Ligação entre racks de efeitos e no cabeçote.

    Autor Mensagem
    filipe1979
    Membro Novato
    # mai/18


    Boa noite meus amigos. Estou criando esse tópico porque procurei pra todo lado informações mais completas sobre o assunto e tive bastante dificuldade mesmo e não consegui solucionar o problema.

    Eu sempre usei pedaleira e um ou outro pedal analógico. Entretanto, recentemente, por oportunidade, comprei alguns racks de efeitos de um conhecido. Já tinha ouvido muito coisa boa sobre alguns racks, principalmente sobre o lendário Marshall JMP1. Assim, resolvi arriscar.

    Pois bem, tenho agora um JMP1, um digitech TSR-24S, um roland GP16 e um compressor Alesis 3630. Todos funcionam muito bem... todavia, só os liguei de forma separada.

    O digitech tem um chorus fenomenal. A GP16 também tem uns efeitos interessantes. Já o JMP1 dispensa comentários... é demais, mas como disse, só estou usando eles de forma separada.

    Tenho um cabeçote meteoro falcon g50 e uma caixa 4X12 laney.

    Então, amigos, estava precisando saber como eu poderia fazer uma ligação em cadeia dos racks pra depois ligar no return do cabeçote, já que eu não tenho uma potência específica para os racks.

    Agradeço de antemão a paciência de vocês aí.

    Abraço.

    boblau
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    filipe1979

    estas ligações de efeitos em rack são um conceito um pouco diferente de pedais e pedaleiras. Os racks, costumam estar em cases com suas ligações já feitas e seguras e do case saem alguns cabos para o ampli e footswitch.

    Ligar 4 efeitos rack todas as vezes que vc for tocar exige muito tempo, cuidado paciência.

    Quanto à cadeia, eu vou pelo simples aqui:

    Guitarra -> input JMP-1 -> send jmp-1 -> input 3630 -> output 3630 -> return jmp-1-> output jmp-1-> input g50 -> send g50 -> input TSR 24S -> output tsr 24S -> input GP16 -> output GP16 -> return g50

    O teu problema mesmo vai começar quando quiser controlar e alterar os efeitos.

    1- o 3630 não tem footswitch nem MIDI (por isso, inclui ele na cadeia do JMP-1)
    2- o JMP-1 tem footswitch e MIDI e send e return
    3- o TSR 24S tem MIDI in e não out
    4- o GP16 tem MIDI

    Então vc provavelmente vai ter que ter um bom MIDI switch para ser o teu controle nos pés. Aí é quebrar a cabeça com as saídas e entradas MIDI e seus endereços e cabos. Dê preferência a MIDI switchs com pedal de expressão, pois vai utilizá-lo frequentemente.

    Já adianto que MIDI é um pé no saco. Até pegar o jeito dos endereços MIDI, vai um bom tempo de pesquisa, tentativa e erro. se fosse um rack só, é bem mais fácil, mas controlar 3 racks é "divertido"...

    Nas minhas contas aqui, vc vai precisar de uns 7 cabos P10 de boa qualidade e uns 5 cabos MIDI (cuidado com cabo MIDI barato que eles são excelentes condutores de mal contato e quebram com uma facilidade incrível...).

    Depois de tudo funcionando, aí vem as programações de todos os efeitos e patches, que podem ser feitas de infinitas possibilidades.

    Para começar, é mais ou menos isso aí.

    filipe1979
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    boblau,

    muito obrigado pelas informações. Esclareceu demais as minhas dúvidas a respeito da ligações. Vou testar da forma que me sugeriu pra ouvir e depois posto aqui.

    Por enquanto, como estou tocando em casa de bobeira, não vou fazer a configuração midi para os pedais, mesmo porque ainda não tenho um controlador midi. Já vi em alguns sites, inclusive, que a GT-100 faz esse controle (eu tenho uma). Entretanto, pelo jeito vai ser muita "diversão" mesmo quebrar a cabeça com as configurações de efeito pro controlador kkkk.

    Agradeço novamente a atenção e as informações substanciais repassadas.

    Grande abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação entre racks de efeitos e no cabeçote.