Dúvida sobre Racks

Autor Mensagem
Vinícius Iron
Veterano
# jul/10


Olá, pessoal! Antes de qualquer coisa, eu gostaria de me apresentar. Meu nome é Vinícius, tenho 20 anos, e sou novo aqui no Cifra Club. Toco guitarra, e estou participando do forum pra aprender mais sobre amplificadores, etc, e, também, responder dúvidas de quem quer que seja. Há tempos, venho acompanhando, como mero espectador, os posts, a fim de aprender um pouco mais sobre música em geral.

Enfim, a minha dúvida, no momento, é sobre Racks. Procurei em outros tópicos uma possível resposta, mas não achei...

É o seguinte, então: em dos tópicos, li sobre a opção de o cara querer usar ou um cabeçote ou um Rack. Mas, tipo, os racks não seriam para serem usados JUNTOS com o cabeçote? Não seriam um complemento do amplificador, no lugar de pedais? Se for assim, então eu poderia usar um Pre-Amp Triaxis e um Power Amp Marshall EL34 100/100 junto a um cabeçote valvulado?


Valeu, gurizada! Abraços

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


Vinícius Iron

O termo rack é algo genérico, pode se referir a uma unidade de efeito(s) , pode ser um pré amp, afinador, equalizador, maximizador, amplificador de headphone, interface de áudio, etc... em suma, o termo se refere apenas a forma de dispor fisicamente a unidade.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jul/10
· votar


Você pode ligar sua guitarra do rack pré-amp da MESA, e a saide deste no rack power amp da Marshall. E deste, por sua vez, no gabinete (caixa). O pre-amp e o power amp em rack, juntos formariam um amplificador completo, como um head. O pre, mais o power e mais a caixa, funciona como um amplificador combo. Usando um power e um pre em rack, não é necessário usar mais um cabeçote valvulado, pois os dois já fazem esse papel.

Vinícius Iron
Veterano
# jul/10
· votar


Então, o Power Amp em si seria um simulador de amplificador, certo?

Mas eu poderia tranquilamente usar racks, como:

- Pre-Amp: Mesa Boogie Triaxis
- FX: T.C Eletronic g-force
- Rocktron Intellipitch
- Compressor/Limiter DBX
- Afinador Korg DTR-1

Tudo junto a qualquer cabeçote? Teriam opções melhores que essas para colocar junto ao Head? Pergunto isso porque tenho planos de montar um equipamento mais profissional.

Eu vi sets do Steve Vai e do Petrucci, em que eles chegam a usar vários cabeçotes (Mesa Boogie, Marshall, Carvin, etc) ligados a vários racks, mas ainda sim tu encontra ali pelo meio pedais DS-1 Distortion e Tube Screamers. Esse vários cabeçotes ligados juntos seriam também pra aumentar ainda mais o drive?

Desculpe pelo excesso de perguntas, hehe. É que eu ainda tô me familiarizando com racks, já que sempre usei pedais.

Valeu, abraços!

Vinícius Iron
Veterano
# jul/10
· votar


Ah, só pra completar: qual a diferença de o Pre-Amp ser valvulado ou não, pra eu usar junto ao cabeçote?

Dark Fallen Angel
Veterano
# jul/10 · Editado por: Dark Fallen Angel
· votar


Vinícius Iron
Então, o Power Amp em si seria um simulador de amplificador, certo?


Então cara. Não é bem assim.
Um cabeçote (head) é na verdade um pré-amp mais um power-amp. O power-amp em rack (como esse marshall), é justamente o power-amp do head. Por exemplo: Usando um rack pré-amp e um rack power-amp, você terá um amplificador completo, como um cabeçote. A diferente é que o pre e o power, estarão em "caixas"separadas, e não no mesmo "pacote"como num cabeçote.
Esses rack`s power-amp da MESA e da Marshall, não são simuladores de power amp, eles SÃO power amp`s. Tal qual o que existe dentro dos cabeçotes.

E se você for usar esse pré-amp da MESA, não tem necessidade de usar um cabeçote, ampenas um power amp. pq no cabeçote tem tb um pré-amp, e você estaria então usando dois. Mas se quiser pode usar, só não tem necessidade.

Vinícius Iron
Veterano
# jul/10
· votar


Valeu, cara! Agora, a coisa ficou mais clara pra mim.

E se você for usar esse pré-amp da MESA, não tem necessidade de usar um cabeçote, ampenas um power amp.

