SÓ 360V nas 6L6 muda o som de amp 50w?

Autor Mensagem
vaimstriani
Veterano
# jul/10


montei um clone do soldano 50w mas a tensão que coloquei nas placas chegou a apenas 360V depois de ajustado o bias, pergunto a quem sabe do assunto: isto altera o timbre? volume?

carlos adolphs
Veterano
# jul/10
· votar


vaimstriani
Buenas!Ficou um pouco baixa essa tensão de placa.Mas qual o motivo?O trafo de força não tá aguentando?Quanto de bias vc colocou?Qual a impedância PP do trafo de saída?Manda mais info!

vaimstriani
Veterano
# jul/10
· votar


olá carlos, o que vc acha? mestre, o trafo de força tem saída de 320-0-320 / 200mA , tô usando 2 6L6 SOVTEK, ajustei o bias pelo resistor de cátodo (1ohm) e tensão aplicada no pino 3 da 6L6, fiz assim: corrente no resistor de 1ohm (55mA) X tensão pino 3 (360V) = 19,8W aproximado em cada 6L6, tá certo isso? Achei que iria conseguir uma tensão de placa de uns 420V!!!! É verdade que o som melhor da 6L6 vem com +- 450V nas placas?

emaniox
Veterano
# jul/10
· votar


A retificação é por diodo, certo?
Meça a voltagem sem as valvulas. Se for em torno de 450V, quer dizer que o trafo esta correto, e que ou voce tem um capacitor ruim ou a quantidade de capacitores no filtro esta baixo.
Cuidado que nao é qualquer capacitor que aguenta 450V nele, entao este procedimento pode vir a estragar os capacitores. Verifique isso antes de realizar o teste.

vaimstriani
Veterano
# jul/10
· votar


ok, então se o trafo de força estiver dando 320-0-320v alternados na saída sem retificação, o problema é algum capacitor de filtro?

carlos adolphs
Veterano
# jul/10
· votar


vaimstriani
Buenas!Não, esse ajuste que vc está fazendo é para funcionamento single ended em classe A.O ajuste correto é colocar -52V na grade de cada 6L6 e não se preocupe com resistor de catodo, por enquanto.A corrente deve estar muito alta para que a voltagem caia tanto assim, pois o retificador deveria dar 448V sem carga e 420V com carga máxima, em torno disso, se o teu transformador foi enrolado para uns 150 mA na alta.A impedância do trafo de saida não deve estar correta ou o ferro usado não deu pro enrolamento atingir a indutância mínima.Lembre-se que para duas 6L6 a impedância legal deve ser em torno de 6600 ohms PP e o alto falante ou uma carga de 8 ohms deve estar conectada.Como a voltagem não vai ficar em 450V, vc pode variar o bias entre -42 e -52V, nos pinos 5, e ver como fica melhor.Isso tudo supondo que o capacitor de entrada do filtro da fonte seja de no mínimo 50uF.

emaniox
Veterano
# jul/10
· votar


ou isso ou tem algum lugar que esta utilizando corrente acima do esperado.

vaimstriani
Veterano
# jul/10
· votar


ok, tô aprendendo muito aqui! essa regulagem de bias eu vi um gringo fazendo num marshall 50w em um vídeo. Do jeito que tá vai explodir a joça? (55mA 6L6 e 360V pino 3)
Obs.: O amp funciona e o som é muito bom, só queria saber se eu conseguir botar a tensão de placa em 450V o som iria aumentar/melhorar?

wiskeria
Veterano
# jul/10
· votar


well, visto que sua experiência não é muito grande... Tome cuidado!

vaimstriani
Veterano
# jul/10
· votar


O amp funciona e o som é muito bom, mas queria saber se eu conseguir botar a tensão de placa em 450V o som iria aumentar/melhorar? alguém aí?...

macaco veio
Veterano
# jul/10
· votar


que eu saiba uma tensao mais alta ha um aumento no volume geral.
a mim nao me parece nada de errado, voce so tem 320 AC o que daria num muito uns 400 DC, ( no calculo no papel pode ate chegar perto dos 450 DC mas na pratica nao chega nem a 420), considerando tudo conectado com carga cai pra uns 360 que foi o que mediu. O trafo ai poderia ser de 350-0-350.

