[Curiosidade] Porquê os handmakers não investem em transistorizados?

Autor Mensagem
surfsafari
Veterano
# nov/10
· votar


um amp solid state ou transistorizado e bem mais facil de modificar e customizar, o meu eu troquei tudo:o gabinete e tirei a saida de fone que eu nao usava, coloquei foot switch e fiz uma pedaleira, ja um valvulado e feito todo com peças e modelos de acordo com sua escolha por um fabricante hand made, isso feito nao deve ser modificado, por que e tudo mais sensivel, os transistorizados nao precisam ser feitos a mao porque sao bem mais baratos e nao compensaria a mao de obra, sei disso porque fabrico guitarras caras para compensar o trabalho porque faço tudo artesanalmente.

Casper
Veterano
# nov/10
· votar


Um amplificador nacional bem feito, como esse:

http://www.tech21nyc.com/products/powerengine/powerengine60.html

Teria mercado fácil.

DINO EK
Veterano
# nov/10
· votar


Bom, uma vez eu perguntei para o André da Acedo (essa mesma pergunta) e ele me respondeu bem assim

- Se você estivesse no meu lugar, imagine assim, eu ganho 3mil para fazer um valvulado, e eu ganho 1300 se fosse para fazer um SS, sendo que os 2 dão o mesmo trabalho de criação. Portanto, prefiro trabalhar um tanto e ganhar lucro, do que trabalhar o mesmo tanto do valvulado e ganhar um lucro pequeno!

DINO EK
Veterano
# nov/10
· votar


Um amp "fodastico" que vai surgir para nos nesse final de ano, é o NSH100, que é feito pelo espetinho aqui do fórum, o Valter Bergamo.

Ele vai ser um amp foda, com falante de 12" da peavey, pre amp, e um monte de coisa, além de ser camuflado, que é muito bonito (estética)!

DINO EK
Veterano
# nov/10
· votar


Ahhh, mais uma coisa, alguém sabe um site (mande o link, porque eu procurei no Google e não achei) que tenha maxwatt de 50W????


AJUDA AQUI GALERA, se alguém quiser me dizer um amp, novo, com um site de internet por 1000 reais ficarei agradecido!

pedrobona
Veterano
# jan/13
· votar


Para um verdadeiro hand maker tanto faz a valvula ou transistorizado ,sendo que as valvulas estaõ mais dificeis de adquirir ,eu projeto e construo amplis
para diversas aplicações ,cubos,retornos ,PA a mais de 30 anos ,só naõ faço cópias de aparelhos existentes ,prefiro meu próprio design ,

pedrobona
Veterano
# 31/dez/18 08:19
· votar


acredito q se deve ao fato que em algum momento as pessoas ficaram com saudade da distorção gerada pelos amplificadores a valvula ,que que tem limitações tecnicas sérias para um desempenho linear mais amplo .sua faixa limitada de reprodução linear .seu baixo fator de amortecimento ;faixa dinamica limitada .esses parametros geram um som caracteristico vintage qoe encanta os saudosistas .

pedrobona
Veterano
# 31/dez/18 08:27
· votar


Eu sou musico amador de jazz rock e blues baixo e guitarra. como tal gosto tambem de vez em quando de ouvir um cubo a valvula distorcido e limitado em espectro do audio ,mas a maioria das vezes naõ abro mão de da qualidade e fidelidade dos boms cubos a mosfet de potencia

pedrobona
Veterano
# 31/dez/18 08:44
· votar


Os que quiserem maiores explicações tecnicas sobre esse assunto e só solicitar por aqui.a respeito de porque os makers não se dedicam aos ampli. de estado ´solido talvez seja devido a essa onda que se formou de que os amplis. a valvula são melhores e portanto mais valorizados .em tempo eu sou um maker tambem não só de cubos .cabeçotes e racks e pedais .com 54 anos de eletronica .na parte de engenharia e tambem na area de consertos.em diversas areas

