Novidade: Fender Blues Junior™ III

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Uma curiosidade que li, é que o pedal de efeito Fuzz foi criado baseado no som produzido por falantes ferrados (literalmente rasgados) que produziam a sonoridade fuzzzzzzzzzz. Li que os caras esfaquiavam os falantes até... hehe

A primeira distorção gravada foi porque o amp do Ike Turner caiu do carro e usaram jornal pra apoiar o falante, que quando saia o som dava um barulho estranho, era a distorção nascendo... hehehehhe... tem até a foto desse amp no blog do MMI.

Agora essa de rasgar falantes, eu conheço como sendo do Link Wray, que um dia viu o Dick Dale estourar um falante e gostou tanto do som que furou o falante do amp dele.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


nichendrix

huuhahuahau! Sabia que vc sabia. :) Aliás, vou dar uma olhadela no excelente blog do MMI!

Abx!

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

PQP.

Mais preciso do que a Wikipedia.

(é... ela virou parâmetro.... ahah)

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Konrad

Por isso que eu o chamo de "Nichpedia"! O maluco sabe tudo...

;-)

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Konrad
MauricioBahia

Eu não sei de nada... mas meu sistema de busca é mais eficaz que o do google. É o Wolfram Alpha da cultura inutil... hehehehhe

maxbqi
Veterano
# set/10 · Editado por: maxbqi
· votar


nichendrix

Aproveitando a sua vasta contribuição ao forum e ao grande conhecimento que tem gostaria, se possível, que me esclarecesse uma coisa (Vc ou alguem que possa opinar). Concordo com vc que as modificações de presença no BJr é uma questão de gosto, mas vc pontuou falando "Pra mim se eles botassem o NOS como sendo o de série resolvia o problema todo, já que mais de 50% dele é o falante ruim, e os Jensen dos NOS fazem uma diferença enorme.". Existe uma aplicação diferente para eles (tolex e NOS)? Já ouvi pessoas comentando que o NOS seria mais adequando para Blues e não muito adequado para Rock. Isto procede?

Abs

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


maxbqi

Cara, Eu não vejo porque eles seriam ruins para rock, pelo contrário, eu acho que são bem melhores que os normais.

O que existe de diferente, principalmente são os falantes, a diferença de qualidade é gritante, o circuito dos NOS é meio que o segundo Blues Jr. com componentes melhores, não há nenhum mod para fazer ele soar diferente, apenas a troca de componentes por alguns de melhor qualidade.

Obvio isso dá uma diferença significativa no amp, que fica bem mais responsivo, equilibrado e aberto, mas nada que vá se dizer que foi da água pro vinho. Está mais para de Santa Felicidade (um vinho bom e barato) para Cocha y Toro (um vinho mais sofisticado, embora ainda barato).

maxbqi
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Entendo. Obrigado pela resposta.

Abs

Johnny Favorite
Veterano
# set/10
· votar


ogner

Ahh cara, se liga, esse knob já foi utilizado em strato há uns 40 anos!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix

Olha o que o Bill M. fala sobre os falantes de fábrica (stock) do Blues Jr.

"Fender Special Design (alto-falante de fábrica)
Este é que vem de fábrica em todos os "black" e "blond" Tolex Blues Junior e nos antigos, de placa verde. O falante é produzido pela Eminence e é equivalente ao Legend 125/1258. Este falante tem sido utilizado em centenas de milhares de amplificadores Fender, incluindo o Reverb Deluxe, Hot Rod Deluxe, Twin Reverb, Blues Deluxe, e muitos outros. É um falante decente que está por toda a parte. Não tem o mais profundo grave, e os agudos pode soar meio "fizzy", mas é bem equilibrado. Muitas pessoas decidem mantê-lo depois dos mods. O tom "farty" no grave de um Blues Junior de fábrica é principalmente devido às ruins decisões de design no pobre no amplificador, e não culpa do falante. Uma observação nova e surpreendente sobre o alto-falante de stock: quanto maior potência que vc dá. melhor ele soa. Minha 5881, com o Blues Jr e seu falante de fábrica soa maravilhosa. Os mods básicos Billm ajudará este este falante dar o recado."


Sendo assim, acredito que o "problema" de certos amps não está apenas no falante, mas em a culpa quase sempre cai nele! ehhe Bom, não entendo nada de amps, mas fica aqui um registro para debate. ;-) Olha isso, por exemplo: http://billmaudio.com/wp/?page_id=267

http://billmaudio.com/wp/wp-content/uploads/2009/03/vented_cap.jpg

Bom, acreditando nele, e no review do Anthony Stauffer, comprei o tal do Basic Kit e o tal transformador sinistro...

Foda vai ser acessar a placa do Blues Jr.! :-)



Abs

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia
Sendo assim, acredito que o "problema" de certos amps não está apenas no falante, mas em a culpa quase sempre cai nele!

