ficando um bom tempo carregados! hehehehe

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


Funcionou.

Malditas válvulas RUBY.

Tirei aquela válvula do power que eu suspeitei desde o inicio do problema e tirei outra do par do outro lado do push-pull e pra manter a corrente, visto que os filamentos são em série, fiz um arranjo de resistores. Assim, as válvulas restantes do circuito funcionariam.

Liguei o amp com a lâmpada série e lá estava o som. Removi a lâmpada e também funcionou!

Agradeço o zefonseca, o carlos adolphs e o Ramsay pelas dicas e o ogner pela indicação da BNB tubes que tem preços ótimos!

Agora é só esperar chegar o quarteto novo de 6L6 e substituir pra ver!

ABRAÇOS!

Ps.: assim que chegarem as válvulas, começo com algumas modificações e principalmente tentar remover um pouco o huummm que sobra demais no canal lead e no reverb. Voltaremos!

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


carlos adolphs

Tmbém desconfiei dos 108 e 109, mas não podiam ser eles porque sem válvulas ele funcionava ok.

rgmanica

Maneiro ter conseguido, que faça bons sons aí! Essas válvulas chinesas tem esse problema, costumam arquear com poucas horas de vida.

Abs.

Andras
Veterano
# out/10
· votar


zefonseca
rgmanica

Foi bom ter lido todo esse topico. Um dia comprarei um Peavey (6505), e agora a primeira coisa que farei sera trocar as valvulas se forem da mesma marca (ou de outra "suspeita")!

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


hehe

Já recebi dois e-mails de pessoas com os mesmos sintomas nesse Valveking. Uma me confirmou que as válvulas eram RUBY e a outra acha que é! hehehehe.

Andras,

Acho que no 6505 não ocorra esse tipo de problema. Até pelo preço, dever ter todas as válvulas de qualidade. MAS SE TIVER RUBY, FAZ UM BELO ABAJUR COM ELAS!

nota: A unidade de reverb do VK 100 é Ruby também! Faz um bom reverb, mas com um pouco de ruído de rede misturado quando o reverb está no nível alto.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


rgmanica

Um dos piores erros que engenheiros cometem nesses amps é aquele dos capacitores abaixo da tensão máxima do amp.

Um amp que desliga todas as válvulas se apenas uma pifar, e que desligando as válvulas joga todas as tensões acima da máxima dos capacitores chega a ser "erro criminoso" de engenharia. Com certeza vai ter muito problema com valveking já por esse motivo, sem falar nessas válvulas chinesas.

rgmanica
Veterano
# out/10
· votar


Cara... Isso é tudo pra baixar custos... Eu trabalho em uma indústria, pequena é claro, não se compara a uma Peavey Inc., mas sei que tem esse tipo de coisa. Te digo que o engenheiro até defende a posição, mas o financeiro, manda cortar tudo. Os caras falam o seguinte: Em condições normais de uso, esse componente aguenta? As coisas são feitas pra trabalharem em uma faixa estritamente normal. Nada superdimensionado. fator de segurança = 1... é uma ca*ada? É, mas fazer o que? Não fazer?

Nada como as coisas de antigamente. Tanto é que tem coisas de antigamente que estão aí até hoje! Eram feitas pra durar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema Peavey Valveking VK-100: hummm-POP e silêncio