Tá, mas qual seria a finalidade de caras como Petrucci, Vai, ou James Hetfield usarem Pre-Amps junto ao Head (dentro daquelas geladeiras)?

Eu tinha lido uma vez, também, que o Triaxis era pra ser usado junto com o Mark. Isso procede?



Bom, mas se o Pre-Amp e o Power Amp forem racks distintos, qual seriam os outros racks que eu poderia usar junto com o cabeçote, para dispensar o uso de pedais de efeito, distorção ou overdrive?

Zidane
Veterano
# jul/10
· votar


Vinícius Iron

Primeiramente, voce sabe diferenciar as partes de um amp (pre, power, loop de efeitos, etc)?

Vinícius Iron
Veterano
# jul/10
· votar


Zidane
Pre e Power eu já tô mais ligado como funciona. Já dei uma estudada nas válvulas desses dois compartimentos...

Agora, loop de efeitos, entre outros eu não sei muito bem...

Bom, se vocês puderem me dar uma luz nesse quesito de racks de amps, etc, eu ficarei agradecido, hehe.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jul/10
· votar


Vinícius Iron
Muita gente usa um pré-amp antes de um cabeçote.Da pra cosneguir timbres bem legais. Mas não é obrigatorio depois de um desses pré-amps da MESA por exemplo, utilizar um cabeçote.

Zidane
Veterano
# jul/10
· votar


Tá, mas qual seria a finalidade de caras como Petrucci, Vai, ou James Hetfield usarem Pre-Amps junto ao Head (dentro daquelas geladeiras)?


Pra responder isso vc teria que perguntar pra eles, mas na minha opinião (quem vai entender o que se passa na cabeça deles) seria pra usar um pre-amp X (Tri-Axis, por exemplo) que por ser programavel e com 8 canais é muito mais versátil que um pre-amp da Head (nem todos os prés em rack são progrmáveis, por isso eu usei o Tri-Axis no exemplo que é o que eu mais vejo esses caras usando) e usá-los com o power do cabeçote Y que em geral dão diferença por powers em rack (valvulas diferentes, e no caso do Head do Road King ele tem sistema de Progressive Linkage, que é fazer diferentes combinações entre as valvulas).

Bom, mas se o Pre-Amp e o Power Amp forem racks distintos, qual seriam os outros racks que eu poderia usar junto com o cabeçote, para dispensar o uso de pedais de efeito, distorção ou overdrive?

Se vc usar um pré amp versátil vc já dispença o uso de pedais de distorção e overdrive. Pra dispensar os pedais de efeito é só vc usar oss racks que dêm o efeito desejado. Tipo, o Compressor/Limiter DBX que vc citou ai em cima é um rack de compresão. Já o G-Force da TC, é um rack com diversos efeitos (Modulações, Delay, Noise Gate, Compressor, Drive, etc).

Abçs

Dark Fallen Angel
Veterano
# jul/10
· votar


Vinícius Iron
Ah, mais uma coisa. Acho que com um head Dual Rectifier da MESA tu estaras bem servido. A o bom de utilizar rack, é que como o pré e o power estão separados, você ganha muita versatilidade. Por exemplo, você pode utilizar o pré de um JCM800 com o power de um Rectifier.
Ah, mais uma coisa. Você pode ligar a saida do pré-amp direto no power do cabeçote (assim usa só o pre-amp do rack). A maioria dos Head`s tem esse recurso.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jul/10
· votar


Zidane
Isso ai.

Zidane
Veterano
# jul/10
· votar


Vinícius Iron

Pre e Power eu já tô mais ligado como funciona. Já dei uma estudada nas válvulas desses dois compartimentos...

Agora, loop de efeitos, entre outros eu não sei muito bem...


Tipo, vc sabe que alguns pedais não ficam bons ligados antes dos drives, não é? Bom, o Drive de um amplificador é feito no pré-amp, assim como a equalização. então pra esses efeitos que não são bons antes de drive foi criado o Loop de efeitos que é um 'espaço' entre o pré (onde é feito os drives) e o power (que amplifica o som que veio da guitarra e manda pros falantes) pra vc poder colocar esses tais efeitos.

A diferença de um Head pra racks (pré e power) é como o colega ai em cima já falou, o head é um só pacote (e geralmente tem loop de efeitos), já racks são dois pacotes (e não precisa de loop, já que o 'espaço' entre o pré e o power já existe).