vaimstriani
Veterano
# jul/10
· votar


aí macaco véio, vc falou o que eu sempre vejo nos amps que monto! realmente, sem carga o trafo de 320-0-320 chega a 400v~410v DC, mas com carga e bias baixo cai pra 390v~380v, e depois de regular bias vai pra 360~370 mesmo; acho que não é problema de capacitores. Vou encomendar um trafo de 360-0-360 pra ver se consigo manter o B+ por volta de 470V pelo menos e ver o que ocorre com o som final.

carlos adolphs
Veterano
# jul/10 · Editado por: carlos adolphs
· votar


vaimstriani
Vou encomendar um trafo de 360-0-360 pra ver se consigo manter o B+ por volta de 470V pelo menos e ver o que ocorre com o som final.
Vai com calma que assim vc vai torrar as válvulas.Os trafos dos meus Tremendões Giannini dão 340 Vac sem carga e com carga, não variam nada.Após a retificação e funcionando, 460V e não cai disso, mesmo com volume máximo, sinal de 1kHz e carga de 8 ohms.Something is wrong at Denmark Kingdom...Já dizia Shakespeare...

vaimstriani
Veterano
# ago/10
· votar


aí, carlos adolphs, vou fazer outra placa da fonte, com capacitores com mais capacitância e que aguentam mais tensão pra ver se é problema dos caps. Vc também monta trafos?

macaco veio
Veterano
# ago/10
· votar


sem carga o trafo de 320-0-320 chega a 400v~410v DC, mas com carga e bias baixo cai pra 390v~380v, e depois de regular bias vai pra 360~370 mesmo; acho que não é problema de capacitores.
Sua fonte nao tem problema, se existe um problema, ou e' o circuito consumindo carga demais, ou e' o trafo de forca nao dando amperagem suficiente ou o trafo de saida forcando uma queda. A mim nao me parece problema essa queda apesar que ela realmente esta um pouco alta. Eu nao duvido nada que seja normal do proprio circuito, nao sei que Soldano e' esse, se o circuito e' antigo ou novo etc. Vou contar uma historia aqui que talvez explique o porque eu digo isso, quando cheguei nos USA em 85 eu assisti um programa desses canais independentes de cable, era um programa de rock onde bandas etc se inscriviam para ser entrevistado, o dono da soldano foi la pra lancar o ampli dele, o apresentador pedia pra ele tocar alguma coisa e ele fazia um acorde ou outro e nao tocava porr* nenhuma, so ficava falando do ampli. Era um Spano (descendente de mexicano talvez) mais novo do que eu na epoca (eu tinha 29 anos) cara de roqueiro doidao que era tecnico de amplis e entrou numa de fabricar. (como o cara do mesaboogie so que este nao era doidao). Como aqui voce compra o maquinario todo com um mes de salario de supermercado (o problema e' ter um galpao) o filho da p*** se deu bem fabricando os cofres dele, pareciam uns cofres pesados e robustos que os punk rock adoram. Eu achei ele um grande picareta na epoca mas hoje quase 30 anos depois o cara ja deve ter aprendido muito. Eu tenho essa p*** gravada em alguma fita de video no Brasil, um dia eu acho e boto no youtube porque foi a entrevista mais chula que eu ja vi apesar que o programa era bem legal. Acho que dai e' que vem o nome Soldano, de soldar mesmo.

vaimstriani
Veterano
# ago/10
· votar


quero ver essa entrevista aí macaco véio! No esquema que eu tenho desse SLO o B+ é de 498V sendo os trafos de força com alta de 360-0-360 VAC. Eu também montei um SLO de 100w onde o trafo de força tinha saída de alta de 350-0-350 VAC e no final o B+ ficou só em 400 VDC. A história que eu ouvi desse cara do Soldano era que ele trabalhou na Yamaha onde fazia o T-100 (amp que serviu de base pro Soldano) e após sair de lá, montou seu próprio amp.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


vaimstriani
Buenas!Vou te passar o cálculo do trafo e vc compara com o seu.
Trafo de 127V> 2 X 330V 150 mA / 2X 3,15V(6,3v totais) 6A.
Núcleo:
Ferro de 10.000 gauss(grão orientado)
Altura: 35 mm
Largura da perna central:38 mm

