Fiz as modificações da Billm Audio no Blues Junior o/ - fotos e descrição

Autor Mensagem
PedroBrum
Veterano
# mar/13 · Editado por: PedroBrum
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MauricioBahia

Tive um problema com os trafos do meu Blues Jr. e os substituí pelos Allen sugeridos pelo Billm, de quebra encomendei o cream board basic kit também.

Depois de tudo instalado, eu notei sim uma melhora, mas existe um hum frequente que incomoda e não é o normal dos BJR's.

Você teve algum problema com hum?

Qualquer sugestão será bem vinda.

PedroBrum
Veterano
# mar/13
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zefonseca
Direciono minha última mensagem à você também, alguma sugestão?

MauricioBahia
Moderador
# mar/13 · Editado por: MauricioBahia
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PedroBrum: Você teve algum problema com hum?

Não tive problema algum.

Boa sorte.

ps. tenta passar um pro recado zefonseca ou Carlos Adolphs: http://forum.cifraclub.com.br/membro_56698.html#recados

AndersenVieira
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: AndersenVieira
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MauricioBahia
Eu posso fazer o ajuste de Bias apenas com o Kit Básico ou preciso mudar o trafo ?

Vi uma página no site do BillM e fiquei na dúvida

O unico vídeo que tem lá pra exemplificar é o Ajuste com o TO20 pra 3.4 V.
Então caso eu compre apenas o kit basico, eu vou encontrar o Blues Jr com uma voltagem maior e preciso voltar pra 2.6 V ?

Segue o link - http://billmaudio.com/wp/?page_id=1155

MauricioBahia
Moderador
# jun/15
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AndersenVieira

Cara, nem lembro mais destes detalhes. Vou dar uma pesquisada!

Abs

AndersenVieira
Membro Novato
# jun/15
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MauricioBahia
Eu consegui sanar as dúvidas via e-mail.
Só estou achando demorado. Tem cerca de 10 dias q comprei o kit e ele me disse que quando estivesse tudo pronto p ser enviado ele me avisaria e passaria o rastreador. E nada ainda. O teu demorou mt pra ser enviado ?

MauricioBahia
Moderador
# jun/15 · Editado por: MauricioBahia
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AndersenVieira

Geralmente demora por causa do serviço de entrega padrão daqui (Correios). Atualmente, pode levar de 30 a 90 dias. Relax...

Mas o envio de lá, salvo algum problema com o Bill, é rápido. Manda email pra ele. Boa sorte!

Abs

betho
Membro Novato
# jan/16
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estou procurando um profissional para fazer a modificaçao no meu blues junior se , alguem conhece

Vzart
Membro Novato
# abr/16
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Eu também fiz várias modificações, baseadas nessas do Bill Machrone em meu fender blues jr III. Fiz todas por conta (já que tenho prática em soldagem), e a principal fonte de informação foi o site dele. Comprei todos os componentes no Brasil, a maioria na loja online Multcomercial, que fica em SP. Não troquei o transformador de saída e usei alguns capacitores Orange Drop 715P (puxam um pouco pra aplicações hi-fi) e outros da Mallory (em vez de somente os orange drop 725P de que o Bill vende nos kits).

Fiz incremento da filtragem da fonte, alteração no tone stack, bias ajustável, aumento da capacitância dos capacitores de acoplamento, presence control, cathode follower, aux jack, line out jack, e ainda adicionei um "sparkle control" ajustável em 3 posições. Me custou uns 150-200 reais e umas 10h de trabalho, mas muito mais de estudo.

O amplificador teve uma melhora realmente significativa. Passou a soar mais alto, com um som mais aberto que o original. Está mais equilibrado (antes os graves não eram muito presentes e os agudos meio atordoantes em altos volumes principalmente com single coils). O acréscimo de qualidade me surpreendeu bastante.

Outras modificações que ainda penso em fazer é o aumento da tensão nas válvulas no pré-amp para aumentar o headroom com a substituição de alguns resistores (ainda tenho que pesquisar um pouco mais sobre os efeitos colaterais, pois tornará o som ainda um pouco mais "bright") e a troca do transformador de saída pelo TO20 (David Allen) ou o SM18 da Smithers (esse é nacional), que melhoram o desempenho principalmente nos graves em altos volumes.

MauricioBahia
Moderador
# abr/16
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Vzart


Show de bola!!!!

o/*

rogerio_prazeres
Veterano
# mai/16
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Olá Galera!