Isso é relativo, eu não defendo os Blues Jr. (e nenhum amp da Fender fora da Custom Shop), como um supra-sumo de excelência e não nego que há mods que fazem milagres com esses amps.

Mas tem uma coisa que ele fala que é bem interessante: Uma observação nova e surpreendente sobre o alto-falante de stock: quanto maior potência que vc dá. melhor ele soa. Minha 5881, com o Blues Jr e seu falante de fábrica soa maravilhosa. Os mods básicos Billm ajudará este este falante dar o recado."

5881 são valvulas que dão em média o dobro da potência do Blues Jr. e o fato de o falante soar bem com elas, significa que ele tem uma folga de potência muito grande, ou seja, o falante é super dimensionado e está sendo sub-utilizado pelo sistema.

Acredito que seja por isso que uma simples troca de falante faça tanta diferença nesses amps, pois em geral você bota falantes que atuam mais perto da potência ideal deles, tirando assim a melhor performance dos mesmos.

E pelas poucas experiências que tive em Blues Jr. com mod (o dos outros.. hehehehe) eu vejo que o mod individual que dá o resultado mais significativo é trocar os falantes. Os outros modem fazem a diferença, mas se tu pegar 2 Blues Jr. stock e deixar um com falante original e os mods e um com o falante novo e adequado e sem os mods, a diferença entre eles vai ser bem menor do que o com mod e um stock.

Mas no fim, como diz o carinha do filme Armagedon... Conhecer os sistemas pra quê? Essas porcarias foram todas fabricadas em Taiwan mesmo... hehehheheheheheh

PS: Twin Reverb e Deluxe Reverb usam Jensen.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


nichendrix: o falante é super dimensionado e está sendo sub-utilizado pelo sistema.

Pode crer!

Sobre falantes, vou comprar esse FDM em breve por causa do atenuador: >> Link do Ebay Falta esperar que entregue pro Brasil...

Abs

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Falante com atenuador???

Eu morro e não vejo tudo hehehehehhehehe

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Johnny Favorite

Nunca vi, sinceramente...nao estou dizendo que nao existe ( se me mostrar eu agradeço imensamente, pois assim vou passar a conhecer) Massssssssss isso nao muda nada minha opinião de te-las achado horriveis, com esses Knobs.....A preta passa, as outras cores not...Gostei dos caps!

MauricioBahia
Konrad
nichendrix
Como vcs disseram ae aqui vai a foto de amp responsavel pelos pedais de drive!!!Hehehehe

Foto Amp

Fonte:
http://rotadoblues.blogspot.com/2010_09_01_archive.html

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: Falante com atenuador???

Eu morro e não vejo tudo hehehehehhehehe


auhuha. Novidade novinha! :-)

ogner: Como vcs disseram ae aqui vai a foto de amp responsavel pelos pedais de drive!!!Hehehehe

Bela foto. É fuzz!

Abs

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


ogner
MauricioBahia
Konrad
nichendrix
Como vcs disseram ae aqui vai a foto de amp responsavel pelos pedais de drive!!!Hehehehe


Que isso.....

nichendrix
Concha y Toro

Esse é bom.

nichendrix
Eu não sei de nada... mas meu sistema de busca é mais eficaz que o do google. É o Wolfram Alpha da cultura inutil... hehehehhe

Tive que googlear.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Konrad
Tive que googlear.

Afe, escocês, tu não conhecia o Wolfram Alpha... agora eu me pergunto é o que o Wolfram não faz, pq o cara de fisico, a economista, a teórico da informática, já foi de tudo... hehehhehe

Esse é bom.

Com certeza, e o bom que nem é muito caro... hehehehe

maxbqi
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Fiquei pensando comigo. Será que para aqueles que acham a potencial do bluesjr baixa (definitivamente não é o meu caso), usar estas válvulas 5881 não seriam uma saída? Esta não seria uma forma de aumentar a potencial do amp apenas pela troca de válvula? Seria isto possível ou viajei?

Abs

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


maxbqi

Cara, eu creio que não seja possível só trocar sem trocar o transformador, as 5881 são versões hi-fi das 6L6, usam a mesma voltagem, mas com mais linearidade, eu acredito que um transformador para EL34 não segura elas e se seguarr é na marra.

maxbqi
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Valeu cara. Interessante, mas não deixa de ser uma possibilidade.

Agora pouco estava pensando mesmo é quanto a mudaça de falante. No meu caso que não sou profissional e a música é apenas diversão consigo lidar bem com a GAS, mas o que não me impede de olhar as opções.hehhehe. Tava navegando no ebay e um Jensen C12N tá 81,5 dinheiros. Os caras lá se dão bem demais. Podem dar o luxo de testar de tudo até escolher o que mais convém. Melhor nem pensar nisto para não me descontrolar. Poxa, o falante é mais barato que qualquer pedal boutique.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novidade: Fender Blues Junior™ III