Enrolamentos:
Primário: 416 espiras fio 19 AWG

Secundários:

2 X 330V/ 150 mA:2 x 1085 espiras fio 29 AWG
2 X 3,15 v(ou 6,3V com derivação central) 6A:2X 11 espiras fio 13 AWG ou se for 6,3V sem derivação, 22 espiras de fio 13 AWG.
É isso aí.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


vaimstriani
Ah!Não esquece de fazer um tap em 248 espiras para o bias(no enrolamento de alta).Em um dos lados do 330V basta.Ou faz um enrolamento à parte de 248 espiras de fio 32.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


vaimstriani
Outra coisa que vc tem que considerar é que por exemplo, se vc usar ferro comum (5000 gauss) no trafo, o rendimento do mesmo será em torno de 65%, então se vc precisa de 100mA na alta, de consumo mesmo, vc tem que compensar o rendimento, ou seja, o fio usado deverá ser para 135 mA e não 100.O cálculo que te passei é para ferro de 10.000 gauss e rendimento de 85%.Outro exemplo é que vc tem que somar as potências de consumo máximo dos secundários e ver se o primário aguenta, somado o rendimento.Então:
660v 0, 15 A- 88 Watts
6,3 6A - 38 Watts
total 126 Watts + diferença do rendimento (15%)
= 145Watts
No primário do meu cálculo, tenho 127 volts com 1,5 A(fio 19)
= 190 Watts
Para ver se o primário aguenta, agora dele vc tira os 15%
= 190 - 29 Watts = 161 Watts
Então vc fica com 16 Watts de reserva, pro trafo trabalhar frio( vc vai gastar mais 2,5 W para o bias, sobrando então 13 Watts.
Se vc não faz as compensações, teu trafo na real, não aguenta.

macaco veio
Veterano
# ago/10
· votar


colaborando um pouco mais ai vai um tutorial que fiz ha uns bons anos atraz de como se enrola um trafo
aqui o trafo e':
modelo FG4001 (true reverb2) tap central
placas E : 11,4cm por 7,6cm (- ou - umas 105 laminas dependendo da espessura do material)
nucleo: da placa: 3,8cm x 5,2cm x 5,6cm(105 laminas juntas),
carretel: 4,1cm x 5,5cm x 5,6cm(a janela da lamina tem 5,7cm).

considerar 4 pontos externos de coneccao A B C e D
primeiro enrolamento = secundario 1: inicio no ponto B final no ponto C. 345v - 828 espiras - fio 29AWG - 12 camadas de 69 espiras (+ ou -),
Espiras bem juntas mas com espaco entre elas (espaco mais estreito que a espessura do proprio fio)
segundo enrolamento = secundario 2: enrolando agora no sentido contrario do primeiro enrolamento
iniciar no ponto D enrolar 690 espiras fazer uma derivação no ponto A e
continuar o restante ate o ponto C. 345v - 690 espiras + 138 espiras fio 29AWG.
cada camada deve ser isolada uma da outra com papel encerado bem fino.
assim temos: A (57,5v bias) - B (345v) - C (terra) - D (345v fase inversa),
dessa maneira o ponto de coneccao C ficou por cima de todo o enrolamento. (ou seja o terra comecou isolando por cima).
(cobrir com papel)
terceiro enrolamento (por cima do que ja foi enrolado): primario 123,5v - 296 espiras fio 21 AWG , enrolar
no sentido do primeiro enrolamento sem folga entre espiras e sem papel, para opção de 220v enrolar mais 230 espiras (96v) fio 23AWG.
Cobrir esse enrolamento com uma volta de papel encerado (mais grosso que os papeis anteriores),
agora por cima uma volta incompleta de papel aluminio, deve ficar incompleta faltando meio centimetro para
transpassar uma volta sobre a outra ( se o aluminio se encontrar se torna uma espira em curto circuito e aquece o trafo).
encostar (muito bem encostado para dar contato) um fio nao esmaltado que devera sair para fora e ser conectado como terra no chassi.
O ideal e' folha fina de cobre onde se pode soldar um fio mas aluminio tambem da certo.
Outra volta de papel por cima