MaurícioBahia, vc é de Salvador também?

Comprei um Blues Junior usado, versão USA (placa verde). Todo original ainda e muito conservado.

O lance é que não gostei do som dele. Eu tenho dois Frontman, um 15R e um 25R. Gosto muito dos dois para som limpo.

O pequeno (15R) tem um som limpo lindo, exatamente o que eu gosto. O 25R já tem os graves um pouco melhores, mas mantém basicamente o mesmo timbre do 15R que eu tanto gosto.

Quando experimentei o Blues Junior não gostei do som. Muito grave, muito médio grave, pouco brilho.. o som meio morto no geral... diferente dos meus frontmans que tanto gosto.

Ele começa a ficar do jeito que eu gosto se ligar o FAT, tirar bastante médios e aumentar o agudo quase inteiro, mas ainda sinto um excesso de médios, um som meio anasalado (difícil explicar som escrevendo).

Pra tirar a prova, liguei o falante do BJ na saída externa do pequeno 15R. Caramba! Aí sim ficou muito bom. Graves bonitos, som estalado, um autêntico fender.

Mas já com o circuito do BJ mesmo.... Não sai legal, não tô reconhecendo o timbre fender nele. Ou seja, a onda é no circuito, não no falante.

Aí as perguntas são as seguinte:

1- O som dele é assim mesmo? Tão ais grave e diferente dos frontman?
2- Essas MODs no tone Stack, Bright, twin etc trazem o som mais pra próximo dos outros fenders?

Quero apenas trazê-lo pro timbre que gosto, não quero colocar muitos botões extras etc.

Ah sim.. Sou engenheiro eletricista (eletrônica). Podemos trocar informações sobre essas MODs aí.

Eu entendi o propósito de todas elas, só não sei bem o resultado esperado no som. Se quiserem ajuda pra entender é só perguntar.

Abraços a todos.

Vzart
Membro Novato
# jul/16
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Fala rogério, blz?

Teu blues jr deve ser dos antigos. Não conheço o som dele, mas em comparação com os novos, dizem que é muito mais "dark".

Respondendo às perguntas:
1- Se seu amp está funcionando normalmente eu apostaria que o excesso que se referes não seja de grave, pq grave definitivamente é o que vejo que é o que mais falta no blues jr (sem modificações). Por faltar grave em relação aos médios-graves, talvez por isso gostes do som com fat ligado e médios no mínimo.

2 - Blues jr tem é som de blues jr, mesmo com as modificações acho que dificilmente vai parecer um amplificador fender dos clássicos (mas não enquadraria um frontman nesse grupo).

O meu é um blues jr III, e achava ele antes das modificações com pouco grave e muito agudo, meio estridente demais (bem longe de "dark" como o seu). Depois das mods deu uma boa equilibrada, mas mesmo assim, costumo usar os agudos perto do 4 ou 5, graves entre 6-8, e médios entre 8-11.

Mas se vc prefere o timbre mais "scooped", com poucos médios, quanto às modificações, a mais simples que vc pode fazer é jumpear duas pernas do potenciometro dos médios (olha lá na página do Billmaudio como se faz). Isso te dá mais controle dos médios. Além disso, poderias remover o capacitor C9 (não sei qual a numeração do componente na placa verde, a minha placa é a creme), pois manteria os "superagudos" (ou mais "sparkle") no circuito, como é nos blues jr recentes. No meu blues jr eu substituí esse capacitor por uma chave que alterna diferentes capacitores, instalado em cima do amp do lado dos knobs, assim posso alternar entre diferentes valores de filtros passa-baixa nessa etapa, que dá um efeito sutil no brilho do amp. Se quiseres saber mais sobre os detalhes dessa e de outras modificações, podemos falar mais sobre isso.

Ou, talvez o que lhe falte sejam simplesmente válvulas novas... Já tentou botar teu amp do lado de outros fbjr pra comparar? Esse amp detona as válvulas de potência bem rápido, as válvulas ainda são as originais?

