Fiz as modificações da Billm Audio no Blues Junior o/ - fotos e descrição

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia


Referência: http://billmaudio.com/wp/
Entrevista com o criador dos "mods" sobre o assunto: http://www.fifthfret.org/2009/02/billm-gets-interviewed-by-5th-fret.ht ml
A milésima mod do Bill M. com samples!: http://billmaudio.com/wp/?page_id=353
__________________________


Resolvi começar hoje o árduo trabalho de abrir o amp. Fato que, na verdade, nem é tão assim quanto parecia. Pior é o medo de ser eletrocutado. Bem, estou vivo ainda... :)

Explicando aqui. Tinha em fóruns gringos sobre esse tal de Billm que se chama Bill Machrone e é vice-presidente de tecnologia da Ziff Davis (editora da Pc Magazinhe), revista na qual é editor chefe. Sabendo disso, passei a confiar mais no negócio. Depois, vi uma review sobre as "Billm Mods" no Youtube e, definitivamente, me pareceu algo bem confiável.

Comprei o Basic Kit pra "cream board" (Blues Jrs. produzidos após 2001 tem placa da cor creme) que foi desenvolvido para tirar o som meio "encaixotado" desse amp e deixar o som mais aberto e cristalino. O Basic kit vem com 4 mods:

- Easy Bias (ainda não fiz e nem sei spra que serve)
- Power Supply Stiffening (idem)
- Tone Stack
- Coupling Cap

Além do pacote citado, pedi o tal do " Low Profile TO20 Output Transformer".

Foto do que chegou pra mim (Basic Kit + TO20 Output Transformer Kit): http://img547.imageshack.us/img547/7348/partesmodbillm.jpg

_______________________________

Em suma, fiz hoje as mods:

- Tone Stack
- Coupling Cap
- Low Profile TO20 Output Transformer (fotos da trabalheira)

Imagens do espectro postadas no site do Billm mostrando a diferença do TO20 pro de fábrica (não entendo meleca nenhuma disso mas pode servir pros "entendidos"): Original de fábrica x TO20

- De quebra, aproveitei que tava com a mão na massa e fiz o TwinStack Mod, que nem é vendida, de tão simples que é.

> SAMPLES:

Talvez muitos notem pouca diferença, mas ao vivo a coisa é mais evidente. O sample pode não estar dos melhores para avaliação também...

Bom, usei exatamente a mesma gravação (som dry gravado no RC-20 da Boss pra manter a fidelidade da comparação) captado pelos mics do Zoom H4. Talvez seja ideal baixar do 4Shared e ouvir em fones de ouvido.

Config no amp:
Master: 12
Volume: 2
Grave, agudo e médio na metade.
Reverb: 2 ou 3??

Sem as mods que fiz:
http://www.4shared.com/audio/gxUReouB/BluesJrStock.html

Modificado:
http://www.4shared.com/audio/CGj9-K4j/BluesJrMOD.html

> CONCLUSÃO:

As modificações fizeram o que prometiam, tiram o som "encaixotado" do Blues Junior. Ficou bem mais aberto, com um controle maior nos graves e médios. Me pareceu já bem mais cristalino, apesar de ainda faltarem 2 modificações do Basic Kit.

Bom, eu acho que está valendo muito pois eu sentia falta de mais harmômicos no amp e essas modificações me deram isso, apesar de ainda não ter testado pra valer já pude constatar.

Ahhh... O Kit Básico + o TO 20, custaram U$100,00 com frete e eu mesmo fiz, mas aconselho quem não tem alguma experiência, procurarem um profissional para fazer!. Abrir um amp e mexer em seus componentes pode ser perigoso!

_________________________________


IMPORTANTE:

Caso alguém tente alguma modificação que tenha que desoldar algum componente, tome muito cuidado para a trilha não descolar e ser danificada, tipo isso:

http://home.comcast.net/~machrone/bjr/cleaned_board.jpg

É mais indicado, cortar o componente a ser substituindo, remover a solda com um sugador do outro lado da placa, assim mantém o furinho com o contato intacto.