ultimo enrolamento: filamentos de valvula: (para duas 6L6 e 5 pequenas (12ax7 ou outras)
corte 4 metros e 60 cm de fio 14 ou 15AWG raspe exatamente no meio (2m e 30)
e solde um fio não rígido mais grosso que o fio 14, coloque este ponto
central no meio da bobina ate aqui formada e enrole 8 espiras para um lado da
bobina e 8 espiras para o outro lado (é + ou - 2m e 20cm de cada lado),
assim teremos 3,15v 0v e 3,15v fase inversa 4 Amperes. obs.: aqui o numero de
espiras é critico (meia espira faz diferença) as vezes é necessario que seja 7
espiras e meia para a tensão não passar de 6,5v. As pontas do fio que sobrar vai pra fora do trafo pra coneccoes. Este ultimo enrolamento e' na mao mesmo.

vaimstriani
Veterano
# ago/10
· votar


mestres! admiro imensamente e queria ter 10% do conhecimento seus! mas, eu apenas compro trafos prontos. esse meu eu comprei da lynx audio do RJ

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


vaimstriani
Então deve ser o trafo TSF28/320, não é.Veja na tabela deles, a potência do primário, 108VA.É pouco para o que vc quer.Use o modelo 360, senão não vai resolver teu problema.

macaco veio
Veterano
# ago/10
· votar


A história que eu ouvi desse cara do Soldano era que ele trabalhou na Yamaha onde fazia o T-100 (amp que serviu de base pro Soldano) e após sair de lá, montou seu próprio amp.
nao duvido que talvez tenha trabalhado e' em alguma assistencia tecnica da Yamaha, aqui tecnico de som diz que 'e engenheiro de som, policial e' arrogante e se acham os tais, lixeiro (aqueles que coletam lixo e poe no caminhao) ganha bem pra caralho e sao uns snobs, essa gente aqui "se acha". eu tenho econtrado musicos e tecnicos aqui que sao uns merdas, metidos pra caraio, uns dizem que sao produtores musicais, nao sabem porr* nenhuma, eu discuto e rio deles, alguns ficam putos e alguns acabam rindo tambem. O povinho metido.
A intensao do detalhe do trafo foi ajudar pois na decada de 70 quando eu consertava amplis uma grande firma de BH enrolou um trafo de saida para um valiante e saiu fogo na hora quando eu liguei o ampli, de tanto eu ser enganado por ditos "enroladores" acabei aprendendo a enrolar os meus.

vaimstriani
Veterano
# ago/10
· votar


é este mesmo TSF28-320.
Encomendei um do hélcio RJ valvestate (TF 180VA) vamos ver quando chegar...
Queria de verdade aprender a fazer trafos, mas meu tempo já é curto até pra montar meus amps! imagina até aprender tudo isso aí...

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


vaimstriani

Ok, esse trafo é bom mas não tem a potência necessária ao seu projeto.O do Hélcio com certeza vai casar melhor.

kosmiktubes
Veterano
# ago/10
· votar


> Então vc fica com 16 Watts de reserva, pro trafo trabalhar frio( vc vai gastar mais 2,5 W para o bias, sobrando então 13 Watts.

Eu aprendí o (pouco)que sei de trafos com um grande mestre nessa arte. Digo arte, porque o eletromagnetismo é um mistério até pros doutores, então tem espaço aí pra inventar e muito na hora de fazer trafos fora de série. Dá pra notar os truques aí de quem entende: intercala as espiras aqui, joga uma cera alí, isola as camadas aqui, etc. Tem muito truque.

Com este professor, aprendí a jogar 100% encima dos cálculos. O preço dobra também, mas em um ou dois trafos não importa, afinal quem faz milhoes de trafos é a China, quem faz alguns por ano nao deveria enconomizar nisso.