Brasóleo
Membro Novato
# dez/16
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Há algum tempo que eu estava querendo fazer as modificações do Bill em meu BJIII, mas as vendas pelo site dele estavam suspensas desde que o câncer dele estava avançando.
No último dia 30 de outubro ele veio a falecer.
Apesar da intenção da família, ainda não se sabe se alguém vai dar continuidade ao trabalho.

marfu
Membro
# dez/16
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Srs.
Esta série de amps Fender e outros. São projetados para trabalhar no mercado americano, Europeu e outros. Mas não são feitos para utilização no mercado Brasileiro, explicando:

Os Amps Fender são produzidos para mercado interno ou exportação.
Os amplificadores fabricados para mercado interno utilizam transformador para rede 120VAC.
Os amplificadores destinados à exportação possuem tensões de entrada de 100, 230 e 240.
A rede brasileira é 127VAC.

Assim, antes de qualquer avaliação, ou modificação é recomendável que esta diferença seja corrigida.
para sanar o problema, deve-se utilizar um transformador auxiliar ou substituir o transformador interno.
m_vp2@yahoo.com.br

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/16 · Editado por: JoeCruzGuitar
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marfu
7VAC são suficientes para exigir algum tipo de modificação?

Ouviu falar em margem de segurança?

Se te mandar um email o que recebo de retorno?

marfu
Membro
# dez/16
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Amigos.

Minhas palavras foram para alertar, principalmente aos incautos que compram um amp caro e tem problemas depois de algum tempo.

Nos amps All tube:
A diferença é pequena pois a principal tensão crítica é a dos filamentos.

Nos amps que possuem circuitos solid state, para chaveamento, ou processamento de sinal, eles possuem uma fonte simétrica que merece cuidados.
O Sobreaquecimento dos resistores limitadores de corrente das fontes com zener, causam problemas, descolando trilhas ou aquecendo eletrolíticos em seu entorno.
Eventualmente são usados resistores com encapsulamento ceramico que ficam encostados nas placas, transmitindo calor à estas.
Isto acontece com Fenders e Marshalls.

Joe Cruz.
Margem de segurança é para uso eventual.
Utilizar um amp na estrada, requer cuidados.
Sobre email, posso te encaminhar cópias dos laudos de alguns amps que me levaram à este diagnóstico.

E também poderemos passar a conversar sobre amps, como tenho feito com vários camaradas que trabalham com valvulados.
Abraço
E Feliz Natal à todos.

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/16
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marfu

Entendi cara, no momento estou soh com amp gringo , o assunto me interessa, vamos falando.

Imagino que equipamentos tipo axe fx ou kemper nao sofram tanto com isto, ou cai no mesmo caso ????

marfu
Membro
# dez/16
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Imagino que equipamentos tipo axe fx ou kemper nao sofram tanto com isto, ou cai no mesmo caso ????

Joe.
Minhas observações foram para os amps antigos, conforme mencionado.
Os equipamentos que vc está mencionando, não se enquadram nesta categoria.
São equipamentos que utilizam fontes chaveadas que adequam-se as tnsões de rede dentro do range definido pelo fabricante.
Esta informação está no manual do equipamento.

Vzart
Membro Novato
# dez/16
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Interessante.... não esperava que 6% de diferença de tensão pudesse ser prejudicia a esse ponto nos circuitos solid state.

Mas antes de sair fazendo ajustes, é bom medir a tensão na tomada que se costuma usar o amplificador... É natural que a tensão ali esteja abaixo de 127V, dependendo do horário, da distância entre o prédio/casa até o transformador de média pra baixa tensão (geralmente de 13.800V pra 220V ou 127V) que fica em algum poste na rua ou no próprio prédio (subestação), da fiação da sua residência, etc. No meu caso (aqui é 220V), normalmente recebo uma tensão na tomada entre 205 e 215V, e uso um transformador 220V-127V, ou seja, acabo jogando o amplificador pra operar entre 118V e 124V, muito próximas da nominal.

Nas instalações elétricas sempre tem queda de tensão. Estas são dimensionadas para que fiquem em até 7%, ou seja, a tensão entregue na tomada pode chegar a 118V, abaixo do padrão americano.

marfu
Membro
# dez/16
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Srs.
Fui pesquisar, fotos sobre este assunto e acabei achando um tópico falando sobre defeito e é abordado o mesmo assunto.
O Carlos Adolphs, cita a questão da tensão também.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/302704/

Entendam:
a) Um projeto é desenvolvido estudado e executado, com parâmetros técnicos.
b) Tolerâncias existem, mas abusos causam problemas com o passar do tempo...

Para aqueles que não tiveram problemas, ótimo.
Mas se tiverem, lembrem desta dica...
Bom ano novo à todos.

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