Vinícius Iron
Veterano
# jul/10
· votar


Beleza! Tô compreendendo melhor como a coisa funciona!

Então, se eu quisesse usar, por exemplo, um JCM 800 num show e, em vez de usar aquelas 4 válvulas ECC83 dele, eu poderia usar um Triaxis ou um Rocktron Piranha para aumentar a saída do amp, certo? Eu também poderia usar esses 2 Pre-Amps juntos?

Só uma outra coisa: qual o motivo dos caras usarem até 3 cabeçotes dentro daquelas geladeiras? Seria, por exemplo, dois deles usados pra drive e o outro pra clean?


Ah, antes mesmo de criar esse tópico eu procurei esse exato assunto em outros, e não achei. Mas, caso ele já exista, então minha sinceras desculpas, hehe. :)

Vinícius Iron
Veterano
# jul/10
· votar


Vocês prefeririam um Mark V, um Dual Reciticier ou um Road King II (em teoria, né)?

Eu já li muito que o drive do RKII é um dos melhores, porém o timbre não é dos melhores, principalmente se comparado aos Mark. Eu não sei bem disso porque ainda não tive oportunidade de tocar em qualquer um deles, então esse meu comentário é feito tendo base no que os gringos falam.

Zidane
Veterano
# jul/10
· votar


Pra dá uma esclarecida no que o Dark Fallen Angel falou:

Tem dois modos de se ligar um pré (em rack) num Head:

-Primeiro é vc ligar o pré no input do amp, ai vc vai tá usando os drives e equalizações dos dois prés (que obviamentes vai te dar um timbre diferente).
-Segundo é vc ligar o pré (rack), diretamente no return do loop de efeitos (que é onde fica o power), ai vc vai usar somente o power do Head pulando a etapa do pré (visto que vc já tem um pré em forma de rack).

Agora eu vo ter que sai do PC, mas se vc tiver mais duvidas, pergunta ai que amanha eu tento responder elas.

Vinícius Iron
Veterano
# jul/10
· votar


-Primeiro é vc ligar o pré no input do amp, ai vc vai tá usando os drives e equalizações dos dois prés (que obviamentes vai te dar um timbre diferente).

Eu acho essa opção bem interessante, visto que tu vai aproveitar os dois pre-amps (o do cabeçote + o do rack) para dar um saída bem maior no drive.

Mas, no que eu tinha perguntado antes, eu posso usar dois pre-amps juntos com o Head? Eu pensei em colocar um Triaxis e um Rocktron Piranha. Ficaria interessante... mas, vamos lá, deem mais opiniões!


Agradeço a colaboração dos membros!

Zidane
Veterano
# jul/10
· votar


Então, se eu quisesse usar, por exemplo, um JCM 800 num show e, em vez de usar aquelas 4 válvulas ECC83 dele, eu poderia usar um Triaxis ou um Rocktron Piranha para aumentar a saída do amp, certo? Eu também poderia usar esses 2 Pre-Amps juntos?

Não entendi direito o que vc quis dizer com isso. Tente se explicar melhor.

Só uma outra coisa: qual o motivo dos caras usarem até 3 cabeçotes dentro daquelas geladeiras? Seria, por exemplo, dois deles usados pra drive e o outro pra clean?

Geralmente é pra ter mais potencia. Tipo, um Dual Rectifier sustenta até umas 2 caixas 4x12, ai se o cara quiser usar 6 caixas 4x12, ele coloca 3 Heads Dual Rectifier. Mas pode ser tb pra usar o drive de um JCM, o Clean de um Fender, e a Dist de Um Mesa, mas ai vc tem que ter um amp selector pra poder alternar entre eles.

Eu já li muito que o drive do RKII é um dos melhores, porém o timbre não é dos melhores, principalmente se comparado aos Mark. Eu não sei bem disso porque ainda não tive oportunidade de tocar em qualquer um deles, então esse meu comentário é feito tendo base no que os gringos falam.

O RKII é uma dos Heads mais versáteis que se tem atualmente, visto que ele tem 4 canais com EQ e Reverb separados e 2 Loops de efeitos em série, e tudo isso pode ser comandado pelo foot dele (um monstro com 8 chaves). Agora questão de timbre é pessoal. Uns podem achar bom, outros não.

Vocês prefeririam um Mark V, um Dual Reciticier ou um Road King II (em teoria, né)?