Caso aconteça essa "M", aqui estão as dicas de como solucionar: http://billmaudio.com/wp/?page_id=204

E pra quem precisa acessar a placa do amp, aqui vão as dicas:

http://billmaudio.com/wp/?page_id=17

Abs

douglas_agostinho
Veterano
# set/10
· votar


Legal! Onde vc arranjou esse kit pra fazer as mods? e pagou qto?

Depois fala ae se a diferença foi grande mesmo com volumes mais altos!

Eu tenho o Blues Jr com falantes Jensen

Abraço!

douglas_agostinho
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
e você fez as modificações sozinho? deu muito trabalho?

Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


douglas_agostinho
Legal! Onde vc arranjou esse kit pra fazer as mods? e pagou qto?

No primeiro link que postei tem um a opções Mod Kits And Services.

Tem tudo lá, incluindo os preços.

Bom, eu paguei, ao todo US100,00, com frete. Veio sem taxas.

Depois fala ae se a diferença foi grande mesmo com volumes mais altos!


Cara, pra ser sincero, não sei se poderei comparar pq pouco toquei com este amp em volumes altos, mas no volume baixo já dá pra sacar. Esse cara fez mais de literalmente mais de 1000 modificações! hehe

Tem um review legal:



e você fez as modificações sozinho? deu muito trabalho?

Fiz, demorei umas 3 horas... Mas eu tenho alguma prática com montagem de pedais, o que me ajudou.

Abs

Alexandre Loks
Veterano
# set/10
· votar


Maurício, muito bacana. Depois posta os sons para ouvirmos e compararmos. Sabe se tem muitas mods. para o hot rod deluxe ?

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alexandre Loks: Maurício, muito bacana. Depois posta os sons para ouvirmos e compararmos. Sabe se tem muitas mods. para o hot rod deluxe ?

Até preparei já um comparativo. Falta agora gravar com o som mais nítido, hehe.

Acho que essas do Bill M. são voltadas pro Blues Jr., se bem que esse é bom dar uma pesquisada.

Abs

Alexandre Loks
Veterano
# set/10
· votar


Blz. Dei uma olhada no vídeo e no site que vc colocou o link. Parece que melhora muito mesmo o desempenho do blues jr.

Por enquanto vou deixar quieto o meu amp, já que acabei de comprar, e é o hot rod deluxe versão III, que a fender acabou de lançar, que vem com o alto falante da celestion, e não mais com o janssen, entre outras pequenas alterações em relação ao anterior. Estou entrando no mundo dos valvulados agora, então ainda tenho muito a aprender antes de pensar em modificar o meu.

Mas parabéns pelo upgrade.

edalko
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Hehehe cara... como sempre um excelente tópico.
Legal saber que "simples" mods já dão outra cara no amp.

COntudo, é bom lembrar, que as vezes só a troca do falante já traz resultados muito expressivos.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Parabéns mais uma vez! Tem umas mods para meu pré e power que nunca tive coragem de fazer, mesmo sendo simples...
Estou curioso para saber o resultado!
Abç

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Alexandre Loks

Resumindo, tirou o som "opaco" que o meu Blues Junior tinha, deixando-o mais vivo, tipo como no vídeo que postei.

edalko: COntudo, é bom lembrar, que as vezes só a troca do falante já traz resultados muito expressivos.

Sim! Eu comprei um Eminence FDM (aquele com atenuador embutido) e deve estar chegando em breve. Vamos ver...

MMI

hehe. Ter coragem é a palavra certa, mas depois que li bastante e vi alguns reviews, me animei. :)

Mais tarde gravo os samples com as mods.

Vlw pessoal!

MMI
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Cara, esse falante também estou na secura de saber o que você achou e ouvir alguma coisa dele. Não se esqueça dos curiosos!
Abç

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


MMI

Esse final de ano promete... Vou perder um bom tempo alimentando meu Canal do Youtube com reviews. Espero que sejam bacanas e não confundam mais ainda as pessoas! hehe

Abs

Sgt. Eddie
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Valeu Mauricio, vai ser de grande ajuda!

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Sgt. Eddie

Tomara!

:)

_________________________________

Atualização:

Postei um sample no post inicial.

