Caixa acústica - relação sobre potência (Tweeter/woofer/driver)

    Autor Mensagem
    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10


    Olá pessoal para montar uma caixa passiva que irá ser usada para voz, como eu devo fazer a proporção das potências do Woofer do tweeter e do driver?
    Por exemplo: tenho um Woofer de 300w, qual deve ser a potência do tweeter e do driver?

    Muito Obrigado

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GUI_BASS
    Buenas!Essa conta se faz em cima do rendimento da caixa e não própriamente de potência.Por exemplo:Se o woofer na caixa tem uma previsão de rendimento de 96 dB/Watt/metro, o driver de 101 dB e o Tweeter 106 dB, nós temos uma diferença de 5 db entre o Woofer e o Driver e 10 dB entre o Woofer e o Tweeter.A primeira providência para que a caixa tenha uma resposta flat e não influencie enormemente o som emitido, é trazer esses ganhos para o mesmo do Woofer, que por ser o menor, é o limitante.Então tenho que diminuir o ganho do driver em 5 dB e do tweeter em 10 db.Isso é feito no crossover passivo por meio de resistências em série com eles ou no crossover ativo por meio de regulagem de ganho em médios e agudos.Se vc tirar 5 db de uma potência de 300W(potência do Woofer), o driver de médios receberá em torno de 85W e o tweeter(tirando 10 dB) em torno de 30 W.Isso indica que esses dispositivos tem que aguentar no mínimo essa potência(85/driver e 30/tweeter).
    Isso tudo ocorrendo em condições ideais.O mais fácil para vc é adquirir um crossover passivo de 3 vias que contemple essas diferenças dos transdutores(a NENIS tem diversos modelos).
    Outra coisa a considerar é se vc vai usar driver com corneta ou alto falantes de médios, pois existem diferenças nos crossovers de um tipo para outro.
    Em tipos comerciais temos nessa faixa de potência(300W), crossovers com graves 0dB/médios -6 dB / agudos -9dB.Pesquise no Google com " crossover passivo 3 way".

    GUI_BASS
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Para eu colocar um crossover passivo em uma caixa que tenha um woofer, 2 tweeters e 2 drives seria um crossover de três vias também?

    Ps: agradeço a resposta carlos adolphs com qse 4 anos de atraso hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa acústica - relação sobre potência (Tweeter/woofer/driver)