Os três no meu quarto, kkkkkkkkkkkk... Mas eu acho o RKII melhor

Vinícius Iron
Veterano
# jul/10
· votar


Não entendi direito o que vc quis dizer com isso. Tente se explicar melhor.

Tipo, o drive (ou saída/output) que nós temos de um amplificador, vem, principalmente, de seu Pre-amp, certo? Sendo assim, se eu ligar 2 pre-amps no Head, eu posso ter uma distorção bem mais pesada que o normal. Essa seria a minha lógica.

O RKII é uma dos Heads mais versáteis que se tem atualmente, visto que ele tem 4 canais com EQ e Reverb separados e 2 Loops de efeitos em série, e tudo isso pode ser comandado pelo foot dele (um monstro com 8 chaves). Agora questão de timbre é pessoal. Uns podem achar bom, outros não.

Cara, a única coisa que eu não curto (mas aí é opinião pessoal) são timbres MODERNOS. Eu gosto mesmo é de distorção vintage, com aquela cara de anos 80. Essas modernas lembram muito esses New Metal e Metal Core da vida... aí me vem a pergunta: O RKII tem esse timbre moderninho ou eu também consigo tirar coisas mais vintage dele?

Mas pode ser tb pra usar o drive de um JCM, o Clean de um Fender, e a Dist de Um Mesa

Caaara, me desculpe a ignorância, mas qual seria a diferena de Drive e Distorção?

Dark Fallen Angel
Veterano
# jul/10
· votar


Vinícius Iron
Tipo, o drive (ou saída/output) que nós temos de um amplificador, vem, principalmente, de seu Pre-amp, certo? Sendo assim, se eu ligar 2 pre-amps no Head, eu posso ter uma distorção bem mais pesada que o normal. Essa seria a minha lógica.
Mais pesada acho que não, mas certamente terá mais ganho.

Cara, a única coisa que eu não curto (mas aí é opinião pessoal) são timbres MODERNOS. Eu gosto mesmo é de distorção vintage, com aquela cara de anos 80. Essas modernas lembram muito esses New Metal e Metal Core da vida... aí me vem a pergunta: O RKII tem esse timbre moderninho ou eu também consigo tirar coisas mais vintage dele?
Nesse caso um MARK seria bem legal.

Caaara, me desculpe a ignorância, mas qual seria a diferena de Drive e Distorção?

Bem na boa, sem querer ser chato, mas usa a busca ali vai...

ROo
Veterano
# jul/10
· votar


Vinícius Iron
ara, a única coisa que eu não curto (mas aí é opinião pessoal) são timbres MODERNOS. Eu gosto mesmo é de distorção vintage, com aquela cara de anos 80. Essas modernas lembram muito esses New Metal e Metal Core da vida...
Então simplifica, po.
Ouve um Marshall Superlead no talo e seja feliz :D

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Vinícius Iron

Vamos lá...
- 2 prés em série não costuma soar bem, motivo pelo qual não se deve ligar um pré desses na entrada de um amplificador.
- Os prés em rack feitos para guitarra geralmente tem um loop sim, o Triaxis tem, o Rectifier tem. São saídas específicas de loop, geralmente em paralelo. Ligar em série, entre o pré e o power, é um pouco mais difícil, o sinal forte satura fácil a entrada de um pedal/efeito.
- Os Mesa são conhecidos como distorções modernas.
- o drive/distorção de uma 12AX7, de um pré, é o início de uma distorção, uma parte bem bacana da distorção está no power saturado.
- pense da seguinte maneira: som limpo<crunch<drive<distorção (em termos de saturação).
- muitos guitarristas usam vários amplis no palco, por exemplo Warren Haynes usa um para som limpo, outro para drive, outro para distorção. Alguns misturam o som do Triaxis com um power de um cabeçote, Hetfield do Metallica, por exemplo. Outros misturam sons de amplificadores diferentes ao mesmo tempo. Depende de cada um.
- Um Road King é um monstro de 120W. Se você toca em estádios, ótimo. Se for para tocar em seu quarto, talvez ele derrube a parede e deixe os vizinhos surdos junto com você. É quase impossível ficar na frente dele saturando o power.
- Você está com essa bala toda para investir em Mesa Boogie Triaxis, power Marshall, T.C Eletronic g-force, Rocktron Intellipitch, Compressor/Limiter DBX, Afinador Korg DTR-1, Rocktron Piranha, JCM 800 e RKII??? Ou está só sonhando e questionando a galera?