Abs

MMI
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Talvez muitos notem pouca diferença, mas ao vivo a coisa é mais evidente. O sample pode não estar dos melhores para avaliação também...

Cara, acho que atendeu a proposta. Abriu o som, não achei que a diferença é pouca, por conta disso suponho que ao vivo é bem marcante a modificação. Bem legal!

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Mudou muito mesmo, principalmente no tal som encaixotado. Mas daria pra galera evidenciar mais se eu tivesse feito uma demo melhor, inclusive com ajustes de tonalidade, os quais suas respostas ficaram bem alterados. Mais isso demandaria um trabalho mais elaborado e talvez com vídeo para melhor interação. Quem sabe nas mods que faltam (Easy Bias e Power Supply Stiffening), eu faça isso? Vamos ver...

Abs!

MMI
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Mudou muito mesmo, principalmente no tal som encaixotado.

Deu para notar nitidamente.

Mais isso demandaria um trabalho mais elaborado e talvez com vídeo para melhor interação. Quem sabe nas mods que faltam (Easy Bias e Power Supply Stiffening), eu faça isso? Vamos ver...


Para quando chegar o Eminence, não é para economizar trabalho elaborado não! hehehehehehe

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Para quando chegar o Eminence, não é para economizar trabalho elaborado não! hehehehehehe

Testar o Eminence será moleza. Fica fácil fazer o "antes e depois" girando prá lá e pra cá no falante. ;-)

Sobre os mods, em breve vou gravar algo decente aqui pra demonstrar melhor o Blues Jr.

Flw!

Fernando de almeida
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Cara deixa eu dar uma desvirtuada no seu tópico .... Lembro que v comentou que tem um M-audio Expression Ex-p (pedal de expressão)....

Nunca tinha visto esse pedal e gosteria de saber se ele funcionaria como pedal de expressão para a minha Line6 M13...

Você saberia responder??? Ou tem algum detalhe técnico que venha a impedir o funcionamento dela na M13???


Abr

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fernando de almeida: Você saberia responder??? Ou tem algum detalhe técnico que venha a impedir o funcionamento dela na M13???

Tem sim. Por exemplo, ele não funciona com minha Digitech, mas na G2 e Modfcator perfeitamente. A Digitech requer um pedal de 250kOm ou mais, que é o caso do Behringer FCV-100.

Pelo que li no manual da M13, o pedal de expressão da Line 6 é similar ao da M-Audio, portanto deve funcionar, mas eu não garanto...

Abs

Curly
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Anda corajoso hein ?! vem cá me ajudar a terminar meu valvulado que está parado por preguiça, heheh !

muito legais essas mods !

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Buenas, Maurício, tudo na boa?Estava analizando as curvas do trafo original e do TO20 e é o seguinte:O TO20 tem resposta melhor nos médios e agudos, consequentemente, o som vai ficar mais cristalino.O tone stack aumentou os graves, dando peso, e limitou os médios para não dar o som de lata, porém estendendo os harmônicos até 7 kHz(antes era 5 kHz), que tornam o som mais macio.É isso aí!
Forte abraço!

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly: Anda corajoso hein ?! vem cá me ajudar a terminar meu valvulado que está parado por preguiça, heheh !

Sou macho porra! Ahhh... e termina esse amp cacete!

;-0)

carlos adolphs: Buenas, Maurício, tudo na boa? Estava analizando as curvas do trafo original e do TO20 e é o seguinte: O TO20 tem resposta melhor nos médios e agudos, consequentemente, o som vai ficar mais cristalino. O tone stack aumentou os graves, dando peso, e limitou os médios para não dar o som de lata, porém estendendo os harmônicos até 7 kHz (antes era 5 kHz), que tornam o som mais macio. É isso aí!
Forte abraço!


Buenas! Viva!!! Pelo visto o Bill M. sabe o que está fazendo e não estou ficando louco quando resolvi partir pras mods! Foram U$100,00 bem gastos pq hoje toquei um pouco e o som tá lindão mesmo. Chequei e li esse seu parecer técnico, o que me deixou mais feliz!

