Driver ou Super Tweeter?

    Autor Mensagem
    fudencio_mimi
    Veterano
    # abr/10


    Eu tava afim de fazr uma caixa Grave-Medio-Agudo, ae me recomendaram usar um Woofer e Driver... mas eu tava dando uma olhada e os Super Tweeters pegam uma frequencia bem maior que o Driver...

    Daria para casar Woofer e Super Tweeter? (com crossover passivo)

    DotCom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    fudencio_mimi
    Woofer e super tweeter? E os médios ficam pra onde?

    fudencio_mimi
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pow! o Woofer 12PW3 pega de 55 à 5000 Hz, e o Super Tweeter ST200 pega de 2000 à 20000Hz. Isso dae com um bom divisor num "fala" bem os medios?

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    A única resposta é colocá-la numa câmara anecóica e usar um ruido rosa, veja se o gráfico é plano, ou o mais plano possível.

    Não sei se tweeter é indicado para altos SPL's, seria melhor usar drive nesse caso, mas a resposta de um tweeter normalmente é mais é extendida.

    Corrigam-me se eu estiver falando abobrinha.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    fudencio_mimi
    Buenas!A faixa aproveitável do 12PW3 é até 3500Hz, acima disso o rendimento cai até 6 dB em 5000 Hz, perdendo muito dos médios.Já o ST200 só vai trabalhar em 2000Hz se vc usar um divisor de 24dB/oitava(Linkwitz-Riley), qualquer outro divisor irá causar sua queima(quebra, pois é piezo), sendo que funciona bem com divisores normais de 5500Hz em diante.Ainda o fato que vc não poderá aplicar mais de 50W nele, pois ultrapassará a voltagem máxima permitida pelo elemento piezo.Quando o pessoal se referiu a driver, falou em driver de Titânio(TI).Este, sim vc pode usar de 2200Hz em diante, sem prejuizo dos médios e agudos(vai até 22000Hz dependendo do modelo e corneta utilizada).

    fudencio_mimi
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    O Driver que eu achei bacana é o DT150 da Selenium. O que vbc me diz?

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    fudencio_mimi
    Pode ser bacana, mas é fenólico e a frequencia de corte recomendada é de 4000Hz, vc continua sem médios...

    fudencio_mimi
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: fudencio_mimi
    · votar


    carlos adolphs
    Qual Driver e Corneta vc me indica então?? porque acabou minhas cartas =/

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    bom, qual é ,melhor?:

    Woofer, mid ranger e tweeter

    ou

    woofer , driver titânio

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Alex guitar man
    É o tipo de pergunta sacana...ehehehe.Entre os dois não tem melhor e sim qual o melhor para X aplicação.Se vc for tocar Tecno, o 3 Way é indicado(não que seja melhor, mas é por causa de certos efeitos que se usa no tecno e que ultrapassa as faixas do TI).Se vc for usar com sua banda, para voz e PA, use TI + Woofer, em função das direcionalidades envolvidas.

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    OK, o full ranger é um altofalante como o tweeter?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    full ranger não é nada... seria, no maximo, um alto falante imaginario que abrangeria todas as frequencias audiveis, e que ainda não foi (e provavelmente não será) inventado...

    ja uma CAIXA DE SOM Full Range, é uma caixa de som que abrange todas as frequencias audiveis, como as caixas de som com alto falante de 15" + driver ti ou falante de 15" + driver fenolico + super tweeter... mas esse sistema também não é muito recomendado por sobrecarregar muito o amplificador, no minimo um sistema "bom" deve ter duas vias, sub + (grave+medio+agudo)... mas depende da aplicação... se for usar só pra voz, alto falante de 15" é muito grande, e não responde bem as frequencias de voz quanto um alto falante de 10" ou 8"...


    como ja disseram, pra saber o melhor, precisa saber a aplicação... nao existe melhor nem pior, existe o que é mais adequado...

    catamilho
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eu estou montando um set com quatro caixas, duas caixas com um falante de 15" e com 104 litros cada, que estão prontas e em uso aqui em casa,(o woofer fala muito medio, engana muito bem) e agora vou montar outras duas com um falante de 6" (e este sem vergonha fala grave e um medio de arrasar) e um Super Tweeter, cada uma com 9 litros para completar as frequencias .
    Acho que para um teclado em uso domestico vai ficar bom de mais, porque o woofer, o falante de medio e o super tweeter ficaram bem harmoniosos .

    Abraços a todos.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    catamilho
    só não se esqueça de usar um crossover ativo e amplificadores dedicados se quiser aproveitar a potencias do sistema sem danificar nenhum falante...

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pessoal depois o crossover fica antes das potencias?

    catamilho
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Deco_ufrj
    Estou usando apenas a mesa acumulando (tadinha) também a função de pré, e um PA, o mid ranger esta com corte para ele não receber nada a baixo de 100HZ (ele agüenta ate 80HZ com folga) e o tweeter também esta protegido claro.
    Não tenho crossover, sei que usar capacitores e resistores não é o supra-sumo das soluções para um divisor de freqüências, mas como solução simples e caseira, respeitando as potencias e as impedâncias, os falantes e o amplificador serão preservados, usando com parcimônia a coisa funciona.
    Não estou de forma alguma tirando o mérito de um crossover ou de um equalizador, aprecio um sistema bem equalizado.
    Apenas simplifiquei o sistema de som do teclado, sem abrir mão da qualidade.

    Abraços a todos.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    catamilho
    se for usar divisor passivo, use pelo menos os divisores do tipo Linkwitz Riley 12db/8a com atenuação no drive, fica tranquilo... o bom do cross over, é que alem de dividir as frequencias protegendo os falantes, ele ajuda a não sobrecarregar os amplificadores, e o som fica muito mais nitido...

    Alex guitar man
    o crossover fica antes do power... vai vai precisar de um power pra cada via... mesa de som --> crossover --> power --> caixas de som...

    neto souza
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Quero colocar um driver de titanium no meu cubo staner ks 150, será se fica bom?? alguém já fez isso???

    Alex Home
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Estou montando uma sala de home, nas caixas satélites vou usar woofer que tem como resposta de frequência de 80 a 11KHz "segundo o fabricante" e Sensibilidade média entre 100 e 8.000 Hz, posso pensar em fazer o corte dos sub em 80 Hz ou levo em conta a sensibilidade média?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Driver ou Super Tweeter?