Robinson CG
Membro Novato
# 18/jan/19 03:24
· votar


Questão bastante interessante esta... Me inclino a pensar, como alguns disseram aqui, pela hipótese de que amplis transistor ou solid-state os há aos montes no mercado atualmente e assim poderia ser bastante difícil concorrer. Mas, sinceramente, mesmo com tanta oferta de produtos, creio que não seria má ideia não. Com toda a variedade atual... ainda é difícil se encontrar um ampli solid-state com reais qualidades dentro da categoria. Os "Meteoro" não me agradam, diversas vzs os testei para tentar mudar de opinião, mas não teve jeito e continuo não gostando. Achar um ampli de 50 watts (que é do tipo que preciso) é tarefa quase impossível, comprei um da Tagima (Black Fox 50) pq gostei do timbre, mas já o levei 03 vzs ao técnico por conta de falhas e problemas. Ainda pretendo testar um Borne 50W assim que ver um em alguma loja do RJ, embora já tenha sabido de algumas queixas de usuários desse ampli. A questão dos preços cobrados tmb é outro problema e nem vou comentar. Estou pensando em tentar convencer um amigo engenheiro eletrônico para que construa um para mim e assim terminar com esta "sofrência", não sei se terei sucesso, enfim...

rhoadsvsvai
Veterano
# 18/jan/19 17:36 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Robinson CG
da uma olhada nos joyo bandamps, ou pedrones e tmiranda usados.

macaco veio
Veterano
# 19/jan/19 00:43
· votar


Fazer um amplificador transistorizado de maior potência bem feito dá mais trabalho do que um valvulado. Já se for um ampli pequeno de uns 20W para estudo ai um transistorizado é facil e barato pois mete um circuito simples com som de abelha e pronto. Já um de 100w requer um trafo de todo tamanho (praticamente do tamanho de um valvulado), dissipadores enormes, circuito de pré cheio de correções pra não dar som de abelha, etc. O valvulado é mais simples. O problema é o preço cobrado no Brasil pelos componentes, 180 reais por uma 6L6 (não custa nem 40 reais), laminas de transformadores meia boca por preço absurdo (sendo que são feitas no Brasil), importações dos componentes maiores (soquetes, potenciometros, jacks) com uma taxa de correio absurda ( nos USA compra-se 4 potenciomentros da china por 1 dolar com remessa gratis). Mais o preço de ferramentas e altos preços de alto falantes. Por isso só dá pra fazer caxinha de abellha ou cobrar caríssimo por um valvulado seco com duas míseras. EL84.

Ramsay
Veterano
# 19/jan/19 01:58
· votar


macaco veio
Acho que vc está totalmente equivocado.
Enquanto um amplificador transistorizado, seja de alta ou baixa potência, precisa apenas de um transformador, no caso o de força, os amplificadores valvulados necessitam no mínimo de dois, um de força e outro de saída e isso os torna bem mais caros que qualquer amp transistorizado.
Existem uns poucos amps transistorizados, tipo os W. Fillies que podem se comparar a um amp valvulado, mas, igual mesmo, nem pensar....

Ismah
Veterano
# 19/jan/19 04:02
· votar


Mais um que acredita que o handmaker enrola trafo no fundo de casa...

macaco veio
Veterano
# 19/jan/19 16:55
· votar


Ramsay
veja a resposta de uma pessoa que faz num dos posts acima. é por ai.
Se você estivesse no meu lugar, imagine assim, eu ganho 3mil para fazer um valvulado, e eu ganho 1300 se fosse para fazer um SS, sendo que os 2 dão o mesmo trabalho de criação. Portanto, prefiro trabalhar um tanto e ganhar lucro, do que trabalhar o mesmo tanto do valvulado e ganhar um lucro pequeno!.
Te digo, fica praticamente o mesmo preço, só o custo de pequeno trafo a mais, o de audio muito facil de fazer.
Ismah
Mais um que acredita que o handmaker enrola trafo no fundo de casa...
Ué! mas que raio de handmaker é esse que compra tudo montado! imagine, mandar fazer o chassi, mandar pintar eletrostatico fora, mandar enrolar o trafo, isto não é handmaker. Eu fiz dois amplificadores valvulado recentemente (pra mim por hobie), dobrei chassi, furei, pintei eletrostatico, fiz painei, enrolei os trafos (que eu mesmo calculei), fiz todas as placa de circuito, ate as pontes de termnais eu mesmo fabriquei, construi a caixa do combo e o desenho do esquema todo modificado a meu modo. Tudo dentro de um apartamento, logicamente tem que ter ferramentas e entender bem de eletronica, isso é handmaker. Se for fazer tudo fora fica um absurdo.