Valeus!!!!!!!!!!!!!

maxbqi
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Parabens pelo review cara. Vc sempre muito cuidadoso com todos os detalhes. Fiquei chateado porque nas minhas caixas vi muito pouca diferença, e quando digo pouca, foi pouca mesmo. Amanhã vou tentar ouvir novamente na casa de um amigo. Preciso comprar urgente umas caixas de som descente.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


maxbqi

Cara, eu também achei que esses samples não estão legais também a ponto de perceber, mas eu tava tão afoito com o amp e os mods que fiz uma demo não muito "cuidadosa". Cara, ouvir com fones talvez seja uma boa.

Valeu!!!!!!

kosmiktubes
Veterano
# set/10
· votar


Fala Mauricio, parabéns pelo mod e pelo trabalho de review.

Recebí sua mensagem e passei aí para conferir. Na verdade estou fora do circuito dos valvulados devido a um acidente que sofrí no final de Junho. Então um alô aí a todos do FCC, pois desde então não acessei o forum, apesar da vontade.

Lembro-me do Bill Machrone nas revistas gringas de informática, não sabia que ele mexia com valvulados. Interessante, pois realmente tem muita gente nessa área que vem de TI.

Quanto ao mod, sem ver os esquemáticos do mod não dá pra falar muito, mas pelas fotos dá pra comentar algumas coisas.

Para dar mais uma ajuda no timbre desse BJr poderia trocar os eletrolíticos cinza(Illinois) por Sprague Atom. Varia de amp pra amp, mas em geral dá uma melhora sensível. Poderia dizer que isso seria um mod por sí só. Só comprar da mesma voltagem e valores.

Esses componentes que ele te mandou são bons, o kit parece ser de boa qualidade. Só não conseguí identificar a marca do eletrolítico de 47uF e sua função no mod. Ele vai logo antes do +B do trafo de saída?

Você perguntou sobre o trafo. Realmente o trafo é uma caixa preta, via de regra quanto mais metal, melhor. Pelo que ví lá o BM acrescentou metal no nucleo.

Sem olhar esquemáticos não dá pra falar muito além disso. Tome cuidado com a solda e instalação do bias trim pot porque se ele fallhar as válvulas de saída e o trafo de saída podem ir pro espaço. Verifique bem as soldas dele, as vezes funcionam na hora mas pode estar fria, mexa nele com um pauzinho de sushi e veja se faz algum barulho no falante.

Mão esquerda no bolso(se for canhoto, a outra). Ligue o amp e deixe esquentar. Agora, usando um pauzinho de sushi(seco!) aperte com certa pressão e mexa em todas as soldas que você fez, nenhuma delas pode fazer barulho de estalo no falante. Ruido de 60hz é normal nos circuitos de grade, não pode é estalar, ratear, coisa do tipo. Pelo visto você já sabe as regras de segurança, então nem preciso falar que este teste requer atenção.

É isso. Um abraço a todos.

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


zefonseca

Grande Zé!

O eletrolítico é da marca Xicon.

As mods que tem do trimpot e o eletrolítico ainda não fiz...

Estou verificando as soldas com multímetro pra não ter erro apesar de alguma barberagem na hora de desoldar alguns componentes.

Cara, muito obrigado pelo post e dicas de segurança.

Abração!

tatus
Veterano
# out/10
· votar


Zé Fonseca, Melhoras pra você cara.
Fiquei chateado quando li aqui sobre o acidente.
Espero que esteja cada dia melhor!
Forte Abraço!!!!

Ganzaroli
Veterano
# abr/11
· votar


Ola amigo!
Essas modificações seriam recomendadas para um Blues Junior NOS ?? Os que já vem com o falante da Eminence?
Abraço

Ganzaroli
Veterano
# abr/11 · Editado por: Ganzaroli
· votar


MauricioBahia,
Essas modificações seriam recomendadas para um Blues Junior NOS ?? Os que já vem com o falante da Jensen? Cara como eu faço para entrar em contato com vocÊ?
Abraço

desculpem as msg repetida depois que eu vi que dava pra editar! >D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fiz as modificações da Billm Audio no Blues Junior o/ - fotos e descrição