Blizzy
Veterano
# jul/10
· votar


Vinícius Iron
Tá, mas qual seria a finalidade de caras como Petrucci, Vai, ou James Hetfield usarem Pre-Amps junto ao Head (dentro daquelas geladeiras)?

Petrucci não usa pre + head, ele usa somente o head (atualmente o mark V)

James tem heads E pre + power, até onde eu vi, ele não mistura pre com head, somente pre com power ou somente o head

Zidane
Veterano
# jul/10
· votar


Eu acho essa opção bem interessante, visto que tu vai aproveitar os dois pre-amps (o do cabeçote + o do rack) para dar um saída bem maior no drive.

Cara, não seria tão bom pq, o cabeçote fica o tempo todo ligado, então tudo que vc tocasse ia passar pelo drive dele e pela equalização. Já o pré em rack vc pode ligar em um audio switcher e usar o que vc quiser ou então os 2 juntos.

Tipo, o drive (ou saída/output) que nós temos de um amplificador, vem, principalmente, de seu Pre-amp, certo? Sendo assim, se eu ligar 2 pre-amps no Head, eu posso ter uma distorção bem mais pesada que o normal. Essa seria a minha lógica.


Pesada não necesáriamente, mas com mais ganho é certeza.

Cara, a única coisa que eu não curto (mas aí é opinião pessoal) são timbres MODERNOS. Eu gosto mesmo é de distorção vintage, com aquela cara de anos 80. Essas modernas lembram muito esses New Metal e Metal Core da vida... aí me vem a pergunta: O RKII tem esse timbre moderninho ou eu também consigo tirar coisas mais vintage dele?


Se tu curte o som do Metallica (Black Album pra frente) vc curte distorção HiGain Moderna. Mas se não for esse o caso, vc pode tirar todos os amps da linha Rectifier, o que inclui o RKII. E seria bom da uma olhada nos Marshalls, como o JCM (800, 900, 2000 TLS-100), o JVM410H.

Caaara, me desculpe a ignorância, mas qual seria a diferena de Drive e Distorção?

Tó: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

Só pra dá uma referência.
Fuzz: Jimmi Hendrix.
Crunch: AC/DC
Overdrive: Motley Crue, Scorpions (e outros na linha do Hard 80')
Distorção: Metallica, Iron Maiden (outras bande de Heavy, Trash, Death e subdivisões)

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Blizzy

James tem heads E pre + power, até onde eu vi, ele não mistura pre com head, somente pre com power ou somente o head

Não. A configuração do Triaxis (ele usa 4, um par para cada tipo de som) dele é para som limpo e som distorcido, sendo todo o pré dele ali, o som está ali. Dali ele manda para o power do Jazz Chorus o som limpo ou a distorção para o power Mesa, eventualmente para o Diezel que pode ser usado tanto com pré+power como só o power. ou seja, mistura sim. Mas aquilo é viagem...

Zidane
Veterano
# jul/10
· votar


Blizzy

Correto, ele usa um Tri-Axiss e um Simul-Class ou então os amps em si (Mesa, Blackstar e Diezel).

Zidane
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zidane
· votar


MMI

Sério, ele mistura? Que viagem. Eu botava mó fé que ele usava só pré+power. Até pq no site fala que ele usa amps Mesa, Blackstar, Diezel, o Tri-Axis e o Simul-Class.

Eu sonhando com um Wampler Triple Wreck e um Valveking e o cara com 4 triaxis e Heads.

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Zidane

O que você está chamando de Simul-Class são os 2 powers 2:90 que ele usa, são os power que a Mesa fez que são específicos para o Triaxis, assim como o Rectifier Studio Preamp tem o 2:100. Nesse power são 2 canais independentes de 90W cada, isso é, um caminhão de potência... Da mesma forma que o que diz no site não está errado, é verdade, não é porque ele usa o power que não está usando o amplificador, não é?
A verdade é que se você pegar um Triaxis, colocar nele a exata configuração que o Hetfield usa (tem num video da Guitar Player no Youtube), o som sai exato como o dele.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jul/10
· votar


Zidane
Valveking é meu sonho. Mesmo todo mundo falando mal. Amo o som daquele head.
Quanto ao Wampler, eu nunca ouvi falar hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre Racks