macaco veio
Veterano
# 19/jan/19 17:02
· votar


não sei se vai aparecer mas aqui está a foto.
Imgur: The magic of the Internet
https://imgur.com/a/a7LL6GR

rafael_cpu
Veterano
# 19/jan/19 17:42
· votar


macaco veio
Eu fiz dois amplificadores valvulado recentemente (pra mim por hobie)
Legal, hein?
E o resultado? Gostou?

https://imgur.com/a/a7LL6GR
Baseado em algum modelo específico?

T+

macaco veio
Veterano
# 19/jan/19 21:23
· votar


rafael_cpu
E o resultado? Gostou?
Pro meu gosto sim, som muito clean, mas tem uma chavinha pra crunch em um circuito de modo a tocar forte distorcer e tocar fraco sair limpo (mesmo com pouco volume). Volume com potenciometro duplo (após uma válvula e antes), grave e agudo com chave de brilho/medios, trêmolo e reverber com saida pra pedal. duas 6L6 e três 12ax7. A potência é padrão (fender, giannini, etc) mas o pré eu desenhei bem diferente, nada de tone-stack, os controle de tom atuam bastante forte. Chave para 120V/127V/220V (eu ia fazer mudança automática de tensão mas preciso aprimorar mais o circuito). Não sei precisar em quanto ficou mas foi menos de 300 dolares. O caro foi o alto falante (75 doletas) Eminence cannabis rex (se botar falante ruim experdiça todo o trabalho). Note que os botões são na frente e o chassi é deitado (e não em pé com botões atras), bolei o chassi de formato completamente diferente dos retangulares para isso (não faz sentido pra mim ter botões atras pois eu toco é na frente do aparelho e não atraz, ora bolas). São duas tampas frontais (não dá pra ver mas o falante está bem inclinado pra cima por dentro). O outro é menorzinho e mais simples de 15W mas não terminei a caixa ainda (mas com tremolo e reverber) satura mais e a EL84 tem um som mais bonito. só preciso arrumar tempo pra terminar.

Matec
Membro
# 19/jan/19 22:02
· votar


macaco veio

Parabéns handmaker! \o/

ogner
Veterano
# 20/jan/19 07:33
· votar


não sei se vai aparecer mas aqui está a foto.
Imgur: The magic of the Internet
https://imgur.com/a/a7LL6GR


Muito bacana!! Parabens!!! :)

Ismah
Veterano
# 20/jan/19 13:35
· votar


macaco veio

Tu tem morado no mesmo planeta que eu ainda?
Se compra praticamente tudo, eu não sei de nenhum construtor que seja construtor literal. Estão mais perto das linhas de montagem de carros, motos, bikes...
O mais perto disso é o pessoal que faz as montagens PTP, o resto apenas põe os componentes PTH na plaqueta (geralmente made in oriente) e solda no cadinho... Tem gente ainda montando com componente chinês, de baixa precisão e por aí vai...
Venho também, te lembrar que aqui, o "handmaker", está mais para um "pirateador de circuitos", porque ele faz o amp que a maioria não pode pagar... E acaba valendo o capitalismo extremista: usar a matéria prima mais em conta, e vender o produto pelo valor mais alto... Não é de se espantar que no geral, não há nada de especial além do apelo subjetivo nos amps "handmade"...

Se for fazer tudo fora fica um absurdo.
Não exatamente, hoje tem gente fazendo de tudo, e precisando ganhar grana. Aposto alto que não deve custar mais de 5 reais pra pintar cada chassi, ainda mais que normalmente é em bom número, coisa de 200 peças (diferentes, evidentemente)...

Já tem uns anos, mas paguei uns 30 reais pro cara calcular e enrolar N mil voltas, em 30 min usando máquina. Enquanto a máquina trabalhava, ele tomou chimarrão comigo... Em escala, isso deve ficar menos da metade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Curiosidade] Porquê os handmakers não investem em transistorizados?