Fender Blues Junior III com uma EL84 vermelha

    Autor Mensagem
    Skandeer
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Skandeer


    Prezados,

    Tenho um Fender Blues Junior III comprado (novo) há 6 meses e que possui as originais Groove Tubes (estão como Made in Russia), então provavelmente devem ser Sovtek´s ou similares. Há cerca de 01 mês acontece um defeito curioso: Após uns 40 minutos de uso em médio volume, o som fica ruim (a qualidade de áudio também cai) e a placa da V2 fica bem vermelha, esquentando bastante a traseira do amplificador. Bem, o simples fato de desligar e religar o equipamento (instantaneamente) resolve o problema por mais 30~40 minutos. Já troquei as válvulas de pré por JJ mas o problema persiste. Dúvida: posso trocar as válvulas de saída sem mexer em nada? Li em alguns fóruns que o ajuste de BIAS do Blues Junior é fixo. Isso confere? O que pode estar acontecendo em meu amplificador? Grato :)

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Skandeer
    Se vc não está usando estabilizador de voltagem, isso é excesso de voltagem de rede.A mesma sobe alguns volts e a corrente de placa passa do ponto.Se o sistema estiver levemente desbalanceado ou a válvula não for perfeitamente casada com a outra, acontece o problema.Experimente inverter uma com a outra e veja se a mesma agora invertida, continua avermelhando.Use estabilizador.

    Skandeer
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Skandeer
    · votar



    Skandeer
    Se vc não está usando estabilizador de voltagem, isso é excesso de voltagem de rede.A mesma sobe alguns volts e a corrente de placa passa do ponto.Se o sistema estiver levemente desbalanceado ou a válvula não for perfeitamente casada com a outra, acontece o problema.Experimente inverter uma com a outra e veja se a mesma agora invertida, continua avermelhando.Use estabilizador.


    Realmente não tinha me atentado para o fato do estabilizador. Quando ligo, as válvulas ficam internamente com aquela coloração azulada e depois que uma delas está vermelha, com o som ruim, o fato de desligar e ligar já resolve o problema. Penso: se a válvula estiver abrindo o bico realmente o defeito seria mais ativo... vou colocar um estabilizador e fazer um teste. ah, baixei o esquema do ampli e o ajuste de bias é realmente FIXO. Mas, rede elétrica realmente pode fazer isso? Outra coisa: li em outro fórum um usuário com problema semelhante que resolveu o impecilho apenas com a troca do par de saída. Bem, assim que resolver posto os resultados... já encomendei nas www.thetubestore.com um par de EL84 casado, pelo menos pra ter de reserva e tirar a prova.

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Skandeer
    Sim, como falei, o avermelhamento pode ser produto do descasamento, porem em 90% dos casos é sobrevoltagem.Abcs.

    Skandeer
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Sim, como falei, o avermelhamento pode ser produto do descasamento, porem em 90% dos casos é sobrevoltagem.Abcs.

    Posso usar um estabilizador comum de boa qualidade? Tipo Enermax, etc?

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Skandeer
    Sim, pode.Abcs.

    Skandeer
    Veterano
    # out/11
    · votar



    Skandeer
    Sim, pode.Abcs.


    Bem Carlos, voltei para agradecer a dica. Comprei um estabilizador de boa qualidade (Eternity, 300VA com tripla proteção, filtragem e desarmamento automático R$124,00 - indústria brasileira, garantia de 01 ano). Liguei no Blues Junior III e toquei até babar, tendo a traseira do ampli voltada pra mim. Em nenhum momento, mesmo tendo o Master no máximo, alguma válvula avermelhou demasiadamente. O som ficou ótimo o tempo todo e não precisei substituir as válvulas. Problema resolvido!

    Outro problema que tenho é a questão de ruído (por falta de aterramento), mas isso já é assunto para um outro tópico.

    Mais uma vez obrigado e fica a dica para outros usuários do pequeno notável.

    Abçs! :)

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Skandeer
    Disponha!Abcs.

    diego gr
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Havia uma "lenda urbana" no fórum que não se podia usar estabilizador com amplificador valvulado.
    Fica esse tópico de informação ;)

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    diego gr
    Não é tão lenda assim, é necessário que o mesmo tenha no mínimo o dobro da potencia de consumo a pleno, senão dá alteração.

    maxbqi
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Trouxe um Blues Jr III LTD com falante Wizard dos EUA e percebi que esta esquentando mais do que o normal. Ja tive um outro BJr (II) e isto nao acontecia. Procurei no forum e me deparei com N problemas relacionados a voltagem. Acontece que procurei procurei e acho picado em alguns topicos, mas nao vi ninguem recomendando um estabilizador especifico. Nele a saída é de 120V. Qual serviria? Alem disto, estou voltando para os EUA em 1 semana, e moro em uma cidade do interior de Minas, ou seja, dificil de achar produtos especificos. Alguem sabe uma solução pratica para eu usar o amp estes 7 dias agradeceria. Estabilizador de PC uns recomendam enquanto outros falam que nao presta. E ai? QUal seria uma solução definitiva e uma prática? Estes abaixo prestam????

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455106852-estabilizador-sms-100 0va-revolution-vi-1000s-115v-black-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452362787-reguladores-de-voltag em-variac-05kva-_JM

    Algum outro melhor????

    Abs

    Ramsay
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    maxbqi

    Qualquer um dos dois vai te atender bem.
    O problema do Variac é que aquele marcador de voltagem não é nada preciso.

    Eu uso justamente um estabilizador SMS de 1000VA e ele reduziu a saída da tomada de 127/131V para 119/120V.
    Com isso, o meu valvulado de 100W passou a esquentar bem menos e funciona com tudo nos conformes.

    maxbqi
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ramsay

    Obg pela resposta. Vou tentar e ver o que da.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender Blues Junior III com uma EL84 vermelha