Na minha opinião é aí que a Marshall acertou, em vez de só copiar os circuitos Fender como fez a vida toda pra vender mais barato na Europa, nos anos 80 a Marshall partiu pra ignorância: fez chassis indestrutiveis, gabinetes que chegam a ter acabamento grosseiro de tão reforçados, triplicou os capacitores todos(em especial nos JCM 800, nata dos JCM na minha opinião) e caprichou mesmo nos trafos, tudo no JCM 800 é o dobro ou triplo.....trafo de 127 V aguenta 220 V um tempão sem queimar(dissipa o dobro de potência sem torrar), o trafo de saída tem o dobro de ferro que precisava, o fio é o dobro da área que precisava, são uns tanques....por isso duram, nao foram feitos pra economizar no fio e no ferro.

Dá pena quando alguém torra um trafo da Marshall e substitui por um genérico. Se quer substituir um trafo do Fender por outro, use um feito pra Marshall. Mesmo que não tenha inovação nenhuma alí, eles são feitos pra aguentar tudo em dobro ou mais.

Os JCM800 encorporaram aquela mentalidade dos anos 1980, tudo feito com sobra pra aguentar uma guerra..... já os 1990, 900 em diante, usam componentes chineses e tem mesquinharia até na solda, mas os trafos continuam parrudos. A mentalidade 1980 deu lugar a visão miserável dos anos 1990 e 2000, mediocridade geral no mundo(até fora do mundo dos amps).

Vieram esses processos de administradores chatos de empresas de controlar até papel higiênico, tudo controlado, vigiado, enconomizam em minutos de mão de obra, etc, essa mentalidade levou a Marshall e Fender a cortar custos nos potenciometros e na solda, em vez de pensar em fazer amps pra guerra como nos 1980. Agora, os amps que são feitos como todo amp deveria ser, são os "custom shop".

Ou seja, todo mundo compra porcaria mais barata, e pra ter a qualidade que todo mundo tinha nos anos 1970 e 80, agora tem que pagar R$ 15 mil num Fender de tolex bege.

Enfim, intervenção flashback nada a ver aí, só pra dizer que na hora de enrolar trafo de saída, quanto mais ferro melhor.

Se tiver 20 quilos em vez de 10, melhor. Dobra tudo, que o timbre agradece, afinal, se vai fazer só alguns, pra que economizar R$ 50? Três big-macs a mais e você tem um trafo superior.

PS. Sobre a pergunta do tópico, usando apenas 360 V DC na 6L6 você pode experimentar com uma 6L6 que é menos usada, que é a GB. A GB suporta muito menos tensão de placa que as GC/WXT, então 360 V nela vai jogá-la lá pra perto do limite, e costuma ter um timbre bonito - as poucas que tenho aqui e que mostrei pra amigos, gostaram muito.

A Sovtek faz 6L6GB até hoje, e o timbre dela é muito bom e são baratinhas porque ninguém usa.

kosmiktubes
Veterano
# ago/10
· votar


PS 2: Tem umas válvulas soviéticas no mercado, são controladoras de servo de aviões Mig de 1976 ou nessa época.

Funcionam como as antigas 6L6, antes de existir as G*.

Você talvez possa experimentar com elas tb, dá pra comprar no eBay, com 360 V na placa devem dar um timbre bonito.

Modelo: 6p3s

Se comprar umas 10, talve forme alguns pares casados.

vaimstriani
Veterano
# ago/10
· votar


zefonseca, muito interessante esse seu ponto de vista sobre peças de amps - concordo aí.
Então, pelo que vc disse, o som de uma 6L6 GC com 360V é diferente e teoricamente inferior ao de uma 6L6 GB com a mesma tensão? Se for assim, vou procurar essa aí!

kosmiktubes
Veterano
# ago/10
· votar


Então, pelo que vc disse, o som de uma 6L6 GC com 360V é diferente e teoricamente inferior ao de uma 6L6 GB com a mesma tensão? Se for assim, vou procurar essa aí!

Não posso dizer "inferior" porque isso é questão de gosto. Mas são mesmo válvulas diferentes, da mesma família e a GB estaria mais "em casa" nessa tensão.

Se fosse mais abaixo de 350 V, lá pelos 320 VDC, eu recomendaria até rodar esse amp com 6V6, ia dar um timbre jóia pra blues.

vaimstriani
Veterano
# ago/10
· votar


entendi...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SÓ 360V nas 6L6 muda o som de amp 50w?